Carros mais feios do Brasil: reveja 10 modelos já vendidos aqui
Alguns já saíram de linha, outros ainda estão no mercado, mas o fato é que nenhum deles costuma agradar quando o assunto é estética
Alguns já saíram de linha, outros ainda estão no mercado, mas o fato é que nenhum deles costuma agradar quando o assunto é estética
Beleza é um conceito relativo e pessoal. Porém, apesar de cada um ter suas preferências estéticas, em alguns casos o gosto das pessoas parece caminhar para uma unanimidade. Para o bem e para o mal: afinal, assim como alguns conseguem agradar de maneira generalizada, outros desagradam na mesma proporção. O AutoPapo enumerou 10 carros mais feios do mercado brasileiro, com designs que causaram arrepios na maioria dos consumidores. Confira:
A linha Etios, de maneira geral, já costuma causar polêmica quando o assunto é estilo, devido ao design simplório demais. Na versão Cross, a Toyota decidiu dar uma incrementada no hatch, instalando apliques plásticos em praticamente toda a carroceria. O efeito obtido acabou sendo contrário ao esperado: exagerada, a roupagem off-road deixou o visual carregado e poluído.
Em 2018, a configuração aventureira deixou de ser oferecida devido às baixas vendas, e ninguém pareceu sentir falta dela. Apesar de breve, a passagem do modelo pelo mercado já o incluiu na lista dos carros mais feios do Brasil.
O Tiida é a prova de que desenvolver um sedã a partir de um hatch pode não ser tarefa fácil para a equipe de design: nem mesmo outros modelos bastante feios chegam ao nível dele. O veículo parece desproporcional, devido à altura do teto em relação ao capô e à traseira. Esse detalhe, associado à falta de criatividade da Nissan para desenvolver dos traços das colunas C e da tampa do porta-malas, transmitem a sensação de que o terceiro volume da carroceria foi fruto de um enxerto.
O Agile foi o primeiro produto completamente inédito da Chevrolet no mercado brasileiro após um longo período sem novidades. Nem por isso ele agradou: a grade e os faróis pareciam grandes demais para o tamanho do carro. Outros elementos, como os adereços nas colunas C e a tampa traseira exageradamente lisa, também contribuíam para a desarmonia do conjunto. Assim, ele está qualificado para a lista dos carros mais feios do Brasil.
A linguagem estilística que a Chevrolet adotou de meados dos anos 2000 até o início desta década resultou em alguns dos carros mais feios do Brasil. Durante esse período, além do Agile, chegou ao mercado, também, o Spin, com proposta familiar e versões para cinco ou sete ocupantes. Os faróis espichados e a grade frontal pronunciada logo renderam o apelido de “capivara”. O monovolume, entretanto, foi remodelado e ficou mais harmonioso.
As linhas arredondadas eram tendência nos anos 90, mas a Ford parece ter exagerado na terceira geração do Taurus. O resultado era um sedã de design ousado, mas não necessariamente bonito. Não agradou nem os compradores brasileiros, durante o breve período no qual foi importado para cá, nem os norte-americanos, que constituíam seu público-alvo. Não por acaso, foi a safra mais breve do sedã, fabricada apenas de 1996 a 1999.
Outro sedã no qual terceiro volume da carroceria parece ter sido adaptado é o Clio. O estilo não chega a ser tão desastroso quanto no Tiida, mas ainda está entre os mais feios do país. Talvez se a Renault tivesse desenvolvido portas traseiras específicas para o modelo, em vez de ter aproveitado as da versão hatch, a impressão de existir uma corcunda na coluna C fosse atenuada. Há ainda quem compare a silhueta do veículo à de um peixe.
Conceitualmente, o primeiro Logan adota soluções interessantes para conter os custos de fabricação. O para-brisa e o vidro traseiro, por exemplo, são o mesmíssimo componente, apenas instalado de maneira oposta. Já os retrovisores externos também eram idênticos e serviam aos dois lados da carroceria. Mas o resultado estético, de modo geral, não agradou: as linhas simples faziam o veículo parecer ultrapassado mesmo na época do lançamento. Em sua atual geração, o sedã abandonou todas as particularidades citadas e ganhou traços mais harmoniosos.
A reestilização aplicada ao Peugeot 206, que motivou a mudança de seu nome para 207, já é polêmica. A picape da linha, batizada de Hoggar, é ainda mais. A versão Escapade, então, conseguiu piorar toda a situação, devido a um aplique frontal na cor prata: muitos associavam-no aos dentes de um vampiro. Foi a picape compacta menos vendida do país enquanto esteve no mercado e saiu de linha sem deixar sucessora.
A passagem do tempo fez bem ao Volkswagen 1.600. Hoje, é possível enxergar nele o charme dos anos dourados, graças ao design que reflete as tendências estilísticas daquele período. Porém, na época em que foi lançado, o sedã torceu os narizes de vários motoristas brasileiros, que consideraram a dianteira alta demais e a carroceria demasiadamente quadrada… Ele logo figurou entre os carros mais feios do Brasil.
Para piorar, as quatro portas estavam em desacordo com o estranho gosto dos consumidores da época, que preferiam automóveis de apenas duas portas. A rejeição foi tamanha que as linhas retangulares e as quatro maçanetas que lembravam alças fizeram as pessoas associarem o veículo a um esquife: ele acabou apelidado de Zé do Caixão, personagem fúnebre que fazia sucesso nas décadas de 60 e 70. A produção durou pouco: apenas de 1968 a 1971.
Multivans são veículos utilitários por natureza. O formato quadrado da carroceria tem o objetivo de ampliar o espaço interno, que pode ser aproveitado para transportar passageiros ou carga. É o domínio da função sobre a forma, que muitas vezes relega o design a um segundo plano.
No caso do Fiat Doblò, toda essa filosofia veio acompanhada de uma grade frontal enorme e ovalada, integrada a faróis bipartidos. Não deu outra: muita gente o inclui entre os carros mais feios do mercado. Em 2009, porém, veio uma reestilização que deixou a dianteira do veículo mais convencional e equilibrada.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
eu ate acho bonito o gol volksvagem mas O CORSA GENTE O CORSA ELE E HORRIVEL EU PREFIRO TER O MONZA DO Q TER O CORSA… essa lista sem o corsa nao vale a pena.
Concordo com amadora local mas o corsa é mt harmonioso e feio kkk. Feio É O KIA SHUKA… ou melhor: FEIO SHUKA. kkkkkkkkkkkkkkkKKKKKKKKK… o corsa é; APERTADO POR DENTRO E FEIO POR FORA.
Adorei saber pouco mais sobre os carros. Eu tinha a visão parecida, mas sempre tive receio de comentar.
O kraisler,bonito na frente e a traseira parece o DKV…
Esqueceram o Kia Picanto além do nome é feio pra encardir
Os atuais, tem o VW UP e o fiat Mobi, dessa geracao atual. sao os mais feios do mercado…
INJUSTO…. Clio Sedan era harmonioso, o Logan, também… são simples demais…feios não! FEIO de DOER era o peugeot 208 sedan…. aquilo era trash, seguindo do Spin e o ETios Cross sexta-feira13 Edition.
NAO o peogeot 208 e bonito NA FRENTE mas atras…..E UM HORROR.
INJUSTO…. Clio Sedan era harmonioso, o Logan, também… são simples demais…feios não! FEIO de DOER era o peugeot 208 sedan…. aquilo era trash, seguindo do Spin e o ETios Cross sexta-feira13.
AHAM sei mhmn ele é bonito na frente concordo com a amadora local.
Gosto é gosto né, esses podem até ser feinhos, mas mais feio que a Fiat Toro eu ainda não vi ?
TAMBÉM ACHO. Fizeram tão bem feito a strada pit bull. terminaram nesse toro feito pra burro.
CONCORDO. mas vcs nao viram a CAPTUR ELA E UM HORROR MDS.
O design do Cactus não é tão feio quanto o do Cobalt.
PIOR. mt feio
Gosto cada um tem o seu, mas confesso que no dia a dia ao reparar de bobeira na rua algum Duster ou Picasso, me causa estranhamento, isso que me contento com qualquer coisa. Mas um parece um carro caseiro desenhado por um amador, igual o amigo comentou logo acima, e o outro parece uma banheira ambulante em formato de meia-lua.
Lista de carros feios sem o Fiat OGGI ???
Cactus é Muito bonito
Também gostei, mas faltou criatividade quanto ao nome…
O design do Cactus não é tão feio quanto o do Cobalt.
NAO E NAO E FEIO KK.
Lista de carros mais feios do Brasil que não tem o Ford KA (primeira geração) e o Citroën Xsara Picasso é no minimo estranha.
Concordo! Desde que o Ka surgiu, infelizmente, apesar de ter a qualidade Ford e ser de fácil dirigibilidade, além do falso “glamour” de ter recebido prêmios de design (que nunca me convenceram) sempre foi feio, mesmo com as “novas” versões. Sobre o Xsara Picasso, discordo totalmente. Este último fez sucesso enquanto esteve em voga. Compraria um sem nenhum problema…
Honda WR-V, que carro feio.
MUITO feio!!!
Concordo, José Carlos Sousa, cromados muito largos com desenhos rígidos na frente o deixou com uma dianteira muito “pesada” e agressiva demais, sem nenhuma harmonia. Fazer o quê?
FEIO É APELIDO KKKK
Prefiro ter carro feio do que andar a pé!
Cadê o Oggi, a Panorama,entre outros???
Que bobeira este tipo de lista, antes eram os 10 na mesma página, agora são 10 paginas, uma com cada exemplo, só pra gerar cliques e propagandas, que vergonha
A Duster é horrivel. Pegaram um mecânico e pediram pra desenhar um carro, foi o q saiu. Agora contrataram um designer.
Tudo pobre fudido falando mal dos carros
EU TENHO DINHEIRO PRA COMPRAR SUA RIZADA!!!!!
ouvi do seu madruga pro chaves e achei legal
O Agile era bonito, não fez sucesso porque quando lançaram demorava uns 4 meses para chegar e ai, ninguém esperava e compra outro carro qualquer, ai encalho.
VERSA É O CAMPEAO KKKK. TRASEIRA HORRIVEL. Não tem como entender o porquê desses detalhezinhos em carros novos. Falta de competência mesmo. De toda equipe Nissan. Vergonha.
Verdade, Joubert Bonilha, as traseiras “fastback”, ao meu ver, nunca me encantaram, especialmente a do Versa. Suas lanternas traseiras até passam, mas o conjunto nunca me empolgou. Prefiro muito mais um sedan de linhas harmoniosas, do que essa “ditadura” discutível em seguir tendências…
Ninguém citou o FIAT OGGI, acho que só eu achava ele horroroso.
Ah lembrei de mais um feio demais….Renault twingo…. Esse sim eh feinho….
Ja tive um, feinho mas simpatico
Faltou o Renault Twingo, o Ford Ka sapinho, Chery QQ, Smart Fortow e outros
Nossa mãe. O que mais tem e carro feios, aliás horríveis. O ka, o Apolo , o Clio e tantos outros kkk
O 1 da lista de feiúra deveria ser o Ford Ka ou melhor (ku) – Feio por fora e apertado por dentro
FALTOU TAMBÉM O RENAULT SIMBOL É O CARRO MAIS FEIO DA RENAULT E TAMBEM O CITROEM C5 ORROROSO ALIAS CITROEM NAO SE SALVA NENHUM.
Discordo, os Symbol antigos têm muito mais harmonia do que os muitos dos modelos aqui citados. Acredito não tenha havido problemas de aceitação no mercado, enquanto o modelo vingou, em sua época, mas admito que o atual é mais proporcionado. Quanto aos Citroen, a maioria deles têm uma boa qualidade estética, com exceção do C3 e a sua “testa raspada”, o para-brisa estendido, esse sim, feio. O anterior é mais simpático.
Lista de carros feios sem corcel II não pode ser levada a sério.
Você tá louco. corcel 2 era bonito.. Melhor que muito carro naquela época
Concordo, Ailton, verdade! O Corcel II fez muito sucesso no final de 1977, quando o Corcel I teve sua produção encerrada. Este também era simpático, mas talvez se a traseira fosse repensada, ficasse melhor. A Belina, sim, tinha uma cara bonita, mas a traseira sempre foi feia. Inspiração do Renault 12 que nunca foi bem resolvida…
eu concordo com o ailtol ele e bonito mt lindo mas FEIO MESMO EO CITROEN EO PEUGEOT NORMAL
Kia shuma
A lista eh bem grande…..faltou Nissan versa com aquela traseira horrorosa….Peugeot 106, Fiat Mobi, e o campeão de todos e do mundo da feiura o Kia shuma esse sim eh feio mesmo
Não existe nada mais horrível do que o lançamento GM SPIN e COBALT
os líderes da feiúra no Brasil indiscutivelmente são Clio e Etios Deus me livre.
Campeão em feiura e QQ
Também acho
O campeão de feiura na minha opinião é sem dúvida nenhuma a infeliz Renaut Duster. Horrorosa, coitada!!!
nao ela e bonita a duster tem um tablet na frente. AFINAL VC NUNCA VIU ELA POR DENTRO… NUNCA JULGUE PELA APARENCIA.
nao ela e bonita a duster tem um tablet na frente… NUNCA JULGUE PELA APARENCIA.
Quem lembra do Corolla modelo 1998 que tinha uma grade parecida com uma grelha de churrasco. E a versão sw era ainda pior com as lanternas verticais. Pra mim foi pior que muitos carros da lista.
Eu era vendedor Toyota, e era horrível ter que apresentar este carro ao cliente. E o SW era um carro funerário!
Eu discordo, tenho uma sw4 98 acho ela linda, durável, muito diferente das suv de hj que são todas iguais , vc não sabe que marca é se vc não olhar bem.
Bonita mesmo.
toyota mt bonito.. feio eo seu pe.
toyota mt bonito.. feio eo seu dedao
Não falei SW4 falei station wagon
Acho bonito
Francamente. Podiam tirar o Clio sedan e a Hoggar dessa lista e incluir no lugar o Ka 1a geração e GM Cobalt. A Hoggar era até bonita na minha opinião, acho que era mais bonita que a saveiro g5, não a g6, Strada e Montana atual.
Só 10????? Comedidos hein? Minha lista beira os 30 no mínimo!
Essa atual também, é horrível
Ainda falta o GM Cobalt, Nissan Versa.
Cadê o Ford Ka primeira geração???
Segunda geração também. Pqp.