Pneus run flat do EcoSport são questionados pelo Procon-SP

Órgão afirma que precisa entender melhor quais são os riscos trazidos pela nova tecnologia que dispensa o estepe

Por AutoPapo05/04/19 às 15h52

O Procon de São Paulo notificou a Ford para prestar esclarecimentos sobre a tecnologia run flat, adotada na versão Titanium do SUV EcoSport. Segundo a revista Autoesporte, que noticiou o fato, o órgão quer entender se os pneus são capazes de oferecer segurança para os ocupantes dos automóveis.

A versão topo de linha do EcoSport não possui pneu sobressalente, já que os pneus run flat são capazes de rodar quilômetros mesmo furados.

“O estepe é um item essencial e de segurança. Nosso pedido é no sentido de esclarecer que testes foram feitos, queremos esclarecimentos técnicos”, explicou Marco Antonio Araújo, assessor-chefe do Procon de São Paulo.

“Essa é uma nova tecnologia e queremos saber quais são os riscos que ela pode trazer”, complementou Araújo.

Para sanar as questões levantadas pelo Procon, a Ford terá que responder:

  • Quais itens de segurança foram incluídos para que fosse autorizada a comercialização do veículo;
  • O que compõe o Kit de Reparo e quais as instruções para seu uso
  • Se após o reparo é possível recuperar o pneu danificado ou é preciso substituição permanente;
  • Qual a extensão da rede de comercialização de pneus com tecnologia Run Flat e
  • Quais informações e recomendações são disponibilizadas ao consumidor no momento da compra do modelo.

Por fim, a fabricante terá que apresentar cópias do manual do veículo e dos documentos em que constam as informações e recomendações dadas ao consumidor no ato da compra das versões comercializadas sem o estepe.

EcoSport
Ford EcoSport 2020 foto Ford | Divulgação

Questionada, a Ford Motor Company Brasil confirmou que foi notificada, mas não detalhou o conteúdo da sua resposta ao Procon. “Recebemos a notificação e já respondemos as informações solicitadas pelo Procon-SP. Informamos que o produto foi devidamente homologado pelas autoridades competentes e está de acordo com a legislação vigente”, disse a empresa em nota enviada à reportagem da Autoesporte.

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Thiago 29 de abril de 2019

    A legislação brasileira exige que, para abrir mão do estepe, um carro deva ter pneus capazes de rodarem murchos ou um kit de reparação.

    A Ford resolveu fazer as duas coisas e colocou, junto aos quatro Michelin Primacy HP ZP, um conjunto de reparação composto por um compressor elétrico e um fluido selante que é injetado dentro do pneu.

Avatar
Deixe um comentário