Conheça os 10 SUVs compactos mais potentes do mercado

Veja a lista com os crossovers que oferecem motores com números mais expressivos: carros com motores turbo dominam os primeiros lugares

citroen c4 peugeot 2008 honda hr v
Ranking traz modelos de diferentes fabricantes (Arte: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 25/01/2022 às 18h09

O mercado de crossovers é o mais movimentado, e disso ninguém duvida. Só que, além de novos modelos no segmento, em 2021 tivemos também muitas remodelações, com estreias de novos motores, ou ainda recalibragem de outros propulsores. Nesse ritmo frenético, você sabe qual dos SUVs compactos é o mais potente?

VEJA TAMBÉM:

Separamos os 10 SUVs compactos mais potentes. Consideramos os utilitários esportivos de acordo com as dimensões (que pode ir do Pulse ao Vitara), mas também conforme a faixa de preço (o que inclui os parrudos Duster e Creta). Na lista sempre terá destaque a versão mais potente dentro de cada linha. Não foram considerados motores diesel, elétricos ou marcas premium.

Os 10 SUVs compactos mais potentes do Brasil

Obviamente, muitas configurações com motor turbo se sobressaem no ranking. Porém, alguns propulsores aspirados velhos de guerra ainda mandam bem quando o assunto é número de potência em cavalo-vapor. Veja os 10 SUVs compactos mais potentes do mercado.

1. Citroën C4 Cactus

novo suv citroen c4 cactus 14
Motor 1.6 turbo do C4 Cactus entrega até 173 cv
  • Motor: 1.6 16V turbo
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Potência: 173/166 cv a 6.000 rpm
  • Torque máximo: 24,5 kgfm a 1.400 rpm
  • 0 a 100 km/h: 7,3/7,5 segundos
  • Versão mais barata turbo: R$ 135.590 (Shine THP)

O crossover produzido em Porto Real (RJ) é o grande vencedor entre os SUVs compactos mais potentes. A versão solitária com o conhecido motor turbo THP – que tem origem em uma parceria entre a antiga PSA Peugeot Citroën e a BMW – se garante no topo com até 173 cv. Problema da Jeep se ainda não lançou o Renegade com motor turbo, não é?

2. Peugeot 2008

novo peugeot 2008 frente 2
Com etanol, Peugeot 2008 desenvolve 1 cv a menos que o Citroën C4 Cactus
  • Motor: 1.6 16V turbo
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Potência: 173/165 cv a 6.000 rpm
  • Torque máximo: 24,5 kgfm a 1.400 rpm
  • 0 a 100 km/h: 8,1/8,3 segundos
  • Versão mais barata turbo: R$ 123.990 (Griffe THP)

Ué, mas o 2008 THP não usa o mesmo motor do Cactus? Por que está em segundo? O crossover da marca francesa, também feito no sul-fluminense, ficou com o vice entre os SUVs compactos mais potentes por um detalhe: 1 cv a menos na potência com gasolina. Além disso, ele é um pouco mais lento no 0 a 100 km/h, mas a disposição é praticamente a mesma.

3. Honda HR-V

honda hr v 2021 na estrada 3
HR-V Touring tem a mesma potência dos concorrentes franceses, mas perde em torque
  • Motor: 1.5 16V turbo
  • Câmbio: automático CVT de sete marchas virtuais
  • Potência: 173 cv a 5.500 rpm
  • Torque máximo: 22,4 kgfm entre 1.700 e 5.500 rpm
  • 0 a 100 km/h: não informado
  • Versão mais barata turbo: a Touring saiu do catálogo

O HR-V fecha o pódio dos SUVs compactos mais potentes na camaradagem. O modelo ganhará nova geração no segundo semestre e a Honda já não informa o preço de sua versão topo de linha em seu site, justamente a mais cara e com motor turbo. De qualquer modo, esse 1.5 vai passar a beber etanol após a renovação e deve ficar um pouco mais potente.

4. Renault Captur

renault captur 2022 3
Motor turbo é a grande novidade da linha Captur 2022
  • Motor: 1.3 16V turbo
  • Câmbio: automático CVT de oito marchas virtuais
  • Potência: 170/162 cv entre 5.500 e 6.000 rpm
  • Torque máximo: 27,5 kgfm entre 1.600 e 3.750 rpm
  • 0 a 100 km/h: 9,2 segundos
  • Versão mais barata turbo: R$ 133.290 (Zen)

A grande novidade do estiloso crossover no ano passado foi justamente o motor 1.3 turbo, fruto de uma parceria da aliança formada por Renault, Nissan e Mitsubishi com a Daimler, dona da Mercedes-Benz. O Captur foi o modelo escolhido para estrear o propulsor de até 170 cv e logo foi alçado à galeria dos SUVs compactos mais potentes.

5. Hyundai Creta

hyundai creta 2022 creta ultimate 55
Creta é o SUV compacto com motor de aspiração natural mais potente do listão
  • Motor: 2.0 16V
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Potência: 167/157 cv a 6.200 rpm
  • Torque máximo: 20,6/19,2 kgfm a 4.700 rpm
  • 0 a 100 km/h: não informado
  • Versão mais barata 2.0: R$ 162.690 (Ultimate)

O primeiro modelo com motor aspirado a figurar entre os SUVs compactos mais potentes é o do velho 2.0 16V da gama Nu. São 167 cv com etanol, números que garantem um desempenho suficiente para o pesado utilitário esportivo. Esse propulsor foi mantido nas versões mais caras do Creta, mesmo depois da chegada da nova geração, no ano passado.

6. Volkswagen T-Cross

t cross vw volkswagen suv
Na versão Highline, T-Cross vem com motor 1.4 turbo
  • Motor: 1.4 16V turbo
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Potência: 150 cv a 5.000 rpm
  • Torque máximo: 25,5 kgfm entre 1.400 e 4.000 rpm
  • 0 a 100 km/h: 8,7 segundos
  • Versão mais barata turbo: R$ 158.150 (Highline 250 TSI)

A opção topo de linha do T-Cross é também a mais potente da gama. Usa o motor 1.4 da sempre renomada família de propulsores turbo TSI – essa mesma unidade equipa as versões esportivas de Polo e Virtus, além do novato SUV Taos. No caso do T-Cross, garante uma aceleração abaixo dos 9 segundos.

7. Caoa Chery Tiggo 5x

tiggo 5x 2021 visto de frente em estrada
Números do Tiggo 5x são quase iguais aos do T-Cross
  • Motor: 1.5 16V turbo
  • Câmbio: automatizado de dupla embreagem e seis marchas
  • Potência: 150/147 cv a 5.500 rpm
  • Torque máximo: 21,4 kgfm a 4.000 rpm
  • 0 a 100 km/h: 11 segundos
  • Versão mais barata turbo: R$ 140.990 (RXS)

Apesar da mesma potência, o modelo da marca sino-brasileira ficou atrás do T-Cross devido ao torque mais baixo. Mesmo assim, o SUV garante presença com seu motor turbo de até 150 cv. Vai mudar este ano, ganhar frente redesenhada, novo acabamento e câmbio CVT com nove marchas virtuais no lugar da caixa automatizada.

8. Suzuki Vitara

suzuki vitara 4sport 9
Motor 1.4 turbo do Vitara rende 146 cv
  • Motor: 1.4 16V turbo
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Potência: 146 cv a 5.500 rpm
  • Torque máximo: 23,5 kgfm a 1.700 rpm; tração integral
  • 0 a 100 km/h: 9,2 segundos
  • Versão mais barata turbo: R$ 162.990 (4Sport)

Primeiro entre os SUVs compactos mais potentes a ter tração integral, o Vitara é muito admirado pelos fãs de off-road não só pelo DNA da marca japonesa, como também pelo seu motor. O conjunto com o 1.4 com injeção direta ainda garante uma relação peso/potência de 8,0 kg/cv, boa para um utilitário esportivo deste porte.

9. Suzuki S-Cross

suzuki s cross 2019
S-Cross e Vitara compartilham a mesma mecânica
  • Motor: 1.4 16V turbo
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Potência: 146 cv a 5.500 rpm
  • Torque máximo: 23,5 kgfm a 1.700 rpm; tração integral
  • 0 a 100 km/h: 10,2 segundos
  • Versão mais barata turbo: R$ 178.990 (4Stile-S Allgrip)

O S-Cross pode até ser taxado de hatch parrudo, mas fato é que tem vão livre do solo, ângulos de ataque e de saída que o credenciam a ser um sport-utility – isso sem falar no 4×4. Usa o mesmíssimo motor do Vitara e só ficou atrás do parente de marca pela relação peso/potência, que aqui é de 8,7 kg/cv, fora a aceleração um pouco mais lenta.

10. Jeep Renegade

jeep renegade longitude 2019
Motor 1.8 aspirado dará lugar ao 1.3 turbo em breve
  • Motor: 1.8 16V
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Potência: 139/135 cv a 5.750 rpm
  • Torque máximo: 19,2/18,7 kgfm a 3.750 rpm
  • 0 a 100 km/h: 11,1/11,9 segundos
  • Versão mais barata 1.8: R$ 96.990 (STD)

Olha ele aí! Mesmo prestes a se aposentar, o velho motor 1.8 E.torQ ainda consegue colocar o Renegade entre os SUVs compactos mais potentes. O propulsor gera até 139 cv, mas vai dar lugar ao moderno 1.3 turbo de até 185 cv que já é usado no Compass e no Commander. Ou seja, na próxima lista, o Renegade provavelmente estará em primeiro lugar.

Fotos: Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Paulo Pedroso 17 de fevereiro de 2022

A ASX (Outlander Sport) não é SUV compacto? 170 CV no Alcool e 160 na Gasolina.

Avatar
Renato 31 de janeiro de 2022

Minha mãe possui um Citroen C4 Cactus Thp e o que posso falar é que o carro é bem forte mesmo uma delícia de guiar

Avatar
Paulo Henrique 28 de janeiro de 2022

Onde está a Tracker 1.2. o Renegade é mais rápido??? Brincadeira. Matéria precisa ser revista

Avatar
Tony Pacheco 28 de janeiro de 2022

Quando a Ford oferecia o Ecosport Storm com 176 cavalos ninguém da mídia parcial de automóveis lembrava de fazer este ranking. Uma vergonha este tipo de jornalismo.

Avatar
Santiago 26 de janeiro de 2022

Bem ressaltado na matéria: Estes veículos são Crossovers!
Seria portanto desejável que as montadoras fossem mais honestas, e os oferecessem como aquilo que realmente são, Crossovers (e Não “suvs”).

Avatar
Ney Verdandi 26 de janeiro de 2022

Na minha opinião, a lista deveria conter apenas os cinco primeiros modelos; os demais se tornam mancos perante os mais potentes.

Avatar
Deixe um comentário