Mercado brasileiro ainda tem 7 carros sem ar condicionado
Existem apenas dois carros de passeio nessa lista; os demais são comerciais leves, mas os preços chegam até R$ 71.990 sem incluir o equipamento
Existem apenas dois carros de passeio nessa lista; os demais são comerciais leves, mas os preços chegam até R$ 71.990 sem incluir o equipamento
O inverno acabou, oficialmente, no dia 22 de setembro, e já nos encontramos na primavera. As altas temperaturas do verão brasileiro já começam a mostrar as caras e, com elas, o desconforto do motorista preso no congestionamento pode aumentar. Nessa hora, não há nada como ligar o ar e se acomodar na cabine, atrás de vidros bem fechados. Isso se você não estiver em um desses carros sem ar condicionado vendidos no Brasil.
É importante lembrar que o ar condicionado não é apenas um item de conforto, mas também pode se transformar em um acessório de segurança. Durante a chuva, por exemplo, ele pode ser fundamental para manter o parabrisas desembaçado, garantindo a boa visibilidade do motorista. Ao mesmo tempo, ele também pode permitir que os ocupantes mantenham os vidros fechados, tornando mais difícil a abordagem de um criminoso.
O ar condicionado é, até mesmo, citado como importante para diminuir o estresse do condutor, que pode ficar sobrecarregado com os congestionamentos e loucuras do trânsito nosso de cada dia. Isso, entretanto, nem sempre é possível. Conheça sete carros sem ar condicionado que ainda são vendidos no país.
Entre estes sete modelos, existem apenas dois que são carros de passeio, o Fiat Mobi e o Renault Kwid, ambos em suas versões de entrada. O restante da lista mostra comerciais leves em suas configurações mais simples. Esse veículos, geralmente, são comprados para montar frotas de empresas.
A versão de entrada do compacto da Fiat não conta com ar condicionado. O Mobi Easy custa R$ 32.590, e está entre os carros mais acessíveis do país. Para ter o item de conforto, quem se interessa pelo Mobi deve optar pela versão Comport, com preço de R$ 35.690.
O Kwid na versão de entrada também está entre as opções mais baratas do mercado, e é outro dos carros sem ar condicionado de série. A versão Life tem preço de R$ 32.490. A próxima configuração, Zen, já conta com o acessório e custa R$ 37.490.
Entrando na categoria dos comerciais leves, a picape da Fiat na versão de entrada, Working, é outra que dispensa o equipamento de conforto. Ela sai por R$ 49.790. A opção com ar condicionado de série, Hard Working, custa R$ 56.490.
Concorrente da Strada, a Chevrolet Montana, igualmente, dispensou o ar condicionado de série na versão de entrada LS, que sai por R$ 50.990. Esse item, porém, é oferecido como opcional e acrescenta R$ 3.400 ao preço da picape. A configuração subsequente, a Sport, sai por R$ 61.090 e traz o equipamento de série.
Um veículo usado quase que exclusivamente para trabalho, o Fiat Fiorino é oferecido apenas em duas versões no Brasil. A de entrada, Evo, tem preço de R$ 59.590 e não tem ar condicionado. A outra, Hard Working, sai por R$ 67.290 e conta com o acessório.
A versão de entrada da picape francesa é outro dos carros sem ar condicionado vendidos no Brasil. A Duster Oroch Express custa R$ 71.990, o que a torna o modelo mais caro dessa lista. Para ter o equipamento, o interessado deve optar pelo Pack Comfort, um kit de opcionais que reúne, além do ar, vidros traseiros elétricos e vidros dianteiros com função one touch e sistema antiesmagamento, pelo valor adicional de R$ 3.400. Ou então optar pela versão mais completa Dynamique, que sai por R$ 81.490.
A velha conhecida Saveiro, tanto na configuração cabine simples como na cabine dupla, também tem uma versão sem ar condicionado como item básico. O preço da Robust cabine simples é de R$ 50.540, e a Robust cabine dupla é de R$ 63.270. Em ambas, esse equipamento é opcional, oferecido em conjunto com a chave tipo “canivete”, direção hidráulica (sim, tampouco esse item vem de série), grade protetora da janela traseira, iluminação da caçamba, brake light, travas e vidros elétricos, pelo custo extra de R$ 7.090.
Apenas na cabine simples intermediária, Trendline, é que o ar vai aparecer de série, e ela custa R$ 62.040. Para uma cabine dupla com ar, a opção mais em conta a oferecer o equipamento sem custo extra é a Cross, que tem preço de R$ 82.180.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Por isso que a Saveiro perde feio em vendas para a Strada tudo bem que as duas tem uma versão sem AR mas os valores da VW são ridiculos.
R$82,000 para ter uma carro ja com ar e direção de serie.
Meu com mais 8 mil eu compro uma TORO e não tem nem como comparar.
As duas estão caras cara pálida ‘
Essas versões só existem porque o brasileiro compra qualquer coisa, não exige qualidade. Se não vendesse, duvido que estivessem nos catálogos das montadoras.
Fiquei surpreso com a informação do Oroch não ter ar condicionado, apesar de utilitário, é um veículo médio/grande e caro. Li em outro site que o Chery QQ de entrada não possui AC nem direção hidráulica.