7 dicas quentes para seu carro (e seu bolso) não sofrer no inverno
Não é coincidência: as baterias pifam mesmo preferencialmente nos dias mais frios; explico o motivo desse e de outros problemas
Não é coincidência: as baterias pifam mesmo preferencialmente nos dias mais frios; explico o motivo desse e de outros problemas
O uso do carro no frio pode trazer algumas complicações. Entretanto, não é nada que estas dicas quentes não possam contornar.
A maioria dos carros flex ainda conta com o famigerado tanquinho de gasolina para a partida a frio. Para injetá-la quando o tanque está abastecido com etanol e a temperatura abaixo de 15°C.
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Nessas condições, o motor não pega pois o álcool não se vaporiza e chega em seu interior praticamente em estado líquido. Então, a central percebe a situação e injeta gasolina. Alguns carros mais modernos eliminaram este sistema obsoleto e resolvem o problema com aquecimento do álcool ou elevada pressão de injeção.
Mas, nem sempre o sistema de partida a frio funciona e às vezes faz o motorista virar o arranque até esgotar a bateria. Neste caso, verificar:
Alguns carros flex, como os da Honda, contam com um sistema que – ao se dar a partida – sempre injeta um pouco de gasolina, para evitar seu envelhecimento.
Se você sempre abastece com o etanol, pelejou com o sistema de partida a frio e continua tendo problemas para fazer o motor do seu flex pegar, vai aqui uma dica definitiva: nessa época de temperaturas mais baixas, acrescente uns 25% a 30% de gasolina no tanque de álcool. Suficiente para vaporizar o combustível mesmo sem auxílio do sistema.
O sistema de ar condicionado é como o próprio automóvel: quando fica inativo durante muito tempo, os problemas aparecem.
O compressor parado, por exemplo, fica sem lubrificação e pode se oxidar. O equipamento tem mangueiras e dutos que se ressecam no caso de ficarem inativos. E apresentam vazamentos mais tarde.
A dica então é, mesmo no frio, ligar o ar condicionado cada 20 dias durante uns 5 minutos para evitar problemas no futuro.
Inverno não é época só de festas juninas, mas também das lojas de baterias. Por que “escolhem” o tempo mais frio para entregar os pontos?
Cabe ao motorista, no inverno, evitar o uso exagerado de equipamentos elétricos. Em carro que não os desligam no momento de acionar o arranque, ele mesmo deve se lembrar de desativá-los. Especial cuidado para não deixar nenhuma lâmpada ou aparelho ligado durante a noite.
É comum o embaçamento dos vidros pois o frio obriga os passageiros a fechá-los para se protegerem. E a diferença de temperatura interna e externa forma as minigotículas de água em sua superfície.
Jamais passar a mão para desembaçar, pois a gordura da pele acaba piorando a situação a médio prazo. Correto é ligar o ar quente voltado para o para-brisa, reduzindo o embaçamento pela evaporação. Curiosamente, o ar condicionado pode também resolver pois resfria o parabrisa e equilibra as temperaturas interna e externa.
Mas a melhor solução ainda são os dispositivos antiembaçantes disponíveis no mercado. Um deles é uma flanela que, umedecida e passada no vidro, evita o embaçamento durante horas.
Muito motorista acha que, por estar frio pela manhã, deve então esquentar o motor por alguns minutos para que ele atinja mais rapidamente a temperatura ideal de funcionamento. É jogar dinheiro no lixo.
O manual do motorista de alguns automóveis sugere o uso do óleo de motor com duas viscosidades. Por exemplo, 5W30 ou 10W40. Neste caso, é sempre mais interessante usar o mais “fino” (menor viscosidade), pois oferece menor resistência ao movimento dos componentes internos do motor (pistão no cilindro, por exemplo).
Facilita o início do funcionamento do motor nas manhãs mais frias (o “W” na classificação SAE vem de Winter, ou inverno). E ainda reduz o consumo de combustível.
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Boris e usuários da coluna,
Uma dúvida: é viável abastecer um tanque de carro movido exclusivamente à álcool (década de 80) com aproximadamente 20% de gasolina? Essa estratégia oferece risco de prejuízo ao motor?
Grato a quem puder responder!
Com o carro a gás o melhor combustível é o álcool e não a gasolina, então, eu poço mistura os dois gasolina e álcool… Ou devo continuar só com o álcool como o segundo combustíveis.
Boa tarde..Outra solução.. e passar uma pano ou papel higiênico umedecido com o detergente ype neutro nos vidros por dentro..não embassa..ficando a visibilidade 100%
Carro que está abastecido com alcoo nao pode misturar gasolina ,pode danificar seu carro
Isso é muito, o carro flex foi feito pra usar, misturado puro xo. Gasolina ou etanol.
Pelo contrário, pode usar a mistura em qualquer proporção, sem problema nenhum. Eu faço isso e nunca tive problemas.
O velho motor a combustão sempre deu trabalho desde que foi inventado há mais de 130 anos. Esse tipo de motor pouco eficiente e trabalhoso pra manter em perfeitas condições já era pra ter virado peça de museu há tempos. ?
Os carro elétrico já era pra estar dominando o mercado mas só agora começam a aparecer timidamente.
Sobre as dicas ‘Esquentar’ (É jogar dinheiro no lixo) e Viscosidade (Neste caso, é sempre mais interessante usar o mais “fino” (menor viscosidade))… Não sei se mais alguém estranhou, pois sempre ouvi falar que caso o óleo do motor estiver frio, pode danificar pistão e válvulas… E sobre Viscosidade, pra que serve o Manual do Proprietário? E tb se não tem o devido conhecimento, deve-se levar em um Profissional, pois com isso evita “dor de cabeça” com problemas futuros do motor e tb alto custo com Oficina!!!
Outra peça muito importante para uma partida a frio fácil é o bom estado das velas de ignição. Elas devem ser inspecionadas geralmente a cada 10.000 km para verificar o desgaste e substituídas no prazo especificado no manual do proprietário do automóvel.
Velas de ignição desgastadas dificultam a partida a frio e aumentam o consumo de combustível.
Para sair da garagem de minha casa, eu preciso subir uma rampa de ré, e para isso esquento o motor um pouquinho para não queimar a embreagem.
Não vejo outra alternativa.
O que sugeres?
Mude de casa.
Estacione de ré, amigão. Assim vc pode sair de frente.
Se não poder estacionar para sair de frente esta de esquentar o motor é a única alternativa mais sensata.
Eu tenho uma rampa para sair da minha garagem .porisso eu entro de ré para pode sair de frente depois