O que é o W na viscosidade do óleo?

O W na denominação do óleo indica que o lubrificante é "multiviscoso", ou seja, a viscosidade varia de acordo com a temperatura

Por BORIS FELDMAN31/07/18 às 19h00

Você sabe o que quer dizer a letra W na viscosidade definida para o óleo de motor? O Boris explica.

[TRANSCRIÇÃO]

Outro dia comentei sobre viscosidade do óleo, da importância de se manter aquela recomendada no manual; e dei alguns números como exemplo: viscosidade pode ser 0w20 ou 10w30 e vai por aí. E um ouvinte me questionou: “está parecendo senha de computador”.

É porque no passado, os óleos eram monoviscosos. Ou a viscosidade era de 30 ou de 40 ou de 50. Mas passaram a ser multiviscosos: a viscosidade varia de acordo com a temperatura do motor.

Quanto mais frio, mais fluido, menos viscoso. A temperatura vai subindo, ele fica menos fluido, mais grosso, mais viscoso. Então um óleo 5w30 usa o “w” que é “winter”, inverno em inglês, para definir a viscosidade 5 quando o óleo está frio. Quando a temperatura do motor vai subindo, o óleo vai então aumentando a viscosidade para 30.

O que é o W na viscosidade do óleo do motor do carro?

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Fernando Dutra 31 de julho de 2018

    Engrassado, aprendi que 5W30 significa que a viscosidade do óleo é boa de 5 graus até 30 graus celsius.!

    • Burrão 1 de agosto de 2018

      Deve ter aprendido com o seu professor de português.

Deixe um comentário