Os 7 melhores SUVs compactos equipados com motor turbo
Confira quais modelos da lista apelam mais para a economia, quais evocam a performance e os poucos que aliam esses dois quesitos
Confira quais modelos da lista apelam mais para a economia, quais evocam a performance e os poucos que aliam esses dois quesitos
Motor turbo virou a salvação para muita marca fazer as pazes com o posto de combustível. Mas, além da economia, alguns modelos trazem também um desempenho melhor em baixos giros. Tais predicados são muito valiosos, especialmente nos utilitários esportivos, veículos tradicionalmente mais pesados. Separamos os sete SUVs compactos bacanas do mercado e veja quais apelam mais para a economia, quais evocam a performance e os poucos que aliam os dois.
Preço: R$ 99.990
Motor: 1.6 flex de 173/166 cv
Câmbio: manual de seis marchas
Está de castigo na última posição porque as versões com câmbio manual estão no fim e só em outubro chega a linha 2020 com caixa automática de seis marchas – por salgados R$ 100 mil. A calibragem do modelo enaltece uma pegada mais esportiva. Direção, pedais e suspensão mais firmes emprestam um comportamento bem peculiar, com arrancadas ágeis e retomadas eficientes desde as 2.000 rpm.
Você não quer esperar para ter um SUV com motor turbo e câmbio automático? Então a próxima opção poderá agradar: vire a página e confira!
Preços: R$ 86.990 (T) e R$ 96.990 (TXs)
Motor: 1.5 flex de 150/147 cv
Câmbio: automatizado de dupla embreagem e seis marchas
O modelo produzido em Jacareí (SP) empolga mais nos equipamentos do que na performance. Há um delay nas respostas do motor e a caixa, apesar de dupla embreagem, não é tão ágil como se espera. Depois dos 60 km/h, contudo, o SUV da marca chino-brasileira embala melhor e rende bem na estrada.
O próximo SUV compacto da lista tem origem japonesa; já sabe qual é?
Preço: R$ 139.990
Motor: 1.5 16V a gasolina de 173 cv
Câmbio: do tipo CVT com sete marchas simuladas
A Honda subiu de vez no salto com a nova versão topo de linha, que usa o mesmo 1.5 turbo do Civic Touring. Justifica o preço estratosférico de R$ 140 mil porque o modelo agora pode ser considerado um médio, mas tem 2,61 m de entre-eixos, medida parecida ou menor que a maioria dos compactos. Ficou em sexta posição mais pelo custo benefício, do que pelo desempenho bastante voluntarioso e confortável do novo conjunto.
Preços: R$ 92.590 (LT), R$ 104.290 (Premier) e R$ 106.290 (Midnight)
Motor: 1.4 flex de 153/150 cv
Câmbio: automático de seis marchas
O motor Ecotec turbo fez um bem danado ao SUV mexicano. O modelo ficou discretamente mais esperto e com rodar menos áspero se comparado ao anterior 1.8 aspirado. A caixa automática de seis marchas faz as mudanças de forma ágil, sem comprometer o conforto, mas tende a ter imprecisões em médias rotações. O maior problema do Tracker está no pouco espaço no banco traseiro.
Ao contrário do Tracker, o próximo modelo da lista foi lançado há poco tempo; veja-o na próxima página!
Preços: R$ 95.990 (Shine) e R$ 100.990 (Shine Pack)
Motor: 1.6 flex de 173/166 cv
Câmbio: automático de seis marchas
O motor THP (Turbo high Pressure) é sempre um destaque nas listas do AutoPapo e com o C4 Cactus não poderia ser diferente. Ao contrário do 2008, no Citroën a pegada é mais pelo conforto, com acerto da suspensão mais suave. Mesmo assim, não deixa de ser divertido nas retomadas e subidas de ladeira. O acabamento do Cactus é um dos destaques.
Preços: R$ 112.990 (4Style 2WD), R$ 118.990 (4Style 4WD) e R$ 131.990 (4Style-S 4WD)
Motor: 1.4 a gasolina de 146 cv
Câmbio: automático de seis marchas
O motor turbo do modelo japonês ganha vigor nas versões com tração integral. Com mudanças ágeis, as saídas de semáforo são bastante espertas, assim como as ultrapassagens, beneficiadas pelo toque de 23 kgfm disponível pouco antes das 1.700 rpm. O baixo consumo na estrada impressiona.
Qual é o número 1 do ranking? Spoiler: ele é nacional e foi lançado neste ano.
Preços: R$ 84.990 (200 TSI), R$ 94.490 (200 TSI AT), R$ 99.990 (Comfortline 200 TSI) e R$ 109.990 (Highline 250 TSI)
Motor: 1.0 flex de 128/116 cv e 1.4 flex de 150 cv
Câmbio: manual de cinco ou automático de seis marchas
O leitor vai reclamar: “de novo o T-Cross primeirão?”. É isso mesmo. Fazer o quê se o SUV da VW reúne um conjunto que consegue entregar desempenho bom para cidade e estrada com o TSI, força de sobra em baixos giros, preços razoáveis e bom acerto dinâmico…
Na versão manual com o 1.0, o T-Cross é até mais divertido de dirigir, com câmbio com primeiras relações curtas e engates precisos. A transmissão automática mantém o ímpeto com aquela dose de conforto, enquanto a versão topo com motor de 150 cv é pura diversão. O pecado do modelo fica mesmo no acabamento de qualidade muito a desejar para um veículo com esta proposta.
Fotos: Divulgação
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Vamos lá. Nesta lista não tão impecável, faltaram algumas estrelas impecáveis:
New Tucson
Chevrolet Equinox
Ford Territory
Hyundai Creta
Jeep Compass
abs
Rui
E qual desses aí é turbo?
Já ví que nem o Creta e nem o Compass são.
Fiz processo de inserção de ICMS em minas gerais via online. Até o momento não tive resposta. Alguém sabe informar quanto tempo em media leva para dá resposta pela solicitação.
Está matéria se mostrou fraca e citar WV como primeiro muito estranho.
A wv oferece um carro fraco, 1.0 116cv recheado de plástico rígido, este é sem duvidas o novo gol musculoso e caro da marca para brasileiro leigo.
Esta seria a ultima escolha um vw.
Primeiro sem dúvidas na escolha o Honda, segundo custo benefício o CAOA
E se tivesse sido citado jeep compass ou renegade sem dúvidas seria o primeiro, estourando na frente como a melhor escolha
Fica a dica!
E a TUCSON 1.6 turbo,
Nem entre os sete ?
Saiu de linha
A Peugeot pode até anunciar como, mas o 2008 não é SUV.
Caoa tem que acordar para mercado PCD com Tiggo5, quantas Tucson venderam para este seguimento.
Materia parece q foi comprada
Acho que o avaliador se perdeu no foco da sua avaliação, não deixou claro se o foco da avaliado era eficiência mecânica ou custo-benefício do carro como todo.
Além de que, como já comentado, deixou outros carros de fora.
Cadê o Vitara 1.4 Turbo 4sport?
Pois é… sempre o vitara 1.4 turbo fica de fora das avaliações e comparativos…. infelizmente!!!