7 Motivos para adiantar a troca da correia dentada
Peça é de extrema importância para o funcionamento correto do motor, então, é preciso estar atento quando é hora de sua substituição
Peça é de extrema importância para o funcionamento correto do motor, então, é preciso estar atento quando é hora de sua substituição
Quem vê uma correia dentada às vezes não imagina o quanto o motor depende daquela simples peça de borracha. Ela é a responsável por sincronizar o funcionamento do conjunto mecânico e garante que o virabrequim movimente os pistões no ritmo correto com as válvulas de admissão e escape.
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O rompimento da correia pode trazer consequências péssimas para o motor. Os pistões irão se chocar com as válvulas, o que vai exigir uma retífica do conjunto mecânico. Uma despesa que dói no bolso e na alma de qualquer dono de carro.
Por isso, adiantar a troca da correia dentada nunca é demais. Como diria vovó: melhor prevenir do que remediar.
As fabricantes fazem peças mais resistentes e duráveis. Mas se o hodômetro já está perto dos 40 mil km – inclusive, desde a última troca – já temos um motivo para adiantar a substituição da correia dentada.
A maioria da marcas recomenda colocar uma peça nova em intervalos que variam dos 40 mil km até 60 mil km. Ou, ainda, em intervalos que podem ir de dois a quatro anos.
Ligou o motor, andou com o carro e veio um ruído constante, alto e agudo do capô? Pode ser um motivo para adiantar a troca da correia dentada.
Tais barulhos incomuns podem ser provocados pelo desajuste e/ou desalinhamento da peça. Ou devido aos dentes desgastados, que fazem com que a correia escorregue nas polias e produza chiados.
Então, vá ao mecânico e o melhor é trocar a correia dentada logo.
Como dito, correia dentada desgastada vai afetar a sincronização correta das partes móveis do motor. Isso pode resultar em falhas no desempenho do veículo.
Desta forma, se o motor estiver com sinais de perda de potência ou falhas nas acelerações, talvez seja um motivo para antecipar a troca da correia dentada. Fique atento também a dificuldades ao dar a partida.
Outro sintoma algumas vezes relacionado a problemas na correia dentada e que afeta o desempenho do motor. Trancos excessivos ao trocar as marchas do carro podem ser indícios de que é hora de adiantar a troca da peça.
Se a peça ajuda a fornecer energia para resfriar o motor e estiver funcionando mal pode causar aquecimento do conjunto. Então, olho no termômetro (do motor, obviamente) para ver se é hora de adiantar a troca da correia dentada.
O uso e o local onde o carro roda também podem ser motivos para adiantar a troca da correia dentada. Se o veículo trafega por muita estrada de terra, talvez seja recomendável antecipar o serviço em uns 10 mil km.
O mesmo vale para quem anda muito por áreas próximas a mineradoras. O pó do minério, não só da extração, mas também de caminhões que transportam a commodity nas estradas, acentuam o desgaste das correias.
Faça uma inspeção visual na correia dentada do seu veículo – se ela for de fácil acesso. Ou a cada revisão preventiva periódica solicite ao mecânico que faça uma verificação do estado da peça.
Peça com sinais de ranhuras e rachaduras, são motivos mais que suficientes para adiantar a troca da correia dentada. O ressecamento excessivo também pede atenção.
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