Falta de manutenção é uma das principais causas de acidentes de trânsito
Levantamento da PRF indica que mais de 12 mil colisões foram causadas por defeitos mecânicos; veja os equipamentos que podem te colocar em perigo
Levantamento da PRF indica que mais de 12 mil colisões foram causadas por defeitos mecânicos; veja os equipamentos que podem te colocar em perigo
Os acidentes de trânsito provocam mais de 45 mil mortes ao ano no Brasil. De 2017 a 2019, uma das principais causas de colisões em rodovias federais foram os defeitos mecânicos. Evitável, a falta de manutenção associada ao envelhecimento da frota circulante pode colocar em risco a população do país. Veja quais são os itens que o motorista não pode negligenciar ao realizar a manutenção preventiva.
LEIA MAIS
De acordo com os relatórios da Polícia Rodoviária Federal, de 2017 a 2019 mais de 12 mil acidentes de trânsito foram consequência de defeitos mecânicos. A corporação não registra quais foram as razões específicas, mas é possível afirmar que o cuidado com o veículo evitaria grande parte dos problemas.
Para Elias Mufarej, conselheiro do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), uma das possíveis explicações para um número tão alto é a idade da frota brasileira, que vem envelhecendo há seis anos consecutivos. A idade deve superar os 10 anos, para carros, e já ultrapassa os 11 anos – para os caminhões.
Veículos mais velhos precisam, pelo desgaste natural das peças e componentes, de mais manutenção periódica. Acontece que a realidade do país não é essa. “Quando a idade aumenta, a tendência é o dono do carro postergar a revisão e os reparos necessários”, afirma Mufarej. Segundo o especialista, isso ocorre porque no Brasil não existe inspeção técnica veicular para fiscalizar o estado de conservação dos veículos.
Consultamos o analista técnico de pesquisa e desenvolvimento do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), Pedro Alves, para elencar componentes que o condutor deve inspecionar para não correr risco em ruas e estradas.
Alves explica que fazer o alinhamento da direção a cada 10 mil quilômetros e garantir o balanceamento das rodas combinado com o rodízio de pneus assegura que o condutor tenha um controle maior do veículo, além de uma melhor dirigibilidade.
“E importante ressaltar que não somente as pastilhas de freio devem ser trocadas com periodicidade. É preciso avaliar todo o conjunto, composto também por lonas (nos automóveis em que não são adotadas as pastilhas) e discos”, ressalta o pesquisador.
A não manutenção dos freios pode não só atrapalhar a frenagem como fazer com que o sistema ABS não opere corretamente.
Os amortecedores interferem na direção do carro. O conjunto tem validade e deve ser inspecionado para que se tenha certeza de que não há vazamento de óleo, por exemplo.
Amortecedores com problema podem causar o descontrole do veículo, além de aumentar a distância necessária para que o carro pare após uma frenagem.
“As luzes do veículo não servem apenas para auxiliar o condutor. Elas são essenciais para que os demais motoristas entendam o trânsito”, lembra Pedro Alves. Fazer a verificação de luz de ré, lanterna, farol e seta é essencial para evitar acidentes de trânsito.
Os pneus têm validade de cinco anos e só podem ser mantidos no carro se estiverem com os sulcos dentro dos limites da Lei de Trânsito. Confira, com a mesma frequência em que calibra os componentes, o TWI – que indica a altura mínima dos traços do pneu.
Pode parecer bobo colocar os limpadores de para-brisas entre os itens de manutenção preventiva, mas deixar as paletas limpas (devem ser higienizadas com detergente neutro) assegura a visibilidade do motorista e contribui para um trânsito seguro.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
O grande problema é que tem gente que tem que deixar de comer para arrumar gasolina e manter um carro, ninguém tem dó de ninguém, o povo só sabe julgar e criticar, mais ajudar ninguém ajuda, se a pessoa tem um carro antigo é porque não tem condições. Porque esses caros novos e seminovos só o IPVA é um absurdo. E você não vai deixar de ter um carro só porque não tem condições de manter, não tem problemas pode ser perigoso rodar com veículo assim, mas não é culpa nossa. Nós não mandemos subir tanto o preço das coisas, você leva o carro na oficina e trocam um monte de peças e muitas vezes não resolve o problema, mas a conta quem tem que pagar né. Rode com seu carro do jeito que você quiser. Não é culpa sua de ele estar em mal estado. Rode, rode e rode! A lei não exige arrumar nada a não ser lâmpadas, pneus, parabrisa. O resto você mantém do seu jeito você também não pode passar fome para manter seu carro não é, e se acontecer um acidente grave ou não como disse não é culpa sua!!! ???
Atenção: pneu tem GARANTIA de 5 anos, não validade.
só se for for a falta de manutenção das estradas estas sim são perigosas na minha região SC é impossível não cair em um buraco