Agente responsável por multa de trânsito não será mais identificado

Determinação foi publicada no DOU e tem como intuito proteger os fiscais, que podem sofrer retaliações por terem registrado uma infração

Por AutoPapo02/04/19 às 21h04

Em outubro de 2017 o AutoPapo noticiou que a Resolução nº 709 do Conselho Nacional de Trânsito passava a exigir que o agente responsável por aplicar uma multa de trânsito fosse identificado. A medida, de acordo com a argumentação apresentada na época, visava maior transparência nos processos. Menos de dois anos depois, um outro texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) extinguindo a norma.

Confira a íntegra da Resolução 774, de 28 de março de 2019:

Art. 1º Esta Resolução revoga a Resolução CONTRAN nº 709, de 25 de outubro de 2017, que dispõe sobre a publicação na internet dos nomes e códigos dos agentes e autoridades de trânsito, bem como os convênios de fiscalização de trânsito celebrados pelos órgãos e entidades executivos de trânsito.

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

O autor do projeto de lei que pedia a revogação da obrigatoriedade, Cabo Sabino, justificou que a intenção de exibir o agente responsável pela multa de trânsito era boa, mas que ele se preocupa com a possibilidade de malfeitores usarem esses dados.

“Recentemente, os criminosos têm se valido de informações colhidas junto aos sítios eletrônicos de órgãos públicos para identificar servidor público da área de segurança, sujeitando-os a sério risco de morte” explicou o parlamentar.

Um dia depois da publicação da Resolução no DOU, 29 de março, uma agente de trânsito foi agredida por um casal por multar o motorista por estacionar irregularmente. A violência, que ilustra a preocupação das autoridades, aconteceu em São Bernardo do Campo (SP).

Proposta quer, em nome da segurança dos funcionários públicos, acabar com a divulgação da identidade do agente responsável por multa de trânsito.
Foto Everson Bressan | Reprodução

Sobre a questão da transparência, o deputado Mauro Lopes afirmou que em nada a privação da informação afetará o processo de aplicação ou recurso das multas. Ainda segundo Lopes, a Resolução 709 é desnecessária, na medida em que a Lei de Acesso à Informação (12.527/11) já assegura a todo e qualquer cidadão o acesso a dados de interesse individual ou coletivo.

“O condutor que desejar ter acesso a dados do agente de trânsito responsável pela autuação da infração poderá solicitá-los ao respectivo órgão de trânsito, porém, será devidamente identificado e responderá pelo uso que fizer das informações obtidas – o que nos parece mais razoável do que simplesmente divulgar esses dados na internet”, argumentou Mauro Lopes.

Foto Everson Bressan | Reprodução

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (3 votos, média: 3,67 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
74 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Amjusus50 7 de abril de 2019

    Na minha opinião, toda vez que o cidadão for notificado deve ser informado o nome e matrícula do agente de trânsito, não precisa divulgar a informação na internet, basta constar na notificação.
    Ocorre que ainda persiste o fiscal da prancheta, ou seja, anota depois outro agente faz a notificação, isso não é certo.

  • Avatar
    Reginaldo Paulo Dandaro 5 de abril de 2019

    Ai fica fácil ser incompetente. Pois a cada multa sem pé nem cabeça. Que faz um serviço honesto não precisa ter medo de represálias.

  • Avatar
    Vitor de Souza Medeiros 4 de abril de 2019

    Tá errado um agente da lei não pode se esconder ao penalizar um infrator, já basta esses políticos corrupção sugando o futuro de nossos filhos.

  • Avatar
    Luiza 4 de abril de 2019

    Meu marido é taxista e toma multa o tempo todo, quando para p deixar passageiro, quando para p pegar passageiro. Outro dia tomou multa por dar re em uma avenida impossível de se dar re, semana passada chegou uma por estar sem cinto de segurança no farol da rua Miller sendo que o carro dele fica apitando se ele estiver sem o cinto. Infelizmente a maioria das multas são fabricadas para os fiscais baterem suas metas.

  • Avatar
    Elton 4 de abril de 2019

    Meu, todo mundo tem que chegar a um consenso!!!
    É uma indústria de multa sim!!!!
    É uma baderna sim!
    Não há bom senso
    Nao ha controle
    Nos ja pagamos um monte de imposto e os caras querem arrancar mais!!!

  • Avatar
    Nilson 4 de abril de 2019

    Tem que mudar a Lei. Qualquer ato Administrativo que imponha penalidade ao infrator DEVE conter a identificação do agente responsável pelo ato. Caso contrário é NULO de pleno Direito.
    Quem propõe isso não entende nada da Legislação que rege esta matéria. Tem que estudar mais !

  • Avatar
    Raul 4 de abril de 2019

    O que o Governo… Poder Roubar e tirar de nos ele o Fará… Indústria da Multa é Grande é Bilionária nesse País Assim Como os Jogos mentirosos da Mega Sena

  • Avatar
    Robson 4 de abril de 2019

    Gente isso é mas um roubo para quem não entendi

  • Avatar
    Wilkesson Lima 4 de abril de 2019

    Ser identificado não pode, mas se esconder pra aplicar multas, dos desavisados isso pode…. Parabéns..

  • Avatar
    Jefferson 4 de abril de 2019

    Tomei uma multa de farol apagado na moto as 6:35 da manhã já estava claro, minha moto é modelo 2016 essas motos o farol liga automático não tem botão de liga desliga. Essa multa custo a suspensão da CNH fora oque eu gastei com cursinho condução para o trabalho durante 2 meses vou ter que pagar 293 reais da multa isso é um absurdo, fui no Detran os próprios atendentes já falam que é perca de tempo recorrer.

  • Avatar
    oliveira 4 de abril de 2019

    Esta errado,é preciso ter a matricula do agente sim..Meu carro foi multado em um dia que nós não o utilizamos..Ele3stava guardado na garagem.E outra multa foi em um bairro a 15KM deminha residência,sendo que eu estava em outro bairro e,em um estacionamento pqgo..OBS:Meu carro possui rastreador e a matricula foi do mesmo agente…O procesei,fui reembolsado e ele exonerado(expulso demitido)…

  • Avatar
    Márci 4 de abril de 2019

    A Lei de acesso à informação 12.527/2011 já ampara o cidadão na medida em que ele queira saber alguma informação.

  • Avatar
    Gustavo 4 de abril de 2019

    Descaradamente uma indústria de multas!! Caça niqueis de farda! A resolução é inconstitucional e vai contra o que estabelece o próprio CTB!
    Esse brasil é mesmo um antro de roubalheira e safadeza desmedida. Absurdo!!!

  • Avatar
    Ademir roberto 4 de abril de 2019

    Infelizmente vivemos num pais injusto.
    Fui multado indevidamente por um policial rodoviario no final doa ano passado de 2018,que alegou que ultrapassei em faixa continua tenho testemunha deste fato que nao foi verdade do policial mas entendi era final de ano nao preciso explicar recorri paguei a multa e nada cade o meu dinheiro de volta.gente estou indiguinado se eu tivesse transgredido a lei nao recusaria pagar mas gente pagar algo indevido e ainda perder sere pontos na carteira de motorista que trabalho..
    Deus tenha misericordia de nossas autoridade que tem muitos bons mas infelizmente em dizer isso isso a muitos corruptos
    O valor da multa todos sabem 1473.
    Povo brasileiro onde vamos parar com isso .
    Gostaria de uma lei que tivesse multas com provas e nao com mentiras deputados acordam pelo amor de Deus para criarem leis que o povo Brasileiro nao aguenta mais de tantas injustiças..

  • Avatar
    Claudio 4 de abril de 2019

    Agentes da CET não serve pra nada tem que acabar com esse lixo só sabe da multa um Lixo

  • Avatar
    Ozorio 4 de abril de 2019

    Nome de quem fez a autuação é o que menos interessa, o que deveria ser lei seria obrigatoriamente a autuação de trânsito ter foto ou filmagem da infração, muitos agentes mau caráter exageram de seu poder de fé pública e fazem autuação sem que a infração tenha existido, isso aconteceu comigo, recorri sem sucesso, eles são os donos da verdade,

  • Avatar
    Antipoliciaesistema 4 de abril de 2019

    Agora eles prenderem moto ou carro por não ir com sua cara pode? Ainda temos que ficar quieto pq se falarmos bosta sofremos ameaça de morte de um lixo de PM

  • Avatar
    H.Rui R. Silva 4 de abril de 2019

    Com CNH a 50 anos sem uma multa, alguém muito íntegro conseguiu me ver passar um farol vermelho, num transito de velocidade máxima de 10 km as 17,50 em uma HR de trânsito extremamente travado. Incrível a falta de caráter desta gente…

  • Avatar
    Attonio 4 de abril de 2019

    Isso é o aperfeiçoamento do crime organizado

  • Avatar
    H.Rui R. Silva 4 de abril de 2019

    Agora sim estaremos nas mão dos maus caráter…

  • Avatar
    Thiago 4 de abril de 2019

    Não sou só eu que acho essa industria de multas uma pouca vergonha, conheço casos de policiais que simplesmente por não irem com a cara do cidadão, ou por estar num mau dia, multaram sem dó! Multas inventadas ” ele anota os dados do veículo e aplica multas por bel prazer, essa lei só vai piorar isso.

  • Avatar
    Monica 4 de abril de 2019

    Haha… isso é Brasil gente!! Esperavam o quê?
    Por falar nisso. Queria saber se uma multa de 2013, recebidida em 2019 ainda tem validade? E com o semáforo com a data de manutencao vencia. Pelo que li, existe uma lei 281. Seria interessante abordarem esse assunto.

  • Avatar
    Miller 4 de abril de 2019

    Tomei multa de não ter dado ceta ao encostar quando foi solicitada a minha parada em um comando da polícia rodoviária, acho isso desnecessário e abuso de poder.

  • Avatar
    Francisco Furtado 4 de abril de 2019

    Se sabendo quem multa a já era uma beleza pra eles, agora sem identificação ficou nota 10 pois como vamos nos defender na hora de recorrer se não se sabe o nome do agente.

  • Avatar
    Esdra 4 de abril de 2019

    Se todos andarem conforme dita o CTB, ninguém é autuado, não tem agente de trânsito para autuar, não tem indústria de multa, ninguém precisa recorrer da autuação, todos ganham, método simples e eficaz!!!

    • Avatar
      Flávio 4 de abril de 2019

      Se aqui tiver alguém do RJ, vá na Uruguaiana de frente ao n°10 até o n° 40 vai ver lá várias motos. Tem pessoas que estacionam a moto lá a mais de 5 anos, e nunca foi multado. Eu deixei a minha moto lá, e fui na uruguaiana n°10. Recebi uma multa. Simples assim!!!!

  • Avatar
    Esdra 4 de abril de 2019

    A matéria está um pouco equivocada, pois quem aplica a multa é a autoridade de trânsito DETRAN de cada estado, o agente de trânsito é o responsável apenas pela autuação… e o condutor pelo cometimento da infração!!!

    • Avatar
      MAURICIO FARIAS 4 de abril de 2019

      Só esse diálogo aqui é suficiente para demonstrar o quanto o pequeno poder (de multar, no caso) é sedutor estimulante para pessoas cujo modelo mental e maturidade não são compatíveis com a autoridade que recebem. Este é um problema que pode ser minimizado com a melhoria da seleção, do treinamento, da gestão de consequências (se multar errado, ser multado, p.ex) e da liderança.

  • Avatar
    Valmir Belmonte 4 de abril de 2019

    Pessoal esconder o nome é dar carta branca aoa maua agentes de transito. Exemplo: a PRF multou 838 motoristas por passar em cima de marcas de canalizacao no ano de 2017. Tudo estaria certo, COM 7 PONTOS NA CNH E RS 890,00 PARA PAFAR E QUEM SABE TER A CARTEIRA SUSPENSA, se nao fosse um pequeno detalhe: é que no local, BR 101 km 321 sentido sul (sentido Rio)no RJ, NAO TEM MARCAS DE CANALIZACAO. Ja consegui o nome dos PRFs que fizeram as multas, agora é só mandar parao MPF. O caso é mais serio quando eles autuam e nao param o veiculo quando podem parar e ai vc nao sabe que foi multado.
    E agora senhores deputados o que me dizem?

  • Avatar
    Simões 3 de abril de 2019

    Este mundo esta mesmo perdido.

  • Avatar
    Rafael Santos 3 de abril de 2019

    Muito agentes de trânsito às vezes multa na maldade e vira até perseguição como recorrer às multas agora sendo que não vai saber qual o cod do agente que lavrou a multa.
    Mais uma forma de ganhar dinheiro na fábrica de multa do Brasil

  • Avatar
    Ozório 3 de abril de 2019

    Nome de quem faz a autuação é o que menos importa, o que deveria mudar é a maneira que o condutor for autuado,toda autuação de trânsito quando expedida deveria ser como é feito em excesso de velocidade e embriaguez, o estado(agente) que deveria provar que o condutor cometeu tal infração, ainda existe muitas injustiças com o sistema que é hoje, tem que haver comprovação por parte do expedidor, seria o certo, evitaria o mau caráter e a indústria das multas.

  • Avatar
    TIAGO 3 de abril de 2019

    Diga-se de passagem que todos somos passíveis de erros, mas alguns exageram nos mesmos. Se as vias fossem devidamente equipadas com dispositivos que garantissem uma margem de segurança onde o condutor fosse cumprir seu papel, não haveria exageros quanto ao excesso de multas. Dispositivos tais que indentificariam condutas errôneas como mudança de faixa sem dar seta. Padrão aeronáutico, mudar de altitude sendo obrigado a comunicar o controle de tráfego. E de fato, os carros que possuem piloto automático ficam vulneráveis no trânsito, por não poder se quer deduzir a atitude de outro veículo.

  • Avatar
    Thiago 3 de abril de 2019

    Grande coisa, melhorou o Brasil pelo menos uns 000,1%.todos contra a população, polícia Militar, gcm, agentes do CET, agentes do sptrans etc. Agora pq de vez eles fazerem essas lei inútil de proteção do agente, eles não abrem uma CPI pra ver pra onde vai tanto dinheiro arrecado com aplicações das infrações de trânsito?. Simples né, é desfavorável pra eles, cada vez mais ricos e o brasileiro cada vez mais pobre e [EDITADO] com tanta corrupção, impostos e injustiças.

  • Avatar
    Tarcisio 3 de abril de 2019

    Brasil é um país sem leis onde a minoria que está no poder tira tudo mais um pouco da maioria que somos nós os trabalhadores
    Agente de trânsito policial guarda municipal ou seja lá o que for deveriam ser os primeiros a dar exemplos não só fiscalizar com abuso de poder assim com essa brecha na lei brasileira onde se dá o início de uma nação corrupta como vemos hoje em dia

  • Avatar
    Samuka 3 de abril de 2019

    Não concordo com isso pois como vou saber se o Argente não criou a multa por não gostar de mim.

    • Avatar
      Ed 4 de abril de 2019

      Só não dar motivo pra não gostarem de você, nem cometer infrações relacionadas no CTB

  • Avatar
    Dora 3 de abril de 2019

    Inconstitucional e ilegal!

  • Avatar
    Dora 3 de abril de 2019

    Inconstitucional!

  • Avatar
    José Luiz dos Santos J 3 de abril de 2019

    Tenho dois carros vou vender e comprá tôdo Irregular e acocehlo todo mundo a fazer issso vou andar todo irregular Lombadas eletrônicas de 40 pôr horas vou pasar a 100 km por hora 100 vezes sem Pará

  • Avatar
    Gleidson 3 de abril de 2019

    Eu acho que o certo mesmo,seria o Detran reavaliar todas as condições das vias,com relação a placas de sinalização,pistas de rolamento pintadas e etc,para então colocarem os agentes nas ruas para efetuarem o trabalho,mais não de multas que só gera grana para o bolso deles,e sim a conscientização e educação no trânsito,pq nas auto-escolas só ensinam o básico do básico,só querem pegar o dinheiro dos alunos e pronto,infelizmente nosso país é assim,já acostumaram a nos forçar a tudo …

  • Avatar
    Francisco Donizeti de Melo 3 de abril de 2019

    É muita cara de pau a medida, pois fui multado em uma época de Natal(coincidência né?), e o agente de trânsito estava estacionado bem ao lado da placa proibitiva
    Neste caso quem é o errado?

    • Avatar
      Gustavo 3 de abril de 2019

      Você , os agentes de trânsito podem parar com o veículo em qualquer lugar , isso é lei

      • Avatar
        Marcio Bessa 4 de abril de 2019

        Sim, o Agente pode parar em qq lugar, esta na Lei.

    • Avatar
      Niva 4 de abril de 2019

      O errado é vc, se vc nao sabe, os agentes tem livre acesso e parada, em qq lugar ,se estao em trabalho, entao, ê só le o CTB.

  • Avatar
    Francisco Fernandes 3 de abril de 2019

    Acho que certas multas teria que o agente parar o veículo e fazer a atuação assim você ficaria sabendo quando e onde foi multado exemplo Eu tomei uma multa de falta de uso do cinto e tenho certeza que estava usando o cinto como vou provar esses agentes tem cotas e gratificação por multas aplicadas essa é a verdade.

    • Avatar
      Fernando Henrique Monteiro 3 de abril de 2019

      Concordo plenamente!!!

    • Avatar
      Ozório 3 de abril de 2019

      Concordo com sua postagem, e vou mais longe, toda autuação deveria ser fotografada ou filmada assim aquele agente mau caráter que tem o prazer de ferra o motivo não teria sucesso, isso aconteceu comigo, cometi uma infração,o mau caráter não fez duas autuação com um km a mais e um minuto após, se houvesse a obrigação com certeza eu pagaria uma multa e não duas,recorri mas eles são os donos da verdade.

      • Avatar
        Ademir roberto 4 de abril de 2019

        E verdade toda multa deveria ter provas filmadas ,para evitar que os agentes façam o que quiserem fui multado injustamente o policial disse que iltrapassei em faixa continuatenho testemunha que nao fiz isso recorri mas quem consegue contra tanta corrupçao que e o nossas orgaos competente ..

    • Avatar
      François Rouched 4 de abril de 2019

      Todos “usam” o cinto de segurança. Nunca ninguém assume a própria #*#*#.

      Ridícula essa afirmação de que agentes recebem por multa. É só verificar o contracheque de algum agente desses.

      Realmente até parece prático causar o maior engarrafamento do mundo pra ir de veículo em veículo autuar os errados “certinhos”: 《- Com licença Cidadão. O Senhor estava sem o cinto e só o colocou quando percebeu minha presença, eis aqui sua autuação. O Senhor poderia assinar?》 《- Não, seu guarda, eu estava de cinto sim. O Senhor se equívocou. Eu exijo meus direitos.》 Ahh, tenha santa pacienciência. Cidadão que se presta sabe obrigatoriamente que tem direitos e deveres, além de hombridade pra assumir suas ações, boas e más.

      • Avatar
        Valmir 4 de abril de 2019

        São um bando de ladrões esses caça níquel de farda

      • Avatar
        Sulivan 4 de abril de 2019

        Nem todo mundo e como o senhor pois uso o cinto de segurança sim
        E toda vez que entro no meu veículo e a primeira coisa que Faso mais nem por isso deixei de leva uma multa por não está usado o cinto

      • Avatar
        Antônio Carlos de Oliveira 4 de abril de 2019

        Vocês são ri ulos meamo tem que tomar um pau multam por tudo o negocio e parar o carro numa rua ao lado e sentar o pau em vcs pinto final me mutaram em um recuo onde era permitido parar para desembarque é alegaram que era faixa de ônibus camabada de bandidos safados!!!

    • Avatar
      Gabriel 4 de abril de 2019

      Exatamente!

  • Avatar
    Gabriel 3 de abril de 2019

    Já tomei uma multa porque não dei seta num lugar que era emtrada de avenida de acesso a rodovia… se eu fosse reto teria que passar por uma valeta e seria uma rua residêncial sem movimento.
    Voltei lá a pé e vi que ninguém lá da seta neste trecho. Assim acho que tem uma indústria de multar por trás disso tudo. Não sei como um agente de trânsito desses pode dormir trânquilo se lesinou o bolso de um cidadão de bem inocente… aliás de vários!

    • Avatar
      Gabriel 3 de abril de 2019

      Em complemento ao acima relatado… minha critica não é aos bons agentes de trânsito, mas sim a este agente que multou injustamente… caça níquel! Sei que existe muito agente de trânsito honesto, graças à Deus! E que Deus abençoe os agentes de trânsito honestos! E Deus vai me devolver em dobro o dinheiro que me foi roubado por essa multa injusta que levei!

      • Avatar
        Leitor 3 de abril de 2019

        A grande questão é: a lei diz que você deveria ligar a seta ou não?
        Se deveria, então o agente agiu corretamente, se não ele agiu incorretamente.
        Nós costumamos reclamar antes de analisar o que diz a lei.
        Se é proibido e executamos o que é proibido, devemos aceitar e pagar a multa, caso tenhamos certeza que não fizemos errado (perante a lei), devemos recorrer e ponto.

      • Avatar
        Robson 4 de abril de 2019

        Eu tomei uma multa falando q eu não deixei o farol baixo durante a noite e lá na multa está falando 14 hora e dentro do meu bairro recorri não adiantou kkkkkkkkkk gente sao um monte de bandidos envolvidos

      • Avatar
        Marcelo 3 de abril de 2019

        O problema não é apenas o dinheiro que nos roubam, mas sim o direito de dirigir, porque através dessa lei medíocre que só favorece aos bandidos que abrem empresa com promessas de recorrer das multas aplicadas e com elas tornando a sua habilitação suspensa ou cassada, pra mim esses agentes tem é que tomar uma surra, todos os pegar um e a eles o que realmente eles merecem.

      • Avatar
        Carla 4 de abril de 2019

        Tbm acho…bando d ladrões

    • Avatar
      Ed 4 de abril de 2019

      Você mesmo respondeu, se é pra dar seta só dar seta, todo mundo faz mas alguém vai ser pego em flagrante. Agora pensa se o Sr entra na via sem dar seta, outro condutor não ter tempo hábil de desviar, provocando um acidente, mesmo leve, quem será culpado? E terá que pagar além da multa os danos?

      • Avatar
        Gabrel 4 de abril de 2019

        Ed,
        Eu tenho o hábito de dar seta até a toa… é uma armadilha este lugar. Veja o cruzamento que eu fui mutado e tire as suas próprias conclusões:
        Rua Pirajussara x Rua MMDC – Butantã – São Paulo/SP (acesso a Rapozo Tavares). Não sou imprudente em não dar a seta.

      • Avatar
        Paulo Roberto 5 de abril de 2019

        Ed,
        Pelo que você fala me parece que você é um agente de trânsito… e falaram acima alguém aí que a lei permite agente de trânsito passar no farol vermelho, estacionar em local proibido e etc, conforme a necessidade é claro, mas será que você nunca cometeu uma infração? E se esquecer de dar uma seta é uma coisa e ter o hábito de não dar a seta é outra. Vejo que o caso do Gabriel é que ele se esqueceu devido que se confundiu ao entrar na avenida de acesso ao início da Rodovia Rapozo Tavares. Assim reveja os seu conseitos e perseba se alguma vez na sua vida você não se esqueceu em dar a seta, não julgue os outros falando que não tem o hábito de dar a seta.

  • Avatar
    João Carlos 3 de abril de 2019

    Protege a integridade do agente, mas não ao condutor, vítima de perseguição…….

    • Avatar
      oliveira 4 de abril de 2019

      Esta errado,é preciso ter a matricula do agente sim..Meu carro foi multado em um dia que nós não o utilizamos..Ele3stava guardado na garagem.E outra multa foi em um bairro a 15KM deminha residência,sendo que eu estava em outro bairro e,em um estacionamento pqgo..OBS:Meu carro possui rastreador e a matricula foi do mesmo agente…O procesei,fui reembolsado e ele exonerado(expulso demitido)…

      • Avatar
        Vitor de Souza Medeiros 4 de abril de 2019

        Só no Brasil somos taxado no mundo como bobos trabalhamos para sustentar esse sistema de corrupção

      • Avatar
        Cara qual o procedimento para processar o Agente, preciso fazer isso 6 de abril de 2019

        Realmente já estou na segunda multa indevida de agentes mal intencionados na região de Cajamar-SP, vou verificar a possibilidade de processo e providenciar fazer com que esses indevidos sejam exonerados do cargo. Até mesmo gostaria de saber se tem algum órgão que os fiscalizam, para que eu consiga notificá-los a verificar as credências destes agentes

      • Avatar
        Aberson 9 de maio de 2019

        O n° de identificação da autoridade/do agente autuador consta no AIT (auto de infração de trânsito, no entanto, caso faça necessário a identificação completa do respectivo agente público (nome completo) poderá ser requerida junto ao órgão de trânsito de atuação do servidor/funcionário para que possa ser exercido as medidas cabíveis disciplinares/judiciais “SE” o mesmo tiver emitido/elaborado auto de infração “INDEVIDO”.

    • Avatar
      Niva 4 de abril de 2019

      Só é multado que comete uma infração, quem respeita as leis de trânsito, não é penalizado, portanto só existe a indústria da multa, pq existem os infratores, simples assim. Seus manés.

      • Avatar
        Jan 4 de abril de 2019

        Ciente!
        Em que mundo você vive?

      • Avatar
        Erick 4 de abril de 2019

        Nada ver, em sp tem muitas infrações que são inventadas.

      • Avatar
        Luíza 4 de abril de 2019

        Boa educação não parece ser sua praia né? Xingar as pessoas que vc nem conhece! Nem todas as multas são necessárias, muitas eles multam p bater metas e inventam infrações que os condutores não cometeram.
        Por acaso vc dirige?

      • Avatar
        Elisson 5 de abril de 2019

        Essa aí não dirige nem carro de mão!

      • Avatar
        Alan 14 de junho de 2019

        Uma boa parte das multas são feitas sem embasamento por parte dos agentes de transito que agem sem o menor zelo pela lei agem apenas no achismo já que tem fé publica. Cada caso é um caso e deve ser revisto por pessoas competentes. Muitos agentes de trânsito não são preparados para ter bom senso ao interpretar uma infração e fazer o auto.

        Reveja sua opinião pois generalizando como você faz da a entender que você não faz nada de errado no trânsito .. pois garanto que você apenas não foi pega no momento certo.

Avatar
Deixe um comentário