Você agora pode saber o nome do agente que te multou

Nome do agente estará em lista disponível na internet. Objetivo é aumentar transparência e garantir a defesa dos infratores

ilustra multa
Por AutoPapo
Publicado em 31/10/2017 às 13h28
Atualizado em 22/10/2018 às 18h58

Agora quem for multado pode saber o nome do agente de trânsito que aplicou a multa. A medida pode ajudar a evitar injustiças e também facilitar os recursos para tentar anular a multa.  A mudança está na resolução 709 do Conselho Nacional de Trânsito, publicada no Diário Oficial da União.

A resolução tem apenas três artigos. O primeiro diz que órgãos e entidades executivos deverão disponibilizar na internet lista com os nomes dos agentes que atuam na fiscalização de trânsito:  “responsáveis pela lavratura de autos de infração de trânsito”.

O segundo artigo determina que os órgãos e entidades executivos de trânsito publicarão na internet cópias dos convênios de fiscalização de trânsito celebrados. São convênios que autorizam outras entidades a fiscalizarem o trânsito. O terceiro artigo determina a entrada em vigor imediatamente da resolução. De acordo com o Contran, o intuito das medidas é ampliar a transparência nos processos de infração de trânsito e garantir a ampla defesa.

multa

Regulamentação de multa a pessoa jurídica

Outra resolução publicada na segunda-feira (30) regulamenta e unifica os procedimentos para que a multa seja aplicação a pessoa jurídica proprietária do veículo quando o condutor que cometeu a infração não for identificado.

A Resolução 710, que entra em vigor em 30 dias, regulamenta o parágrafo oitavo do Artigo 257 do Código Brasileiro de Trânsito e determina que a notificação da penalidade tenha registrada a identificação do órgão de trânsito que aplicou a penalidade, o nome da pessoa jurídica proprietária do veículo, descrição da penalidade e valor da multa, entre outras informações.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
EZEQUIEL SOARES DE SOUZA 16 de setembro de 2019

EU PAREI PARA DEIXAR MINHA FILHA NO METRO NA ESTAÇÃO CARRÃO PISCA ALERTA LIGADOS, FORA DO LOCAL DE PROIBIDO ESTACIONAR E POLICIAL PASSOU NA VIATURA E MULTOU… NUMERO DELA.. 162937… É FÁCIL MULTAR NE POLICIAL???

Avatar
Maria Conceição Pessoa 7 de maio de 2018

Eu quero saber se é de lei ser multado e perder 5 ponto por falta de não coloccolocar o boleto área azul

Avatar
Deixe um comentário