Agente responsável por multa de trânsito não será mais identificado

Determinação foi publicada no DOU e tem como intuito proteger os fiscais, que podem sofrer retaliações por terem registrado uma infração

shutterstock 516905365
Por AutoPapo
Publicado em 02/04/2019 às 21h04

Em outubro de 2017 o AutoPapo noticiou que a Resolução nº 709 do Conselho Nacional de Trânsito passava a exigir que o agente responsável por aplicar uma multa de trânsito fosse identificado. A medida, de acordo com a argumentação apresentada na época, visava maior transparência nos processos. Menos de dois anos depois, um outro texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) extinguindo a norma.

Confira a íntegra da Resolução 774, de 28 de março de 2019:

Art. 1º Esta Resolução revoga a Resolução CONTRAN nº 709, de 25 de outubro de 2017, que dispõe sobre a publicação na internet dos nomes e códigos dos agentes e autoridades de trânsito, bem como os convênios de fiscalização de trânsito celebrados pelos órgãos e entidades executivos de trânsito.

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

O autor do projeto de lei que pedia a revogação da obrigatoriedade, Cabo Sabino, justificou que a intenção de exibir o agente responsável pela multa de trânsito era boa, mas que ele se preocupa com a possibilidade de malfeitores usarem esses dados.

“Recentemente, os criminosos têm se valido de informações colhidas junto aos sítios eletrônicos de órgãos públicos para identificar servidor público da área de segurança, sujeitando-os a sério risco de morte” explicou o parlamentar.

Um dia depois da publicação da Resolução no DOU, 29 de março, uma agente de trânsito foi agredida por um casal por multar o motorista por estacionar irregularmente. A violência, que ilustra a preocupação das autoridades, aconteceu em São Bernardo do Campo (SP).

Proposta quer, em nome da segurança dos funcionários públicos, acabar com a divulgação da identidade do agente responsável por multa de trânsito.
Foto Everson Bressan | Reprodução

Sobre a questão da transparência, o deputado Mauro Lopes afirmou que em nada a privação da informação afetará o processo de aplicação ou recurso das multas. Ainda segundo Lopes, a Resolução 709 é desnecessária, na medida em que a Lei de Acesso à Informação (12.527/11) já assegura a todo e qualquer cidadão o acesso a dados de interesse individual ou coletivo.

“O condutor que desejar ter acesso a dados do agente de trânsito responsável pela autuação da infração poderá solicitá-los ao respectivo órgão de trânsito, porém, será devidamente identificado e responderá pelo uso que fizer das informações obtidas – o que nos parece mais razoável do que simplesmente divulgar esses dados na internet”, argumentou Mauro Lopes.

Foto Everson Bressan | Reprodução

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
99 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Herckmans 4 de julho de 2022

Acabei de saber nesta madrugada que recebi duas infrações do DER, por conta do aviso eletrônico do APP Carteira Digital de Trânsito. Uma com data de sábado, no qual fui num açougue aqui perto de casa e no apartamento da minha sogra, que também é aqui perto no Guará II, Guará-DF. Mas a outra data de hoje, sendo que o meu veículo está na minha vaga da garagem desde sábado a noite. Das três uma, ou é erro, ou é clonagem da minha placa ou é algum agente me perseguindo sabe se lá porque. Penso que o agente deve ser sempre identificado. É absurdo este argumento dado neste PL insano.

Avatar
Antonio Carlos da Costa Andersen 21 de novembro de 2021

Quem tiver mais de 40 anos de idade, vai se lembrar do programa televisivo Acredite se Quizer, pois bem tive um autómóvel que tinha mais equipamentos que o próprio valor do mesmo, Era um fuscão 1600, preto, com o interior todo forrado em couro preto, e com insufilm leve, horário 00,40hs., local Av. Pacaembu em noite chuvosa de sexta feira ( não era 13), na época eu utilizava um uniforme que era preto, e fui multado por estar dirigindo sem estar utilizando o cinto de segurança, que era preto, Gostaria de conhecer o marrozinho de olhar de lince que me multou. Continuando com o mesmo programa de televisão, levei uma multa por ter furado o farol de pedestre que estava vermelho para os automóveis, em frente ao Hospital do Mandaqui, em São Paulo, colocando em risco a travessia de vária pessoas que utilizavam a passagem de pedestre referida. Detalhe, a única vez que passei neste local, estava dentro de um tróleibus, como passageiro, e nunca fui motorista de tróleibus, alias nem sei como se liga o motor e se mudam a as marchas deste tipo de veículo. Abraços a todos.

Avatar
EDILSON 20 de fevereiro de 2021

ESTAVA TRAFEGANDO PELA RUA ALFERES JOSE CAETANO, PIRACICABA, QUANDO UMA MULHER ESTACIONADA SAIU COM O CARRO SEM DAR SETA E ENTROU NA MINHA FRENTE, PRECISEI FREAR BRUSCAMENTE O CARRO ATÉ TRAVOU OS PNEUS, DEU UMA DURA NELA PERGUNTEI SE ELA ERA LOUCA, POR FIM PASSEI ELA POIS EVITEI A COLISÃO, PERCEBI QUE ELA ME SEGUIU PRESTANDO ATENÇÃO NA TRASEIRA DO MEU VEICULO, PLACA, MAS FUI EMBORA POIS EVITEI A COLISÃO QUE SERIA PROVOCADA POR ELA, AGORA ME APARECE UMA MULTA: DIRIGIR AMEAÇANDO OS DEMAIS VEÍCULOS, DETALHE FOI EM FRENTE A CAMARA MUNICIPAL DE VEREADORES. COM CERTEZA ELA PEDIU PARA ALGUÉM FAZER ESTA MULTA PRA MIM. ABSURDO.

Avatar
Raimundo nonato da silva 20 de agosto de 2021

A maioria dos agentes de transito sao todos safados, eles ganham por cada multa aplicada, aqui no recife a industria da multa é pra se lascar. Bem que eu queria atropelar um bocado de agente

Avatar
EDILSON 31 de agosto de 2021

A MULTA QUE RECEBI, EU DESCOBRI QUE FOI APLICADO PELO MARIDO DA MULHER QUE QUASE PROVOCOU O ACIDENTE QUE EU EVITEI, ELE É GUARDA MUNICIPAL E ELE NÃO ESTAVA NO LOCAL DO FATO PROVOCADO POR SUA ESPOSA.

Avatar
RINALDO SOUZA GARCIA 28 de outubro de 2020

Deveria ter uma fiscalização relacionando os recursos, ou não aceitação, das “supostas” infrações ao Agente Autuador.

Avatar
Paulo Leite 26 de setembro de 2020

Todo infrator é culpado! A a exceção, é muito pequena! Basta um olhar no dia a dia dos motoristas na rua, mostrando o quanto são mal educados no trânsito! Quero com isso dizer que, tudo tem regra! Até na casa da gente, se não houver regra vira bagunça! Portanto, ande direito no trânsito, e seja feliz!

Avatar
DANIEL 2 de dezembro de 2020

FUI AUTUADO POR ESTACIONAR NO PASSEIO
DETALHE ERA DIA 0211/2020 À 1H38 DA MANHÃ FERIADO DE FINADOS
NO REGISTRO AIT : CONSTA ÓRGÃO AUTUADOR PREFEITURA DA MINHA CIDADE
mAS O AGENTE É FUNCIONÁRIO DO DETRAN !
Como um agente de trânsito de um órgão registra no AIT OUTRO ÓRGÃO DO QUAL NÃO FAZ PARTE ?
pORQUE EU JÁ RECEBI HÁ MUITO TEMPO ATRÁS MULTA DE AGENTE DO DETRAN COM ORGÃO AUTUADOR DO DETRAN ERA CONDIZENTE
EU ACHEI O AGENTE PELO DIARIO OFICIAL DA UNIÃO
POR ISSO ACHO IMPORTANTE SIM IDENTIFICAR O AGENTE DE TRÂNSITO GRAÇAS A LEI DA TRANSPARÊNCIA

Avatar
Xandira alves 11 de dezembro de 2023

Pegam a placa e passam para colegas. O simples fato de passar por algum lugar eles dizem que vc está estacionado !!! Tem que ser obrigatório a foto do local, ou ser autuado pessoalmente ! Em todas as profissões há gente safada, desonesta ! E não podemos falar nada !!!!

Avatar
Junior 21 de fevereiro de 2024

Nitidamente um comentário do Guardinha. O ápice de sua existência foi a frase. “Todo infrator é culpado, A a exceção é muito pequena!” Pouco importa o problema da exceção se a injustiça não é cometida contra ele. Clap Clap Clap Clap. Um gênio desperdiçado nas calçadas.

Avatar
Abraão 21 de outubro de 2019

FUI VÍTIMA DE UM POLICIAL QUE FISCALIZA A SP 61 GUARUJÁ SENTIDO BERTIOGA, O AGENTE FICA EM PÉ COM UM CELULAR E NÃO PARA O MOTORISTA, LOGO EM SEGUIDA ELE FEZ UM MULTA POR ULTRAPASSAR UM CARRO. UM DETALHE NÃO TINHA CARRO OU MOTO NA FRENTE.

Avatar
Elton 23 de setembro de 2019

Podre!

Avatar
Já Fui Autuado 18 de setembro de 2019

Pelo menos duas vezes fui multado injustamente. Isso porque o autuador se esconde atrás de um prontuário e sabe que está inatingível. Recorri todas as vezes, indo até as últimas instâncias, o que não adianta de nada porque os recursos sequer são lidos. Enfim, só resta mesmo utilizar o nariz de palhaço enquanto o autuador sem caráter ri às suas custas … Parabéns Cabo, conseguiu proteger os seus colegas !!!

Avatar
Valdir Lima 23 de agosto de 2019

Eu não avanço sinais vermelhos de trânsito, mas fui multado, como milhares todos os dias, em situações que são questionáveis.
Como me defender?
Como evitar ser injustiçado deste modo, não tendo sido multado em mais de 6 anos?
Qual a reputação do agente que me multou? Ainda que ele não venha a ter a identidade exposta, sua atuação deveria estar à disposição do cidadão, como meio de questionar quando alguém se sentir vítima da indústria da multa.

Avatar
ISMAEL ANTONIO DA SILVA 22 de agosto de 2019

Acho que TODOS os agentes de trânsito são uns FDP, porque eu levei uma multa de transitar dentro do corredor sem passageiro, sendo que meu filho estava do meu lado, e o desgraçado sem ter certeza multou, agora recebi outra que o agente disse que parei no passeio, sendo que estava desembarcando um passageiro, e a rua é uma ciclofaixa, então subi apenas para desembarque, paro no meio da rua então??? Monte de bandidos, mas esse será processado com certeza e que todas as pessoas que levaram multa injusta corram atrás e PROCESSEM O AGENTE MALDITO

Avatar
Amjusus50 7 de abril de 2019

Na minha opinião, toda vez que o cidadão for notificado deve ser informado o nome e matrícula do agente de trânsito, não precisa divulgar a informação na internet, basta constar na notificação.
Ocorre que ainda persiste o fiscal da prancheta, ou seja, anota depois outro agente faz a notificação, isso não é certo.

Avatar
Reginaldo Paulo Dandaro 5 de abril de 2019

Ai fica fácil ser incompetente. Pois a cada multa sem pé nem cabeça. Que faz um serviço honesto não precisa ter medo de represálias.

Avatar
willian Alves 10 de dezembro de 2020

Errado, mesmo fazendo um serviço honesto tera represarias, ninguem gosta de ser multado e isso é um fato

Avatar
Vitor de Souza Medeiros 4 de abril de 2019

Tá errado um agente da lei não pode se esconder ao penalizar um infrator, já basta esses políticos corrupção sugando o futuro de nossos filhos.

Avatar
Luiza 4 de abril de 2019

Meu marido é taxista e toma multa o tempo todo, quando para p deixar passageiro, quando para p pegar passageiro. Outro dia tomou multa por dar re em uma avenida impossível de se dar re, semana passada chegou uma por estar sem cinto de segurança no farol da rua Miller sendo que o carro dele fica apitando se ele estiver sem o cinto. Infelizmente a maioria das multas são fabricadas para os fiscais baterem suas metas.

Avatar
Elton 4 de abril de 2019

Meu, todo mundo tem que chegar a um consenso!!!
É uma indústria de multa sim!!!!
É uma baderna sim!
Não há bom senso
Nao ha controle
Nos ja pagamos um monte de imposto e os caras querem arrancar mais!!!

Avatar
Nilson 4 de abril de 2019

Tem que mudar a Lei. Qualquer ato Administrativo que imponha penalidade ao infrator DEVE conter a identificação do agente responsável pelo ato. Caso contrário é NULO de pleno Direito.
Quem propõe isso não entende nada da Legislação que rege esta matéria. Tem que estudar mais !

Avatar
Raul 4 de abril de 2019

O que o Governo… Poder Roubar e tirar de nos ele o Fará… Indústria da Multa é Grande é Bilionária nesse País Assim Como os Jogos mentirosos da Mega Sena

Avatar
Robson 4 de abril de 2019

Gente isso é mas um roubo para quem não entendi

Avatar
Wilkesson Lima 4 de abril de 2019

Ser identificado não pode, mas se esconder pra aplicar multas, dos desavisados isso pode…. Parabéns..

Avatar
Jefferson 4 de abril de 2019

Tomei uma multa de farol apagado na moto as 6:35 da manhã já estava claro, minha moto é modelo 2016 essas motos o farol liga automático não tem botão de liga desliga. Essa multa custo a suspensão da CNH fora oque eu gastei com cursinho condução para o trabalho durante 2 meses vou ter que pagar 293 reais da multa isso é um absurdo, fui no Detran os próprios atendentes já falam que é perca de tempo recorrer.

Avatar
oliveira 4 de abril de 2019

Esta errado,é preciso ter a matricula do agente sim..Meu carro foi multado em um dia que nós não o utilizamos..Ele3stava guardado na garagem.E outra multa foi em um bairro a 15KM deminha residência,sendo que eu estava em outro bairro e,em um estacionamento pqgo..OBS:Meu carro possui rastreador e a matricula foi do mesmo agente…O procesei,fui reembolsado e ele exonerado(expulso demitido)…

Avatar
Jeferson 18 de março de 2020

Parabéns, cercou certinho esse fdp e o estado se lascou com oneração se danos kkkk

Avatar
mineiro 23 de maio de 2021

Parabens. Agora ele vai conseguir ficar multando quem ficava estacionando irregularmente na porta da casa dele para visitar a esposa enquanto ele ficava achando que era o bam bam bam…… Ele usava algum tipo de farda::::::::

Avatar
Márci 4 de abril de 2019

A Lei de acesso à informação 12.527/2011 já ampara o cidadão na medida em que ele queira saber alguma informação.

Avatar
Gustavo 4 de abril de 2019

Descaradamente uma indústria de multas!! Caça niqueis de farda! A resolução é inconstitucional e vai contra o que estabelece o próprio CTB!
Esse brasil é mesmo um antro de roubalheira e safadeza desmedida. Absurdo!!!

Avatar
Ademir roberto 4 de abril de 2019

Infelizmente vivemos num pais injusto.
Fui multado indevidamente por um policial rodoviario no final doa ano passado de 2018,que alegou que ultrapassei em faixa continua tenho testemunha deste fato que nao foi verdade do policial mas entendi era final de ano nao preciso explicar recorri paguei a multa e nada cade o meu dinheiro de volta.gente estou indiguinado se eu tivesse transgredido a lei nao recusaria pagar mas gente pagar algo indevido e ainda perder sere pontos na carteira de motorista que trabalho..
Deus tenha misericordia de nossas autoridade que tem muitos bons mas infelizmente em dizer isso isso a muitos corruptos
O valor da multa todos sabem 1473.
Povo brasileiro onde vamos parar com isso .
Gostaria de uma lei que tivesse multas com provas e nao com mentiras deputados acordam pelo amor de Deus para criarem leis que o povo Brasileiro nao aguenta mais de tantas injustiças..

Avatar
Claudio 4 de abril de 2019

Agentes da CET não serve pra nada tem que acabar com esse lixo só sabe da multa um Lixo

Avatar
Ozorio 4 de abril de 2019

Nome de quem fez a autuação é o que menos interessa, o que deveria ser lei seria obrigatoriamente a autuação de trânsito ter foto ou filmagem da infração, muitos agentes mau caráter exageram de seu poder de fé pública e fazem autuação sem que a infração tenha existido, isso aconteceu comigo, recorri sem sucesso, eles são os donos da verdade,

Avatar
Antipoliciaesistema 4 de abril de 2019

Agora eles prenderem moto ou carro por não ir com sua cara pode? Ainda temos que ficar quieto pq se falarmos bosta sofremos ameaça de morte de um lixo de PM

Avatar
H.Rui R. Silva 4 de abril de 2019

Com CNH a 50 anos sem uma multa, alguém muito íntegro conseguiu me ver passar um farol vermelho, num transito de velocidade máxima de 10 km as 17,50 em uma HR de trânsito extremamente travado. Incrível a falta de caráter desta gente…

Avatar
Attonio 4 de abril de 2019

Isso é o aperfeiçoamento do crime organizado

Avatar
H.Rui R. Silva 4 de abril de 2019

Agora sim estaremos nas mão dos maus caráter…

Avatar
Thiago 4 de abril de 2019

Não sou só eu que acho essa industria de multas uma pouca vergonha, conheço casos de policiais que simplesmente por não irem com a cara do cidadão, ou por estar num mau dia, multaram sem dó! Multas inventadas ” ele anota os dados do veículo e aplica multas por bel prazer, essa lei só vai piorar isso.

Avatar
Monica 4 de abril de 2019

Haha… isso é Brasil gente!! Esperavam o quê?
Por falar nisso. Queria saber se uma multa de 2013, recebidida em 2019 ainda tem validade? E com o semáforo com a data de manutencao vencia. Pelo que li, existe uma lei 281. Seria interessante abordarem esse assunto.

Avatar
Miller 4 de abril de 2019

Tomei multa de não ter dado ceta ao encostar quando foi solicitada a minha parada em um comando da polícia rodoviária, acho isso desnecessário e abuso de poder.

Avatar
Francisco Furtado 4 de abril de 2019

Se sabendo quem multa a já era uma beleza pra eles, agora sem identificação ficou nota 10 pois como vamos nos defender na hora de recorrer se não se sabe o nome do agente.

Avatar
Esdra 4 de abril de 2019

Se todos andarem conforme dita o CTB, ninguém é autuado, não tem agente de trânsito para autuar, não tem indústria de multa, ninguém precisa recorrer da autuação, todos ganham, método simples e eficaz!!!

Avatar
Flávio 4 de abril de 2019

Se aqui tiver alguém do RJ, vá na Uruguaiana de frente ao n°10 até o n° 40 vai ver lá várias motos. Tem pessoas que estacionam a moto lá a mais de 5 anos, e nunca foi multado. Eu deixei a minha moto lá, e fui na uruguaiana n°10. Recebi uma multa. Simples assim!!!!

Avatar
José lino 6 de março de 2020

Mas se o fulano do agente,tiver birra de alguém,ele mete multa,sim na pessoa,já aconteceu comigo.Eles não ganham por multas,o seu trabalho é orientar o motorista,e não multa-lo,ainda sem parar o motorista.Isso é abuso.ok

Avatar
mineiro 23 de maio de 2021

Otima resposta marronzinho, amarelinho ou cinzinha. Como vc so anda de carona em trem, onibus e metro, seus colegas nunca vão te multar……………………….

Só o estado tem que ganhar, método simples e eficaz!!! E o seu salario de incopetente ó ó ó ó ó ó ó ó…………………………….

Avatar
Eu 23 de maio de 2021

Ando de carona enfiado no cuh da sua mãe, eu e metade da cidade! aliás quem apaga meu salário é você seu trouxa e paga muito mal.

Avatar
Esdra 4 de abril de 2019

A matéria está um pouco equivocada, pois quem aplica a multa é a autoridade de trânsito DETRAN de cada estado, o agente de trânsito é o responsável apenas pela autuação… e o condutor pelo cometimento da infração!!!

Avatar
MAURICIO FARIAS 4 de abril de 2019

Só esse diálogo aqui é suficiente para demonstrar o quanto o pequeno poder (de multar, no caso) é sedutor estimulante para pessoas cujo modelo mental e maturidade não são compatíveis com a autoridade que recebem. Este é um problema que pode ser minimizado com a melhoria da seleção, do treinamento, da gestão de consequências (se multar errado, ser multado, p.ex) e da liderança.

Avatar
Valmir Belmonte 4 de abril de 2019

Pessoal esconder o nome é dar carta branca aoa maua agentes de transito. Exemplo: a PRF multou 838 motoristas por passar em cima de marcas de canalizacao no ano de 2017. Tudo estaria certo, COM 7 PONTOS NA CNH E RS 890,00 PARA PAFAR E QUEM SABE TER A CARTEIRA SUSPENSA, se nao fosse um pequeno detalhe: é que no local, BR 101 km 321 sentido sul (sentido Rio)no RJ, NAO TEM MARCAS DE CANALIZACAO. Ja consegui o nome dos PRFs que fizeram as multas, agora é só mandar parao MPF. O caso é mais serio quando eles autuam e nao param o veiculo quando podem parar e ai vc nao sabe que foi multado.
E agora senhores deputados o que me dizem?

Avatar
Simões 3 de abril de 2019

Este mundo esta mesmo perdido.

Avatar
Rafael Santos 3 de abril de 2019

Muito agentes de trânsito às vezes multa na maldade e vira até perseguição como recorrer às multas agora sendo que não vai saber qual o cod do agente que lavrou a multa.
Mais uma forma de ganhar dinheiro na fábrica de multa do Brasil

Avatar
Ozório 3 de abril de 2019

Nome de quem faz a autuação é o que menos importa, o que deveria mudar é a maneira que o condutor for autuado,toda autuação de trânsito quando expedida deveria ser como é feito em excesso de velocidade e embriaguez, o estado(agente) que deveria provar que o condutor cometeu tal infração, ainda existe muitas injustiças com o sistema que é hoje, tem que haver comprovação por parte do expedidor, seria o certo, evitaria o mau caráter e a indústria das multas.

Avatar
TIAGO 3 de abril de 2019

Diga-se de passagem que todos somos passíveis de erros, mas alguns exageram nos mesmos. Se as vias fossem devidamente equipadas com dispositivos que garantissem uma margem de segurança onde o condutor fosse cumprir seu papel, não haveria exageros quanto ao excesso de multas. Dispositivos tais que indentificariam condutas errôneas como mudança de faixa sem dar seta. Padrão aeronáutico, mudar de altitude sendo obrigado a comunicar o controle de tráfego. E de fato, os carros que possuem piloto automático ficam vulneráveis no trânsito, por não poder se quer deduzir a atitude de outro veículo.

Avatar
Thiago 3 de abril de 2019

Grande coisa, melhorou o Brasil pelo menos uns 000,1%.todos contra a população, polícia Militar, gcm, agentes do CET, agentes do sptrans etc. Agora pq de vez eles fazerem essas lei inútil de proteção do agente, eles não abrem uma CPI pra ver pra onde vai tanto dinheiro arrecado com aplicações das infrações de trânsito?. Simples né, é desfavorável pra eles, cada vez mais ricos e o brasileiro cada vez mais pobre e [EDITADO] com tanta corrupção, impostos e injustiças.

Avatar
Tarcisio 3 de abril de 2019

Brasil é um país sem leis onde a minoria que está no poder tira tudo mais um pouco da maioria que somos nós os trabalhadores
Agente de trânsito policial guarda municipal ou seja lá o que for deveriam ser os primeiros a dar exemplos não só fiscalizar com abuso de poder assim com essa brecha na lei brasileira onde se dá o início de uma nação corrupta como vemos hoje em dia

Avatar
Samuka 3 de abril de 2019

Não concordo com isso pois como vou saber se o Argente não criou a multa por não gostar de mim.

Avatar
Ed 4 de abril de 2019

Só não dar motivo pra não gostarem de você, nem cometer infrações relacionadas no CTB

Avatar
mineiro 23 de maio de 2021

1 motivo: não C.omer a T.ransformista B.ailarina de ED.

Avatar
Dora 3 de abril de 2019

Inconstitucional e ilegal!

Avatar
Dora 3 de abril de 2019

Inconstitucional!

Avatar
José Luiz dos Santos J 3 de abril de 2019

Tenho dois carros vou vender e comprá tôdo Irregular e acocehlo todo mundo a fazer issso vou andar todo irregular Lombadas eletrônicas de 40 pôr horas vou pasar a 100 km por hora 100 vezes sem Pará

Avatar
Gleidson 3 de abril de 2019

Eu acho que o certo mesmo,seria o Detran reavaliar todas as condições das vias,com relação a placas de sinalização,pistas de rolamento pintadas e etc,para então colocarem os agentes nas ruas para efetuarem o trabalho,mais não de multas que só gera grana para o bolso deles,e sim a conscientização e educação no trânsito,pq nas auto-escolas só ensinam o básico do básico,só querem pegar o dinheiro dos alunos e pronto,infelizmente nosso país é assim,já acostumaram a nos forçar a tudo …

Avatar
Francisco Donizeti de Melo 3 de abril de 2019

É muita cara de pau a medida, pois fui multado em uma época de Natal(coincidência né?), e o agente de trânsito estava estacionado bem ao lado da placa proibitiva
Neste caso quem é o errado?

Avatar
Gustavo 3 de abril de 2019

Você , os agentes de trânsito podem parar com o veículo em qualquer lugar , isso é lei

Avatar
Marcio Bessa 4 de abril de 2019

Sim, o Agente pode parar em qq lugar, esta na Lei.

Avatar
Niva 4 de abril de 2019

O errado é vc, se vc nao sabe, os agentes tem livre acesso e parada, em qq lugar ,se estao em trabalho, entao, ê só le o CTB.

Avatar
Francisco Fernandes 3 de abril de 2019

Acho que certas multas teria que o agente parar o veículo e fazer a atuação assim você ficaria sabendo quando e onde foi multado exemplo Eu tomei uma multa de falta de uso do cinto e tenho certeza que estava usando o cinto como vou provar esses agentes tem cotas e gratificação por multas aplicadas essa é a verdade.

Avatar
Fernando Henrique Monteiro 3 de abril de 2019

Concordo plenamente!!!

Avatar
Ozório 3 de abril de 2019

Concordo com sua postagem, e vou mais longe, toda autuação deveria ser fotografada ou filmada assim aquele agente mau caráter que tem o prazer de ferra o motivo não teria sucesso, isso aconteceu comigo, cometi uma infração,o mau caráter não fez duas autuação com um km a mais e um minuto após, se houvesse a obrigação com certeza eu pagaria uma multa e não duas,recorri mas eles são os donos da verdade.

Avatar
Ademir roberto 4 de abril de 2019

E verdade toda multa deveria ter provas filmadas ,para evitar que os agentes façam o que quiserem fui multado injustamente o policial disse que iltrapassei em faixa continuatenho testemunha que nao fiz isso recorri mas quem consegue contra tanta corrupçao que e o nossas orgaos competente ..

Avatar
François Rouched 4 de abril de 2019

Todos “usam” o cinto de segurança. Nunca ninguém assume a própria #*#*#.

Ridícula essa afirmação de que agentes recebem por multa. É só verificar o contracheque de algum agente desses.

Realmente até parece prático causar o maior engarrafamento do mundo pra ir de veículo em veículo autuar os errados “certinhos”: 《- Com licença Cidadão. O Senhor estava sem o cinto e só o colocou quando percebeu minha presença, eis aqui sua autuação. O Senhor poderia assinar?》 《- Não, seu guarda, eu estava de cinto sim. O Senhor se equívocou. Eu exijo meus direitos.》 Ahh, tenha santa pacienciência. Cidadão que se presta sabe obrigatoriamente que tem direitos e deveres, além de hombridade pra assumir suas ações, boas e más.

Avatar
Valmir 4 de abril de 2019

São um bando de ladrões esses caça níquel de farda

Avatar
Sulivan 4 de abril de 2019

Nem todo mundo e como o senhor pois uso o cinto de segurança sim
E toda vez que entro no meu veículo e a primeira coisa que Faso mais nem por isso deixei de leva uma multa por não está usado o cinto

Avatar
Antônio Carlos de Oliveira 4 de abril de 2019

Vocês são ri ulos meamo tem que tomar um pau multam por tudo o negocio e parar o carro numa rua ao lado e sentar o pau em vcs pinto final me mutaram em um recuo onde era permitido parar para desembarque é alegaram que era faixa de ônibus camabada de bandidos safados!!!

Avatar
Gabriel 4 de abril de 2019

Exatamente!

Avatar
Gabriel 3 de abril de 2019

Já tomei uma multa porque não dei seta num lugar que era emtrada de avenida de acesso a rodovia… se eu fosse reto teria que passar por uma valeta e seria uma rua residêncial sem movimento.
Voltei lá a pé e vi que ninguém lá da seta neste trecho. Assim acho que tem uma indústria de multar por trás disso tudo. Não sei como um agente de trânsito desses pode dormir trânquilo se lesinou o bolso de um cidadão de bem inocente… aliás de vários!

Avatar
Gabriel 3 de abril de 2019

Em complemento ao acima relatado… minha critica não é aos bons agentes de trânsito, mas sim a este agente que multou injustamente… caça níquel! Sei que existe muito agente de trânsito honesto, graças à Deus! E que Deus abençoe os agentes de trânsito honestos! E Deus vai me devolver em dobro o dinheiro que me foi roubado por essa multa injusta que levei!

Avatar
Leitor 3 de abril de 2019

A grande questão é: a lei diz que você deveria ligar a seta ou não?
Se deveria, então o agente agiu corretamente, se não ele agiu incorretamente.
Nós costumamos reclamar antes de analisar o que diz a lei.
Se é proibido e executamos o que é proibido, devemos aceitar e pagar a multa, caso tenhamos certeza que não fizemos errado (perante a lei), devemos recorrer e ponto.

Avatar
Robson 4 de abril de 2019

Eu tomei uma multa falando q eu não deixei o farol baixo durante a noite e lá na multa está falando 14 hora e dentro do meu bairro recorri não adiantou kkkkkkkkkk gente sao um monte de bandidos envolvidos

Avatar
Marcelo 3 de abril de 2019

O problema não é apenas o dinheiro que nos roubam, mas sim o direito de dirigir, porque através dessa lei medíocre que só favorece aos bandidos que abrem empresa com promessas de recorrer das multas aplicadas e com elas tornando a sua habilitação suspensa ou cassada, pra mim esses agentes tem é que tomar uma surra, todos os pegar um e a eles o que realmente eles merecem.

Avatar
Carla 4 de abril de 2019

Tbm acho…bando d ladrões

Avatar
Ed 4 de abril de 2019

Você mesmo respondeu, se é pra dar seta só dar seta, todo mundo faz mas alguém vai ser pego em flagrante. Agora pensa se o Sr entra na via sem dar seta, outro condutor não ter tempo hábil de desviar, provocando um acidente, mesmo leve, quem será culpado? E terá que pagar além da multa os danos?

Avatar
Gabrel 4 de abril de 2019

Ed,
Eu tenho o hábito de dar seta até a toa… é uma armadilha este lugar. Veja o cruzamento que eu fui mutado e tire as suas próprias conclusões:
Rua Pirajussara x Rua MMDC – Butantã – São Paulo/SP (acesso a Rapozo Tavares). Não sou imprudente em não dar a seta.

Avatar
Paulo Roberto 5 de abril de 2019

Ed,
Pelo que você fala me parece que você é um agente de trânsito… e falaram acima alguém aí que a lei permite agente de trânsito passar no farol vermelho, estacionar em local proibido e etc, conforme a necessidade é claro, mas será que você nunca cometeu uma infração? E se esquecer de dar uma seta é uma coisa e ter o hábito de não dar a seta é outra. Vejo que o caso do Gabriel é que ele se esqueceu devido que se confundiu ao entrar na avenida de acesso ao início da Rodovia Rapozo Tavares. Assim reveja os seu conseitos e perseba se alguma vez na sua vida você não se esqueceu em dar a seta, não julgue os outros falando que não tem o hábito de dar a seta.

Avatar
mineiro 23 de maio de 2021

ED não sabe nem onde fica a alavanca de uma seta. So anda de onibus, trem ou metro, de carona. E qdo esta trabalhando, fica escondido atras de algum poste com uma bic e um talao na mao anotando (sonhando) o veiculo que gostaria de ter.

Avatar
João Carlos 3 de abril de 2019

Protege a integridade do agente, mas não ao condutor, vítima de perseguição…….

Avatar
oliveira 4 de abril de 2019

Esta errado,é preciso ter a matricula do agente sim..Meu carro foi multado em um dia que nós não o utilizamos..Ele3stava guardado na garagem.E outra multa foi em um bairro a 15KM deminha residência,sendo que eu estava em outro bairro e,em um estacionamento pqgo..OBS:Meu carro possui rastreador e a matricula foi do mesmo agente…O procesei,fui reembolsado e ele exonerado(expulso demitido)…

Avatar
Vitor de Souza Medeiros 4 de abril de 2019

Só no Brasil somos taxado no mundo como bobos trabalhamos para sustentar esse sistema de corrupção

Avatar
Cara qual o procedimento para processar o Agente, preciso fazer isso 6 de abril de 2019

Realmente já estou na segunda multa indevida de agentes mal intencionados na região de Cajamar-SP, vou verificar a possibilidade de processo e providenciar fazer com que esses indevidos sejam exonerados do cargo. Até mesmo gostaria de saber se tem algum órgão que os fiscalizam, para que eu consiga notificá-los a verificar as credências destes agentes

Avatar
Aberson 9 de maio de 2019

O n° de identificação da autoridade/do agente autuador consta no AIT (auto de infração de trânsito, no entanto, caso faça necessário a identificação completa do respectivo agente público (nome completo) poderá ser requerida junto ao órgão de trânsito de atuação do servidor/funcionário para que possa ser exercido as medidas cabíveis disciplinares/judiciais “SE” o mesmo tiver emitido/elaborado auto de infração “INDEVIDO”.

Avatar
Niva 4 de abril de 2019

Só é multado que comete uma infração, quem respeita as leis de trânsito, não é penalizado, portanto só existe a indústria da multa, pq existem os infratores, simples assim. Seus manés.

Avatar
Jan 4 de abril de 2019

Ciente!
Em que mundo você vive?

Avatar
Erick 4 de abril de 2019

Nada ver, em sp tem muitas infrações que são inventadas.

Avatar
Luíza 4 de abril de 2019

Boa educação não parece ser sua praia né? Xingar as pessoas que vc nem conhece! Nem todas as multas são necessárias, muitas eles multam p bater metas e inventam infrações que os condutores não cometeram.
Por acaso vc dirige?

Avatar
Elisson 5 de abril de 2019

Essa aí não dirige nem carro de mão!

Avatar
Alan 14 de junho de 2019

Uma boa parte das multas são feitas sem embasamento por parte dos agentes de transito que agem sem o menor zelo pela lei agem apenas no achismo já que tem fé publica. Cada caso é um caso e deve ser revisto por pessoas competentes. Muitos agentes de trânsito não são preparados para ter bom senso ao interpretar uma infração e fazer o auto.

Reveja sua opinião pois generalizando como você faz da a entender que você não faz nada de errado no trânsito .. pois garanto que você apenas não foi pega no momento certo.

Avatar
Fernando 28 de novembro de 2019

Muito bem explicado

Avatar
Michel 4 de dezembro de 2019

Comentário idiota…como se não houvesse arbitrariedade e condutas temerárias por parte de agentes públicos. SÃO ÍNTEGROS.

Avatar
Deixe um comentário