Alinhamento feito fora de concessionária tira a garantia? Respondemos!
Consultamos algumas montadoras para saber sobre o efeito deste serviço na garantia de um veículo comprado zero km
Consultamos algumas montadoras para saber sobre o efeito deste serviço na garantia de um veículo comprado zero km
Um dos principais atrativos em comprar um carro zero km é a garantia. Porém, é preciso realizar as manutenções na concessionária para mantê-la. Isso gera algumas dúvidas no consumidor sobre serviços menores, como o alinhamento e balanceamento das rodas.
O fato de muitas concessionárias não terem os equipamentos para esse serviço contribui nessa preocupação. Não é necessário trocar peças para realizar o alinhamento e o balanceamento, basta que o alinhador respeite os padrões divulgados pela montadora.
VEJA TAMBÉM:
Para ter uma resposta definitiva sobre o assunto, consultamos as montadoras. Confira a resposta de algumas delas sobre realizar alinhamento e balanceamento fora da concessionária afetar a garantia:
O simples fato de o consumidor realizar o alinhamento e o balanceamento fora da rede não cancela sua garantia contratual. No entanto, a realização de alinhamento e balanceamento fora da rede pode trazer consequências a componentes relacionados e tais danos não são cobertos pela garantia em razão de intervenção realizada por terceiros. Além disso, o desalinhamento e o desbalanceamento do veículo não são cobertos pela garantia contratual, devendo o consumidor arcar com os custos de tal manutenção
A montadora forneceu também imagens do manual do proprietário com as recomendações do assunto.
A assessoria da Peugeot disse que realizar alinhamento e balanceamento das rodas fora da concessionária não retira a garantia do veículo. E ainda trouxe um alerta:
O cliente só deve se atentar se as máquinas estão devidamente configuradas para o tipo e modelo do carro. Lembrando que sobre os pneus a garantia é da empresa de pneus.
Conforme podemos ver pelos posicionamentos acima, o serviço de alinhamento e balanceamento fora da concessionária não afeta a garantia. Apenas existe a recomendação de realizar em uma oficina confiável.
Para perder a garantia seria necessário haver a troca de peças ou a realização de manutenções que exija desmontar algo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Eu comprei meu Onix 1.4-L 2019, 0-km, porque tenho mais garantia que o carro não terá problemas ou problemas ocultos.
Balanceamento não se faz em qualquer loja. Muitos auto centers empurram serviços, minha esposa levou uma Palio pra trocar pneus e o orçamento foi de quase R$10.000,00. Aro 14. Quiseram trocar tudo, condenaram tudo no carro.
Balanceamento não se faz em qualquer loja. Muitos auto centers empurram serviços, minha esposa levou uma Palio pra trocar pneus e o orçamento foi de quase R$10.000,00. Aro 14. Quiseram trocar tudo, condenaram tudo no carro.
Para troca de bateria de carro a combustão acredito que seja o mesmo raciocínio, ou seja, não perde a garantia.
Alongamento e balanceamento não devem ser feitos a menos que vc sinta o volante puxando pra um lado ou trepidando, bom, isso diziam os mais velhos. Os carros de hoje em dia precisam mesmo de isso tudo ?
Rodei quase 80 mil km’s com os pneus originais (God Year) no Up da esposa… zero trepidações, zero desgaste irregular, zero “puxadas pro lado”, e, zero geometria e balanceamento!!!
Leia-se “Good”… maldito corretor…kkk
É só ler o manual do proprietário. Mas basicamente se puxar pro lado o volante se deve alinhar, se o pneu comer torto se deve alinhar e/ou regular cambagem, e no meu carro Onix o balanceamento é sempre que fizer o rodízio de pneus a cada 10.000 km.