Ano de fabricação e ano modelo: atente ao carro de 2 cabeças

Na hora de comprar um carro com duas cabeças, normalmente o vendedor fala que não há problemas para o cliente. Mas, na hora de vender...

carro duas cabecas
Por Boris Feldman
Publicado em 09/01/2019 às 20h30
Atualizado em 02/10/2019 às 15h05

Na hora de vender um carro com ano de fabricação diferente do ano modelo, os vendedores dizem que não há problema algum para o cliente. Mas, quando eles avaliam um automóvel usado que servirá como entrada em um negócio, aí o papo é outro.

[TRANSCRIÇÃO]

Se você está pensando em comprar um carro zero quilômetro agora, preste atenção pra ver se ele é uma ou duas cabeças. Como assim? Se um carro foi fabricado em janeiro, e as fábricas já estão entregando para as concessionárias carros fabricados em janeiro, ele é ano modelo 2019, ano de fabricação 2019. Se ele foi fabricado no ano passado, ele é 2018, fabricação, e 2019 ano modelo.

É o monstrinho: o carro de duas cabeças. E qual a diferença entre um e outro? Nada, o carro é exatamente igual: no documento vem 2018/2019 ou 2019/2019. Que diferença isso faz? Daqui a dois, três anos você resolve dar esse carro de entrada em um novo ou vendê-lo como um usado e aí vai ter sempre um vendedor procurando como argumento para desvalorizar o seu carro, dizer: “Mas esse aqui é o duas cabeças, ele não é ano modelo e fabricação do mesmo ano. Ele é ano fabricação 2018, ano modelo 2019!” E vai tentar desvalorizar o seu carro. Atenção para isso!

ano de fabricação
Foto André Almeida | AutoPapo
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61 Comentários
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Rafael 8 de maio de 2023

A unica diferença é no valor de IPVA que no caso se um carro foi fabricado em 2017 mas o modelo é 2018 seu IPVA vai ser calculado 2017.
Passado alguns anos, se voce comparar o IPVA desse modelo 2017/2018 com o IPVA 2018/2018 vai ver que os valores são diferentes, porém o valor de tabela FIPE vale o mesmo para ambos, o modelo 2018 é o que a FIPE considera.

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Emanuelle 26 de junho de 2023

Excelente seu comentário. Obrigada!

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Jonas 14 de novembro de 2021

Boa tarde então se o carro ê 2015/2016 O IPVA é cobrado 2016?

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Mauro silva 9 de maio de 2021

Sempre vejo vídeos e comentários. Sr Boris Feldman , parabéns por passar credibilidade, gostaria de perguntar uma coisa de anúncios . Esse dias vi um anúncio de um carro 2019/2020 km zero por 30.000 a tabela deve ser mais caro.como explicar isso.? Obrigado no aguardo.

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vitor 31 de março de 2021

Só uma pergunta, um veículo 2018/2019 e um veículo 2019/2019 qual a garantia irá vencer primeiro? Se eu estou avaliando um veículo 2018/2019 e um 2019/2019 qual eu vou pagar mais? O que está na garantia ou que não está?
Diante disso, eu digo que sim, os avaliadores avaliam de acordo com o ano e fazem isso para depreciar o seu veículo e pagar um valor abaixo do mercado.
Fora que no financiamento a grande maioria dos bancos exige que os veículos tenha até 10 anos de fabricação. Então um veículo 2011/2012 e um 2012/2012, qual o banco vai facilitar mais o financiamento?

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Erick Laureano da Costa 27 de novembro de 2020

Olá eu tenho um corsa gl wagon ano 1997 já estou um ano refutando ele e estou com uma duvida eu estou querendo alterar o modelo para o do ano 2008 este tipo de alteração tem que alterar no documento do veículo

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SAMUEL VIEIRA 3 de novembro de 2020

Esse Boris, pode ser um otimo engenheiro e jornalista, menos entendedor de coméricio de veículos. Ele esta prestanto um DESSERVIÇO, DESINFORMAÇÃO.

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Gilsampa 10 de fevereiro de 2021

Prezado, infelizmente ele está correto. Brasileiro gosta muito de desvalorizar o que é dos outros e nesse caso é a mesma coisa. o carro é o mesmo fabricado em 2019, com os mesmos acessórios. Para revendas de carros isso é um negocio bom, para quem vende não, e na hora das revendas venderem utilizam aos contrario. vendem como ano 2020. Triste realidade.

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SAMUEL VIEIRA 3 de novembro de 2020

Trabalho com veículos a 15 anos. Nunca avaliei um carro por ano de fabricação e sim por ano modelo. Quer um exemplo? Voce vai em uma loja de carro zero, alguns fabricantes antes da metade do ano, ja vendem veículos com ano modelo do ano seguinte, por ex: ( 2020/2021 ), e você paga como modelo 2021, a publicidade e propaganda é feito em cima de 2021.

Torno a dizer, o que vale pra comercio de veículos é ano ” M O D E L O ” ….

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junior 29 de janeiro de 2021

Samuel e pra consórcio entra modelo ou ano de fabricação.

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Heladio 29 de janeiro de 2021

Olá gostaria muito de saber se o consórcio e baseado por ano de fabricação ou ano modelo . Tipo tenho uma carta aprovada e o banco me deu até oito anos de uso, no caso o carro não pode ser 12/13 ou pode fazer isso.

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Gilsampa 10 de fevereiro de 2021

Parabéns. Assim você está corretíssimo. Deveriam acabar com essa praga de ano modelo. Seria igual a uma criança que nasce em 30 dezembro de 2019 e só é registrada em 02/01/2020. Ela é ano 2019 e modelo 2020?

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Jaqueline 11 de fevereiro de 2021

Kkkkkkkk, verdade a maior besteira

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DOUGLAS DA SILVA LIMA 13 de outubro de 2020

Eu leio a matéria e vejo os comentários.
Como as pessoas não tem informação, Eu trabalho com veiculos á 15 anos nunca, depreciei um veiculos por tem ano de fabricação diferente do ano de modelo.
Alias a negociação é baseada toda no ano de modelo, financiamento, seguro e etc.
Eu sou vendedor de carros tenho orgulho da minha profissão sustento minha família com esse emprego e quando eu vejo um jornalista, munido de sua bagagem intelectual e e com sua formação fazendo esse tipo de matéria tendenciosa é um grande desserviços para a sociedade e seus consumidores.
Se não foi bem atendido ou houve algum tipo de conversa direcionada a esse fim, saia da loja e busque outra ou uma indicação existe muita gente seria e que faz um ótimo trabalho, assim como tem jornalistas sérios que fazem um bom trabalho e tem esse aqui e que escreve esse tipo de absurdo.

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Lúcio Felipe 23 de outubro de 2020

Poderia me tirar uma dúvida, pq em alguns documentos não vem a versão do carro?
Ex: Voyage 2010 trend, no documento do carro só tá escrito Voyage

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Douglas Lima 13 de janeiro de 2021

Lúcio, boa tarde geralmente o modelo que vem descrito dessa forma são veículos de entrada, pode ser assim, Voyage 1.0, existe uma versão acima que seria o voyage Trend. no caso o seu talvez não conste o pacote Trend, no site da marca você consegue informações sobre oque precisa ter no carro para ele ser descrito como Trend, abraço.

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SAMUEL VIEIRA 3 de novembro de 2020

Exatamente meu amigo! O cara diz que trabalha a 50 anos com jornalismo do ramo automotivo e fala uma besteira dessa. Sempre que avalio um carro, pra mim nao interessa o ano fabricação, e sim ano modelo.

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Leninha 13 de janeiro de 2021

Me ajudou bastante sua explanação, obrigada

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edison 26 de maio de 2022

Que bom que voce pensa assim, nem todos pensam da mesma maneira.

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Pato Bravo Quá-quá 21 de setembro de 2020

Não importa os comentários, mesmo na webmotors existe uma separação de fabricação e modelo, vendedores somente visam lucro nunca honestidades um bom negocio é tirar o máximo de quem vende e colocar o maior preço possível de quem compra. nessas lojinhas a primeira coisa que o vendedor pergunta é quanto você pode pagar pois irá usar o máximo da tabela da financeira que que lhe remunera pela financiamento. Também é absurdo achar que um carro fabricado em ABRIL já venha como modelo do ano seguinte seja a mesma coisa que outro fabricado em abril do próximo ano serão 12 meses de diferença, não da para considerar como valor venal o mesmo valor.

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Breno Aragao 15 de junho de 2023

Finalmente alguém falou algo sábio sem mimimi de choro.
1- o jornalista falou pra ter cuidado.
2- alguns vendedores se doeram achando que chamaram eles de desonestos quando nunca aconteceu.
3- essa distinção de modelo / fabricacao eh óbvia:
3.1- se fabrico em agosto de 2019 o modelo 2020, já posso vender como 2020. Tá errado. Pq ao chegar em 2020 ele já terá 6meses de uso. Ele iniciou a ser usado a mais tempo.
Logo, existe vantagem pra fabricante vender o veículo e pra quem vai revende-Lô, uma vez que utiliza como base o ano seguinte, porém o veículo tem 6 meses de uso.

Sem choro. Essa é a realidade.
A garantia está relacionada à saída do veículo na venda. A fipe paga o modelo, o seguro o modelo.
3.2

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fkbaqdtevv 29 de maio de 2020

didwytygiysrtbpumtaoyobwphozfj

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Jhosef. 22 de agosto de 2020

Boa tarde a todos , trabalho no ramo de venda de veiculos a 10 anos ,imagino eu que tenho mais domínio no assunto do que o senhor que escreveu esse artigo , para começo de conversa o ano fabricação de um veículo é somente para um controle da fábrica ,indicando que o determinado veículo foi vendido após julho do ano em que está ocorrendo a negociação , até por sinal o cidadão que compra esse veículo para pelo preço do ano modelo , e vcs podem falar oque quiser mas as fábricas não iram mudar essa questão porque não atrapalha em nada ! Quem faz o problema são as pessoas de má intensão , se estão desvalorizando seu carro pelo motivo de ser duas cabeças, vá até um outro lugar que consiga uma negociação melhor , eu garanto a vcs que se o avaliador quiser desvalorizar o veículo , ser duas cabeças será o mínimo do mínimo ele vai achar outras coisas , e é importante salientar o veículo em um concessionária ou revenda de seminovos , irá ser desvalorizado no mínimo 20% do valor de cotação, essas empresas vivem do lucro do veículo ! E milagre não existe , caso queira o valor máximo no veículo , deve vender ele primeiro a um particular , dar a garantia , correr atrás de financiamento etc… Pegar o dinheiro e comprar o carro desejado , espero ter contribuído de alguma forma , para que não se crie uma inverdade

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Brubinha 1 de outubro de 2020

2018 – 2018 < 2018 – 2019 < 2019 -2019

Kkk em palavras hj vc comprar um carro ano 18 modelo 18 vai ser mais barato pois é mais antigo, vc comprar um carro ano 18 modelo 19 vai ser mais caro, caso tenha alguma mudança, no design, alguma melhoria e tal, vale a pena, o que não vale é comprar um 2018 -2019 que seja mais caro que um 18 -18 e não tenha nada de diferença, ai vc vê que é so jogo de marketing. Quando vc for o vendedor vai fazer o mesmo kkk vai querer dizer que é modelo modelo 19 mesmo o ano de fabricação sendo 2018, de certa forma vale um pouco mais, pois se existem modelos é pq a empresa vai evoluindo algumas coisas ano após ano, mesmo que seja pouco, as vezes podem ter mudado questões de usinagem no motor por exemplo, algo que ja melhora o veiculos em algum aspecto, a regulagem diferente… Tem que ficar atento, olho na tabela fip e analisar se n ta caro de mais, tem que ver o carro né.

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luiz henrique 18 de maio de 2020

Boa tarde!
Gente gostaria de expressa minhas sinceras condolências a quem escreveu esse post, vamos por partes.
1° você é burro, pq o todos os carros de frota nacional é contemplado o valor pelo ano modelo, tanto para FIPE, quanto para seguro ou afins. (Sendo assim se um vendedor de MÁ FÉ, falar que seu carro vale o ano de fabricação é mentira e cabe até processo.)
2º vc é mais burro ainda passando vergonha nacional com esse post, provavelmente foi lesado por alguma loja MÁ FÉ e fala isso de boca cheia e o que é pior tem mais gente ainda falando que é verdade.
3º Sou vendedor a 7 anos em concessionaria de renome nacional na cidade de Curitiba, e tenho embasamento no que falo. Não faço um artigo sem pé nem cabeça prostituindo o mercado de carros no Brasil.

(NA VERDADE VOCÊ PARECE QUE TRABALHA NA FOLHA DE SÃO PAULO)

AutoPapo
Boris Feldman 18 de maio de 2020

Retribuo condolências a quem me critica levianamente.

Quem merece credibilidade? Jornalista que pretende esclarecer e contribuir com o leitor ou vendedor de rabo preso com as artimanhas do setor?

Estou ganhando o quê (e de quem) para falar essa verdade sobre o mercado?

Por sorte, a grande maioria dos leitores aplaude e nos estimula a continuar empunhando essa bandeira de defesa do consumidor. E que, ainda por cima, afasta anunciantes e rende inúmeras ações judiciais.

E que, infelizmente, atrai também leitor desinformado e que sequer vislumbra a hipótese de existir jornalista honesto e bem intencionado.

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MARCOS ALMEIDA 27 de junho de 2020

Apoiado Boris, Luiz Henrique deveria trabalhar era de coveiro porque aí não teria ninguém pra ouvir tanta babaquice junta. E é verdade mesmo, cambada de vendedor que só quer tirar vantagem. Não conheço um exemplo de amigos meus que não foram lesionados com carros duas cabeças.

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Nunes 2 de junho de 2020

O pior é vc. Que não tem educacao, usando palavras ofensivas(burro) cada um tem um conhecimento, concerteza vc deve leigo em alguma area, e nao iria gostar, de ver alguem te chamando de burro. Falta bom senso.

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?????? 24 de outubro de 2020

?

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Marcio 15 de abril de 2020

É sempre assim se você for comprar vale o preço de tabela do modelo e não do ano de fabricação,se você vender vale preço do de fabricação (geralmente avaliam 20/abaixo da tabela).

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Geraldo Pereira de Almeida 20 de março de 2020

Bom dia!
A bem da verdade não é um comentário e sim uma pergunta.
Gostaria de saber se existe alguma resolução( CONTRAN,DENATRAN OU DETRAN, que esclarece sobre o assunto inerente a duas cabeças, muito comentado entre o comércio de veículos.

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Marcelo 3 de março de 2020

Acabei de trocar um Onix 2017/2018, no qual, eu tirei ele zero no meio de 2017, então o carro entrou na troca com o valor médio entre 2017/2018. Entendo que essa regra de duas cabeças não teria impacto para carro zero, entretanto, um carro que já rodou 6 meses em um ano anterior, não pode valer o mesmo preço de um carro que tem 6 meses a menos de uso.

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Leonardo 14 de maio de 2020

Acontece que podem ter carros 6 meses mais novos com mais km que o outro considerado ano de fabricação anterior ! E aí, conservação?

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Felipe Saito 24 de julho de 2020

que diz a lei?

Até 2001, não havia nenhuma referência na legislação de trânsito que tratasse de ano ou modelo de fabricação. Logo, em tese, era possível um carro fabricado em 1987 com modelo 2004, por exemplo. Em maio de 2001, o Denatran aprovou a portaria 23/2001 que exige que a o ano de fabricação tenha de ser igual ao modelo, com uma tolerância de um ano para mais ou para menos. Assim, a partir de 1 de janeiro de 2018, qualquer montadora poderá oferecer veículos como modelo 2019

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Marcelo 20 de fevereiro de 2020

Realmente muito oportuna a matéria…e sim, o carro 2 cabeças é comprado com desvalorização pelos lojistas/ concessionárias, na hora da troca.

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luis carlos candido 5 de fevereiro de 2020

tenho virtus ano 2019 20 dando tanto prolbema que concessionaria nao da jeito esta com 30 000 km segunda revisao nao passei ai w recusou fazer o carinbo na revisao queri saber se tenho direito mas fui ate la fiz revisao de 30 000 km mas nao carinbou carro faz muito barulho na suspensao queria orintacao se devo casar meu direito ja levei mas nao consegue dar jeito essa semana levei revisao gente briga mas nao adianta nao sei o que fazer mas gente e muito mal atendido e um descaso cliente volante dele descascando como se fosse uma trocando de pele carro e pessimo eu nao tive sorte com o carro faco comentario por favor

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Renato 24 de maio de 2020

Tenho um polo 18/19. Muito barulhento, parece carro com 10 anos de uso. A concessionária tbm nao apresenta soluções para minhas reclamações. NUNCA mais compro carro da VW, e não recomendo para ninguém. Quem pergunta se o carro é bom, eu queimo MESMO pq é uma palhaçada a “qualidade” que a fabrica alega ter em seus produtos !

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Dinei 24 de junho de 2021

Luis Carlos Candido , então se o que vc está relatando é verídico se vc tem provas do que estão fazendo ,meu irmão mete marcha tasca um processo nessa concessionária pois. o que estão fazendo aí nesse caso è te dá canseira até acabar a garantia

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Manoel Soares Barbosa 25 de janeiro de 2020

Eu foi comprar um carro zero km nesta data, 24.01.2020. Na concessionária me disseram que somente existe agora carros fabricados em 2019 para a venda. Os de fabricação 2020 não tem nem previsão de quando começarão as vendas. Por que existe esta descontinuidade ? Será que é para tirarem vantagens ? Eu não acho isso correto.

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Paulo Vitor 4 de novembro de 2020

Sim…. Eu comprei final de outubro um Corolla 20/21. E eu tinha opção de esperar virar o ano, ou seja, mínimo 2 meses para comprar o carro, pois segundo o vendedor, normalmente as fábricas param no final do ano e iria demorar muito mais tempo pra receber talvez fevereiro de 2021. Se isso é verdade ou não? Eu não sei! Mas eu penso no seguinte… Se o carro teve alterações no ano subsequente, aí sim o carro 20/21 deveria ser desvalorizado, senão, não faz sentido. Mas também não faz sentido eu querer valorizar o meu carro mais que o cara que comprou o carro 6 meses depois de mim por um preço muito acima (cada dia aumenta mais). Acho extremamente inescrupuloso o ato de de um ano por outro ter diferenças de 10% o valor do carro. O que manda é a garantia. Isso é uma prática que deveria acabar, pois ao meu ver. Não faz sentido algum eu vender um carro mais barato por ser 20/21,ao invés de 21/21 ou mais caro que o 20/20. Acho que a média deveria ser levada em consideração, até porque o valor do carro sempre tem aumentos. Mas essa média deveria ser menos quadrada como é feita hoje. O que muda valor do veículo sim, são alterações. Ex: Honda Civic EXL, modelo 2020 não tinha faróis full Led e nem saída de ar traseiro. O modelo 20/21 já teve essas mudanças. O que não faz sentido é distanciar o valor do 20/21 para o 21/21 que é exatamente o mesmo e os valores também foram mais atualizados.

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Kleber 10 de novembro de 2019

Boa tarde gostaria que vocês me tirasse uma dúvida porque eu comprei um polo sedan prata VW 1.6 oito válvulas tem a possibilidade de ter dois carros da mesma cor ano e modelo

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Kleber 10 de novembro de 2019

Boa tarde gostaria que vocês me tirasse uma dúvida porque eu comprei um polo sedan prata VW w 1.6 oito válvulas tem a possibilidade de ter dois carros da mesma cor homem modelo

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Hallen 5 de novembro de 2019

Amigo, matéria totalmente equivocada. Vc em nenhum ponto explicou o motivo ao qual isso existe e eu não farei esse favor. Vc só citou um
Exemplo esporádico de ma caráter que tem no segmento. Já troquei várias vezes e nunca tive esse problema.

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Getro Alves de Almeida 27 de outubro de 2019

Muito importante essa informação, pois nem todos sabem como funciona o processo na hora de vender o seu veículo. Parabéns à todos que contribuíram. Abraço

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Gustavo Grigório 24 de outubro de 2019

Galera , vejo que as opiniões não batem uma com a outra, mais vou explicar pra vocês , no ato de compra ou venda de veículo ou ate mesmo na tabela fipe oque realmente vale é o ano do modelo do veículo , matéria boa que nosso colega fez , mais realmente não tirou a duvida de todos , e se na hora de vender seu veículo falarem que o valor é baseado no ano de fabricação não aceite pois estão tentando sim passar a perna em você.

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Mariah 9 de janeiro de 2020

Gostei da dua explicação, consegui tirar a dúvida q eu tinha, grata ??

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PAULO H SAMUEL 20 de janeiro de 2020

Essa era minha dúvida, ótima explicação

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Paulo Vitor 4 de novembro de 2020

Imagina como ficaria o mercado de automóveis? As fábricas parariam de fabricar após Junho, pois niguem em sa consciência iria querer comprar carro após maio. Não faz sentido. Eu ponho o preço no meu carro o valor que eu quiser e compre quem achar que valha a pena. Conheço carros 2019 com 80 mil km, eu prefiro é pago mais caro por um 18/19 com km menor.

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José Ramos 29 de setembro de 2019

Em outros países existe o carro duas cabeças?

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Ricardo 19 de setembro de 2019

Esta certo, tem que comprar e vender pelo ano de fabricação… ja vi anúncios da fiat e toyota lançando modelos do ano seguinte no mes de fevereiro, daí o esperto fala que o ano do carro é do ano seguinte, porém rodou praticamente durante todo o ano de fabricação.
Salvo engano havia uma lei limitando isso a 3 meses, mas não sei qual seria a lei e se ainda esta em vigor… pelo visto não, né

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Alex 6 de agosto de 2019

Comprei um carro dia 1 de julho de 2016, foi 15/16 não achava o carro que eu queria 16/16 isso só acontece no Brasil bosta por isso que vai ser sempre submundo é uma vergonha

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Paulo Vitor 4 de novembro de 2020

Neste caso, não vejo motivos pro o valor do seu carro não ser usado 16/16 como referência. Se não houve alterações no modelo, eu ao anunciar eu ponho que é modelo 2016 e obviamente eu teria pedido desconto tão vendedor quando lhe foi oferecido.

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Ricardo 8 de julho de 2019

Matéria sempre atual, mas como sempre, uns patetas tentando desmerecer o mito Feldman em veículos.
Este assunto não sai de moda, e como os amigos disseram aí, sempre tem gente tentando desvalorizar seu veículo com essa alegação.
Já vi negociante mal intencionado oferecendo a média do valor da fipe entre um ano e outro, ainda dizendo que tá te ajudando.
E a maioria jogando seu carro pro ano anterior do documento.

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Pedro 27 de março de 2019

A maior besteira que já li! Sou lojista e sempre deixei bem claro a meus clientes que na hora de comprar ou vender, o que vale é sempre o ano do modelo. Francamente, não sei como alguém se presta a escrever uma matéria assim. Ridículo!

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Rinaldo Rodrigues 9 de fevereiro de 2020

Não importa o ano ou modelo…ridículo eh o q logista querem pagar nos nossos carros…

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sergio figueiredo 2 de fevereiro de 2023

O Pedro , vc é voce , agora querer isentar a classe de corretores achando que todos são iguais a vc é a mesma coisa que acreditar em papai noel. Eu parabenizo o Boris pois está cheio de clientes incautos e cheio também de pessoas desonestas. Agora pergunto a vc , qual o mal que o Boris fez em alertar os pretensos compradores\vendedores. É tão somente uma informação. Daí dizer que uma pessoa com a bagagem dele, engenheiro com 50 anos de estrada falou besteira é muita pretensão sua.

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Josué 10 de fevereiro de 2019

Olá Boris. Muito oportuna essa sua matéria. Troco de carro a cada 3 a 4 anos e sempre tive essa dificuldade exatamente quando vou vender, conforme você disse.
Sendo assim, evito sempre de comprar o “duas cabeças”. Entendo perfeitamente que isso não deveria existir, mas as regras de oferta e procura não são ciências exatas. Acredito que o ideal seria constar no documento apenas o ano modelo e data de aquisição. Não seria a solução final, mas reduziríamos muito o problema, pois os veículos adquiridos no início do ano modelo, mesmo de fabricação anterior, não sofreriam tal problema.
Aproveito para lamentar e me solidarizar contigo contra as críticas estúpidas e desnecessárias que infelizes mal agradecidos fazem aqui. Se a matéria é útil a mim, agradeço. Se não é, pulo para a próxima sem precisar ser mal criado, pois ela pode estar sendo útil para outros.

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LAÉRCIO JR 22 de janeiro de 2019

Meu caro Boris, esta história de “2 cabeças” é tão antiga, tão batida, tão sem-importância, tão idiota até, que me causa surpresa você, um profissional experiente no assunto “automóveis” ainda estar gastando seu tempo e espaço com essa conversa de botequim. Eu pelo menos espero que seu próximo comentário seja útil, porque este definitivamente não é.

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Marlon Oliveira 23 de março de 2019

Pra mim foi útil e importante! Não sabia os detalhes! Agradeço ao autor do texto pela informação. Continue!!!

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Luiz 26 de março de 2019

Antiga pra vc *! Todo dia tem gente passando pela mesma situação. No mínimo vc trabalha com compra e venda de veículos e curte passar a perna nos outros. Ele deveria sim, ter sido mais detalhista e dito, por exemplo, a que valor se refere à FIPE, ao ano de fabricação ou de modelo?! Se não tem algo à contrubuir, não perca a oportunidade de ficar calado.

*EDITADO

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Armando Tanaka 9 de janeiro de 2019

Em minha cidade nunca tive tal problema pois sempre troco no departamento de semi novos de uma concessionária, anos atrás fui a uma concessionária que desvalorizou o meu veículo, o que fiz, sai de lá e em outra loja fiz um negócio melhor. Se uma loja desvaloriza o seu veículo é só sair de lá pois sempre haverá alguma loja que irá oferecer um negócio melhor.

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