Os 10 defeitos mais comuns no ar-condicionado do carro (e como resolver)
Nesse calor, é ruim ficar sem ar-condicionado, né? Confira alguns problemas recorrentes no sistema de climatização dos automóveis e como diagnosticá-los
Nesse calor, é ruim ficar sem ar-condicionado, né? Confira alguns problemas recorrentes no sistema de climatização dos automóveis e como diagnosticá-los
Uma das leis de Murphy mais certeiras no âmbito automotivo é o ar-condicionado dar problema justamente no verão. Aquele bafo do capeta na rua e o sistema apresenta mau funcionamento, para desespero do motorista e dos passageiros.
Porém, alguns dos defeitos mais comuns no ar-condicionado do carro têm soluções simples. Veja quais são eles e o que fazer, além de dicas de manutenção regular do sistema de climatização para você não ficar na mão em pleno calorão.
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O ar pode ainda até estar em funcionamento aparentemente normal, mas se ele perdeu eficiência, demora a resfriar o ambiente ou mesmo não gela a cabine como antigamente – e ainda deixa um cheiro de roupa guardada molhada ou mofo -, pode ser um claro sinal de problemas no filtro.
A peça, também conhecida como filtro de cabine, é a responsável por impedir que resíduos, poeira, pólen, mofo e até mesmo pequenos pedaços de folhas cheguem ao sistema de climatização. Desta forma, garante um ar mais limpo no habitáculo.
Cada fabricante estipula um prazo para a troca do filtro do ar, geralmente com intervalos de até 20 mil km. Mas se seu veículo tem mais de três anos e você trafega por áreas muito poluídas ou com estradas de chão, ou mesmo fica um tempão em congestionamentos, vale fazer a substituição a cada 10 mil km ou um ano. – fique atento que muitos carros 0 km não saem de fábrica com o filtro de cabine.
Visualmente, o filtro também dá sinais de que precisa ser trocado. O equipamento costuma estar localizado atrás do porta-luvas ou sob o painel, conforme modelo e marca. Rasgos ou falhas nas palhetas e acúmulo de partículas de sujeira são visíveis e podem obstruir os poros do papel, o que prejudica o processo de climatização.
É importante também verificar as condições dos dutos do ar-condicionado do carro. Excesso de sujeira acumulada nestas vias podem comprometer também o funcionamento do sistema e seu poder de resfriamento da cabine.
“Com os dutos impregnados por sujeiras e bactérias, o ambiente interno do veículo é contaminado e os ocupantes passam a respirar um ar muito poluído. Além disso, o ar-condicionado pode acabar forçando o trabalho do compressor de ar, gerando também aumento do consumo de combustível”, explica Plinio Fazol, gerente de Marketing e Novos Produtos da Tecfil, fabricante de filtros automotivos.
O acúmulo de impurezas e sujeira também pode afetar o funcionamento do condensador. O equipamento é o responsável por receber o vento e retirar o calor do gás, que é comprimido com o auxílio de um pequeno ventilador, chamado de ventoinha.
Se o condensador está sujo devido a poeiras, folhas ou outras partículas, o fluxo de ar não circula livremente. Isso obstrui o funcionamento da ventoinha e pode impedir ou afetar o resfriamento no interior do carro.
O compressor é a peça que, basicamente, aquece e refrigera o ar. O equipamento tem a função de comprimir o gás refrigerador e o enviar para o condensador, realizando o arrefecimento e, consequentemente, o resfriamento do ar que será jogado dentro do veículo.
Porém,o compressor precisa estar devidamente lubrificado para funcionar em sua plenitude. Caso contrário, o ar-condicionado não irá gelar a cabine com eficácia. Ou seja, desgaste ou falta de manutenção da peça podem representar um dos defeitos comuns no ar-condicionado do carro.
Lembre-se que o compressor pode não estar funcionando por um problema simples. Verifique se o fusível responsável pelo equipamento não está queimado.
Ensinamos como trocar; confira:
Ar-condicionado que não gela e sons tipos de assobios que surgem toda a vez que você liga o sistema podem ser ocasionados por vazamento do gás refrigerante, que tem a função de fazer a troca térmica: absorver calor e o liberar para fora do ambiente. Se há vazamento, o calor permanecerá no espaço e retardará o processo de resfriamento..
O vazamento de gás pode ser diagnosticado pelo próprio motorista de forma simples. Faça uma mistura de água e sabão e passe pela tubulação. Em seguida, ligue o ar-condicionado. Se surgirem bolhas, é sinal de que há pontos com falhas de pressão.
Isso pode ser causado por conexões com folgas, o que demanda reparo mais simples. Porém, se houver furos e rachaduras nos dutos por onde circula o gás, é preciso fazer consertos que podem ser solucionados por soldas ou com a troca da tubulação.
Odores desagradáveis vindos do sistema podem não ser necessariamente um dos defeitos mais comuns no ar-condicionado do carro. Uma sugestão é, antes de levar à oficina, ligar o aquecimento do equipamento na temperatura e velocidade máximas por, pelo menos, 10 minutos. Isso pode dar fim ao cheirinho. Essa prática, por sinal, está prevista no manual do proprietário de muitos automóveis.
Além da troca do filtro, é recomendável fazer a higienização do sistema com regularidade. Concessionárias e oficinas especializadas oferecem esse serviço, que tem preços entre R$ 200 e R$ 450 nas principais capitais do país.
Porém, também é possível fazer a higienização do ar-condicionado do carro na sua garagem. Antes de tudo, é necessário comprar um spray antisséptico aerosol específico para ar automotivo – vendido em e-commerce e também em lojas de autopeças, postos de combustível e supermercados.
Ligue o motor do carro e o ar-condicionado no máximo, com temperatura mínima e o modo recirculação ativado e veja se todas as janelas e portas estão bem fechadas. Aponte o bico para dentro da saída de ar e borrife toda a substância contida na embalagem e deixe agir por 10 minutos. A substância vai limpar e descontaminar todos os dutos e passagens do sistema.
O carro ficou sob o sol escaldante e ao abrir a porta você se sentiu em uma panela de pressão? Para o ar gelar o mais rapidamente possível a cabine, antes de mais nada abra todos os vidros por, pelo menos, um minuto – serve para que o ar quente circule um pouco e diminua aquele “bafo” no interior do veículo.
Depois, acione o motor do carro e ligue o ar condicionado com a recirculação ativada e a uma velocidade um nível abaixo da máxima. Rode por alguns metros com as saídas de ar voltadas para cima para liberar as partículas que ficaram presas no sistema e, assim, dispersar mais rapidamente o ar quente.
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O ar condicionado de meu carro funciona uns 10 minutos e aí para, corta até a ventilação de ar para dentro do carro. Desligo o ar passa um tempinho a ventilação volta, isso é constante. O que pode ser?
O meu derepente parou de funcionar troquei os filtros do ar. tbem
PAROU DE FUNCIONAR DEREPENTE TESTEI TUDO FUSIVEIS TUDO . O QUE DEVE SER.
Porque o ar condicionado do Novo Palio após um período de funcionamento desarma (desliga) e exala mal cheiro
meu carro ligou no painel a luz de alta temperatura de imediato parei o carro e completei o reservatório de agua .
será que vai da algum problema?
Ola tenho uma volkwagen passar de 2010 e tenho reparado que quando ligo o ac po sofagem para quente so do lado do condutor é que sai quente e do lado do penduta sai so frio . Coisa que nunca aconteceu . Quais as possiveis causas obrigado
Obrigado por compartilhar esse conteudo conosco! Como vc contribuiu comigo posivitamente, te convido a conhecer meu artigo sobre ar condicionado, para que voce possa se proteger da onda de calor recente…
Botão de ligar o ar-condicionado está com mau contato N hora liga hora não liga, celta 2010
Devo compra um painel novo , ou tem solução?
Bom dia! Tenho uma Peugeot 5008 de 2017. No passado mês de Agosto, e a meio duma viagem de férias,liguei o ar condicionado, o qual não estava a refrigerar. Para meu espanto, quando reduzi a velocidade para uns 60/70 km/hora, o ar condicionado passou a refrigerar e sempre que passava dessa velocidade deixava de refrigerar. Chegado ao destino, dirigi-me a uma oficina, onde me foi recomendada a recarga do circuito, operação coa qual concordei. Saído da oficina, fiz o respetivo teste, tendo o problema ficado solucionado. No passado domingo, o problema regressou, a baixa velocidade o ar condicionado funciona e quando se acelera, deixa de refrigerar. Alguem me sabe dizer qual poderá ser o problema? Obrigado
Boa tarde Eduardo. Tive o mesmo problema no meu carro, Kia Sportage ano 2014. Fui em duas oficinas e relatei o problema, em ambas o diagnóstico foi defeito no compressor do ar condicionado, deixando de funcionar em rotações mais altas. Realizada a troca do compressor o problema foi resolvido. Mas como no seu caso uma recarga de gás resolveu temporariamente o problema, talvez possa ser algum vazamento no sistema.
Quero saber quando a placa do ar condicionado Automotivo estraga quais são os seu defeito ou problemas que a presenta no sistema
Meu Fiat Punto, o ar condicionado não está gelando, foi descoberto que a bateria está fraca, pode ter alguma influência?
Minha esposa reclama que está com rinite e é por causa do ar condicionado, é verdade? Ou tem algum defeito?
Olá, Ailton. Talvez um processo de higienização do ar-conndicionado, com a troca do filtro, ajude a sua esposa.
Obrigado e boa sorte
Aproveitando o ensejo.
Uma polêmica das grandes com meu carro e seu ar. Quem puder ajudar agradeço.
Tenho um Tempra HLX 1999 há mais de 15 anos e desde que comprei notei que apesar de refrigerar legal, a ventilação é um lixo!
Já fui a N oficinas e nunca ninguém conseguiu resolver o problema, cada um fala uma estória. Uns dizem que tem, outros que esse carro não tem filtro de ar, e daí não sei dizer se tem ou não; porque na internet há vários anúncios de filtro pra esse carro!
Tive também um Honda City e o dono anterior nunca havia trocado, e eu mesmo troquei porque fica logo abaixo do porta luvas. Já no Tempra ali não tem nada, nem no interior do carro há sinal de compartimento do filtro. Pô! O carro que na época era o topo de linha da Fiat, não ter filtro de ar???? Um HLX????
Alguma alma bendita que siga este blog pode me ajudar?
Só fuçando… Passa numa loja de manutenção de ar condicionado e dá uma conversada com o técnico. Nos carros atuais da Fiat, o filtro costuma ficar abaixo do painel, num lugar ruim… Procura entre os pés do motorista e passageiro (pelo lado do passageiro), próximo a parede do motor. Mais ou menos na altura da alavanca de cambio. Muito provavelmente na posição vertical. Deve ter dois parafusos… boa sorte.
Obrigado pela dica amigo.
Filtro de “cabine” na marea e tempra costumam estar no compartimento do motor, próximo a parede corta fogo que separa a cabine do cofre do motor, costuma ser trabalhoso desmontar e trocar.
Ja vi esse papo em alguns fóruns.
Obrigado amigo
Existe modelos de veículos mais antigos que não possuem filtro de ar condicionado. Tive um Santana GLS 1989 que não possuí, inclusive um técnico me falou de outros modelos e marcas que também não possuíam.
Meu conselho para vc e para todos que tem dúvida joga ela no you tube la tem tudo…mas tudo mesmo eu sou muito fã e consegui sanar muitas dúvidas la…boa sorte..
Boa tarde meu amigo.trabalho com ar condicionado a mais de 30 anos. Tempra não tem filtro de ar condicionado.o que acontece é que com o passar dos tempos o evaporador que é uma peça que é igual a um radiador. Com o tempo ele gela descongela criando água e assim tudo de impureza poeira, cabelo e outros tipos de sugeiras vão fechando as aletas e dificultando a passagem do ar. O problema é que pra chegar até ela pra fazer a limpeza adequada dá muito trabalho e não é qualquer um que encara esse problema . tem que procurar um profissional qualificado pra fazer o serviço pra vc. Vlw boa sorte
Obrigado pela dica amigo.
Gostaria que o canal fizesse um comparativo da capacidade de refrigeração dos veículos mais vendidos em nosso mercado. Utilizar um modelo da VW no nordeste, mesmo com a temperatura no frio máximo, sem instalar um insulfilme acima do permitido, é pedir para ficar assado dentro do carro.