Audi A3 Sedan Ambition 2017: lobo em pele de cordeiro

Modelo nacionalizado tem desempenho marcante graças ao motor turbo de 220 cv de potência, mas tração integral faz falta

Por Sérgio Melo 21/06/17 às 13h55
Especial para o AutoPapo

Com visual modernizado, a versão topo de linha do Audi A3 Sedan nacional chega à 2017 pronta para o ataque. O sedã agora conta com faróis mais recortados, como no A4, para-choques dianteiro mais musculoso e esportivo, traseira com duas saídas de descarga e rodas com novo desenho. Mas, apesar de todas as plumas e paetês, falta tração nas quatro rodas.

A boa aceleração do A3 Sedan 2017 – de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos – seria ainda melhor se todas as rodas fossem usadas para despejar a potência no asfalto. Só as dianteiras não dão conta do serviço e em qualquer acelerada mais forte se perde tração e o controle eletrônico toma de você o motor.

Aliás, o motor do A3 Sedan Ambition é um 2.0 TFSI de 220 cv a 4500 rpm e torque 35,7 kgfm a partir de 1500 rpm. A velocidade máxima é de 250 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos.

Audi A3 Sedan Ambition 2017

Consumo do A3 Sedan 2.0

E mesmo esbanjando desempenho, o consumo do A3 Sedan é bastante baixo, nota “A/B” no COMPET com 10,3 km/l na cidade e 12,8 na estrada, exclusivamente a gasolina.

Por dentro tudo igual no A3 Sedan 2017 Ambition, com tela retrátil no centro do painel, assentos em couro, teto solar, ar-condicionado com duas zonas e saída para os ocupantes traseiros, e sistema de entretenimento opcional que permite configuração dos instrumentos em tela digital e conexão para celulares Android e iOS.

Merecem destaque o sistema de comando de voz, que avisa quando o celular conectado dentro do carro está ficando para trás, e o GPS com edificações em 3D. O espaço interno dianteiro é impecável, mas na traseira, apesar de sobra para os joelhos, o teto baixo se torna um incômodo para quem tem mais de 1,80 m de altura. O porta-malas tem boa capacidade de carga: 425 litros.

Audi A3 Sedan Ambition 2017

A suave transmissão de seis marchas e dupla embreagem tem mudanças rápidas e borboletas para trocas sequenciais no volante. O perfil de desempenho pode ser customizado para os modos de economia, conforto ou desempenho – modificando as respostas do motor, direção e transmissão. No modo individual o motorista pode ajustar tudo conforme a sua preferência.

A suspensão do A3 Sedan 2017 manda muito bem no asfalto de boa qualidade, mas nas irregularidades, buracos e quebra-molas é bastante barulhenta. Nas curvas, ótima estabilidade, com o sempre elogiável comportamento da suspensão traseira do tipo Multilink que acompanha fielmente a dianteira e mantém as rodas coladas no chão, diferentemente dos irmãos mais pobres que contam com sistema semi-independente.

Dirigimos uma versão ainda mais potente do A3, a RS3. Confira:

Equipamentos de série do A3 Sedan Ambition 2017

O conteúdo do A3 Sedan Ambition 2017 é bem completo, com destaque para assistente de estacionamento, ajuste elétrico do banco do motorista, controle automático de velocidade adaptativo, sistema start-stop, recuperação de energia cinética e controle de largada.

Na segurança, airbags frontais e laterais dianteiros e de cortina, câmera de ré, controles eletrônicos de estabilidade e tração, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma, assistente de partida em rampas, faróis de xenônio e alerta de mudança de faixa.

Fotos AutoPapo

0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário