Por que a Ford abandonou o câmbio Powershift?

A montadora finalmente desistiu dessa tecnologia

Por BORIS FELDMAN22/06/17 às 13h09

O câmbio Powershift trepida, esquenta e dá outros problemas. Escute aqui:

[TRANSCRIÇÃO]

A Ford já apresentou a nova geração do EcoSport e, entre as novidades mecânicas, o câmbio automático Powershift deu lugar para um outro automático convencional de seis marchas. Por que a substituição?

Porque a Ford, no mundo inteiro, cansou de tantos problemas no Powershift e decidiu eliminá-lo de todos os seus modelos. No Brasil, o primeiro foi o EcoSport. Entretanto, ele ainda será mantido no Focus e no Fiesta até que esses dois modelos passem para uma nova geração.

Foram tantos problemas, que aqui no Brasil ele ganhou o apelido de powershit. Os principais são a dificuldade de passar marchas, trepidações ao arrancar, e ele esquenta tanto que às vezes acende um alerta no painel: “Pare o carro e espere o câmbio esfriar”.

A Ford já fez um recall dos carros com Powershift, já estendeu a garantia da caixa, mas a solução definitiva será mesmo sua substituição por um outro câmbio mais bem projetado.

câmbio powershift ford fiesta 1.0

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

10 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Bárbara 28 de fevereiro de 2018

    O meu era um Focus Titanium 2015 e deu problema no câmbio aos 10mil km. Fez recall mas o problema voltou a aparecer. Resultado: vendi o carro a preço de banana.

  • Antonio 26 de fevereiro de 2018

    Hoje em dia não se pode confiar em tudo que se lê na internet. A concorrência lança as notícias falsas (fake news) que acabam alcançando grandes dimensões. O que ocorreu com este câmbio, foi uma remessa que veio do México em 2014 e a Ford já fez o recall resolvendo este problema dos carros que apresentaram este defeito.

    • Divina Borges 27 de julho de 2018

      Não foi remessa nenhuma, o câmbio não presta, meu carro e 2015/2016 e o câmbio já foi trocado por 03 vezes, tiro no pé com esse câmbio automatizado, câmbio e CVT o resto é o resto.

  • Antonio 26 de fevereiro de 2018

    Tenho um New Fiesta 2016, 30.000 km e nunca tive problemas com com este câmbio. Não trepida, não esquenta e anda muito. Carro muito bom em todos os sentidos.

  • Kelber 22 de fevereiro de 2018

    Concordo

  • Jeferson 14 de fevereiro de 2018

    Mecânicos no youtube descobriram que o problema deste câmbio era não manter o pé no freio em trânsito pois assim a embreagem ficava colada e superaquecia,será ?

    • Divina 27 de julho de 2018

      Nunca, defeito e que não presta mesmo.

  • Fernando Martins 19 de janeiro de 2018

    Tenho um Fiesta SEL 2017 com Power Shift que atualmente está com 18.800 km e nunca apresentou esse tipo de defeito. Rodo tranquilamente sem qualquer trepidação ou aquecimento do trem de força! Acredito que tenham reparado os erros do projeto anterior!

  • Joaquim padilha 14 de janeiro de 2018

    O vídeo não rodou não a opinião

  • Marcelo 14 de janeiro de 2018

    Meu New Fiesta PowerShift fez recall na FORD e na verdade nunca deu problemas. Usar termos chulos como “PowerShit” não condiz com um repórter automotivo de boa reputação.

Deixe um comentário