Por que a Ford abandonou o câmbio Powershift?

A montadora finalmente desistiu dessa tecnologia

Por Boris Feldman22/06/17 às 13h09

O câmbio Powershift trepida, esquenta e dá outros problemas. Escute aqui:

[TRANSCRIÇÃO]

A Ford já apresentou a nova geração do EcoSport e, entre as novidades mecânicas, o câmbio automático Powershift deu lugar para um outro automático convencional de seis marchas. Por que a substituição?

Porque a Ford, no mundo inteiro, cansou de tantos problemas no Powershift e decidiu eliminá-lo de todos os seus modelos. No Brasil, o primeiro foi o EcoSport. Entretanto, ele ainda será mantido no Focus e no Fiesta até que esses dois modelos passem para uma nova geração.

Foram tantos problemas, que aqui no Brasil ele ganhou o apelido de powershit. Os principais são a dificuldade de passar marchas, trepidações ao arrancar, e ele esquenta tanto que às vezes acende um alerta no painel: “Pare o carro e espere o câmbio esfriar”.

A Ford já fez um recall dos carros com Powershift, já estendeu a garantia da caixa, mas a solução definitiva será mesmo sua substituição por um outro câmbio mais bem projetado.

câmbio powershift ford fiesta 1.0
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
22 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    FABIO 10 de julho de 2019

    Tenho um Ford Focus Sedan 2015, excelente carro,mais infelizmente deu problema no cambio powershift, o meu foi rapido, comecou nesta quinta feira dia 04, já na sexta feira não conseguia rodar mais, toda hora aparecia a msg de aquecimento na transmissão, perda de potência, em pleno movimento a marcha sumia e por ultimo, comecei a ter dificuldade para ligá lo. gracas a Deus fui na concessionaria Ford em campo grande, RJ, e meu carro está na garantia de troca de embreagens que é valida ate 05 anos ou 160mil km e transmissão e módulo que a garantia é de 10 anos sem limite de kilometragem.
    Me deram um prazo de 15 a 30 dias para devolução, estou aguardando o contato do garantista da Ford, pois é o único que pode colocar dificuldade no reparo.
    assim que finalizar esse processo eu informo a todos.

  • Avatar
    Patenas 18 de maio de 2019

    Tenho um Focus Titanium plus 2016 e com 43000, o carro é excelente, anda muito, quanto ao câmbio não tive problemas ainda mas está na garantia, até agora só ouço falar de problemas..

  • Avatar
    Carlos Alberto Schneider 13 de maio de 2019

    o meu é um Focus Titanium plus 2016 e começou a trepidar a embreagem. ouvi muitos internautas e então vi uma sugestão que me pareceu ter certa lógica- aí vai – o cambio é bem forte como vi em vários videos, mas é muito sensivel, feito na Europa aonde tem gasolina boa, boas estradas, etc. foi me recomendado usar gasolina aditivada e desativar o controle de tração, que é muito facil de fazer no computador de bordo, em assistência ao motorista. o carro mudou de comportamento , agarra no chão e não está trepidando. Outra dica boa é usar o modo esporte em transito pesado , no manual , aí não fica mudando de primeira para segunda evitando o acoplar e desacoplar. meus amigos, até o momento tá funcionando. boa sorte a todos!!! espero ter ajudado
    P.S.: sou motorista há muitos anos e nunca precisei de controle de tração – muita frescura!!!

  • Avatar
    Emerson 13 de maio de 2019

    kkkkkk, muito preguiçoso mesmo

  • Avatar
    Luiz 13 de abril de 2019

    Comprei um focus com cambio powrshift 2012 toda vez que pego estrada passa raiva exelente carro mais tripida muito estou brigando com a concessionária pelo concerto pois ja pequei o carro com esse poblema

  • Avatar
    Lucas 20 de fevereiro de 2019

    Comprei o Focus Titanium 2019 e estou satisfeito com o carro e com o câmbio. Nenhum problema e trocas suaves. Se der problema um dia, vendo e compro um Audi A4. Sem estresse.

  • Avatar
    Fabio luis de oliveira freitas 20 de fevereiro de 2019

    Fato pra quem tem e nunca deu ploblema ótimo porém venda o mais rápido possível esse carro e troque pois daqui dois ou três anos quem pagou 50 vai vender por 20 fato .

  • Avatar
    Fernando 20 de janeiro de 2019

    Será que a ford disponibilizara esse cambio para que se possa substituir o powershift nos carros de 2014 ate 2018 com cuato menor? Ou ate mesmo um cambio manual de 6 marchas que seria ate melhor nesse motor 2.0

  • Avatar
    Paulo 30 de outubro de 2018

    tenho um 2016/17, na revisão dos 80.000 km falaram que deveria trocar a embreagem, não fiz a troca e esta ate agora funcionando perfeitamente ate agora que esta com 117000 km

  • Avatar
    Lucas 11 de outubro de 2018

    o meu focus 2015 com 110 mil Km rodados e comprei com 91 mil km e já tinha feito recall a antiga dona, e com a graça de Deus até hj n deu problema n trepida como falam e todos, mas todos os mecânicos que levo dizem q é uma nave e eu tbm acho, anda muito, pode ser o proprietário que não sabe cuidar, um cupim de carro.

  • Avatar
    Bárbara 28 de fevereiro de 2018

    O meu era um Focus Titanium 2015 e deu problema no câmbio aos 10mil km. Fez recall mas o problema voltou a aparecer. Resultado: vendi o carro a preço de banana.

  • Avatar
    Antonio 26 de fevereiro de 2018

    Hoje em dia não se pode confiar em tudo que se lê na internet. A concorrência lança as notícias falsas (fake news) que acabam alcançando grandes dimensões. O que ocorreu com este câmbio, foi uma remessa que veio do México em 2014 e a Ford já fez o recall resolvendo este problema dos carros que apresentaram este defeito.

    • Avatar
      Divina Borges 27 de julho de 2018

      Não foi remessa nenhuma, o câmbio não presta, meu carro e 2015/2016 e o câmbio já foi trocado por 03 vezes, tiro no pé com esse câmbio automatizado, câmbio e CVT o resto é o resto.

  • Avatar
    Antonio 26 de fevereiro de 2018

    Tenho um New Fiesta 2016, 30.000 km e nunca tive problemas com com este câmbio. Não trepida, não esquenta e anda muito. Carro muito bom em todos os sentidos.

  • Avatar
    Kelber 22 de fevereiro de 2018

    Concordo

  • Avatar
    Jeferson 14 de fevereiro de 2018

    Mecânicos no youtube descobriram que o problema deste câmbio era não manter o pé no freio em trânsito pois assim a embreagem ficava colada e superaquecia,será ?

    • Avatar
      Divina 27 de julho de 2018

      Nunca, defeito e que não presta mesmo.

  • Avatar
    Fernando Martins 19 de janeiro de 2018

    Tenho um Fiesta SEL 2017 com Power Shift que atualmente está com 18.800 km e nunca apresentou esse tipo de defeito. Rodo tranquilamente sem qualquer trepidação ou aquecimento do trem de força! Acredito que tenham reparado os erros do projeto anterior!

  • Avatar
    Joaquim padilha 14 de janeiro de 2018

    O vídeo não rodou não a opinião

    • Avatar
      João do Saco 15 de dezembro de 2018

      Então leia seu animal!

  • Avatar
    Marcelo 14 de janeiro de 2018

    Meu New Fiesta PowerShift fez recall na FORD e na verdade nunca deu problemas. Usar termos chulos como “PowerShit” não condiz com um repórter automotivo de boa reputação.

    • Avatar
      Emerson 21 de janeiro de 2019

      Então você deve ter sido um sortudo proprietário. Meu Fiesta deu problema perto dos 15K, além da demora na concessionária. Se a própria Ford decidiu abandonar o câmbio, e dada minha experiência com o carro, é um powershit, sim.

Avatar
Deixe um comentário