Autoclásica 2019: Delage de 1932 é o carro clássico vencedor
Francês do período entre guerras levou o troféu de best of show - juízes consideraram "beleza e harmonia de linhas únicas"
Francês do período entre guerras levou o troféu de best of show - juízes consideraram "beleza e harmonia de linhas únicas"
A Autoclásica 2019 ocorreu em Buenos Aires (Argentina) entre os dias 11 e 14, sendo o maior evento de motos e carros clássicos da América do Sul. Ele acontece desde 1998, organizado pelo Clube de Carros Clássicos da Argentina (CAC).
Nesta 19ª edição, o destaque ficou por conta de marcas aniversariantes, que fizeram exposições no local.
Uma delas foi a Citroën, que em 2019 está celebrando seu centenário. Para celebrar a data, a fabricante francesa montou um estande de 900 m² na Autoclásica 2019 para exibir cerca de 20 modelos que recontam seus 100 anos de história.
Ao mesmo tempo, outra marca também comemorou o centenário, a inglesa Bentley. Para ela, o evento reuniu modelos icônicos produzidos entre 1924 e 1972.
Por fim, a fabricante de carrocerias italiana, Zagato, também chegou aos 100 anos de existência. Sua celebração envolveu a exposição de carros icônicos na Autoclásica 2019 que representam o trabalho que o estúdio produziu durante sua existência.
Contudo, no último dia do evento, conhecemos o maior destaque: o resultado da avaliação do carro mais elegante do evento – ou best of show.
Este ano, o vencedor do “concurso de elegância” do evento foi o francês Delage D8 Body Gallé de 1932. O modelo, do período entre guerras, carrega um motor 4.0 de 8 cilindros em linha, resultando na dianteira alongada, característica que compartilha com outros modelos da época.
Ele é capaz de desenvolver 102 cavalos de potência na versão D8 Normale, e 120 cv na D8 S.
Também como era típico do período, o veículo era vendido como um chassi motorizado, mas sem a carroceria. Ela era encomendada, separadamente, de uma oficina especializada à escolha do freguês. Haviam muitos estúdios dedicados ao trabalho de fazer carrocerias como esta, que equipa o best of show da Autoclásica 2019.
No caso do Delage vencedor, ela foi feita por Henri Chaprón, de Paris.
Segundo os juízes do concurso, o carro foi eleito como o melhor por “ter uma beleza e harmonia de linhas únicas, expor um estado de preservação e restauração ótimo, representar uma marca que teve presença forte na história do automóvel, trazer uma história pessoal importante e exibir antiguidade suficiente para o tornar um verdadeiro clássico através das eras”, segundo reportou o site argentino Autocosmos.
Na segunda posição, ficou uma Ferrari 250 Spider GT de 1959, enquanto um Packard 740 de 1930 ficou na terceira. O Autoclásica 2019 também premiou motocicleta, com a BMW R 17 de 1936 sendo contemplada com a primeira posição.
Fotos Autoclásica | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |