Volkswagen Polo Highline 200 TSI: avaliação completa
Modelo cresceu e está mais confortável; desempenho do motor 200 TSI e comportamento dinâmicos são destaques do hatch
Modelo cresceu e está mais confortável; desempenho do motor 200 TSI e comportamento dinâmicos são destaques do hatch
O novo Polo cresceu em comprimento, largura e entre-eixos. Apenas a altura foi reduzida em relação ao modelo anterior. Linhas da carroceria são limpas, com vincos no capô e laterais bem ao estilo atual da marca alemã.
Pela maior largura, o carro parece rebaixado, rente ao chão, apesar de o modelo brasileiro ter dois centímetros a mais de altura do solo em relação ao modelo europeu. Para-choque dianteiro com entrada de ar maior difere do modelo europeu. E parece maior do que é.
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O carro é elegante, bem equilibrado, apesar de a traseira guardar semelhança com a do Gol. Sob o para-choque traseiro há um aplique na cor preta para levantar visualmente a carroceria – 200 no logotipo traseiro é o valor do torque em Newton Metro, equivalente a 20,4 kgfm.
Construído sobre a nova arquitetura MQB (Matriz Modular Transversal), com aços de ultra e alta resistência, o novo Polo obteve nota máxima em segurança na proteção aos adultos e crianças. Também “gabaritou” na proteção para pedestres. E empata com o up! no menor custo de reparação medido pelo Cesvi.
O Polo Highline vem com airbags laterais nos bancos dianteiros, além dos frontais obrigatórios. Não faltam controles de tração e de estabilidade na versão topo, além de bloqueio de diferencial. Entre os muitos recursos, há sistema que aproxima pastilhas de freio para secá-las.
O interior do novo Polo segue as linhas da carroceria, nada de rebuscamento. O painel central de plástico duro não tem reentrâncias, com entradas de ar discretas e aplique voltado para os ocupantes na cor cinza em toda a extensão, mas de boa aparência e montagem cuidadosa.
Por ser de material brilhante, reflete nos olhos do motorista e ocupante da frente conforme a posição do sol. Não há rebarbas. Encaixes são caprichados, como na junção entre as forrações da coluna A (dianteira) e do teto.
Incomoda não ter alça para os passageiros na parte superior do teto na versão topo de linha Highline. De acordo com a Volkswagen, os grandes puxadores da portas realizam a função.
Espaço interno do Polo é bom e acomoda quatro ocupantes com conforto, mas assento traseiro mais comprido apoiaria melhor as pernas. Lá atrás, há apoio de cabeça e cintos de três pontos para todos.
Bancos dianteiros têm boa anatomia. Falta a regulagem lombar, que todo carro deveria ter, pois diminui cansaço em percurso longo. Acesso fácil ao interior para entrar e sair. Comando recuado dos vidros na porta do motorista e a tampa do porta-luvas aberta sobre a perna do ocupante são deslizes em ergonomia.
Porta-malas do novo Polo é bem dimensionado, de 300 litros de capacidade, tem aproveitamento horizontal e é fácil de arrumar. Peca pela falta de puxador para abrir a tampa. Abre-se por meio de comando interno ou na chave.
O painel digital só aparece na versão Highline do Polo e possibilita três configurações. Está incluído nele o importante termômetro de temperatura do líquido de arrefecimento do motor, que vem sendo substituído pela simples luz espia na maioria dos carros. Essa sempre acende depois de o motor ter ido para o beleléu.
Também avaliamos a versão top de linha do Virtus, sedã do Polo:
O motor 1.0 TSI proporciona ótima dirigibilidade. Os 20,4 kgfm de torque fazem o Volkswagen Polo retomar a velocidade rapidamente. É ágil nas ultrapassagens. Acelerações boas e empolgantes. Vai muito melhor com álcool pelos 12 cv a mais.
Coluna de direção com ajustes de distância e altura facilita encontrar a posição de dirigir. Volante de boa pega agrupa alguns comandos e borboletas para troca manual.
Direção do novo Polo é bem calibrada e com sensibilidade suficiente para tornar o ato de dirigir prazeroso. Motorista sente o carro. Entretanto, o diâmetro de giro muito grande (11,6 metros) exige manobrar mais em espaço reduzido.
O câmbio automático de seis marchas Tiptronic, com função esportiva (S) em que as marchas são trocadas em rotação mais elevada, faz trocas rápidas, mas, às vezes, ocorre tranco entre a primeira e a segunda marcha. Reduz a marcha conforme velocidade e pressão no pedal de freio.
O novo Polo desliza no asfalto, contorna curvas com inclinação mínima da carroceria. Suspensão muito bem acertada. O senão na versão testada é o pneu de perfil 50 (opcional) e roda aro 17”. Sobre calçamento irregular ocorre transferência para o interior, gerando ruídos. Pneu de perfil baixo destoa de piso irregular. Não é recomendável.
Estão disponíveis ainda pneus de medida 195/55 aro 16” para versões com motor turbo e 185/65 aro 15” para aquelas com motores aspirados 1.6 e 1.0. A diferença é de dois centímetros de borracha a mais no conjunto roda/pneu 65 diante do de 50. Isso explica a diferença de conforto.
Farol ilumina bem, mas facho é curto, obrigando lampejar o alto para enxergar à frente. O capô tem duas travas em vez de uma central como na maioria dos carros e as rodas são fixadas por cinco parafusos em vez dos quatro habituais.
Qualidade de construção, segurança e dirigibilidade são os principais atributos do Volkswagen Polo. Para os adoradores do mundo digital, há sistema infotainment Discover Media com tela de oito polegadas e espelhamento de smartphone com Apple CarPlay e Android Auto, navegação, que pode ser exibida em tela 10,25 polegadas, comando de voz, Bluetooth, além das entradas USB, inclusive no banco traseiro.
O Polo Highline tem preço sugerido de R$ 69.190, e com todos os opcionais, R$ 74.790. Sistema de frenagem automática pós-colisão, abertura e fechamento de portas sem chave, detector de fadiga, são alguns dos opcionais.
Ficha técnica | VW Polo Highline |
---|---|
Motor | três cilindros em linha, 999 cm³, turboflex, |
Potência | 128 cv (álcool)/116 cv (gasolina) a 5.500 rpm |
Torque máximo | 20,4 kgfm (a/g) de 2.000 a 3.500 rpm |
Transmissão | tração dianteira e câmbio automático de seis marchas |
Direção | tipo pinhão e cremalheira com assistência eletromecânica |
Freios | disco ventilado na dianteira, e sólido na traseira |
Suspensão | dianteira, independente, do tipo McPherson, barra estabilizadora; traseira, eixo de torção |
Rodas/pneus | 6,5×17”de liga leve/205/50R17 |
Peso | 1.147 kg |
Carga útil (passageiros + bagagem) | 433 kg |
Dimensões (m) | comprimento, 4,05; largura, 1,75; altura, 1,47; distância entre-eixos, 2,56 |
Porta-malas | 300 |
Tanque | 52 |
Velocidades máximas | 192 km/h (a)/187 km/h (g) |
0 a 100 km/h | 9,6 s (a)/10,1 s (g) |
Consumo (km/l) | cidade, 11,6 (g)/8 (a); estrada, 14,1 (g)/9,8 (a) |
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