BMW i3 Rex Full: como é dirigir o elétrico de luxo

Dependendo do tipo de percurso, a autonomia do pequenino modelo germânico pode chegar a 130 km sem gastar 1 litro de gasolina sequer

Por Sérgio Melo 28/02/17 às 10h25
Especial para o AutoPapo

Há muito tentamos imaginar como será o carro do futuro ideal. Entre seus predicados, o veículo teria de ser ecossustentável, ágil na cidade, fácil de estacionar, ser razoavelmente espaçoso e também, claro, voar. Excetuando o último quesito, o elétrico BMW i3 apresenta hoje todos os pré-requisitos de um bom modelo do amanhã.

Dependendo do tipo de percurso, a autonomia do BMW i3 pode chegar a 130 km. Nas descidas, desacelerações e frenagens o motor elétrico funciona como um gerador, convertendo a energia cinética em carga para as baterias.

Para maior eficiência, ao aliviar o acelerador o sistema de recuperação do i3 entra em ação. Ao tirar por completo a força do pedal a atuação se intensifica ao máximo.

BMW i3 Rex Full 2014

Ainda não existem muitos pontos de recarga para apoio nas estradas e dentro do circuito urbano no país, e isso é um problema. Como solução paliativa, o i3 conta com sistema extensor de autonomia.

O sistema é composto por um motor de scooter BMW movido a gasolina instalado sob o porta-malas traseiro, conectado a um gerador auxiliar, entra em ação quando a carga se torna muito baixa e segura as pontas por mais uns 100 km.

No entanto, vale frisar que o BMW i3 continua 100% elétrico — o sistema só fornece eletricidade para as baterias, não movimenta o veículo.

BMW i3 Rex Full 2014

Recarga do BMW i3

A recarga normal do BMW i3 pode ser feita em tomadas elétricas convencionais e levar entre 8 e 16 horas para ser realizada, dependendo da voltagem.

Quem quiser mais rapidez pode comprar uma estação de carregamento rápido e instalar em sua vaga de garagem (por cerca de R$ 7.500). Dessa maneira o tempo é reduzido para pouco mais de três horas.

Alguns shoppings têm essas estações e a recarga pode ser realizada enquanto se dá um passeio.

Fazendo as contas, pelas informações de rendimento apresentadas no computador de bordo e com base no preço da energia elétrica de nosso país, incluindo-se taxas, o quilômetro rodado sai por mais ou menos a metade do que custa rodar no 1.0 mais econômico disponível em nosso mercado. Apenas para ilustrar, é como se o BMW i3 fizesse uns 35 km/l de gasolina em percurso misto.

BMW i3 Rex Full 2014

Desempenho do i3

A comparação com os 1.0 convencionais se restringe apenas ao consumo, pois o i3 tem desempenho de gente grande. São 170 cv de potência e 25 kgfm de torque em qualquer rotação.

O BMW i3 tem apenas uma marcha, que vai aumentado a rotação das rodas à medida que se acelera sem o mínimo solavanco ou interrupção. O conforto surpreende.

Com bom espaço para as pernas e cabeças tanto na frente quanto atrás, o BMW i3 oferece melhor acomodação que os compactos líderes de vendas em nosso mercado. Vale destacar que o assento traseiro foi concebido para apenas duas pessoas.

BMW i3 Rex Full 2014

Nas versões Rex, e Rex Full, que acrescenta câmera de ré, sensores de estacionamento, auxiliar de estacionamento e rodas maiores, o i3 é comercializado em preços promocionais: R$ 159.950 e R$ 179.950, respectivamente.

Isso se dá porque as unidades atualmente disponíveis são ano/ modelo 2014/ 2015. Quando estiver à venda a versão 2017, que, já se sabe, virá com pequenas alterações estéticas, o modelo não irá sair por menos de R$ 200 mil.

Fotos BMW | Divulgação

0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário