Lubrificante feito com óleo reutilizado? Freio motor perigoso?

Assista ao vídeo! Boris Feldman responde perguntas sobre retroque de pintura, pneus run flat, sistema start-stop e carbonização de bicos injetores

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Boris Feldman (dir.) responde às dúvidas dos leitores (imagem: AutoPapo)
Por AutoPapo
Publicado em 15/04/2021 às 18h15
Atualizado em 14/06/2024 às 15h29

Você tem dúvidas? Boris Feldman responde! Toda semana, o jornalista e engenheiro responde as perguntas enviadas por vocês pelo email borisresponde@autopapo.com.br. Participe e se inscreva no nosso canal no YouTube e nos siga em nossas redes sociais (Facebook e Instagram).

Abolição do pneu run flat?

O pneu run flat não deve ser abolido no Brasil: o que se deve fazer é tornar obrigatório o estepe em todos os carros com esse tipo de pneu. Que tal? (José Carlos Neves)

Lubrificante é feito com óleo reutilizado?

É verdade que todo óleo lubrificante produzido no Brasil é constituído de 25% de óleo reutilizado? (Marcel Santos)

Uso do freio motor no trânsito urbano

Boris, você recomenda o uso do freio motor em tráfego urbano? Não seria perigoso, já que o carro vai desacelerar sem acionar as luzes de freio? (Diogo Freitas)

Rodar com o pisca-alerta ligado

Por que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é tão veemente em proibir o acionamento do pisca-alerta com o veículo em movimento? Aqui, em São Paulo, quase todos acionam esse equipamento para evitar acidentes. (Bruno Rezende)

Carro repintado

Quando eu estava vendendo o meu carro, alguns candidatos a comprador me perguntaram se a pintura já havia sido retocada. A pintura retocada provoca algum problema? (Samuel Colares)

Carbonização dos bicos no motor flex

Os veículos flex são menos propensos à carbonização dos bicos injetores? É interessante abastecê-los regularmente com etanol ou o sistema flex garante proteção contra a carbonização? (Rafael Bortoluze)

Sistema start-stop

Aprendi que as primeiras rotações, quando se liga o motor, são as que mais causam desgaste. Nos motores que têm o start-stop, existe algum sistema para compensar esse momento crítico? (Cláudio Dias)

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3 Comentários
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Ingo Blankensteyn 16 de abril de 2021

Pergunta: por que não há veículos 1.0 com câmbio automático? Há alguma restrição de ordem técnica ou apenas e tão somente fatores econômico/financeiros ( custos ) nesta limitação???

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Sir.Alves 17 de abril de 2021

Olá Ingo,
Existir… existe, mas o único 1.0 automático sem turbo(chama-se motor aspirado) que eu lembro é o Kia picanto.(nem sei se ainda é ofertado), agora, em contrapartida, existiem vários 1.0 turbo dos quais Chevrolet e VW e Hyundai são as principais a ofertar nacionalmente. Observe que motor 1.0 aspirado não consegue ter muita força para instalação de um caixa at tradicional( com conversor de torque) devido a falta de torque que estes pequenos 1 litro em media oferecem em detrimento ao peso do veiculo, neste caso, entre 8 e 10 kgfm o que limita e muito o peso final do veiculo.

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Ingo Blankensteyn 18 de abril de 2021

Muito obrigado pela pronta resposta e esclarecimento.
Abraço

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