Buggy elétrico da Volkswagen, ID Buggy faz aparição em Pebble Beach
Marca expôs o conceito mais exótico de sua futura família de elétricos e, ao contrário do que se pensa, ele pode vir a ser produzido
Marca expôs o conceito mais exótico de sua futura família de elétricos e, ao contrário do que se pensa, ele pode vir a ser produzido
A Volkswagen está aproveitando o evento automotivo de Pebble Beach para colocar seu buggy elétrico em movimento pela primeira vez. O ID Buggy faz parte da futura família de elétricos da marca, embora ainda não se saiba se chegará a ser produzido.
O modelinho exótico foi apresentado, pela primeira vez, no Salão de Genebra, em março. Contudo, na ocasião, ele ainda não estava pronto para rodar.
Agora, em Pebble Beach, será possível ver o buggy elétrico em movimento. O diferencial do modelo dispensa explicação: ele remete aos clássicos buggies, que também fizeram sucesso no Brasil.
O veículo de praia nunca foi produzido oficialmente pelas grandes marcas, mas era adaptado em cima de veículos delas. Muitas vezes, a base utilizada era o Fusca.
Agora, a alemã parece estar querendo dar continuidade a essa tradição global. Como explica, o buggy elétrico pode ser alterado por “start-ups” para se transformar em diversos tipos de veículos customizados.
O motor do buggy elétrico entrega 204 cavalos de potência, e torque de 32 kgfm. Com ele, o pequenino alcança 100 km/h em 7,2 segundos, com velocidade máxima de 160 km/h, eletronicamente limitada.
A bateria tem capacidade de 62 kWh, um número acima da média de carros elétricos que já são vendidos, que costuma ser de 40 kWh. Com ela, o veículo tem autonomia de 250 quilômetros em ciclo WLTP.
Na cabine, tudo foi pensado para um veículo que vive na praia. O modelo conta com materiais à prova d’água, como revestimentos em couro Nappa que repele a substância. O cluster é digital e sensível ao toque, mantendo o número de botões no painel a um mínimo.
Apesar da proposta de ser usado como base por empresas de customização, existe uma pequena possibilidade de que o ID. Buggy chegue às linhas de montagem.
Em uma entrevista ao site americano Motor Trend em março, o CEO da Volkswagen, Herbert Diess, deu esperanças ao modelo. De acordo com ele, a alemã não tinha planos de voltar a reinventar o Fusca no futuro.
Contudo, o mais próximo dele seria o ID. Buggy, segundo o executivo.
A família ID da Volkswagen conta com diversos conceitos que têm destino certo nas fábricas. Inclusive, o primeiro deles, hatch ID.3 já está em pré-venda na Europa desde maio.
Fotos Volkswagen | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |