Colocar o câmbio automático no neutro ameniza consumo e desgaste?
Quando você para em um congestionamento ou no sinal vermelho em um carro com câmbio automático, você coloca no neutro?
Quando você para em um congestionamento ou no sinal vermelho em um carro com câmbio automático, você coloca no neutro?
O câmbio automático, antigamente um tabu, está só ganhando mais e mais adeptos, a ponto de que agora, no Brasil, já se está vendendo mais carros automáticos do que manuais. Quem diria, hein? E eu disse outro dia, aqui no AutoPapo, que quando você para em um congestionamento, ou no sinal vermelho no semáforo com o câmbio automático, fica a dúvida: deixo no drive ou jogo no neutro?
E eu disse o seguinte: Se quiser jogar no neutro, pode, é até bom. E muitos me contestaram falando: “Não, mas é que deixa de haver a lubrificação da caixa”. Não é bem assim!
E tanto não é bem assim que eu quero que vocês, que me contestaram, me expliquem uma coisa: por que que vários câmbios automáticos, quando você para por qualquer motivo, sem você mexer na alavanca, ele mesmo joga no neutro, sem você perceber, e quando você acelera ele volta para o drive? Por que tudo isso?
Porque quando ele está no drive com o carro parado há uma tendência do carro de andar, você tem até que frear. Isso significa que você está aumentando desnecessariamente o consumo, aumentando o desgaste do conversor de torque e de outros componentes do câmbio automático.
Por isso tudo, se você parou em um sinal de trânsito, parou no congestionamento e quer deixar em drive, deixa em drive. Você fica mais confortável se jogar no neutro? Põe no neutro.
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Cambio aisin troca ou não óleo 50 mil
Boa tarde, Valter! Tudo bem? Veja se essa matéria te ajuda. Abraços!!
https://autopapo.uol.com.br/noticia/oleo-de-cambio-nunca-troca/
Boa tarde a todos, acabei de adquirir um civic g9 e é meu 1° carro com câmbio automático, gostaria de saber se posso, pra guardar meu carro na garagem ou retirá-lo, colocar na posição “N” deixando ele ligado, ou devo colocar no “P”? Desde já agradeço!
Quais carros passam sozinho para o neutro?
Dos que já tive e que tenho certeza, só a Zafira. Para mim, parece óbvio que, deixar o carro forçando para andar e você segurando no freio, causa desgaste no conversor de torque.
Concordo com o Bóris eu sempre coloco o câmbio no Neutro quando paro no semáforo.
Errado. O correto é no D. Porque ao parar no semáforo vc pisa no freio e deixa no D, e ao pisar no freio manda sinal na alavanca do câmbio e o motor desacopla do câmbio
Andando com o carro numa descida’ posso colocar a posição N?
Olá, Pedro Lessa. Tudo bem?
Em uma descida, não se deve colocar o câmbio em N. O ideal, inclusive, é usar o freio motor.
Obrigado e abraço
Completamente sem nexo a matéria
“Qual séria a vantagem de se ter um câmbio automático que toda vez que se para no sinaleiro é preciso bater alavanca”
Se você tem tanta preguiça assim de fazer uma simples batida pra neutro, compra um carro todo automatizado da volvo ou contrata um motorista… mas quanta preguiça
Concordo plenamente! Tenho uma HR-V e a Honda recomenda manter na posição “D” o tempo todo (a não ser que seja necessário a intervenção do Motorista). Se o câmbio é automático não faz nenhum sentido usar o “neutro” o tempo todo no trânsito! Inclusive acredito que pode ocorrer um desgaste precoce o uso constante da alavanca de comando do câmbio automático.
E melhor dar dois toques na aliança do que ficar 4 ou 5 minutos com o pé no freio, segurando para o carro não andar…
Meu carro é equipado com o sistema GSM que “desliga” o carro qdo parado. Isso causa problema? Antigamente tínhamos um ‘motor de arranque’ quando se tira o pé do freio o carro meio que liga novamente. Isso pode causar dano?
Pois queria saber exatamente isso….meu câmbio é automático, da psa at6, pois quando paro no semáforo, se estiver no sequencial, ele fica vibrando, o que não acontece no D. Mas isso me leva a ficar na dúvida se devo colocar em N…..
Boa noite a todos…Tenho um Taurus 1997 Americano .Um carro pesado por sinal .Mas muito bom… Devo ou n devo colocar no neutro em paradas como sinais vermelhos ou trânsito forte..?E eu sinto que ele tá dando uns trancos na hora que muda a marcha. Me disseram que teria que trocar o óleo do câmbio que esses trancos param… Verdade isso?
Boris, bom dia. A minha dúvida é a seguinte: tenho uma Spin LTZ automática e a minha dúvida é, se quando eu estiver em alta velocidade, com o câmbio automático possivelmente em 5ª marcha, se posso passar DIRETO para a posição “M” que o câmbio irá cair direto na posição M5, ou se tenho que usar a condição “M” apenas quando for sair com o carro parado e ir aumentando as marchas manualmente de forma gradativa?
Olá, José Oswaldo.
Pode passar para o modo sequencial a qualquer momento.
Obrigado e abraço.
Pra que serve um câmbio automático se é preciso ficar mexendo nele? Se tem essa necessidade de pegar no câmbio, compra um manual.
Obrigado pelo texto
Que texto mal escrito… Sem sentido… Com erros ….
Incrível… Estou bloqueando esta fonte para não receber mais….
Perfeito. Se muitos câmbios passam para o neutro mesmo com a alavanca em D, é porque o certo é N mesmo. Além do mais, para que isso aconteça, você tem que ficar com o pé no freio. Se o carro não tiver este recurso de mudar para o N mesmo com a alavanca em D, fica forçando o conversor de torque. Essa história de que não lubrifica a caixa é besteira, o carro está em funcionamento, ela está toda lubrificada. E você não vai ficar muito tempo sem voltar a alavancao para o D. Sou PCD é só tive carros automáticos há 30 anos. Tenho um Chevette automático 1986 desde 1991.
Tem toda razão amigo essa foi a melhor resposta fecho contigo, muita dúvida das pessoas não é bom e acreditam em tudo que falam