Quase extinto, câmbio automático de 4 marchas sai de linha na Renault
Agora, apenas Toyota, Caoa Chery e Suzuki ainda insistem na ultrapassada transmissão de apenas quatro velocidades
Agora, apenas Toyota, Caoa Chery e Suzuki ainda insistem na ultrapassada transmissão de apenas quatro velocidades
Obsoleto, o câmbio automático de quatro marchas, conhecido simplesmente como AT4, ainda sobrevive em alguns automóveis, como já mostrou levantamento do AutoPapo. Porém, de lá pra cá, foi abandonado por mais um fabricante: a Renault. A marca francesa oferecia esse item nas versões top de linha do SUV Captur e da picape Oroch. Tais configurações, contudo, saíram de linha.
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Tanto o Captur quanto a Oroch com câmbio automático de quatro marchas sumiram do site da Renault. O AutoPapo entrou em contato com concessionários, que confirmaram que essas versões saíram de linha. No SUV, a transmissãoAT4 equipava apenas a versão Intense. Já no caso da picape, era um equipamento opcional da configuração Dynamique.
Em ambos os modelos, o câmbio AT4 vinha sempre associado a um motor 2.0, capaz de desenvolver 148 cv de potência com etanol e 143 cv com gasolina. Agora, o Captur é fabricado somente com transmissão do tipo CVT, acoplada a um motor 1.6 de 120 cv com o combustível vegetal e 118 cv com o derivado do petróleo.
Por sua vez, a Oroch associa o mesmo propulsor a uma caixa manual de cinco velocidades. Porém, de acordo com um concessionário, ainda é possível encomendar a caminhonete com motorização 2.0. Nesse caso, porém, o câmbio é manual de seis marchas. Mas a picape da Renault perdeu também a versão de entrada Express, que era voltada para frotistas.
Embora abandonado pela Renault, o câmbio AT4 ainda sobrevive nas linhas de outros fabricantes. Porém, são poucos os que insistem nesse tipo de transmissão: apenas Toyota, Caoa Chery e Suzuki ainda fabricam veículos equipados com ela.
Na gama Toyota, o câmbio de quatro marchas está presente nas versões automáticas do Etios, nas configurações Hatch e Sedan. Entretanto, também está com os dias contados: afinal, o modelo deve sair de linha ainda em 2021, passando o posto de produto mais acessível da marca para o Yaris.
Já na linha Caoa Chery, esse tipo de transmissão equipa o Tiggo 2. A curto prazo, o modelo de origem chinesa não deve ganhar qualquer tipo de atualização no conjunto mecânico. Por fim, a Suzuki adota o ultrapassado câmbio AT4 no jipinho Jimny Sierra, que, ironicamente, tem projeto recente: chegou ao Brasil em novembro de 2019.
Fotos: Renault | Divulgação
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Olá pessoal, boa tarde! Pois bem, tenho uma Duster 2.0 dynamique 2017 At., e, nenhum problemas até agora, sobre o câmbio, tudo normal, consumo: 8km urbano e 14km estrada sempre na gasolina. A forma de dirigir um carro automático e bem diferente de um manual, o consumo depende muito de quem dirige o carro. Um forte abraço, espero ter ajudado!
Eu percebi que o cambio de 4 marchas não era tão ruim depois que eu saí de uma Duster 2.0 automática e caí em uma 1.6 CVT.
Saudades da minha 2.0.
O que fode mesmo nesse câmbio aqui no Brasil é o custo de manutenção. Tudo aqui é muito caro.
Concordo com todos os comentários acima.
E para exemplificar, qdo entrei na Captur, me senti na Megane GT q tive e era um ótimo carro.
Mas em 2018 um cambio automatico 4 marchas ninguem merecia.
Acabei optando por um Renegade, entre outros modelos considerados.
Mas minha primeira opção era a Captur, mas a 2.0, pq cvt 1.6 nacidade até vai, mas na estrada é pior q 1.0 ou essas palio weekend 1.4, quer ver no verão qdo esses trouchas se atracam na estrada com uma perua familiar e felizes por levar o piquenique para a praia.
Boa Noite, tenho um renault stepway, é um carro muito bom, gostaria muito de traca-lo, pela OROCH, mas tenho muitas duvidas, pois um carro com este porte, tinha que ter, tração 4×4, aí sim abriria uma boa concorrência com a FIAT TORO, pois acho que hoje em dia, picapes tem que ter um sistema 4×4.
atenciosamente.
Tudo bem tirar o câmbio de 4 machas, agora deixar o CVT não dá. Cadê os automáticos de verdade com conversor de torque que todo mundo sabe que são muito melhores?
A Uroch poderia modernizar-se, ficar mais bonita; turbo, seis marchas, CVT.Certamente concorreria com a pesada Toro.