Câmbio Powershift: ação coletiva pode ser agravada nos EUA

Uma organização abriu um pedido de apelação contra o acordo firmado em 2017, quando a Ford pagou US$ 35 milhões

Por AutoPapo 09/05/19 às 20h00

O câmbio Powershift ainda não deixou de ser uma dor de cabeça para a Ford. Depois de acertar uma ação coletiva com 1,9 milhão de clientes, a fabricante está sendo acusada de ter escondido o problema com sua transmissão. Esse é o motivo por trás de uma apelação contra o acordo feito no passado.

Para Michael Kirkpatrick, da organização de Washington (DC), Public Citizen, a empresa deveria ter pagado mais aos consumidores. Ele é quem está por trás da nova ação.

cambio powershift ford fiesta
cambio powershift ford fiesta

“Isso foi uma quitação inesperada para a Ford. As pessoas estariam desistindo de suas reivindicações de valores muito altos. Nós sabemos que a Ford tem feito acordos de US$ 75 mil logo de cara quando as pessoas trazem seus próprios processos para a lei de proteção ao consumidor da Califórnia”, disse Kirkpatrick ao Detroit Free Press.

Nos Estados Unidos, o câmbio Powershift se tornou conhecido pelos mesmos problemas que no Brasil. Donos de carros equipados com a transmissão, por lá, observaram o sistema “trepidando, patinando, resistindo, escapando, hesitando ao trocar marchas, tendo desgaste interno prematuro, atrasando nas reduções e, em alguns casos, com acelerações repentinas ou retardadas”, como consta em documentos legais citados pela publicação.

Indenização por câmbio Powershift deveria ser maior

Combatendo o representante da Public Citizen, organização voltada para a proteção do consumidor, está o advogado da Ford, Ryan Wu. Segundo Wu, se a empresa fosse fazer acordos individualmente, pagaria o equivalente a US$4 bilhões.

O acordo legal em torno do câmbio Powershift, que pode ser reanalisado judicialmente, foi feito em 2017, fruto de um processo iniciado em 2012. Então, a Ford pagou US$ 35 milhões a um conjunto de 1,9 milhão de clientes envolvidos na ação.

ford focus hatch
Ford Focus Ford | Divulgação

“Nós continuamos negando as alegações nesse processo, mas ao invés de continuar com a litigação, a Ford entrou em um acordo com os advogados representando as partes queixosas. Aquele acordo é justo e apropriado e nós aguardamos uma aprovação definitiva da corte”, disse a Ford, em uma declaração para o jornal.

Enquanto isso, Kirkpatrick está esperançoso de que a nova ação dará bons resultados. “Baseado nas apresentações orais, o advogados da Ford antecipam perder a apelação. E eles querem se adiantar a isso. Eles têm essa suscetibilidade enorme da qual achavam que tinham se livrado com um acordo coletivo que foi um negócio excepcionalmente bom para eles”, disse o advogado.

Powershift no Brasil

No Brasil, o câmbio Powershift também deu muita dor de cabeça para a Ford. Foram inúmeras reclamações contra a fabricante, e relatos semelhantes aos americanos.

Por aqui, o sistema apareceu no New Fiesta, hatch e sedã; Focus hatch e sedã; e EcoSport. Devido aos problemas, a fabricante deixou de produzi-lo.

Fotos Ford | Divulgação

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27 Comentários
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    Jacy Santos 7 de outubro de 2019

    Tbm com o mesmo problema, atuador trava na 2a. marcha e não muda, nem no modo “S”. Sugiro formarmos um grupo para entrar com ação coletiva aqui também.

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    Salustiano 30 de setembro de 2019

    Eu NÃO recomendo comprar um Ford. Esta semana esse câmbio me deu um prejuízo de R$4.460.00. Eles dizem que estenderam a garantia, MAS É ENGANO. Vc chega na autorizada eles trocam o modulo, ai dizem que o defeito é em peças que a GARANTIA NÃO COBRE. Foi o que aconteceu comigo.

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    Luis Agrelli AGRELLI 24 de agosto de 2019

    Boa tarde amigos, o meu é um Festback titanium plus 16, acho o carro lindo, acabamento interno maravilhoso, porem o valor de revenda infelizmente derrete, alguém saberia me dizer se alguma ação no Brasil deu ganho de causa a nos consumidores, pois estou bem propicio a entrar com uma contra a Ford, estava me esquecendo, no meu foi trocado o kit de embreagem, mas volto a dizer tirando o cambio, o carro é espetacular.

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    EDUARDO HENRIQUE 3 de julho de 2019

    Eu tenho uma Ecosport 2014 e já trocou no período de 1 ano a embreagem duas vezes, ou seja, uma solução paliativa para um problema crônico. Nos Estados Unidos a Ford fez um acordo, segundo a notícia deste site, mas por aqui a justiça é branda demais. O Ministério público deveria entrar com uma ação coletiva, pois não é justo a Ford fazer acordo nos EUA e aqui no Brasil a gente ter que pagar pelo conserto do carro. Não tem 5 meses que troquei a embreagem e já começou a trepidar novamente, falei com o consultor da Ford na concessionária e ele disse que a garantia estendida da Ford acabou, ou seja mesmo trocando a embreagem em fevereiro/2019 a peça não tem garantia, pois o prazo da garantia estendida acabou. Fora as ultrapassagens na estrada que são um suplício, pois a embreagem patina. Eu não compro Ford nunca mais e olha que também tenho um Fiesta manual.

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    EDUARDO 3 de julho de 2019

    Eu tenho uma Ecosport 2014 e já trocou no período de 1 ano a embreagem duas vezes, ou seja, uma solução paliativa para um problema crônico. Nos Estados Unidos a Ford fez um acordo, segundo a notícia deste site, mas por aqui a justiça é branda demais. O Ministério público deveria entrar com uma ação coletiva, pois não é justo a Ford fazer acordo nos EUA e aqui no Brasil a gente ter que pagar pelo conserto do carro. Não tem 5 meses que troquei a embreagem e já começou a trepidar novamente, falei com o consultor da Ford na concessionária e ele disse que a garantia estendida da Ford acabou, ou seja mesmo trocando a embreagem em fevereiro/2019 a peça não tem garantia, pois o prazo da garantia estendida acabou. Fora as ultrapassagens na estrada que são um suplício, pois a embreagem patina. Eu não compro Ford nunca mais e olha que também tenho um Fiesta manual.

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    Marco 11 de maio de 2019

    Os que dizem que não tiveram problema, é o seguinte: parabéns pela sorte. Mas não se compra um carro esperando que a sorte ajude então estrague ,pois nesse caso é sorte mesmo, só ver os relatos na imprensa. Sortudos vcs heim

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    Marcelo 11 de maio de 2019

    Tenho um Focus titanium 2014 e não tenho problemas com o câmbio. Mas ja senti trepidacao quando super aquece. Mas nada grave. Em geral é um ótimo carro.

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    Jose Severino Filho 11 de maio de 2019

    Já tive 4 Focus. Atualmente tenho um Focus Titanium Plus 2016 com 48.000 km, só alegria. Carro espetacular, gastos só com revisões e combustível.
    Recentemente fui em uma concessionária pra trocar por um SUV e o vendedor elogiou tanto meu focus e disse que o SUV que eu estava interessado não tinha a tecnologia do meu carro. Resultado, por enquanto vou curtir mais meu Titanium Plus.

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    Luiz Gonzaga dos anjos filho 11 de maio de 2019

    Tenho um fusion titanium AWD ,com aproximadamente 30000km o cambio já deu problemas estava na garantia , hoje com 62000, problema de novo, só que sem garantia a ford fez o orçamento para o concerto pasmem 19000 ford nunca mais é não indico.

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    Olavo Gonzaga Jorge 10 de maio de 2019

    Comprei uma eco Sport ano 2014 e com um ano de uso começou os problemas no câmbio powershift a fabricante reconhecendo o problema no sistema convocou os proprietários do referido modelo e ano de fabricação 2014 para recall .por várias vezes o meu veículo foi levado à autorizada sem solução para o problema até o dia em q deu pane total no sistema. Levei o veículo para autorizada e ouve recusa em fazer o conserto pois a garantia havia vencido no mês março 2017 e no mês seguinte ou seja no mês abril do mesmo ano houve a pane total do sistema, como consegui provar q o problema era recorrente e q várias vezes
    havia levado a autorizada sem solução consegui a troca do todo sistema gratuitamente mas um ano depois manifestou o mesmo problema .Ao recorrer a fabricante para um solução fui informado q não poderia fazer nada por mim.
    Ao acionar a fabricante judicialmente precisei pegar 2′ via das ordens de serviço pelas vezes em q levei o veículo para sanar o problema, e por conseguinte um relatório a respeito do problema citado. Então a fabricante decidiu ao invés de me fornecer os documentos exigidos pelo judiciário trocar módulo tcm na tentativa de solucionar o problema.por hora o carro esta rodando normal,mas deixei o processo em suspenso para qualquer eventualidade.

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      Sandro 2 de setembro de 2019

      Meu amigo meu carro mesmo modelo e ano que o seu agora que começou esse problema comigo
      Como faço resolver ou agora ano de 2019 não se resolve mais? Ou entro com ação? Aguardo obrigado

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    Marcos 10 de maio de 2019

    Eu tenho um Ford New Fiesta Sedan e acho o carro maravilhoso. Pra viagens ele faz uma média em torno de 15km/l, na cidade é mais gastão, até porque tem mais trocas de marcha. O meu carro está com mais de 60 mil k e não apresentou nenhum problema. Peça pra alguém dirigir os carros da Ford e depois pegar um dualogic da Volkswagen e ver qual escolhem.

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    Conconco 10 de maio de 2019

    O melhor carro do Mundo e de todos os tempos é o Uno Vivace, nada de problenas, só alegria.

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    LEONARDO ANDRE RASTELLI 10 de maio de 2019

    Depois que em 2016 foi feita uma expressiva modernização no câmbio Powershift, muitos amigos proprietários de carros Ford com esse câmbio automático só têm elogios a seu funcionamento. Tanto que os experientes testadores Arnaldo Keller e Emílio Camanzi fazem muitos elogios a ele, Keller em um teste do injustiçado Ford New Fiesta Hatch Titanium e Emílio Camanzi ao testar ao testar uma EcoSport Freestyle, onde compara favoravelmente o Powershift modernizado contra o câmbio automático de seis marchas com conversor de torque, de quem diz roubar potência, ser menos suave no passar de marchas e ser menos econômico no consumo de combustível. A Ford deveria ter levado em consideração a opinião dos consumidores brasileiros e ter feito um verdadeiro teste comparativo técnico entre os dois tipos de câmbio,com durabilidade, funcionamento e desempenho, em vez de ter simples e injustamente descartado ele.

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      Wil 10 de maio de 2019

      Boa tarde amigos tenho um focus fastbak 2016 com este cambio não vejo nada de anormal não acho que é muito bom, tanto carro como o cambio, nao sei porque o carro saiu de linha, na minha opiniao deveriam dar uma repaginada na parte externa do carro porque por dentro o carro é show de bola.

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    Ricardo 10 de maio de 2019

    82 mil km rodados no meu New Fiesta Titanium Power Shift. Zero problema apresentado até hoje. O modelo 2012 até 2014 deu dor de cabeça. 2015 para cima, problema crônico foi resolvido. Recomendo a todos, desde que seja acima de 2015

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      Edson 10 de maio de 2019

      Concordo contigo. Tenho um focus titanium 2016, carro maravilhoso em tudo, desses problemas citados acima, o único que ainda é existente é uma leve trepidaçao na passagem da 1° para 2° se estiver em baixa rotação, e confesso que mesmo a ford tirando o focus de linha,eu ainda pretendo trocar o meu pela versão 2019

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      Leandro 11 de maio de 2019

      Já tive problemas com 2 Focus titanium 2016. Tentar resolver com a Ford é um verdadeiro descaso. O jeito foi entrar com ação e aguardar. O carro é um
      Espetáculo, porém, quando da o problema, vc perde todo o prazer nele.

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        Vera 23 de setembro de 2019

        Vc enyrou com a acao preciso saber tenho um new fiesta com problema eles alega q os atuadores nao entra na garantia mas e devido ao mau funcionamento da embreagem e cambio q vem dando problema nos atuadores me responda no email o que vc fez eu ja perdi a vontade de ter carro da ford

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      Fabio Casagrande rocha 11 de maio de 2019

      O meu também é 2015, zero problemas…
      Recomendo, excelente carro!!!

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    William da Silva 10 de maio de 2019

    No Brasil é possível entrar com uma ação contra a Ford no caso da câmbio PowerShot?

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      Víctor 10 de maio de 2019

      No Brasil tudo acaba em pizza.

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      Paulo 10 de maio de 2019

      Ola amigo, eu comprei um focus 2017 zero… sonho de consumo… com 1 ano e 5 meses ja tinha que trocar câmbio… acabei passando adiante e arcando com um prejuizo alto… entrei com uma ação e acho que seria conveniente que todos que foram lesados fazer o mesmo…. foi uma decepção gigante… sem falar que de 100 mil ninguem queria pagar mais que 65… com 1 ano e meio.. carro zero

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        Vera 23 de setembro de 2019

        Vc entrou com a acao estou pensando em fazer o mesmo meu carro deu problema e eles da ford alegam ser outra peça nao querendo ficar com o prejuizo deixando para os clientes ford nunca mais

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    Willian 10 de maio de 2019

    Como o colega Tecyo comentou abaixo,também pensava no futuro em fazer upgrade pra modelos como o focus ou new fiesta, mas esse defeito crônico faz pensar bem em fazer tal upgrade.

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    Gilbert Nogueira Santa Rosa 10 de maio de 2019

    Percebo com pesar a falta de domínio do português do redator da matéria. Eventualmente e Eventually tem significados completamente diferentes. O redator usou o significado da palavr em inglês, redigindo-a em português, como se significassem a mesma coisa.

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    Tecyo 9 de maio de 2019

    E eu ainda pensava em comprar um focus fast back zero. Parabéns para mim

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