8 carros 0 km que não vale a pena comprar
Ultrapassados, opções melhores na própria marca ou futuro incerto... Alguns carros devem ser evitados para você não ficar com um mico na mão
Ultrapassados, opções melhores na própria marca ou futuro incerto... Alguns carros devem ser evitados para você não ficar com um mico na mão
Compra de automóvel não pode ser por impulso, mas, não tem jeito: o emocional fala mais alto quando o assunto é carro 0 km. De qualquer maneira, é importante ponderar o momento. Alguns modelos têm futuro incerto no mercado, usam uma mecânica complicada ou simplesmente estão tão defasados que não valem o investimento.
Separamos oito veículos que você pode evitar e partir para outra.
Tudo bem que o Lifan X60 tem um custo-benefício absurdo. Por R$ 69.990, é maior que modelos como Ford EcoSport e Chevrolet Tracker e vem bem recheado de equipamentos. Câmera de ré, luzes diurnas, Isofix, central multimídia com GPS e espelhamento de celular, bancos de couro e sensor de luminosidade estão entre os itens.
O problema é que a Lifan tem poucas revendas e o modelo tem fama de manutenção complica. Além disso, a liquidez é ruim e desvaloriza bem mais que os rivais.
O Grand Siena começa em R$ 50.490 com motor 1.0 e chega a R$ 55.990, na versão 1.4. A questão é que se tem um sedã da mesma marca, com preço próximo e tudo mais moderno: motor, plataforma, dirigibilidade e conforto.
Trata-se do Cronos, que, apesar de ser um carro 0 km com preço sugerido de R$ 58.990, é encontrado em ofertas da rede por R$ 56 mil já com o eficiente 1.3 FireFly, ar, direção elétrica, vidros e travas elétricos, monitoramento de pneus, computador de bordo e som com USB e Bluetooth.
Avaliamos o Cronos 1.3 GSR. Veja o vídeo:
A Citroën até parece ter esquecido o C3 compacto. Uma pena, já que o modelo tem acabamento caprichado e itens de série interessantes. Seu futuro, porém, é incerto quanto a uma nova geração no Brasil.
Pior que a Citroën recentemente enxugou a linha C3, que, agora, tem apenas três versões, e o modelo de entrada ainda ficou R$ 1.100 mais caro (R$ 55.090). Se for a topo de linha, a Urban Trail, que subiu R$ 5.100 na tabela e custa R$ 71.090, aí é melhor fazer um sacrifício e optar pelo SUV C4 Cactus, mais divertido, moderno e gostoso de dirigir, com preço de tabela de R$ 77.090 – e tem revenda fazendo promoção por R$ 75 mil.
O Nissan March é outro meio esquecido. Mas o drama maior do compacto da Nissan é o futuro, pois não se sabe se a Nissan vai continuar produzindo o hatch, uma vez que a aposta é que só a nova geração do Versa será vendida no Brasil.
Além disso, o March custa de R$ 51.490 na S 1.0 a R$ 65.190, na SL 1.6 CVT. Melhor comprar justamente o sedã companheiro de plataforma, que vai de R$ 52.990 (Conforto 1.0) a R$ 72.190 (SL 1.6 CVT), é mais espaçoso, tem porta-malas grande e melhor valorização quando seminovo.
Se é para ter um SUV espaçoso, robusto e mais em conta, sem se importar com o desenho, espere pelo menos até fevereiro de 2020 para comprar um 0 km. É quando está prevista a chegada do novo Duster.
Com desenho mais moderno, nova calibragem da suspensão e melhorias no acabamento, a chegada do novo Duster, consequentemente, vai depreciar bastante o modelo atual. Conjunto mecânico deve ser mantido e preços não devem sofrer grandes alterações.
O Chery QQ continua se valendo de ser o mais barato do país, com preços a partir de R$ 24.990 e muitos itens de série não encontrados nessa faixa de preço.
Mas também continua a pecar pela sua estrutura frágil, motor 1.0 fraco e manutenção complicada. Além disso, apesar de a marca negar, o QQ teve a produção encerrada, segundo alguns concessionários, em julho.
Sem previsão para o futuro, é provável que ceda lugar na fábrica de Jacareí (SP) para os novos elétricos da Caoa Chery. Com essa grana, dá para comprar um compacto seminovo com três anos de uso bem completinho.
O VW Fox ficou meio perdido no mercado após a chegada do Up e do Polo. O Fox é vendido atualmente em apenas duas versões: Connect, por R$ 51.490, e Xtreme, por R$ 56.690. Só que o Polo, carro bem mais moderno e melhor de guiar, parte dos R$ 53.590 em sua versão mais barata com motor 1.0 aspirado. Mesmo a 1.6 MSI é mais divertida e melhor por R$ 5.000 a mais que o Fox mais caro, com preço de R$ 61.150.
Além do mais, com a chegada da nova geração do Gol, em 2021, o Fox pode sair de cena em definitivo. Definitivamente não vale a pena comprar esse carro 0 km.
O Mitsubishi ASX parou no tempo. Já tem quase uma década que é produzido sobre a mesma plataforma e, apesar de duas reestilizações, carrega um desenho cansado em relação a outros rivais – e até aos demais SUVs da Mitsubishi.
O motor 2.0 flex também não empolga, o acabamento é datado e simples e o pós-venda tem reputação de ser complicado. Além disso, pelos preços entre R$ 104.990 (GLS 2WD) e R$ 130.990 (HPE-S AWD), existem outros SUVs bem mais espaçosos e modernos no mercado, como Jeep Compass e Volkswagen Tiguan Allspace.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Pós venda da Mitsubishi tem reputação de ser complicado? Desde quando? Olha no Reclame Aqui qual montadora tem a melhor nota. Só se for por não ter o que fazer: nos meus 12 anos de Mitsubishi nunca tive problema de mecânica. Mas as revistas sempre inventam alguma coisa nada a ver pra falar mal. Será falta de jabá?
Estou querendo comprar um Citroem C4 Cactus só que estou com dúvidas e um bom carro tem uma boa mecânica é confiável.
Dirigi um Cactus durante um final de semana. Achei um carro sem graça e nem um pouco divertido, e ainda com volante largo. Um carro sem alma.
O ASX tem mais espaço interno do que o JEEP Compass, é só pesquisar.
Nos seus sonhos ??
Ora o Grand Siena e um veiculo que tem espaço o que acho que joga contra e o motor 1.4 e pouco para seu peso se colocar gás fica meio choxo já andei em um o antigo tetra fuell com motor fire 1.4 andava melhor acho que o gás de fábrica que saía nele era melhor quanto ao Cronos pode ser bom o que muitos não sabem e que a versão sedan e importado pele que sei
O preço fica mais em conta e a pessoa acha que está fazendo um ótimo negócio. Se for pra casar até dá.