Quer um carro esportivo? Separamos os legítimos dos que têm só visual

Mercado tem poucos modelos zero-quilômetro que entregam desempenho realmente esportivo; maioria das opções traz somente adereços estéticos

Por Alexandre Carneiro13/02/19 às 08h30

Quem quer um carro esportivo no Brasil dispõe de um leque de escolha bastante reduzido. Isso porque, ao menos no mercado de veículos zero-quilômetro, a maioria das opções têm preços acima de R$ 200 mil. Quem não dispõe de tanto dinheiro tem apenas quatro modelos à disposição, como mostra o levantamento do AutoPapo.

Por outro lado, há também os “esportivados”: automóveis com visual incrementado, graças à adição de elementos como spoilers e aerofólio, mas sem qualquer diferenciação mecânica em relação às suas versões convencionais. Nesse caso, a aparência é agressiva, mas a dirigibilidade revela-se pacata. É uma espécie de “mundo de faz-de-conta” automotivo, no qual a agressividade é pura fantasia estilística.

O AutoPapo separou o joio do trigo: listamos quais são as autênticas opções de carro esportivo e quais são “de mentirinha”, em uma faixa de preço que vai até R$ 200 mil. Eles estão agrupados em duas categorias: legítimos e “fantasiados”. Confira:

Carro esportivo de verdade

4. Renault Sandero RS

Renault Sandero RS é um legítimo carro esportivo

O Renault Sandero RS é o carro verdadeiramente esportivo mais acessível do mercado brasileiro. Ele custa R$ 67.790 na versão convencional e R$ 69.690 na série especial Racing Spirit. Ambas trazem motor 2.0 aspirado, capaz de gerar 150 cv de potência com etanol e 145 cv com gasolina. O torque é de 20,9 kgfm com o primeiro combustível e de 20,2 kgfm com o segundo. Mais que suficientes para dar ótimo desempenho ao veículo, já que seu peso é de apenas 1.161 quilos.

Além do motor potente, o pocket rocket tem câmbio manual de seis marchas, com relações bem curtas. O pacote de alterações mecânicas inclui ainda freios a disco nas quatro rodas e suspensão recalibrada, bem mais firme que a das demais versões. Isso sacrifica o conforto, mas proporciona ótima estabilidade. O interior é simples como em todo Sandero, mas traz volante, pedaleira e bancos esportivos.

O próximo da lista também é um hot hatch; vira a página e descubra qual é!

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Davi Cardoso 13 de fevereiro de 2019

    E o Mini Cooper S?? Ótima opção até 200.000 e vocês esqueceram!

  • Decimo Mazzocato 13 de fevereiro de 2019

    Ja pedi para voces nao me enviarem mais nada.

    Não pedi isso, não me interessa seu conteúdo.

  • Silvio 13 de fevereiro de 2019

    Fraquinha a matéria. Faltam fotos e mais detalhes.

Deixe um comentário