Novo Corolla 2020: híbrido tem consumo surpreendente
Agência de proteção ambiental nos Estados Unidos revelou que naquele mercado, sedã médio tem consumo melhor que o do Prius
Por Felipe Boutros13/02/19 às 13h02Não é mais novidade que o Toyota Corolla 2020 será híbrido e chegará ao mercado brasileiro ainda neste ano. Nos Estados Unidos, o modelo será lançado em abril e já teve o consumo revelado pela EPA (agência norte-americana de meio ambiente). Na cidade, o novo Corolla tem o consumo de 22,53 km/l. Na estrada, o consumo do sedã é de 22,1 km/l.

No Brasil, primeiro híbrido flex do mundo
É importante destacar que o consumo do Corolla 2020 serão diferentes no Brasil. A começar pela diferença da nossa gasolina em relação a vendida nos EUA: a principal, a adição de ate 27% de etanol no derivado do petróleo.
Outra diferença em relação ao novo Corolla dos EUA e o brasileiro é o próprio conjunto híbrido. O Corolla 2020 brasileiro será o primeiro híbrido flex produzido no mundo. A tecnologia já está sendo desenvolvida pela Toyota utilizado um Prius como base.
Visualmente, o novo Corolla brasileiro será diferente do que será vendido nos Estados Unidos, pois adotará o desenho do europeu.

Hoje, o Prius é equipado com um elétrico de 72 cv e torque 16,6 kgfm, e outro a gasolina 1.8 16V, com potência de 98 cv e torque 14,2 kgfm; juntos, entregam 123 cv. O câmbio é do tipo continuamente variável (CVT).
De acordo com a aferição do Inmetro, ele tem consumo de 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada. Carros híbridos tem melhor consumo na cidade, pois tem mais auxílio do motor elétrico do que na estradas.
O novo Corolla híbrido será construído sobre a plataforma TNGA e será maior que a atual. Ele terá 2,70 metros de distância entre-eixos, 4,64 m de comprimento, 1,78 metro de largura e 1,43 m de altura.
Desenvolvimento do híbrido flex do Corolla 2020
Desde março deste ano, a Toyota realizou diversos testes de rodagem com um protótipo híbrido flex no Brasil construído sobre a plataforma de um modelo Prius, atualmente o único representante híbrido da Toyota vendido no Brasil. A ideia, segundo a marca japonesa, foi colocar à prova a durabilidade do carro em diversos tipos de estradas para avaliar o conjunto motor-transmissão quando abastecido com etanol.
Estudos realizados pela Toyota do Brasil apontam que o híbrido flex possui um dos mais altos potenciais de compensação e reabsorção na emissão de CO² gerado desde o início do ciclo de uso do etanol extraído da cana-de-açúcar, passando pela disponibilidade nas bombas de abastecimento e sua queima no processo de combustão do carro. Quando abastecidos apenas com etanol (E100), os resultados se mostraram ainda mais promissores.

Fotos Toyota | Divulgação