Se o seu carro é flex, você precisa conhecer estas 7 verdades

Não tenha dúvida: você pode misturar gasolina e etanol em qualquer proporção, sempre que quiser; saiba quais são as vantagens de cada um dos combustíveis

Existe momento certo para abastecer o tanque do veículo?
Se o motorista prefere autonomia, o ideal é abastecer apenas com gasolina (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Publicado em 18/06/2018 às 15h07
Atualizado em 14/08/2024 às 16h04

Atualmente a maioria dos carros emplacados no Brasil é flex. Há dez anos, a frota bicombustível já ultrapassava os seis milhões de automóveis, 46% do total, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Ainda assim, 15 anos depois do primeiro veículo flex ser produzido no país, a tecnologia gera dúvidas.

Separamos algumas informações para que os motoristas consigam utilizar os motores flex da melhor maneira possível.

1. Não há problema em usar apenas etanol – ou gasolina – durante toda a vida útil do motor

O motor flex foi feito para queimar tanto a gasolina quanto o etanol. No escapamento, um componente chamado sonda lambda reconhece qual é o combustível utilizado e informa a central eletrônica do modelo, que ajusta o motor para que ele desenvolva o desempenho ideal para o combustível ou a mistura presente no tanque.

2. O carro flex consegue funcionar com qualquer proporção de etanol e gasolina

A dúvida pode até parecer óbvia para os entusiastas, mas até mesmo algumas concessionárias criam restrições sem o menor cabimento quando o assunto é a mistura de combustível nos tanques flex. Não importa se o motorista colocou 10% de etanol e logo depois completou o tanque com gasolina. A sonda lambda é capaz de captar a diferença de oxigênio dos dois combustíveis e passar para a central eletrônica a proporção exata de cada um deles.

3. O melhor dos mundos é um tanque com 50% de gasolina e 50% de etanol?

Se o motorista prefere autonomia, o ideal é abastecer apenas com gasolina. Isso porque o consumo do derivado do petróleo é menor. Mas se faz questão do desempenho, não há dúvidas, o melhor é encher o tanque com etanol. A mistura dos dois agrada gregos e troianos.

Ah, se por um acaso o dono do carro gostar mesmo é de economia, deve considerar o custo relativo entre os dois combustíveis.

A maioria dos carros produzidos no Brasil é flex. Ainda assim, as dúvidas sobre a tecnologia ainda pairam na cabeça dos motoristas. Conheça sete verdades sobre o assunto.

4. A regra dos 70% é uma verdade ou um mito?

Estudos recentes colocam a veracidade da informação em questão. Além do fato da gasolina brasileira ter uma alta porcentagem de etanol, alguns pesquisadores defendem que, com os motores tricilíndricos atuais, esse percentual pode variar até 75%. Para ter certeza, o leitor só tem um caminho: abastecer o carro com gasolina, calcular o consumo, fazer o mesmo com o etanol e, por último, dividir um número pelo outro. Se essa diferença de consumo for de 30%, vale então a regrinha dos 70% para analisar qual combustível vale mais a pena.

5. Álcool de cozinha serve para abastecer carro flex?

Com a greve dos caminhoneiros e a falta de combustíveis nas bombas, alguns “criativos” resolveram colocar álcool de cozinha e até cachaça nos tanques. Bem, o “álcool puro”, 96°GL, pode até ser usado sem problemas. Mas o composto mais comum, encontrado no supermercado, tem 46% de água e pode danificar os sistemas do carro.

6. Motor flex pode não pegar quando abastecido com etanol?

Se o motorista completou o carro com etanol, em baixas temperaturas, e esqueceu de colocar a gasolina no tanquinho de partida a frio, o carro pode ter dificuldades para funcionar. É que o automóvel começa a rodar com o restante do combustível antigo, que já estava no sistema, e, se o motorista anda menos de 10 quilômetros, a sonda não tem tempo suficiente para diferenciar a gasolina do etanol.

7. O etanol é um combustível mais limpo

O etanol não deixa depósitos carboníferos no sistema do carro. Usando o combustível derivado da cana, o motorista tem uma tendência menor a cair na pi-ca-re-ta-gem dos mecânicos, que rapidamente querem enfiar um processo chamado descarbonização para cima dos clientes. Como não há unanimidades no assunto flex, a gasolina tem uma outra vantagem que o etanol não oferece: por ser mais oleoso, o combustível lubrifica melhor o sistema.

A maioria dos carros produzidos no Brasil é flex. Ainda assim, as dúvidas sobre a tecnologia ainda pairam na cabeça dos motoristas. Conheça sete verdades sobre o assunto.
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114 Comentários
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Marcelo 18 de julho de 2022

Não acho que o etanol seja mais limpo. O que acontece com a gasolina é que a maioria abastece com a comum (não deveria existir) para economizar centavos e a carbonização fica visível pois tem um tom escuro que aparece no óleo e na camara de combustão. Na câmara evita-se facilmente usando gasolina aditivada de qualidade em todos abastecimentos (grid, dt clean, V Power).

No óleo/cárter isso a própria troca de óleo elimina qualquer resíduo, importante a troca no intervalo indicado no manual.

Já com etanol a pessoa vê o óleo clarinho e acha que suja menos… O resíduo da queima do etanol é mais claro e, junto com ÁGUA, sim o etanol de posto possui água (por isso chamam de etanol hidratado) é um contaminante muito maior que a carbonização, com etanol passaram a reduzir bastante o intervalo da troca de óleo. Visitem qualquer loja de escapamento e peçam se o dono usa etanol… Ou oficina mecânica… Vão falar pra usar sempre gasolina.

Ainda após trocar o filtro de combustível gosto de usar um frasco de aditivo (tirreno t11, antes usava o stp dourado mas está muito caro) em 1/4 de tanque e fazer uma pequena viagem, girando bem o motor pra expulsar qualquer mínima carbonização que a gasolina aditivada não tenha removido.

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Vera Lucia 1 de novembro de 2021

Gostei muito de tirar as dúvidas sobre gasolina e álcool obrigada

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Alexandre MK 13 de maio de 2024

Abasteço com gasolina quando faço uma viagem mais longa por conta da autonomia. Mesmo assim, ao abastecer com etanol, procuro manter pelo menos uns10% de gasolina no tanque, pois percebo que assim a partida é mais fácil, especificamente em clima frio. Dificilmente mantenho somente só etanol no tanque.

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Carlos Pereira Dos Santos 24 de outubro de 2021

Comprei um Corsa classic 2012,estava com 32,000 km. Na primeira revisão , perguntei para o mecânico, qual combustível colocar, perguntou pra mim qual eu coloco, falei, álcool, então não muda, disse ele, já tem 6 anos, nunca mudei, sem problemas até agora.

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Marcelo 6 de agosto de 2021

Bom dia tenho uma espin 18/19 só usei etanol com ela rodo pouco. está com 12700km isso prejudica o motor att Marcelo

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José 16 de junho de 2021

Gostei muito dos assuntos sobre economia e rendimentos carro flex .

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Fabiane Esterci 15 de junho de 2021

Tenho um Sandero step Wey estava abastecendo a muito tempo só com álcool, aí ele começou a não ligar, achei que era um problema mais sério, pq ele as vezes ligava as vezes não, eu abastecia e o sinal d tanque estava sempre na reserva, um dia abasteci com gasolina, saiu da reserva e nunca mais teve este problema. Carro flex tem que ter os dois para um funcionamento 100%

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Daniel 16 de abril de 2021

Olá, meus caros. Parabéns pelo trabalho. Acompanho vocês tanto pelo site quanto pelo Youtube.

Tenho algumas dúvidas, que sugiram após assistir a um vídeo do Boris.

Comprei o novo HB20. Vi que a taxa de compressão do seu motor é de 12,5 pra 1. Gostaria de saber se nesse caso uma gasolina de maior octanagem seria mais adequada.

Aí, farei aquele pergunta chata : entre a gasolina aditivada e o álcool , qual é
o melhor combustível para a “saúde” do motor do carro flex ?

Obrigado e um forte abraço.

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Osvaldo 21 de março de 2021

Gostaria de saber quando um combustível acaba se tá na gasolina para passar pro etanol

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Webel Paulo da Silva 1 de fevereiro de 2021

É nescessário colocar gasolina periodicamente em motor flec,ou posso rodar só com etanol

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MFB 5 de fevereiro de 2021

Não leu a matéria?

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Thaís de Jesus 13 de novembro de 2020

Entao tenho um carro classic 2012/2013 ele nao quer pega agora de manha eu coloquei na semana passada meio taque foi 17 litros de etanol e 2 litro de gasolina so que eu rodei mais de 10 kilometro e ele pegou ai depois eu so abasteci so o etanol se fala que o carro e tanto faz etanol ou gasolina pq so agora ele nao que pega ja dei bastante partida é nada comprei ele na ford mix do shopping Aricanduva ele em abril voltou pra oficina sobre esse problema o mecânico falou pra mim quando fosse fazer a troca do combustível no taque no tanquinho frio era pra coloca o etanol eu nao coloquei pq se fala que é so gasolina pra ele liga na partida nao tem que ser etanol ai foi feito a limpeza e tirou a gasolina que eu coloquei e disse que a gasolina era ruim eu sempre abasteci em um posto ha anos. Perto da minha casa e nunca me deu esse tipo de dor de cabeça foi eu compra o classic 2012/2013 deu esse tipo de dor de cabeça estou ja casanda disso ??

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Hudson Borges Andrade 26 de março de 2021

o classic tem esse “defeito” de demora a reconhecer o combustível. Estou com um 2012 há 2 meses. ele afoga na 1ª partida, mas é só insistir que ele pega. mas no tanque de partida a frio só se usa gasolina. de preferência aditivada. O posto pode ter mexido na gasolina. Mas essas coisas acontecem.

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Moysés Atalaia 7 de agosto de 2021

O minha amiga, não confie em mecânico. Sempre estude. É isso mesmo! Estude leia bastante sobre. No tanquinho da partida fria sempre coloque gasolina. Talvez a aditivada no tanquinho seja ainda melhor. Se for abastecer o tanque no álcool mantém a partida fria. Isso vai ser bom pro arranque.

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Juliano 5 de janeiro de 2022

Então…eu acho engraçado, meu Celta 2013 deu problema na injeção, sujou o bico, até aí tudo bem. Aí, conversando com o mecânico, ele deu algumas dicas:
– sempre que for trocar o combustível, ande pelo menos 20 km para o sistema fazer o reconhecimento;
– não use mistura (etanol com gasolina), sempre vai perder, isso porque o sistema NÃO FAZ CÁLCULO, somente identifica um combustível ou outro, então a chance de vc colocar 50/50 e o motor queimar como se fosse 100% etanol é grande (as montadoras recomendam isso, agora o “autopapo” manja mais que a montadora?!);
– não inventem nada para “limpar” o sistema, no máximo gasolina aditivada. De outra forma faça uma limpeza no mecânico;
– não deixe rodar muito na reserva, isso puxa sujeira e força a bomba;
– FAÇA AS MANUTENÇÕES, filtro é feito para se trocar, filtro de ar, filtro de combustível, filtro de óleo, etc.;

Agora não sei…prefiro seguir essas regras. Com elas rodei 155000 com um Logan e nunca fiquei parado!

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Marcos Antonio Beneteli 10 de outubro de 2020

Tenho um palio fire economy 2011 com 14200km e só uso gasolina sempre preferi o álcool só eu que uso…

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Márcio 10 de junho de 2020

Bom dia o maior problema do etanol são os donos de postos que vende etanol ruim

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David 9 de julho de 2021

O maior problema do qualquer combustível se chama motor flex. Mas como brasileiro não sabe matemática básica, ele acha que com o motor flex ele vai estar fazendo economia. Mas deixa quieto, brasileiro nasceu pra ser burro e levar empresários de distribuidoras e usinas, e políticos, no lombo!

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João Carlos 18 de março de 2020

Comprei um Fox 2011, e o antigo proprietário sempre usou álcool, gostaria de saber se o sistema de controle cria um vício ou problema que dificultaria o reconhecimento do uso de gasolina?

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David 9 de julho de 2021

Por que as pessoas têm mania de perguntar nos comentários coisas que estão claramente ditas na matéria??? É só ler.

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Walter 1 de junho de 2023

Melhor combustível é etanol, menos poluição, menos desgaste de peças e de quebra mais potência, tanto que, tem 27% de etanol na gasolina.

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Silvio 8 de julho de 2024

Não tem problema. eletrônica não vicia não importa o combustível nen a % entre um e outro o sistema é lido pela sonda lambida que tecnicamente é um sensor de oxigênio

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Jone von 26 de fevereiro de 2020

Boa tarde
Eu tenho um Corsa sedan 2003 1,0
Pode substituir uma bomba do tanque a gasolina , por uma bomba flex
Os bicos do meu veículo e a gasolina
Posso fazer essa alteração

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Alison 1 de novembro de 2019

Tenho uma tucson 2015 e só abasteço com etanol…. uma coisa estranha está acontecendo…. quando o tanque chega em 1/4 o marcador de combustível trava e deixa de marcar… já fiquei na mão sem combustível por conta disso…. o que me deixa mais sismado é que meu carro anterior, um fox 2013 apresentou o mesmo problema (tmb só abastecia com etanol)… será que o problema é do abastecimento somente com etanol?

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Lucas felipe 28 de julho de 2020

Meu amigo so vc trocar o sensor de nivel que vai no tanque seu problema ta resolvido.

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Michel 6 de janeiro de 2021

Deve ser algo referente à boia do sensor de nivel do combustível que pode estar preenchida de combustível ou deve estar encrustado. Bom levar pra concessionário ou mecânico eletricista pra solucionar ou trocar a boia!

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jose luiz costa da silva 26 de março de 2021

E que o carro bebê gasolina é isso mesmo.?

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jose luiz costa da silva 26 de março de 2021

A minha Meriva tá quase no final do combustível como vcs dizem “1/4” o combustível ainda tá caro a gasolina dos postos de gasosa e o meu carro é flex e top demais

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David 9 de julho de 2021

José Luiz, o problema do seu carro é ele ser flex. Se seu carro fosse somente gasolina você estaria gastando bem menos dinheiro com combustível. Entenda que motor flex consome muito mais seja com gasolina seja com álcool.

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iranildo 10 de setembro de 2019

ola amigos tive um problema no meu carro essa semana ele pegava mas nao segurava do meio por fim nao pegava mais, demorei 5 dias pra descubrir o problema. tirei os bicos nao era tirei a bomba nada. fui no mecanico ele disse e a sodalamina perguntei quato custa 880 reais. voltei pra casa sem concertar. so que eu tinha colocado 30 reais de etanol e coloquei mas 50 entao eu pensei quando eu coloquei esses 50 nao tinha mas gasolina no tanque so etanol e o carro nd de pegar resolvir tirar todo etanol do tanque e coloquei gasolina quando liguei ne que pegou, entao carro flex e pra pegar com gas.ou etanol ne verdade o meu nao pegou so com etanol.. o novo agile 2013/2014

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danilo 10 de setembro de 2019

voce nao rodou tempo suficiente para a sonda lambda reconhecer o combustivel no tanque. tem q rodar pelo menos 8km na troca do combustivel.

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Hélio 7 de fevereiro de 2020

E pelo visto nem colocou gasolina no reservatório de partida a frio.

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Ozildo Andrade da Silva 21 de julho de 2019

Eu preciso deixar o tanque entrar na reserva para colocar álcool prisma flex 2010

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Cayo Vieira 7 de julho de 2019

Gostaria de saber como funciona a lubrificação da gasolina. N é um sistema fechado, o motor?

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Thomas 10 de março de 2020

A gasolina, por ser um líquido mais “oleoso”, lubrifica de certa maneira o caminho que ela percorre: tanque, bomba e filtro de combustível, tubulações, bicos injetores e válvulas de admissão.

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valdilson 21 de junho de 2019

Gente…tem uma reportagem da Globo que fala que a cada 5 tanques de álcool é bom trocar de combustível com gasolina quando o tanque já tiver na reserva pra lubrificar o motor, pois o álcool deixa tipo uma borra que pode travar o motor.

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Leandro Barbosa 25 de julho de 2019

O que deixa essa borra é a gasolina…

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Valter Ferreira 4 de junho de 2020

Verdade eu tenho um Fiesta 2013 faço isso nunca tive problema

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Edilberto Correa 28 de maio de 2019

Tenho um city 2015, quando abasteço com etanol o carro falha direto, quando uso gasolina o carro funciona normal, qual a explicação?

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MARCOS XAVIER JUNIOR 12 de dezembro de 2020

Só coloco álcool e não tive problema nenhum e o meu é o city 2015 tb.

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Balacuda 22 de maio de 2019

Muita baboseira aqui viu, parabéns pela matéria.

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Bruno 20 de abril de 2019

Só uso praticamente aditivada na minha eco desde que comprei ela em segunda mão com 30mil Km…
Já rodei 70mil km (sempre trocando oleo de 10 em 10) e nunca precisei fazer limpeza de bico, trocar vela ou qq componente do sistema de injeção. Já rodei com o motor quase sem água pq a bomba deu pau e depois que troquei a bomba já rodei mais de 20mil km e meu mecânico falou q o motor está novo e a vela ainda está boa qdo ele tirou pra olhar por dentro (detalhe, vela normal).
Precisei usar 2x Perfect Clean da Koube pq o motor começou a fazer um barulho estranho mas nunca mais voltou.
Aditivada só tem benefícios, mais economia a longo prazo e muito menos dor de cabeça q é o q importa mais nesse país de mecânicos q só te enganam e peças caríssimas.

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Milton 9 de novembro de 2020

Nunca vi um manual de algum veículo recomendar Gasolina aditivada…Sempre é gasolina Comum ou etanol…Gasolina adivada é gasolina comum com aditivos detergentes…O correto é a cada 10 tanques de comum para um de aditivada, pois ela é mais seca, e a finalidade e limpar o sistema.

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Patrik Alan 3 de abril de 2021

Creio que não faça diferença alguma a cada 10 de comum para 1 aditivada .

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Patrik Alan 3 de abril de 2021

Desde que comprei meu carro o primeiro abastecimento estou usando gasolina e etanol aditivado . Para evitar o máximo a carbonização e sujeiras no motor ! Espero que dê certo kkkk

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Jurandir Silva 11 de abril de 2019

Posso misturar gasolina com etanol qualquer contidade sem problemas. Pq tenho Nissan Versa flex queria agora fazer a mistura de combustível sem problemas. Posso …

AutoPapo
AutoPapo 11 de abril de 2019

Olá, Jurandir. Tudo bem?
Sim, pode misturar.

Abraço

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Thaís de Jesus 13 de novembro de 2020

O bom dia estou muito mal sou sozinha e to numa situaçao que so Deus meu careo e um classic e nao que aceita a gasolina pq isso eu nao sei mais o que fazer

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Victor Hugo Fernandes Santos 1 de fevereiro de 2019

Descarbonização não é picaretagem. Não sou mecânico mas posso afirmar e dar provas a respeito da descarbonização. A formação de depósitos de carbono compromete a lubrificação e contamina o óleo formando borras e isso reduz drasticamente a durabilidade do motor. Se você não quer que isso aconteça abasteça só que gasolina ADITIVADA ou Alcool.

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Michel 6 de janeiro de 2021

Pra ser bem sincero, o que a pessoa precisa se preocupar é com o óleo do motor, e não com o combustível a ser utilizado. Carbonização na câmara de combustão acontecia muito nos motores com carburador. Em motores com injeção eletrônica isso é muito difícil acontecer. Ao menos que esteja colocando álcool de cozinha ou gasolina adulterada de posto clandestino.

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elias ferreira dos Santos 5 de dezembro de 2018

comprei uma spin 2013 e nunca foi abastecida com etanol,teria algum problema se eu abastecer agora com etanol?

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Nelson 13 de dezembro de 2018

Passei por isso também amigo comprei um gol g4 de usado o dono anterior falou q nunca tinha abastecido com etanol. E eu continuei na gasolina. ..aí veio coriosidade. ..Será que dá alguma coisa se eu colocar álcool? ??..simplismo te abasteci no álcool. .e até hoje uso os dois.

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Fernando B 14 de março de 2019

Não tem problema, entretanto eu recomendo abastecer com etanol e rodar cerca de 10 minutos para a injeção ler o novo combustível. Ah, não esquecer o tanquinho de partida a frio.

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ChicoFerreira 4 de dezembro de 2018

Passei por esse dilema ainda hoje. Sem saber como usar as proporções de alcool e gasolina, pensei: vou optar por colocar só alcool e colocar algum aditivo para “lubrificar” o alcool, mas a minha surpresa é que ums pequeno pote de 250 ml custa de 18 a 30 reais. Então é claro, será melhor gastar esses 18 a 30 reais adicionando gasolina, não é mesmo? Sei que (não tecnicamente, mas pressinto) se os motores são flex, teoricamente poderia e até deveriam usar os combustíveis misturados. Considerando-se o acréscimo de 27% de alcool na gasolina dos postos, poderíamos considerar que ao abastecermos com essa gasolina e somarmos mais 23% abastecendo com alcool, então teríamos, rigorosamente, abastecido com a mistura em meio-a-meio… Né? Acho que todos nós, em nossa neurose, em algum momento vamos questionar a mistura perfeita, que certamente deve existir… Desculpe pelos delírios.

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Sarrista 5 de novembro de 2018

Não tenho esses problemas de vcs, de ser flex , tenho uma bicicleta e eu uso pinga, rende que é uma maravilha

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Dejandira Sutil matos 14 de janeiro de 2020

?????????????

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Sérgio puziski 19 de novembro de 2020

Ta de boa pinguço valeu é nós

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andre alves 12 de outubro de 2018

sehores eu não sei de que lado estar a verdade, no brasil não dar pra se acareditas em suposição e melhor se fazer um teste como alguem relator no comentario e melhor colocar etanol e fazer uma avaliação no caso do consumo dividir l por km e preço final depois fazer o mesmo com gasolina chegaremos a denominador convicente. esse regra dos 70% aicho eu que não bate

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João Carlos 7 de março de 2020

Com certeza tem uma regra percentual, mas acho que não deve ser igual para todos os motores , pois a taxa de compressão e tecnologia eletrônica são diferentes.

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Ronaldo 19 de setembro de 2018

Parabéns pela matéria. Uso etanol misturado a gasolina (em torno de 20%) já fazem 80 mil km no mesmo veículo, sem nenhum problema. O desempenho fica muito próximo do uso de etanol puro. Misturar um pouco de etanol, melhora a octanagem, com isso elimina o problema de detonação (isso sim é prejudicial) nos motores flex, que na maioria possuem alta taxa de compressão.

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gil rocha 11 de março de 2022

eu uso 20% de gasolina misturado ao etanol e meu carro funciona perfeitamente, cada carro funciona de um jeito, existem reclamações de todo mundo, não existe uma regra certa pros combustiveis, cada um tem q ver o q é melhor pro seu carro e boa sorte

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Ivan 30 de junho de 2018

Betto vc falou pouco mais falou tudo

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Ivan 30 de junho de 2018

Rodolfo vc esta de parabéns pela sua aula,olhando os comentarios fala serio se nao sabe nao fala,,,,

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Claudio 20 de junho de 2018

Antes de mais nada, é fundamental saber a “taxa de compressão” do motor.
Há taxas que fazem o motor funcionar melhor com álcool (taxas mais elevadas): no caso do motor com taxa de compressão menor, fica melhor com gasolina.

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Romildo 19 de junho de 2018

Eu tenho um voiage comfortline ano 2014. E costumo usar os dois combustíveis juntos em qualquer proporção meio a meio como a nossa gasolina do Brasil é um lixo pagamos muito caro o litro da gasolina que vem batizada com grandes proporções de álcool misturado. Prefiro sempre colocar só 10 litros de gasolina aditiivada e pesso para completar com álcool. E estou satisfeito com as médias que o carro está fazendo. Mais a economia de combustível está ligado a diversos fatores. Principalmente fazer as manutenções preventivas. Ex:velas e cabos. Filtros de óleo e o filho de are principalmente o óleo de motor recomendado pelo fabricante. E não pelos postos de gasolina. No meu voiage eu só uso o lubrificante castrol gtx magnatec recomendado pelo fabricante. Não encontro esse óleo em nenhum posto de gasolina aqui em Curitiba. Só encontro esse óleo em algumas auto peças de Curitiba. Tenho os cursos de lubrificantes que tive a oportunidade de fazer. Nunca deixei nenhum posto de gasolina empurrar para o meu carro qualquer produto s similares .a cada dez mil kilometros faço a troca de óleo e filtros. Os veículos não são só movidos a combustível. A manutenção preventiva trás ótimos benefícios ao seu veículo. Um abraço a todos. Esse foi o meu comentário.

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Ricardo Veiga 19 de junho de 2018

Com a resposta os fiscais de postos de combustíveis.

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Betto 19 de junho de 2018

Quanta gente que sabe tudo de combustíveis.. não vou nem comentar.. aditivada tem custo maior que gasolina comum.. flexível não é mix… quanta baboseira meu Deus..

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Ivan 30 de junho de 2018

Betto vc falou pouco mais falou tudo

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AASG 19 de junho de 2018

Misture 50% de etanol na gasolina pra vc ver a porcaria q vai ficar o seu carro.. vai SIM confundir o sistema de injeção, seu carro NAO VAI LIGAR de manhã!! Ridículo dizer q isso não tem problema algum… RI-DÍ-CU-LO!!

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Eddie 23 de junho de 2018

Menos colega….quantas vezes mudando de estado da federação eu abateci gasolina onde havia meio tanque de álcool ou vice versa….problema algum colega….o carro rodava normal e o consumo manteve se coerente segundo a prorçao no tanque. Vc está completamente enganado ou vc precisa passar seu flex pra frente.

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Rauser 15 de setembro de 2018

Nada haver seu comentário. Desde quando precisa esperar esvaziar um tanque pra botar outro combustível? Onde tá essa orientação nos manuais? Mostre pra gente algum manual de carro que fale isso! Isso não faz sentindo! Os motores são flexíveis, feitos pra rodar com qualquer proporção de gasolina ou etanol, isso tá escrito em qualquer lugar! Faço essas misturas e meu carro nunca se comportou como vc tá falando!

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Sérgio 23 de novembro de 2018

Tive um sandero 2012 1.0 flex e o manual dizia para só trocar de combustível quando estivesse na reserva. Na época achei estranho, pois, tive carros de outras montadoras e não tinha lido isso antes.

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Fernando 4 de janeiro de 2019

Concordo plenamente com suas palavras. O que mais tem são pessoas que tem preguiça de ler o manual dos veiculos Flex e ficam dando ouvidos a ”Experts”.

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roberto 12 de março de 2019

isso só no seu carro amigo, pra começar a gasolina tem alcool, como ja foi falado aqui um monte de vezes. Eu ja coloquei meio a meio e nao fez diferença nenhuma,,,”o carro nao vai ligar de manha”???…ahahahhaha, fala sério heim

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Felipe 7 de outubro de 2019

Flex os mais antigos, 2007 ate 2010 nao se recomenda a mistura, acima disso pode misturar sem erros, mas isso muda de montadora e de motor pra motor.

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Johntravolta@outlook.com 3 de novembro de 2020

Kkk,coitado esse é leigo de tudo.kk

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Michel 6 de janeiro de 2021

Ninguém tem culpa de vc usar um carro sem manutenção!

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Antonio 19 de junho de 2018

Coloquei gazolina aditivada no corsa além de não render nada o carro ficou uma bosta. No foX da minha sogra a mesma coisa. Abasteci com gasolina comum tá uma maravilha

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Leandro costa 19 de junho de 2018

Tenho um uno way 2015 flex nunca coloquei mistura com álcool nele sera que se eu começar a coloca setenta por cento de gasolina e trinta por cento de álcool da algum tipo de problema

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Max Lisboa Dos Santos 4 de julho de 2021

Tive uma uno 2009 modelo 2010 way fare.colocaca para uma hora e meia de viagem. 60,00 reais de gasolina 50,00 de álcool. Funciona muito bem.e pra andar ir durante a semana pro trabalho colocava 15.00 reais gasolina e 10 .00 reais de álcool funcionando. Uma beleza.agora comprei uma uno vivance 1.4.creio vai ser o mesmo processo. Mais vejo muita gente fazendo o mesmo carro funcionando muito bem.so alegria.

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Historiador.J.C. 19 de junho de 2018

Fato é que há equivoco na avaliação de veiculo a gasolina e a etanol,pois o etanol e hidrico (a água) e gasolina mista conbinada com alcool anidrico é diferênte. Portanto alcool hidrico e anidrico são diferêntes.

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JORGE LUIZ DIAS 19 de junho de 2018

Para o ALAAN JOSÉ KRUK.
E desde quando gasolina é lubrificante para corrente de bicicleta?

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Rodrigo 19 de junho de 2018

Todo mundo sabe que os carros Flex são uma comodidade muito boa, mais pelo menos aqui no DF não compensa utilizar etanol já que a diferença entre ele e a gasolina não ultrapassa R$1,20 por litro, e outra coisa a gasolina vendida pra nós já está com uma porcentagem bem acima do permitido pelos fabricantes dos carros Flex, então no meu ponto de vista nunca compensaria fazer o uso de dois tipos de combustíveis ao mesmo tempo, exemplo, 50% álcool e 50% gasolina, a sonda lambda iria reconhecer uma quantidade maior que 27% de álcool na gasolina e o dinheiro gasto com gasolina seria jogado fora, então ou eu uso um ou outro, mais nunca os dois ao mesmo tempo

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Rodrigo 28 de junho de 2018

…”então ou eu uso um ou outro, mais nunca os dois ao mesmo tempo”.
Xará, na tua frase existe uma incoerência que vc mesmo citou antes… A gasolina já vem, no mínimo (já que não temos como aferir usualmente isso), com 27% de álcool… Portanto, andas com os 2 ao meso tempo se utilizares a nossa gasoroba (gasolina com gororoba…kkkk).
Abs

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Israel 23 de maio de 2019

Mas o que eu vejo mais é o pessoal é misturando gasolina com álcool porque o carro tem dificuldade para pegar de manhã principalmente no frio, e a vantagem do carro flex é que se faltar um ou outro a pessoa não vai ficar na mão.

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Fábio 19 de junho de 2018

Teve um cara aí em cima que escreveu que etanol tem água e álcool anidro não… Etanol é álcool de 2 carbonos amigo. Etanol anidro não tem água e o que eles chamam de etanol no posto pode ter até metanol no meio.

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Elielson 19 de junho de 2018

Pôr que o sindicato dos postos da minha região continua fazendo campanha no rádio aconselhando o abastecimento apenas de um tipo de combustível?!
O que se ganha com informações como essa?

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jose valentim 19 de junho de 2018

Em si tratando de combustível fica difícil chegar a um termo que seja bom para o carro a melhor gasolina é a aditivado.temos que procurar um posto de nossa confiança.

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ALAAN JOSE KRUK 19 de junho de 2018

Olá! Lubrifiquei a corrente de minha bicicleta com gasolina! Adivinhem o que aconteceu? Com carro a GNV tem a mesma “conversa” de que a gasolina “lubrifica”! Lembro da época dos carros só a álcool e com injeção eletrônica, eram só alegria, a cada troca de óleo o frentista se espantava com a limpeza do óleo etc!

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Sebastião 19 de junho de 2018

Tem resposta aí q não corresponde com a nossa gasolina
Na gasolina tipo A e adicionado 27$&%de alcoanidro
Não 27%de etanol.
Isso ocorre um grande erro no carro flex
Etanol é alcoanidro +água
Quando vc adiciona etanol no seu carro vc adiciona água na sua gasolina .o ideal é deixar na reserva e depoy troca de combustíveis .
Lembrando de carro flex não é mix
Economizar sim
Sem prejuízos futuros

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Flavio 19 de junho de 2018

Quanto ao cálculo de combustível e uma roubada pois ninguém questiona os 27% de álcool que contém na gasolina sendo que se fizer a conta o álcool acaba sendo mais econômico ! Porém não ecológico mas isso e outro assunto

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Ailton 19 de junho de 2018

A cada tanque uso perfect clean a média de consumo do meu carro melhorou muito.

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Rauser 15 de setembro de 2018

Com a lata saindo a 25-30 reais? Nenhum aditivo melhora consumo de carro, pode até melhorar um problema de sujidades no sistema e por consequência melhorar o consumo, mas daí vc não precisa ficar todo tanque gastando 30 reais num produto! Poe os 30 de combustivel que vc anda mais!

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ChicoFerreira 4 de dezembro de 2018

Passei por esse dilema ainda hoje. Sem saber como usar as proporções de alcool e gasolina, pensei: vou optar por colocar só alcool e colocar algum aditivo para “lubrificar” o alcool, mas a minha surpresa é que ums pequeno pote de 250 ml custa de 18 a 30 reais. Então é claro, será melhor gastar esses 18 a 30 reais adicionando gasolina, não é mesmo? Sei que (não tecnicamente, mas pressinto) se os motores são flex, teoricamente poderia e até deveriam usar os combustíveis misturados. Considerando-se o acréscimo de 27% de alcool na gasolina dos postos, poderíamos considerar que ao abastecermos com essa gasolina e somarmos mais 23% abastecendo com alcool, então teríamos, rigorosamente, abastecido com a mistura em meio-a-meio… Né? Acho que todos nós, em nossa neurose, em algum momento vamos questionar a mistura perfeita, que certamente deve existir… Desculpe pelos delírios.

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Gonçalo Pereira 19 de junho de 2018

Posso mistura os dois combustível . não tem poblema mesmo ..que produto eu possa usar para da mas durabilidade no motor

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Então se eu colocar meio tanque de gasolina e outro de etanol não prejudica o motor do carro 19 de junho de 2018

Então se eu colocar no carro meio de etanol e meio de gasolina não faz mal pro motor do carro

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Alberto Martins 19 de junho de 2018

Bom diaaa eu trabalho com meu carro com GNV e toda convertedores falam que para utilizar o GNV e manter o etanol que a gasolina isso é verdade, eu gostaria de saber se a gasolina seria melhor que o etanol ou qual seria melhor.

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Hamilton 19 de junho de 2018

Tenho um ÚNO Flex 2006 que comprei 0km. Hoje (Junho de de 2018) está com 198.000 km rodado, neste tempo do abasteci umas 4 x com gasolina pura e algumas vezes com mistura deetanol e gasolina em qualquer proporção. mas a maioria das vezes é com etanol puro e a única observação que faço é que com etanol o escapamento tem pouca durabilidade, pois ele enferruja muito rápido, aparecendo furos no silenciador.

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Waldo 19 de junho de 2018

Bom Dia, em relação ao melhor combustível para se usar em um motor flexões, em um dos parágrafos foi colocado que uma proporção de 50% de cada combustível seria o sonho dos proprietários, economia e potência mas, não se tocou no assunto que a gasolina nacional tem em sua composição 27% de álcool , no caso da gasolina comum e da aditivada e 25% na gasolina chamada Premium ou Podium ou qualquer outro nome e, isto pata cada litro de combustível!
Daí que para termos os 50% de cada combustível dentro do tanque, seria preciso um exercício de matemática para se chegar a uma quantidade ,quase exata, de cada um dos combustíveis!
Por favor, uma resposta do profissional!
Bom Dia !

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Thiago 19 de junho de 2018

Muito fraca a matéria. Coisa pra quem tá fazendo auto escola.

Regra dos 70% é burrice pra preguiçoso.

Tem que saber quanto custa o km com cada combustível.
Calcule o rendimento em cada um, depois dívida o preço pelo rendimento

Exemplos
gasolina $5 rendimento 7km/litro = $0,72/km

Álcool $3,60 rendimento 6km/litro = $0,60km

Precisam de alguém que entenda de carros

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ninguem 21 de março de 2019

kkkkkkkkkkkk, eles precisam de alguem que entenda de carros, e voce de matematica. Sua conta esta errada. Voce dividiu o dinheiro pelo quilometro rodado.
O certo é dividir o quilometro pelo dinheiro.

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Ninguém 2 10 de maio de 2019

Burro pra vc saber quanto vale o km tem que dividir dinheiro pelo km mesmo volta pra escola

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ninguem 21 de março de 2019

refazendo sua conta:
Gasolina $5 rendimento 7km/litro = $1,40/Km
Alcool $3,60 rendimento 6km/litro = $1,67/Km

Ou seja, nesse caso o alcool rende mais!

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Felipe Zilli 20 de abril de 2019

Aqui na minha cidade não compensa de jeito nenhum abastecer com álcool, porque a gasolina está na faixa de 4;00 R$ e o álcool 3;50 R$.
Tem um cálculo que mostra qual é o que mais compensa, o valor não pode passar de 0.70

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Sem 8 de novembro de 2019

Se cada Km custa R$1.40 , sete quilometros custarao 7 X 1.40 = 9.8.

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sem 8 de novembro de 2019

Outro detalhe na sua conta a gasolina custa 1.4 por km, e o alcool 1.67, ai a brilhante conclusao q o alcool (que custou mais caro) rende mais!

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João carlos 7 de março de 2020

Este cálculo de R$/km, e o mais correto para verificar qual e a melhor condição se é álcool, gasolina, ou misturado.

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Marcelo 19 de junho de 2018

Rodolfo, não é verdade que a gasolina aditivada não possa ser vendida com o mesmo preço de comum. Alguns postos usam isso como uma estratégia de marketing. Vendem a comum com um preço um pouco maior, e a aditivada, com um preço um pouco menor. Ganham no volume vendido. Sei bem disso pois trabalho na área comercial de uma grande distribuidora de combustíveis.

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Joel cruz 19 de junho de 2018

Olá,essa matéria sobre gasolina ou etanol super interresante, o que usar.Hoje temos 27% de etanol na gasolina que pagamos preço de gasolina,ou seja essa tabelinha de 70% não funciona serve para confundir o consumidor.Etanol é combustivel limpo renovável polui
Menos que a gasolina,conserva e mantém as caracteristica do lubrificante do motor por maior período km.Reduz o consumo de óleo,podendo estender
Sua troca por maior kms,apenas trocando filtro de óleo.
Sistema mecânico mantém se mais limpo,como catalizador, Câmara combustão,velas etc…

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Celso Laurentino dos santos 18 de junho de 2018

Oi gostaria de saber guando coloco metanol ums vinte litros enuns três de gasolina faz mal para carro

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Rodolfo 18 de junho de 2018

Prezados,
…. Digo que em verdade a coitada da gasolina é julgada culpada! Porém se esquecem que no exterior a gasolina só é vendida aditivada com detergentes e dispersantes para a limpeza do motor, e ainda… algumas marcas, salvo melhor juízo, adicionam um moderador de atrito nela que melhora a performance da lubrificação do motor desde às válvulas de admissão de combustível aos anéis e pistões do motor.
…. Desta forma, seria prudente a pessoa optar por gasolina aditivada do que comum, pois desta maneira ele ofereceria a melhor proteção ao motor contra o desgaste e de quebra com melhor proteção contra o desgaste teria redução do consumo de combustível devido a redução de atrito na referidas peças.
…. Falo por experiência própria… quando tiro a vela do meu carro que usa gasolina aditivada desde os 200.000 km (hoje está com 235.000 km), quando coloco o pistão no ponto moto superior PMS, a cabeça dos pistões estão limpas, ou seja, não estão carbonizadas, e ainda as velas também estão limpas, isentas de carbonização. Logo, se as velas e a cabeça dos pistões estão limpas, então a câmara de combustão também estará limpa.
…. Mas é claro que devemos separar o joio do trigo, pois no Brasil se vende gasolina aditivada a preço de comum e tem gente que acredita que isso seja monetariamente possível… conto do vigário… que posto de combustível seria ingênuo a ponto de perder dinheiro vendendo gasolina aditivada a preço de comum, ou pior… vendendo gasolina comum mais cara que o posto vizinho porque quer que ela custe a mesma coisa que uma aditivada, ou seja, de custo de produção superior… enquadrando-se assim em superfaturamento da gasolina comum… logo isso de “gasolina aditivada a preço de comum” é “picaretagem” como diz Boris Feldmann!
…. Assim em posto que a gasolina é muito barato ou pior ainda, a “gasolina aditivada a preço de comum” o aditivo da gasolina aditivada será o corante e olhe lá…
Grato,

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Rauser 15 de setembro de 2018

A prática de vender ambos no mesmo preço muitas vezes acontece pelo motivo que gasolina vence, estraga. Depois de 3 meses parada ela começa a se degradar e se não for vendida logo, não pode mais ser consumida e daí há promoções de mesmo preço da comum. A comum tem alta rotatividade, já a aditivada pode ficar parada muito tempo e não ser toda vendida.

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Marlon Leandro 3 de julho de 2019

Olha até concordo com o nosso amigo(a),infelizmente isso acontece mesmo,mas não podemos generalizar. O proprietário pode sim vender aditivada ao mesmo valor de comum,depende muito da saída do produto,porque se ganha na quantidade! Digo isso porquê sou frentista no BR e a gasolina do posto onde eu trabalho e de muita qualidade e sai 70% mais aditivada do que comum…

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