Carro PcD até R$ 200 mil: 10 opções com o novo teto de isenção de IPI
Com prorrogação do teto para isenção do IPI, separamos sugestões de sedãs e SUVs - e até um hatch - para comprar com o desconto previsto em lei
Com prorrogação do teto para isenção do IPI, separamos sugestões de sedãs e SUVs - e até um hatch - para comprar com o desconto previsto em lei
O limite de R$ 200 mil para comprar carros com PcD com desconto do IPI foi prorrogado pela Câmara dos Deputados e deve ser sancionado pelo Executivo. É uma boa notícia para quem tem direito ao benefício em meio aos preços estratosféricos dos automóveis 0 km.
Aproveitamos para trazer uma lista com carros para PcD que se enquadram no teto para usufruir pelo menos da isenção do IPI. Separamos sempre as versões mais baratas e automáticas, lembrando que para obter o desconto é preciso que o modelo tenha motorização entre 1.0 e 2.0, câmbio automático e produzido no Mercosul.
VEJA TAMBÉM:
Os preços são os sugeridos pelas próprias montadoras, exceto para o Estado de São Paulo, e coletados na terceira semana de dezembro.
A versão Sense do SUV compacto foi originalmente criada para vendas diretas e para o mercado PcD, mas com o aumento desenfreado dos preços ficou meio perdida na gama. Com a prorrogação do teto de R$ 200 mil para desconto do IPI, esta opção de entrada volta a ser atraente como carro para PcD.
A Sense é equipada com seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, trio elétrico, sensores de chuva e crepuscular, entre outros. Mas é aliviada em alguns equipamentos. Por exemplo, não tem a central multimídia VW Play (essa só a partir da 200 TSI, de R$ 128.650), o ar não é automático e recebe calotas no lugar das rodas de alumínio.
A linha do sedã médio mais vendido do país não tem uma opção para o cliente PcD. Porém, a configuração de entrada GLi é uma boa pedida para quem não quer se render à ditadura dos SUVs em um carro PcD até R$ 200 mil. Destaque para o conforto e a confiabilidade mecânica do Corolla, que nesta versão é equipada com motor aspirado de injeção direta e com uma das melhores caixas CVT do mercado.
Na segurança, o modelo vem equipado com sete airbags, câmera de ré e controles de tração, estabilidade e subida. No mais, ainda recebe tela TFT de 4,2” digital e colorida no quadro de instrumentos, central multimídia com monitor de 10”, detalhes em preto brilhante no painel, banco traseiro com descansa-braço central e porta-copos e rodas de liga-leve aro 16”.
Um dos SUVs de maior sucesso do mercado foi remodelado este ano e ganhou um moderno motor turbo flex, que só não é lá muito econômico, mas que confere conforto no rodar do jipão. O Compass ainda chama a atenção pelo bom porta-malas e posição de dirigir, além da robustez típica da marca.
Desde esta versão de entrada Sport, o SUV médio vem bem equipado e é um bom carro PcD até R$ 200 mil. Sai de fábrica com seis airbags, controles de estabilidade e tração, central multimídia com tela de 8,4” com conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, ar automático bizona, chave presencial, freio de estacionamento eletrônico, tapetes de carpete, rodas de liga-leve aro 16”, faróis full LED, Auto Hold e start/stop do motor, entre outros.
Outro SUV que foi reestilizado em 2021 e ganhou um upgrade no conjunto mecânico. Agora é boa opção em carro PcD até R$ 200 mil. O Captur foi remodelado, melhorou no acabamento interno e agora é equipado com motor 1.3 turboflex. Feito sobre a mesma base do Duster, só não tem o mesmo espaço interno do irmão e tenta compensar isso com equipamentos e estilo.
Entre os itens de série desta configuração básica Zen, controles de estabilidade e tração, assistente de rampas, câmera de ré, retrovisores rebatíveis eletricamente, start/stop do motor, monitoramento dos pneus, faróis com regulagem de altura, chave presencial, central multimídia com tela de 8”, entre outros. Peca por só ter quatro airbags e pelo ar, que não é automático.
A nova geração do City chegou para ocupar um lugar ao sol entre os sedãs compactos premium e os médios, já que a Honda não fará mais o Civic por aqui. O modelo tem a vantagem da boa reputação de marca que não dá problema e de carro que não quebra. O motor é uma evolução do antigo 1.5, continua aspirado, só que com injeção direta.
A versão de entrada EX traz de série seis airbags, chave presencial com botão de partida no painel, central multimídia com tela de 8″ e conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, rodas de liga leve de 16”, sensor de pressão dos pneus, faróis de neblina e borboletas para trocas de marchas no volante. Além , é claro, dos agora obrigatórios controles de estabilidade e tração.
Dizem que a Honda prepara uma versão do City mais aliviada em equipamentos para ficar abaixo dos R$ 100 mil. Desta forma, além do desconto do IPI para carro PcD, também gozaria da isenção parcial do ICMS.
O belíssimo hatch também pode ser uma boa compra de carro PcD. A variante mais em conta com câmbio automático pode sair por menos de R$ 70 mil com a isenção total – na nossa ficha, só está o desconto do IPI. Além do estilo, o modelo entrega um bom comportamento dinâmico, o bacana conceito de i-Cockpi, mas não espere muito de desempenho e equipamentos.
O motor é o velho 1.6 16V dos tempos da PSA. E esta opção Active só traz o previsível. São apenas quatro airbags, além de controles de estabilidade e tração, ar-condicionado, trio elétrico, controle de cruzeiro, rodas de liga-leve, entre outros. A central multimídia tem display de 7”.
O C4 Cactus mais barato custa pouco mais de R$ 100 mil e usa o mesmo conjunto mecânico do 208. Entrega bom conforto a bordo e um jeito parrudo que o classifica como SUV – com altura do solo maior que muito utilitário por aí. Porém é um carro PcD até R$ 200 mil que decepciona nos itens de série.
Esta versão de entrada só tem dois airbags, por exemplo. No mais, controles de estabilidade e tração, assistente de rampas, câmera de ré, ar-condicionado digital, controle de cruzeiro e central multimídia com tela de 7”. Destaca-se mesmo pelo quadro de instrumentos digital. As rodas são de aço e levam apenas calotas e as maçanetas das portas não têm pintura.
Outro modelo para fugir dos SUVs e logo o último hatch médio sobrevivente do mercado (entre as marcas generalistas). O Cruze atrai pelo motor esperto e bom comportamento dinâmico, o que o credencia a ser um bom carro PcD até R$ 200 mil. Mas tenha em mente que deve sair de cena em breve.
Na segurança, esta opção LT é equipada com seis airbags, controles de estabilidade e tração, alerta de esquecimento de pessoa ou objeto no banco traseiro, sensor e câmera de ré e monitoramento dos pneus. Também recebe ar automático, rodas de liga-leve aro 17” e central multimídia MyLink com tela de 7”.
Para quem gosta de uma marca com apelo mais aventureiro e quer um carro PcD até R$ 200 mil espaçoso e alto, o Eclipse Cross pode ser uma pedida. A despeito do desenho controverso, o SUV oferece bom espaço interno e motor turbo a gasolina com desempenho satisfatório.
A opção GLS é a mais em conta da linha. Tem controles de tração, estabilidade e subida, seis airbags, sensores de chuva e de luminosidade, ar-condicionado automático, central multimídia, com tela de 7”, monitoramento de pressão dos pneus e câmera de ré. Destaque ainda para o controle de descida.
Um dos últimos lançamentos do ano, o renovado Tiggo 7 pode ser uma opção de carro PcD até R$ 200 mil com ótimo custo/benefício. O modelo é feito pela Caoa Chery em Anápolis (GO) em versão única de acabamento e bem fornido. O novo motor 1.6 turbo só bebe gasolina, mas garante o modelo mais potente desta lista.
Entre os itens de série, o SUV médio se destaca em vários aspectos. É vendido com seis airbags, controles de estabilidade e tração, alertas de tráfego cruzado e lateral, sensor de ponto cego, quadro de instrumentos eletrônico com tela de 12”, câmera 360, carregador de smartphone sem fio, bancos dianteiros elétricos, abertura da tampa do porta-malas por aproximação, ar-condicionado automático bizona com acionamento remoto pela chave, teto panorâmico, entre outros.
Já andamos no SUV. Veja nossas impressões
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Por favor me informa onde tem Mitsubishi Eclipse Cross por 165.900,00 que eu vou lá comprar um AGORA. Os valores dos carros estão totalmente defasados
Bom dia eu vir os preços do carro automático para pcd como é quer o deficiente quer receber 1 salário mínimo 1.100.00 vai da uma entrada no carro esse valor não tem como nem o próprio bancos não vai da esse valor de entrada porque não chega nem até 30 mil de entrada e muito carro de mais eu fui na loja de veículos eu vir o carro lindo onix automático o dono disse quer esse ônibus e 38.000 reais ele queria quer eu desse os 30.mil de entrada e parcela os 8.00mil ele foi consultar se o banco pode libera essa entrada de 30mil e não liberou não tem lógica e não tem nem um banco quer empresta 30.000 ou mais de entrada passando do salário do aposentado e difícil mesmo é também a câmera dos deputados prorrogou esse projeto do PDC pra saber como vai libera esse projeto do carro com isenção do IPI pra carro com deficiente físico