Carro usado: 10 fatos sobre o Chevrolet Classic

Sedã que nasceu do primeiro Corsa se perpetuou no mercado e manteve o bom custo benefício no mercado de carros usados

chevrolet corsa classic 2010 prata frente parado
Chevrolet Classic nasceu como Corsa Sedan, mas precisou mudar de identidade com a chegada da segunda geração do compacto (Fotos: GM | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 25/09/2024 às 08h00

O Chevrolet Classic é um daqueles casos curiosos no mercado brasileiro. Foi desenvolvido pela engenharia local da General Motors derivado do Corsa de primeira geração, conviveu com a segunda fase da linha compacta e não só fez mais sucesso que o sucessor, como teve vida mais longa.

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Principalmente graças ao seu custo benefício. Característica que mantém no segmento de veículos usados. Opção barata e racional para quem precisa de sedã, o Chevrolet Classic oferece manutenção descomplicada e bom porta-malas.

Trajetória

Lançado como Corsa Sedan em novembro de 1995, o carro começou com motor 1.6 de 92 cv. Depois, teve opções 1.0 8V e 16V, além de uma 1.6 16V de 102 cv. Antes de virar Chevrolet Classic, seguiu os passos do hatch em algumas configurações famosas, como Super, e séries especiais, como Millenium.

A primeira reestilização aconteceu em 1999. O três-volumes teve o para-choque e lanternas redesenhados. Em 2002, a General Motors lançou no Brasil o Corsa de segunda geração, também hatch e sedã. O modelo antigo passou a ser designado Corsa Sedan Classic.

CORSA SEDAN 1996 PRATA LATERAL
Corsa Sedan nasceu a partir da primeira geração do hatch e ocupou a vaga deixada pelo Chevette

O modelo adotou o sobrenome com o qual sobreviveu no mercado, Chevrolet Classic, na linha 2005. Foi mais ou menos quando ganhou motor 1.0 flex VHC com maior taxa de compressão e até 72 cv. Em 2009, mais novidades mecânicas: acelerador eletrônico e motor VHCE recalibrado e com até 78 cv de potência.

O último sopro de vida do Chevrolet Classic se deu em 2010 de forma até polêmica. O sedã seguiu mudanças de estilo que o deixaram parecido com o chinês Saic. Ao mesmo tempo, passou a ser oferecido em solitária versão LS 1.0.

CHEVROLET CORSA SEDAN CLASSIC SPRINT 2008 PRATA EM MOVIMENTO
Com a chegada da segunda geração do Corsa Sedan, o veterano ganhou o sobrenome Classic

Antes de sair de linha, o Chevrolet Classic foi equipado com freios ABS e airbag duplo frontal para atender à legislação. Ainda teve uma série especial Advantage. A produção foi transferida de São José dos Campos (SP) para a Argentina, onde foi fabricado até 2016. Ao todo, mais de 1 milhão de unidades foram produzidas em 20 anos de história.

Sobrevida

O primeiro Corsa Sedan durou mais que o segundo. Como dito, ambos os modelos conviveram nos anos 2000. E fizeram a trinca de sedãs da GM no segmento de compactos, juntamente com o Prisma, derivado do Celta, que foi lançado em 2006.

Em 2012, Corsa Sedan II e o Prisma saíram de linha, mas o Chevrolet Classic se manteve firme e forte até 2016 – na reta final já convivendo com o segundo Prisma e o Cobalt.

Desempenho

Vamos nos concentrar nos últimos anos do Chevrolet Classic, quando o carro foi equipado com o motor Família I VHCE, com taxa de compressão maior, de 12,6:1. São 78 cv com etanol e 77 cv com gasolina que proporcionam um desempenho normal para um modelo 1.0 em termos de acelerações – 0 a 100 km/h acima dos 13 segundos.

CHEVROLET CLASSI 2010 TRASEIRA MOVIMENTO
Apesar de ser oferecido apenas com motor 1.0, Classic era levinho e tinha bom desempenho

O padrão de comportamento é o de sempre em carros com motor com essa potência. É preciso esticar bem o câmbio manual de cinco marchas para sempre trabalhar na melhor faixa de giros. Em trechos de subida, o carro põe a língua para fora e o baixo torque de 9,7 kgfm/9,5 kgfm só se apresenta a 5.200rpm.

O consumo com etanol na cidade fica na casa dos 7,5 km/l. Com gasolina, as médias costumam subir para acima dos 10 km/l.

Motor mais potente

Só que até 2006 o compacto da GM, então conhecido ainda como Corsa Sedan Classic, teve motor 1.6 a gasolina. Para quem faz questão de um carro com mais disposição e que renda bem na estrada, pode ser uma opção.

São 92 cv e 13 kgfm a 2.800 giros, que proporcionam respostas mais espertas e desempenho mais eficiente na estrada. É possível fazer o 0 a 100 km/h na casa dos 12 segundos e alcançar médias de 15 km/l em ciclo rodoviário.

Dirigibilidade e conforto

O Classic – assim como a linha Corsa – herdou aquela posição esquisita de dirigir do Chevette. A barra de direção meio enviesada deixa o volante em uma posição torta em relação ao banco do motorista.

CHEVROLET CLASSIC 2015 INTERIOR PAINEL
O Classic foi perdendo conteúdo ao longo dos anos, mas era possível adicionar muitos opcionais

Para um sedã compacto, o carro até que tem ergonomia eficiente para o condutor, além de interessante espaço para os ombros dos passageiros da frente – pernas e joelhos, porém, sofrem. No banco traseiro, dois adultos vão bem.

O isolamento acústico é apenas regular. Já o acabamento interno é simples, com abuso de partes plásticas e falta de inspiração no design. Não esqueça que o Classic é um projeto dos anos 1990 e foi a porta de entrada da Chevrolet no mercado por muitos anos.

Porta-malas

Por muitos anos foi um dos atrativos do Chevrolet Classic. São 390 litros de volume, e a altura da tampa traseira e a largura do compartimento facilitam a colocação de bagagens maiores.

Dica

Vamos de Chevrolet Classic LS 2014, já com a última reestilização, motor VHCE e acelerador eletrônico. Custa entre R$ 26 mil e R$ 34 mil nos principais sites de venda de automóveis do país, como Webmotors, Mobiauto e OLX (apurado na segunda quinzena de setembro de 2024).

De série, esse carro oferecia freios com ABS e airbag duplo frontal exigidos por lei. Além disso, desembaçador traseiro, repetidores de setas nos retrovisores e… só. Ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, travamento central, alarme e assistência hidráulica na direção eram opcionais.

Série especial

Também em 2014 a GM lançou a série especial Advantage para o Chevrolet Classic, recheada com boa parte dos opcionais da versão LS. Ar, direção hidráulica, travas elétricas, alarme e comando elétrico dos vidros da frente. Além disso, tem chave com telecomando das portas e dos vidros e rodas de liga leve aro 14”.

No desenho, a propósito, adesivos nas coluna e nas capas dos retrovisores pintados de preto brilhante e frisos laterais na cor da carroceria. Dentro o tom se repete em detalhes do acabamento do painel, alavanca do câmbio e miolo do volante.

Manutenção do Chevrolet Classic

O motor GM Família 1 costuma não dar sustos e ter manutenção simples e mais em conta. Os preços das peças do Chevrolet Classic 1.0 VHCE também são “normais”:

  • Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 60 a R$ 110
  • Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 70 a R$ 130
  • Bomba de combustível: de R$ 200 a R$ 310
  • Kit troca de óleo (4 litros 5W30 + filtro): de R$ 160 a R$ 300
  • Amortecedor traseiro: de R$ 220 a R$ 420
  • Para-choque traseiro: de R$ 230 a R$ 400
  • Farol direito: de R$ 170 a R$ 320

Principais problemas

Existem muitos relatos de superaquecimento do motor 1.0 no início de sua fase de compressão elevada (VHC) e também de problemas corriqueiros na boia e na bomba de combustível. Suspensão e embreagem também merecem atenção especial, assim como possíveis vazamentos do óleo do motor.

Recalls do Chevrolet Classic

  • reparo da suspensão dianteira em modelos 2012
  • troca da barra de impacto do para-choque de unidades feitas em 2012
  • substituição dos rolamentos traseiros de carros produzidos em 2013
  • troca do filtro de combustível de unidades do Chevrolet Classic 2013 e 2014
  • substituição do airbag do motorista de sedãs fabricados de 2012 a 2016
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3 Comentários
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Santiago 25 de setembro de 2024

Comprei um Classic zero em 2008, e fiquei com ele até 2012.
Um carro honesto, entrega o que promete, e um dos melhores custo-beneficio na sua faixa de mercado.
Tão versátil e funcional, que até hoje vemos vários deles rodando por aí até como veículo de serviço.

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Isaias Rodrigues 25 de setembro de 2024

Tenho um 2014 completo,comprei com 3000km hoje esta co 104mil km vou vender com dor no coração, pois preciso de um automático,devido a um problema no quadril aos interessados mande um e-mail

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luiz fernando barros lima 25 de setembro de 2024

Bom dia, tive um, carro muito simples porém honesto, econômico mala grande para o tamanho do carro e manutenção baratíssima, para quem estava começando como eu na época carro excelente, só tinha um problema suspensão muito baixa.

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