Sedã compacto italiano tem conjunto com caixa automática muito bem acertada, amplo porta-malas e ainda é econômico
O Fiat Cronos foi criado para ser uma opção mais moderna ao então Grand Siena, mas cumpriu seu papel com sobras. Isso porque o sedã compacto trouxe uma plataforma moderna, mais espaço e um conjunto mecânico dos mais acertados do segmento.
VEJA TAMBÉM:
Falamos do motor Firefly 1.3 com câmbio CVT, transmissão que estreou na linha 2023 do Fiat Cronos. Justamente a fase do sedã sobre a qual vamos nos debruçar agora.
Confira 10 fatos sobre o Fiat Cronos 1.3 CVT 2023.
O sedã começou a ser vendido no Brasil em fevereiro de 2018. Derivado da base do Argo e produzido na planta da então FCA em Córdoba, na Argentina, o Fiat Cronos chegou ao nosso mercado com opções de motor 1.3 Firefly com câmbio manual e 1.8 E.torQ, este com opção da transmissão automática de seis marchas.
Na linha 2020, o modelo teve uma opção com ares esportivos, a HGT, sempre com o conjunto 1.8 AT. À mesma época, a Fiat lançou o pacote S-Design, inicialmente para as variantes 1.0 do Cronos, sobre a qual falaremos mais para a frente.
Já o Fiat Cronos linha 2023 trocou a grade, ganhou volante do Argo e passou a ter opção de motor 1.0 três-cilindros e introduziu o câmbio CVT para as versões com o propulsor 1.3. Com isso, aos poucos as opções com o conjunto 1.8 e a transmissão automática convencional foram descontinuadas.
Recentemente, o Fiat Cronos recebeu nova atualização. Em abril de 2025, já como gama 2026, adotou mudanças principalmente na grade e no para-choques.
O Fiat Cronos 2023 com motor 1.3 é câmbio CVT carrega um dos mais bem calibrados conjuntos mecânicos da categoria. A caixa continuamente variável simula sete marchas, que podem ser operadas por mudanças sequenciais.
A transmissão oferece modo Sport, mas como na maioria dos carros da Stellantis que usam o mesmo câmbio, a prioridade na calibragem é o conforto. Mesmo assim, o 1.3 16V aspirado da família Firefly tem força suficiente para acelerar bem o sedã na cidade e na estrada.
O motor gera 107 cv com etanol e 98 cv, com gasolina. O torque máximo é de 13,4 kgfm (e)/13,2 kgfm (g). A aceleração até 100 km/h fica em 10,6 segundos (e) e 11,6 s (g).
Nas retomadas, a caixa segura um pouco as rotações como é comum em uma transmissão CVT. De qualquer forma, o motor enche só a partir das 4.000 rpm.
O Fiat Cronos 1.3 CVT 2023 anda bem e bebe pouco. Na tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBEV), o sedã se destaca nas médias de consumo na cidade.
A cabine do Fiat Cronos recebe bem o motorista e carona. Para um compacto, há espaço suficiente para pernas e joelhos. Já o banco traseiro leva dois adultos sem dramas. O acerto da suspensão também agrada.
Isolamento acústico deixa a desejar e o acabamento interno segue o padrão do segmento, com muito plástico e nenhuma ousadia em materiais ou design.
O espaço com 525 litros é um dos maiores da categoria. Além de amplo, o porta-malas do Fiat Cronos têm vão de abertura que facilita a colocação de bagagens.
Vamos de Fiat Cronos 2023 na versão Drive 1.3 automática CVT. Na segurança vem com controles de estabilidade e de tração, além dos obrigatórios freios com ABS e EBD e airbag duplo frontal.
No mais, assistente à partida em rampas, sensor de ré, monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado, vidros e travas elétricos, piloto automático e faróis com assinatura de LED.
A central multimídia usa tela de 7″. Oferece ainda volante multifuncional, tomada USB e conexão para smartphones.Câmera de ré, retrovisores elétricos e rodas de liga leve eram opcionais.
Preços do Fiat Cronos 2023 Drive 1.3 CVT, segundo a KBB Brasil.
Na linha 2023, o Fiat Cronos Drive 1.3 CVT também pode ser encontrado com o pacote S-Design. O kit de estilo agrega detalhes escurecidos na grade frontal, capas dos retrovisores, frisos laterais, logomarca e spoiler traseiro, além do acabamento interno.
No S-Design, o Fiat Cronos 2023 ganha retrovisores elétricos com tilt down e indicadores de direção, câmera de ré com linhas dinâmicas e rodas de liga-leve aro 15 polegadas.
Lançado em 2018, o Fiat Cronos começou a embalar nas vendas depois da saída de cena do Grand Siena, em 2021. Tanto que, em 2022, pela primeira vez, o sedã da marca italiana pela primeira vez passou a marca de 40 mil unidades.
Em 2023, o Fiat Cronos bateu seu recorde de emplacamentos no Brasil. Foram mais de 50 mil unidades. No ano seguinte, fechou 2024 com 44.395 licenciamentos.
Mesmo com as boas vendas, é só o terceiro sedã compacto mais comercializado do Brasil. Nos quatro primeiros meses de 2025, com 9.956 unidades, fica atrás do Volkswagen Virtus (10.137) e do líder Chevrolet Onix Plus (14.141).
O Fiat Cronos 2023 na versão Drive 1.3 CVT ainda está dentro da garantia de três anos. Confira as revisões com preço fixo da marca italiana. As manutenções têm valores dentro do padrão da categoria de compactos.
As principais queixas em relação ao Fiat Cronos dizem respeito a vazamentos. Relatos no site do Reclame Aqui e em fóruns de discussão falam sobre problemas de perda de óleo lubrificante e líquido de arrefecimento.
Também são comuns reclamações sobre mau funcionamento do cinto de segurança traseiro – em casos extremos, a peça se desprende sozinha, o que motivou até recall. Fique atento a ruídos na transmissão e na direção.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |