Carro usado: 10 fatos sobre o Toyota Etios 2018
O patinho feio da marca japonesa resistiu ao bullying e hoje é opção de carro usado com boa mecânica e valorizado
O patinho feio da marca japonesa resistiu ao bullying e hoje é opção de carro usado com boa mecânica e valorizado
Ele não virou cisne. Mas pode-se dizer que quem precisa de um carro usado com mecânica confiável e espaço interno, o vê com bons olhos. Falamos do Toyota Etios, hatch que nasceu contestado e achincalhado, mas que vendeu bem e que se vale da reputação inabalável da montadora japonesa.
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Neste conteúdo, vamos abordar 10 fatos sobre o Toyota Etios 2018, que nesta fase já tinha recebido melhorias e que minimizaram seu acabamento ruim e melhoraram seu desempenho. E que reforçam sua proposta de veículo usado racional e prático.
Em setembro de 2012 a Toyota lançou o Etios no Brasil nas configurações hatchback e sedã. Feito sobre uma plataforma de baixo custo, a Entry Family Car (EFC), o compacto foi o primeiro modelo produzido na então nova fábrica da montadora japonesa em Sorocaba (SP) e debutou os novos motores 1.3 e 1.5.
Já no segundo ano a Toyota tratou de mexer na cabine do Etios para melhorar o ambiente – você vai ler sobre o acabamento interno mais adiante. Ainda em 2014, a marca teve a péssima ideia de lançar a opção Cross, sobre a qual também falaremos.
O Toyota Etios passou por mudanças mecânicas na linha 2017. Os motores foram recalibrados, ganharam comando variável de válvulas e tiveram a potência aumentada. Em paralelo, surgiram versões com câmbio automático, enquanto a caixa manual passou a ter seis marchas.
Logo depois o Toyota Etios 2018 foi atualizado. A linha compacta teve para-choques e grade dianteira redesenhados. No embalo, a fabricante deixou hatch e sedã mais equipados. No ano seguinte, mais uma mudança: molduras pretas na grade e lentes escurecidas nos faróis e lanternas.
Mesmo vendendo tudo que produzia do Etios em Sorocaba, a Toyota optou por encerrar a fabricação do compacto em abril de 2021. Foi a forma de abrir espaço para a linha de montagem do (ainda inexistente) Corolla Cross e aumentar o volume de produção da família Yaris.
Em quase nove anos de mercado, o Toyota Etios hatch e Sedan anotou aproximadamente 620 mil unidades produzidas.
O começo de vida do Toyota Etios foi cruel. Mesmo antes do lançamento no Brasil, o compacto sofreu bullying quando ainda estava em fase final de desenvolvimento. Um grupo de jornalistas foi conhecer o carro no Japão e quase todos desceram a lenha no projeto. A primeira observação comum: não se parecia com um Toyota – e não falamos apenas do design controverso.
A fabricante correu para fazer ajustes, mas não teve como fugir do projeto indiano de baixo custo. Acabamento ruim, peças mal encaixadas, excesso de simplicidade na cabine, isolamento acústico falho e suspensão traseira meio boba deixavam o Etios mil anos-luz atrás do Corolla, até então a referência de Toyota que se tinha no Brasil.
Ao menos, o carro sempre teve boa mecânica, motores eficientes e a Toyota fez ajustes no Etios durante toda a sua vida. A suspensão ficou bem melhor e a marca se esforçou para tentar fazer do habitáculo algo mais digno para o motorista.
Sempre foi o ponto alto do Toyota Etios. Não que seja um carro capaz de arrancar emoções ao volante, mas o 1.3 16V e o 1.5 16V asseguram um desempenho honesto e suficiente, principalmente para o uso urbano.
E o que é melhor: o Toyota Etios 2018 já tem motores recalibrados e câmbio manual de seis marchas. Com 98 cv com etanol e 88 cv, com gasolina, o 1.3 teve as acelerações beneficiadas, com 0 a 100 km/h abaixo dos 12 segundos. O torque é de respectivos 13,1 kgfm e 12,5 kgfm a 4.000 rpm.
Com o 1.5, são 107 cv de potência com etanol e 102 cv, com gasolina, e torque de 14,7/14,3 kgfm a 4 mil giros. O câmbio de seis marchas possibilitou um melhor escalonamento das relações e o Toyota Etios ficou discretamente mais esperto, com 0-100 km/h na casa dos 11 segundos.
O câmbio automático de quatro marchas, por sua vez, atrapalha um pouco para quem gosta de respostas mais ágeis. A caixa segura muito os giros em determinadas situações, mas é uma boa pedida para quem quer conforto na cidade.
O Toyota Etios hatchback é bem pensado quando se fala de espaço. Não se engane pelos 2,46 metros de distância entre os eixos, pois o banco traseiro acomoda tranquilamente dois adultos e uma criança.
Motorista e carona também têm espaço suficiente para pernas, joelhos e ombros, mas o condutor não tem uma posição de dirigir das mais ergonômicas. A cabine otimizada cobrou a conta no porta-malas do compacto: 270 litros de capacidade, apenas.
Como dito, o acabamento interno do Toyota Etios é, talvez, seu maior ponto fraco. Ao entrar no carro vem um sentimento de tristeza e questionamento de como um carro da marca japonesa pode ser assim.
Os materiais usados no revestimento de painéis, portas e teto são simples demais. O tom cinza claro dos primeiros anos do Etios escancara essa simplicidade, e o quadro de instrumentos central e o porta-luvas com um buraco para a saída de ar pouco ajudam nesse quesito.
O Toyota Etios 2018, ao menos, já passou por alguns aprimoramentos. Painel digital e novos revestimentos tentaram melhorar o aspecto geral. Mas tenha em mente que nada que inspire qualquer sofisticação e que as falhas nos fechamentos e encaixes continuam aparentes.
Vamos combinar que o design do compacto já não é algo inspirador. Não satisfeita, a Toyota resolveu lançar uma derivação aventureira do hatch no fim de 2013: nasceu, assim, o Etios Cross.
Podemos dizer que o modelo ficou ainda mais controverso. Afinal, adotou os detalhes que outros aventureiros usam, como as molduras escurecidas exageradas na carroceria. Sem falar no acabamento da grade, que deixa a versão mais parecida com um Storm Trooper depois da dengue.
Fato é que o Toyota Etios Cross morreu em 2018, três anos antes de hatch e sedã serem descontinuados.
Não se assuste se algum dia você estiver em viagem por algum país vizinho e se deparar com um Toyota Etios “furgão”. Não, não se trata de uma adaptação local. A configuração para carga do hatch – com grade divisória na cabine, sem os bancos traseiros e vidros jateados – foi produzida em Sorocaba até 2024.
Tal variante foi feita justamente para atender a mercados como os da Argentina, Paraguai e Peru, onde há demanda para este tipo de modelo. Inclusive, as versões de passeio do Etios também seguiram em produção só para o mercado externo até o ano passado.
Vamos de Toyota Etios 2018 na versão Platinum, com motor 1.5 e câmbio automático. O modelo tem entre os equipamentos câmera e sensor de ré, os obrigatórios ABS nos freios e airbag duplo, além de cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes.
Entre os itens de conforto, o Toyota Etios 2018 Platinum traz o trivial: ar-condicionado, trio elétrico, controle de cruzeiro, regulagens de altura do banco do motorista e do volante, direção com assistência elétrica e encosto traseiro rebatível.
Destaque para a central multimídia com tela de 5”. Ela oferece conexão com celular, Bluetooth, tomada USB, entrada HDMI, TV digital, DVD player e navegador GPS nativo, além de comandos no volante.
O Toyota Etios 2018 Platinum 1.5 tem os seguintes preços médios no mercado de usados, segundo a KBB Brasil:
O Toyota Etios 2018 com motor 1.5 carrega a fama de carro inquebrável que os carros da marca costumam ter. De fato, não tem reputação ruim entre os mecânicos e as peças custam dentro da média.
Segundo o site Reclame Aqui e grupos virtuais com proprietários, os defeitos mais comuns apresentados pelo Toyota Etios dizem respeito ao sistema de embreagem. Pelos relatos, o conjunto tem desgaste precoce de alguns componentes e costuma apresentar excesso de trepidações no pedal.
O acabamento interno também não escapa. Existem muitos relatos de infiltrações de água na cabine, ruídos excessivos das peças plásticas e botões e comandos que quebram facilmente.
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Eu amo o meu Toyota 1.3 2018 maravilhoso eu amo ele muuuito
Realmente um carro perfeito para o brasileiro. Bom preço, valorizado, não quebra. Se a Toyota arrumasse só um pouquinho dentro ao invés de mudar pro Yaris tenho certeza que seria campeão de vendas. Extremamente econômico sempre faço médias maiores que as anunciadas. Com 125mil rodados atualmente faço 400 km com um tanque de etanol na cidade.
Quero você faça uma reportagem sobre o maravilhos Renault scenic…um veículo inigualável,mas que saiu linha…
Tenho Etios. Grande Floripa. 350.000 km manutenção normas .As vezes aiberg do volante. Região assidentada de estradas péssimas . E vamos chegar aos 500 mil
Etios 2018, meu primeiro carro. Adoro ele, nunca deu defeito. Pretendo ficar com ele por muitos anos.
Amo meu toyta etios 2017, nunca me deixou na mão ou deu algum problema. Será meu carro eterno
Eu simplesmente amooooo o meu Etios… Nunca me deixa na mão
Esse Etios é tão bom que a Toyota parou de produzir. Não existe custo benefício melhor que ele.
Meu Etios é um 1.3 manual 2019/20 adquirido novo.
Carro elogiável e é uma pena que a Toyota tenha desistido dele. Certamente eles tem suas razões, mas difícil de entender.
AMO O etios, infelizmente bateram no meu carro e a seguradora deu perda total. Caramba nunca chorei pela perda de um carro,.mas chorei pelo meu grande amigo o Etios..Vou comprar um outro..
Eu tenho um Etios automático 2018 , ele é um tanquinho de guerra, preciso trocar por um carro maior, porém só confio na Toyota , aí tá difícil pq tem que dispor de dinheiro pra trocar!, eu amo meu Etios, moro em Marechal Deodoro e viajou sempre pra Pernambuco, Bahia e interior de Alagoas, nunca meu carro deu problema
Tenho Etios Cross 2018 com 17mil km novíssimo não pretendo trocar, foi meu sonho de consumo.
Tenho um Etios sedan 2019, e antes dele eu tive outro de 2014.
Excelente carro na cidade e na estrada. Concilia conforto, desempenho e confiabilidade com um custo-beneficio inigualável.
Não tenho qualquer pretensão de trocá-lo, exatamente porquê hoje a indústria não nos oferece nada equivalente em custo-beneficio .
Gosto tambem do seu design indiano, simples e discreto. Afinal trata-se de um veiculo prático e para quem gosta de dirigir, e não para quem gosta de desfilar.