Carros com apelidos ‘animais’: veja 7 modelos xarás de bichos
Por diferentes motivos, alguns veículos são comparados a bichos; confira os exemplares dessas espécies que habitam o mercado brasileiro
Por diferentes motivos, alguns veículos são comparados a bichos; confira os exemplares dessas espécies que habitam o mercado brasileiro
O que automóveis e bichos têm em comum? A resposta pode não ser tão óbvia, mas há quem enxergue diversas semelhanças, a ponto de alguns carros ganharem apelidos ligados à integrantes da fauna. Diretamente das selvas para as garagens, preparamos uma lista com sete modelos animais!
Os faróis espichados para as laterais e a enorme grade frontal, associados à configuração monovolume da carroceria, deram ao Spin um aspecto de… capivara.
Vai dizer que esses elementos não lembram o focinho pronunciado, os olhos puxados e o porte parrudo do maior roedor do planeta? As semelhanças, porém, devem terminar neste ano, pois a Chevrolet já prepara uma reestilização para o modelo.
Predador mais temido dos mares, o tubarão tem dois xarás que habitam o asfalto: o Monza, que ganhou esse apelido após ser reestilizado em 1991, e o Chevette, em sua primeira linhagem, que foi de 1973 a 1978.
O primeiro veículo até podia intimidar nas ruas do início dos anos 90, devido a seus motores 2.0 que podiam gerar de 110 a 121 cv de potência (valores respeitáveis para a época), dependendo do combustível e do tipo de injeção. Mas o segundo nunca foi lá muito temido, ao menos se a mecânica for original de fábrica. Afinal, seu propulsor 1.4 desenvolve, no máximo, 72 cv de potência bruta na versão esportiva GP II.
Pode olhar à vontade: você não vai encontrar semelhanças estéticas entre a Kombi Pick-up e o mamífero do gênero capra. O que faz, então a caminhonete pertencente à primeira linha de carros utilitários da marca figurar entre os que têm apelidos de animais?
No caso do utilitário da Volkswagen, o apelido não se deve à aparência, e sim à dureza da suspensão, que o faz “pular como uma cabrita” em pisos irregulares.
No mundo inteiro, as formas aredondadas da carroceria fizeram as pessoas associarem o primeiro e mais famoso automóvel da Volkswagen a animais, mais precisamente a insetos. Na Alemanha, seu país de origem, o modelo ficou conhecido como Käfer (escaravelho), enquanto os italianos o chamam de Maggiolino (joaninha).
No Reino Unido e nos Estados Unidos, popularizou-se como besouro (beetle), apelido também utilizado no Brasil. Por aqui, porém, o nome mais comum, que também nasceu informalmente e acabou sendo adotado pela fábrica, é Fusca, corruptela da palavra Volks.
É preciso exercitar a imaginação para apontar semelhanças entre um sapo e o Golf de quarta geração, antes da reestilização de 2007. Pelo visto, existem muitas pessoas com a mente fértil, pois o apelido pegou: atualmente, o cognome é utilizado de modo generalizado pelo Brasil afora.
Corcel é sinônimo de cavalo de raça: trata-se de uma palavra mais pomposa para designar o mais famoso tipo de equino do planeta. Por isso, não chega a surpreender que algumas pessoas tenham simplificado o vocabulário e começado a chamar o modelo da Ford simplesmente de cavalinho.
Esse veículo pode até não pertencer ao gênero dos carros, mas certamente faz parte do reino dos animais, ao menos no que diz respeito a um de seus apelidos. O para choque robusto, os para-lamas saltados e as enormes tomadas de ar, associadas ao capô comprido, fazem muita gente enxergar nele as formas de um jacaré.
Além do mais, assim como o réptil, o Scania 111 esbanja força e, apesar de existir em praticamente todo o território brasileiro, podia ser visto com maior incidência no passado.
Lembrou de mais algum? Cite-o nos comentários!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
O Fiat Punto também era chamado de capivara.
E há ainda os clássicos carros com traseira “rabo de peixe”
Como podem esquecer o Chevette Jacaré,
1Geracao Tubarão
2Geracao Jacaré
Não é nome de animal, mas era uma apelido bem pitoresco, o Willys Gordini, tinha apelido de “LEITE GLÓRIA”, por que se batia , desmanchava todo .
Na verdade o slogan do LEITE GLÓRIA era DESMANCHA SEM BATER e como diziam as más línguas da época, o carro também “desmanchava sem bater”, devido à má qualidade do material e da pintura usadas.
Fiat Punto bull terrier
Segunda geração da S-10 , era chamada de Pitbull, outros dois modelos que não se referem à animais mais que viraram lenda, gol chaleira e logo em seguida o gol chinezinho por causa dos faróis menores. O Veloster é até hoje Lentoster em razão do falho motor. Caminhão Scania com motor abaixo do acento era o Cara Chata. A Mobilete era chamada de Vespinha. Espero ter contribuído. Forte abraço
E a Tombilux? Acho q não preciso dizer o nome original….
Tenho um sapão, é o Escort.
Faltou o Zé do Caixão.
O Volks 4 portas.
Alguém lembra?
Meu primeiro carro, 1978.
Rsrsrs ?
O fusca era a baratinha. Fox é raposa.
Faltou S10 Pitbull.
observem o Elantra,vejam a semelhança que tem com as rãzinhas da Amazônia, aquelas usadas em rituais alucinógenos indígenas.
Para falar a verdade o Renault Duster que parece uma capivara e não o spin.
Não é nome de animal, mas era uma apelido bem pitoresco, o Willys Gordini, tinha apelido de “LEITE GLÓRIA”, por que se batia , desmanchava todo .
Fiat.:brava parece um bagre
Kkkkk…é mesmo
Realmente se for comparar o Corcel com o Mustang, o Corcel é um cavalinho perto do grande esportivo o Cavalo ”Selvagem” Mustang !
Ford ka famosa jia
vcs esqueceram do onibus da cometa o famoso dinossauro