Carros com apelidos ‘animais’: veja 7 modelos xarás de bichos

Por diferentes motivos, alguns veículos são comparados a bichos; confira os exemplares dessas espécies que habitam o mercado brasileiro

af golf
Por Alexandre Carneiro
Publicado em 17/03/2018 às 08h30
Atualizado em 11/08/2022 às 16h29

O que automóveis e bichos têm em comum? A resposta pode não ser tão óbvia, mas há quem enxergue diversas semelhanças, a ponto de alguns carros ganharem apelidos ligados à integrantes da fauna. Diretamente das selvas para as garagens, preparamos uma lista com sete modelos animais!

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Confira o listão de carros com apelidos de bichos:

1. Capivara: Chevrolet Spin

Carros com apelidos animais: Chevrolet Spin é chamada de capivara
Chevrolet | Divulgação

Os faróis espichados para as laterais e a enorme grade frontal, associados à configuração monovolume da carroceria, deram ao Spin um aspecto de… capivara.

Vai dizer que esses elementos não lembram o focinho pronunciado, os olhos puxados e o porte parrudo do maior roedor do planeta? As semelhanças, porém, devem terminar neste ano, pois a Chevrolet já prepara uma reestilização para o modelo.

2. Tubarão: Chevrolet Monza e Chevette

Predador mais temido dos mares, o tubarão tem dois xarás que habitam o asfalto: o Monza, que ganhou esse apelido após ser reestilizado em 1991, e o Chevette, em sua primeira linhagem, que foi de 1973 a 1978.

O primeiro veículo até podia intimidar nas ruas do início dos anos 90, devido a seus motores 2.0 que podiam gerar de 110 a 121 cv de potência (valores respeitáveis para a época), dependendo do combustível e do tipo de injeção. Mas o segundo nunca foi lá muito temido, ao menos se a mecânica for original de fábrica. Afinal, seu propulsor 1.4 desenvolve, no máximo, 72 cv de potência bruta na versão esportiva GP II.

3. Cabrita: Volkswagen Kombi Pick-up

Carros com apelidos animais: Volkswagen Kombi Pick-up é a "cabrita" do asfalto
Volkswagen | Divulgação

Pode olhar à vontade: você não vai encontrar semelhanças estéticas entre a Kombi Pick-up e o mamífero do gênero capra. O que faz, então a caminhonete pertencente à primeira linha de carros utilitários da marca figurar entre os que têm apelidos de animais?

No caso do utilitário da Volkswagen, o apelido não se deve à aparência, e sim à dureza da suspensão, que o faz “pular como uma cabrita” em pisos irregulares.

4. Besouro: Volkswagen Fusca

Carros com apelidos animais: Volkswagen Fusca é chamado de besouro
Volkswagen | Divulgação

No mundo inteiro, as formas aredondadas da carroceria fizeram as pessoas associarem o primeiro e mais famoso automóvel da Volkswagen a animais, mais precisamente a insetos. Na Alemanha, seu país de origem, o modelo ficou conhecido como Käfer (escaravelho), enquanto os italianos o chamam de Maggiolino (joaninha).

No Reino Unido e nos Estados Unidos, popularizou-se como besouro (beetle), apelido também utilizado no Brasil. Por aqui, porém, o nome mais comum, que também nasceu informalmente e acabou sendo adotado pela fábrica, é Fusca, corruptela da palavra Volks.

5. Sapão: Volkswagen Golf

Carros com apelidos animais: Volkswagen Golf de quarta geração é chamado de sapão
Volkswagen | Divulgação

É preciso exercitar a imaginação para apontar semelhanças entre um sapo e o Golf de quarta geração, antes da reestilização de 2007. Pelo visto, existem muitas pessoas com a mente fértil, pois o apelido pegou: atualmente, o cognome é utilizado de modo generalizado pelo Brasil afora.

6. Cavalinho: Ford Corcel

Carros com apelidos animais: Corcel, da Ford, é sinônimo de cavalinho
Ford | Divulgação

Corcel é sinônimo de cavalo de raça: trata-se de uma palavra mais pomposa para designar o mais famoso tipo de equino do planeta. Por isso, não chega a surpreender que algumas pessoas tenham simplificado o vocabulário e começado a chamar o modelo da Ford simplesmente de cavalinho.

7. Jacaré: Scania L, LS e LT 111

Scania 111 "jacaré" é um dos animais das estradas
Scania | Divulgação

Esse veículo pode até não pertencer ao gênero dos carros, mas certamente faz parte do reino dos animais, ao menos no que diz respeito a um de seus apelidos. O para choque robusto, os para-lamas saltados e as enormes tomadas de ar, associadas ao capô comprido, fazem muita gente enxergar nele as formas de um jacaré.

Além do mais, assim como o réptil, o Scania 111 esbanja força e, apesar de existir em praticamente todo o território brasileiro, podia ser visto com maior incidência no passado.

Lembrou de mais algum? Cite-o nos comentários!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
19 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rael 31 de janeiro de 2021

O Fiat Punto também era chamado de capivara.
E há ainda os clássicos carros com traseira “rabo de peixe”

Avatar
George 29 de janeiro de 2021

Como podem esquecer o Chevette Jacaré,
1Geracao Tubarão
2Geracao Jacaré

Avatar
Cássio Guido 22 de novembro de 2020

Não é nome de animal, mas era uma apelido bem pitoresco, o Willys Gordini, tinha apelido de “LEITE GLÓRIA”, por que se batia , desmanchava todo .

Avatar
Nelson Carrico Filho 24 de agosto de 2023

Na verdade o slogan do LEITE GLÓRIA era DESMANCHA SEM BATER e como diziam as más línguas da época, o carro também “desmanchava sem bater”, devido à má qualidade do material e da pintura usadas.

Avatar
Pai da Gi 2 de maio de 2019

Fiat Punto bull terrier

Avatar
Wagner 31 de agosto de 2018

Segunda geração da S-10 , era chamada de Pitbull, outros dois modelos que não se referem à animais mais que viraram lenda, gol chaleira e logo em seguida o gol chinezinho por causa dos faróis menores. O Veloster é até hoje Lentoster em razão do falho motor. Caminhão Scania com motor abaixo do acento era o Cara Chata. A Mobilete era chamada de Vespinha. Espero ter contribuído. Forte abraço

Avatar
Anderson 27 de fevereiro de 2021

E a Tombilux? Acho q não preciso dizer o nome original….

Avatar
Cicero Roberto 6 de agosto de 2018

Tenho um sapão, é o Escort.

Avatar
Carlos Humberto Araujo 5 de agosto de 2018

Faltou o Zé do Caixão.
O Volks 4 portas.
Alguém lembra?
Meu primeiro carro, 1978.
Rsrsrs ?

Avatar
Julius 5 de agosto de 2018

O fusca era a baratinha. Fox é raposa.

Avatar
Diogo 5 de agosto de 2018

Faltou S10 Pitbull.

Avatar
claudemiro lima 5 de agosto de 2018

observem o Elantra,vejam a semelhança que tem com as rãzinhas da Amazônia, aquelas usadas em rituais alucinógenos indígenas.

Avatar
Fabrício 5 de agosto de 2018

Para falar a verdade o Renault Duster que parece uma capivara e não o spin.

Avatar
Cássio Guido 22 de novembro de 2020

Não é nome de animal, mas era uma apelido bem pitoresco, o Willys Gordini, tinha apelido de “LEITE GLÓRIA”, por que se batia , desmanchava todo .

Avatar
Luiz 4 de agosto de 2018

Fiat.:brava parece um bagre

Avatar
Caco 23 de outubro de 2020

Kkkkk…é mesmo

Avatar
Marcus 2 de julho de 2018

Realmente se for comparar o Corcel com o Mustang, o Corcel é um cavalinho perto do grande esportivo o Cavalo ”Selvagem” Mustang !

Avatar
Julio Cesar de castro 23 de junho de 2018

Ford ka famosa jia

Avatar
thiago delforni vieira 18 de março de 2018

vcs esqueceram do onibus da cometa o famoso dinossauro

Avatar
Deixe um comentário