8 carros nacionais colecionáveis (e ainda com preços razoáveis)

Separamos alguns modelos icônicos da indústria brasileira com “potencial colecionável” e com preços ainda decentes

Por Fernando Miragaya14/07/19 às 10h00
Especial para o AutoPapo

Se os carros 0 km que você admirava na adolescência se tornaram clássicos, é sinal que você está velho mesmo… ou melhor, se tornou um clássico também. Muitos automóveis que a galera dos 40 e 50 anos babava nas revistas automotivas começam a atiçar a cobiça de colecionadores. Separamos alguns carros nacionais com “potencial colecionável” e com preços ainda decentes. Também apontamos versões e anos de clássicos estabelecidos, como Fusca, Opala e Maverick, mas que ainda não estão custando um rim e um pulmão para levar para sua garagem.

8. Chevrolet Chevette

chevrolet chevette 2 door sedan br spec 1
Anos: 1987 e 1988
Preços: de R$ 7.000 a R$ 15 mil
Versões legais: SE e SL/E

Atenção: distribuidor baixo deixa o veículo vulnerável em trechos alagados

Essa “segunda geração” do Chevette – lançada em 1983 – pode não ser a mais clássica, mas ainda tem preços atraentes e preserva a tração traseira que empresta ao sedã uma robustez peculiar.

Com frente meio mini-Monza e grade herdada do Opala, esse Chevette também trouxe mudanças na cabine, com novos padrões de revestimento, volante maior e quadro de instrumentos remodelado. Outra peculiaridade não tão nobre foi preservada: a coluna de direção torta em relação aos pedais e ao banco – algo que perdurou até no Corsa!

Entre as virtudes, boa estabilidade em curvas beneficiada pelo curto entre-eixos, direção precisa e o câmbio manual que parece ter trambulador de algodão de tão macio. O Chevette 87 usava motor 1.6 com 73 cv.

O Chevette 88 , contudo, ganhou novo fôlego. A engenharia adotou novo coletor de admissão, além de bielas e pistões mais leves e carburador de corpo duplo. O 1.6 passou a gerar 81 cv e ficou mais econômico.

Por esses motivos, o Chevette é um dos carros nacionais colecionáveis. E qual será o próximo? Confira!

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (24 votos, média: 4,58 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Carlos Pala 16 de julho de 2019

    Somente uma correcao: o motor 2.3 OHC do Maverick nao era o mesmo da Rural. O da Rural era o 6 cilindros em linha que, segundo a epoca, andava como um 4 cilindros e bebia como o V8.

  • Avatar
    Celso Navarro 15 de julho de 2019

    Ha muito ( desde 1971) sou fã incondicional da linha Opala, o primeiro foi um 2500 Especial verde sevilha 4 portas, depois vieram as divertidas Caravans, e tenhoi duas, 87 seis canecos com meu filho e 89 4 canecos comportada SLE, e segundo minhas informação foram produzidas 200 e poucas, pode me confirmar essa informação. Forte abraço

  • Avatar
    jose 15 de julho de 2019

    Eu tenho um Kwid. E um Chevette. Com este vou e volto pro trabalho, 20km por dia. Vou ao mercado. Não me deixa na mao. Custo benefício sensacional. Não pago mais IPVA, só o DPVAT. Nem está com aquela aparência de impecável, mas não vendo. O RJ é uma estrada de buracos com algum asfalto. As peças de suspensão são baratas. Alinhamento custa 50.

Avatar
Deixe um comentário