Modelos que garantem aquele conforto extra ainda se seguram com preços abaixo dos seis dígitos. Mas, até quando?
Veículo automático é uma daquelas tendências sem volta. Cada vez mais populares, as transmissões que prometem conforto ganham espaço entre os compactos e nos segmentos de entrada. Tanto que ainda existem boas opções de carros automáticos mais baratos ainda por menos de R$ 100 mil em 2024 – preços apurados na segunda quinzena de outubro.
A lista é encabeçada e dominada pela Stellantis, inclusive com dois novatos empatados na liderança. Veja a relação completa dos 10 carros automáticos mais baratos de 2024.
VEJA TAMBÉM:
O SUV-cupê já chegou com um triunvirato de respeito. Não só lidera entre os carros automáticos mais baratos de 2024, como também é o SUV é o veículo turbo mais acessível do pedaço. Porém, ele consegue esse status com o preço promocional de lançamento e empata com seu irmão C3.
A plataforma e o motor são os mesmos do hatch compacto. O conjunto mecânico reúne o 1.0 turbinado três-cilindros da família GSE de origem FCA – Fiat Chrysler e câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladas.
Nos equipamentos do Basalt, quatro airbags, câmera e sensor de ré, painel digital com tela de 7”, multimídia com display de 10” e conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay e três entradas USB, ar-condicionado automático, chave tipo canivete, rodas diamantadas aro 16”, entre outros.
O Citroën C3 mal ganhou sua aguardada versão turbo e já é o carro automático mais barato do Brasil em 2024 ao lado do Basalt. Chamada de You!, a nova opção usa motor GSE de origem Fiat e a caixa automática continuamente variável de sete marchas virtuais, já mesma do SUV-cupê.
No lançamento, a marca francesa colocou o mesmo preço da antiga versão Live Pack do hatch, que usava motor 1.6 e transmissão de seis velocidades. Depois, o carro passou a custar perto dos R$ 100 mil, mas a marca francesa mexeu de novo na tabela para ele empatar garantir para si os dois carros automáticos mais baratos de 2024.
Com esse preço promocional no site da Citroën, o compacto sai de fábrica com central multimídia com tela de 10” e conexão sem fio para Android Auto e Apple Carplay, três tomadas USB, câmera de ré, ar-condicionado, trio elétrico, rodas de liga-leve aro 15”, chave tipo canivete, alarme e monitoramento dos pneus.
Com a chegada do C3 turbinado o Argo caiu para a segunda posição entre os carros automáticos mais baratos de 2024. Apesar do reajuste recente de R$ 1 mil, o preço continua agressivo a partir da versão Drive – a outra variante AT da linha é a aventureira Trekking, que custa R$ 4 mil a mais.
O Argo AT é equipado com controles de estabilidade, de tração e de subidas, ar, vidros dianteiros e travas elétricos, piloto automático, chave tipo canivete com telecomando das portas e central multimídia com tela de 7″ e conexão com Android Auto e Apple CarPlay (com fio).
Esse Argo Drive 1.3 pode receber ainda o pacote de opcionais S-Design, que inclui ar automático, vidros traseiros e retrovisores elétricos, faróis de neblina, volante revestido de couro, chave presencial e sensor de ré, além de rodas de liga leve aro 15” e detalhes escurecidos no acabamento externo e interno. Sai por R$ 3.990 adicionais.
Ao contrário da Fiat com o Argo, a Peugeot baixou em R$ 1 mil o preço da nova versão do 208 com motor turbo e câmbio do tipo CVT. Com isso, divide a terceira posição do pódio dos carros automáticos mais baratos do Brasil em 2024 com o hatch da marca italiana e seu parente de grupo automotivo Stellantis.
A transmissão continuamente variável é a mesma da turma da montadora dona de várias marcas: Argo, Cronos, Pulse, Fastback, C3, C3 Aircross e o novo Peugeot 2008. Assim como o motor 1.0 GSE turbo é encontrado em diversos modelos de diferentes marcas do grupo automotivo.
O 208 turbo na versão Allure é equipado com quatro airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, câmera de ré, ar-condicionado automático, direção elétrica, trio elétrico e piloto automático. A multimídia com tela de 10,3″ oferece conexão Android Auto e Apple CarPlay.
O hatch produzido em Sorocaba (SP) só tem opção com a transmissão CVT, com sete marchas virtuais, herdada do antigo Corolla. A caixa trabalha com o conhecido motor 1.5 16V dos tempos de Etios para figurar entre os carros automáticos mais baratos.
O Yaris se garante na terceira colocação dos carros automáticos mais baratos porque a marca japonesa tenta sempre segurar os preços de sua linha compacta. Esta versão de entrada XL é vendida com sete airbags (um é para joelho do motorista), controles de estabilidade, de tração e de subidas, ar, direção elétrica, trio e multimídia com tela de 7” e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay.
Sim, o sedã do Yaris custa exatamente o mesmo que o seu irmão. Desta forma, a opção XL traz os mesmos conjunto mecânico e itens de série do hatch com quem compartilha plataforma na fábrica de Sorocaba (SP).
A Volkswagen relançou esta versão do Polo, que antes era exclusiva para o mercado PcD, para superar o Onix na lista dos carros automáticos mais baratos de 2024. Com reajustes menores, passou rivais, como o próprio hatch da General Motors, o Fiat Cronos e o Hyundai HB20.
O Polo usa motor turbo tricilíndrico, o cultuado TSI, com potência reduzida desde a linha 2023, lançada no segundo semestre de 2022.
Naquela ocasião, a linha Polo também passou por um face-lift e reposicionamento de versões. A relação de equipamentos inclui controles de estabilidade e de tração, assistente à subida em aclives, ar, direção elétrica, trio, quadro de instrumentos digital em display de 8”, multimídia Composition Touch em tela de 8” e sensor de ré.
O Fiat Cronos com câmbio CVT chegou em 2022 cheio de banca. Assim que foi lançado tornou-se o carro automático mais barato do Brasil, com a mesma transmissão continuamente variável que havia estreado na Strada. Porém, não há milagre e o Cronos sofreu uma série de reajustes como todos os carros automáticos, baratos ou não.
Assim como na picape e no Argo, a caixa de sete marchas simuladas trabalha com o motor 1.3 Firefly, recalibrado para o Proconve L7 e com 108/98 cv. A lista de equipamentos espelha mais ou menos o encontrado no Argo Drive 1.3 AT desta relação.
Até o comecinho de 2022, o Onix era o carro automático mais barato do Brasil. Mas tudo mudou com a chegada de novos modelos e versões de rivais. Recentemente, despencou muitas posições no ranking – era o segundo colocado nesta lista, em meados de 2023.
Mesmo assim, a General Motors reposicionou a opção AT mais barata do hatch, que não tem sobrenome. Com a redução de R$ 3.500 de agosto para cá, o modelo se garantiu na lista de 10 carros automáticos mais baratos de 2024.
Nesta versão recebe seis airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, ar, direção elétrica, vidros e travas elétricos, chave tipo canivete, som com entrada USB, limitador de velocidade, banco traseiro rebatível e bipartido, entre outros.
Sem a então versão Sense AT, o HB20 despencou na lista dos carros automáticos mais baratos. Agora, a opção Comfort Plus, que custa quase R$ 110 mil, é a que consegue um lugar ao sol para a Hyundai entre os 10 carros automáticos mais baratos de 2024.
Pelo menos, a citada versão é bem mais equipada. Além dos seis airbags, piloto automático, ar-condicionado, trio elétrico e limitador de velocidade comuns em toda a linha, recebe câmera de ré, central multimídia com tela de 8” e conexão sem fio com smartphones e rodas de liga leve aro 16”.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Eu quero o argo