Presidente da FCA argentina critica carros brasileiros
Em entrevista, Cristiano Rattazzi também disse que o acordo econômico entre Mercosul e União Europeia pode não ser tão bom para o Brasil
Em entrevista, Cristiano Rattazzi também disse que o acordo econômico entre Mercosul e União Europeia pode não ser tão bom para o Brasil
O presidente da FCA para a Argentina, Cristiano Rattazzi, criticou os carros brasileiros em vista do novo acordo entre o Mercosul e a União Europeia. “Os carros europeus são melhores e até mais baratos que os brasileiros”, declarou ele, em entrevista a publicação argentina. Para o executivo, acordo é positivo para o país vizinho.
O acordo entre os dois blocos econômicos foi celebrado na semana passada após uma negociação que durou 20 anos. O trato garante livre comércio entre os continentes, e ainda terá alguns termos a serem definidos.
Entre as indústrias que devem sofrer impactos com as novas regras, está a automotiva. Assim, os carros brasileiros, largamente exportados para a Argentina através de um acordo econômico próprio, sofrerão consequências, tanto positivas quanto negativas.
Em sua fala, o presidente da FCA argentina deixou claro que enxerga desafios para o Brasil. “Hoje, nós temos uma invasão de veículos brasileiros. Portanto, é melhor termos uma invasão de carros europeus, que são melhores, têm mais qualidade e podem até ser mais baratos” disse ele, em entrevista ao La Nación, repercutida pelo Autoblog da Argentina.
“Creio que o que vem por aí é muito saudável para a Argentina. O acordo com a União Europeia pode não ser tão bom para o Brasil em alguns aspectos, mas para a Argentina, é muito saudável”, continuou Rattazzi.
Por fim, o presidente da FCA argentina também falou sobre competitividade, e sobre a exportação exclusiva para o Brasil. “Nós, da FCA, temos uma fábrica na Sérvia que vende carros para todo mundo, e o mesmo na Turquia, Itália, México, Estados Unidos e Canadá. Elas fazem carros para todo mundo.
“A Argentina, ao contrário, ao invés de ter uma fábrica para todo o mundo, só produz para exportar para o Brasil. Seria melhor e menos arriscado fazer carros para todos. Obviamente, haverá um período de determinados anos, que serão muitos, quando teremos que trabalhar para sermos mais competitivos”, analisou Rattazzi.
Fotos FCA | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Que genio esse presidente da Fca na Argentina. Engraçado que muitos brasileiros nao gostam de carros feitos na Argentina justamente pela qualidade de montagem. Quem vai definir de o de eles irão importar se será do Brasil ou Europa é a matriz, pois às vezes o carro europeu pode realmente custar menos e ser melhor, mas com uma rentabilidade menor também. Pramim, ele abriua boca pra falar bobagem.
Só tem gênios nesse mercado. Quem define o que se produz, e para onde vende, chama-se matriz/governo. Se a FCA definir que o entrevistado volta amanhã para a Itália ou para os EUA, ou ele volta ou perde o emprego. Cabe ao nosso governo agir com mão firme com todas as montadoras, já que não temos carro nacional. Quer vender aqui, td bem, mas tb tem que fazer xis milhares de dólares de exportação. Simples assim.