Montadora de carro ou fábrica? Quem realmente produz o automóvel?

"Afinal, quem produz um automóvel? É uma fábrica ou uma montadora? Apesar de os dois termos serem usados, fábrica é mais adequado". Saiba o porquê:

Por Boris Feldman24/03/19 às 07h30

Existe uma diferença entre os termos montadora de carro e fábrica, apesar dos dois serem utilizados normalmente pela maioria das pessoas. Entenda a diferença entre ambas:

[TRANSCRIÇÃO]

Afinal, quem produz um automóvel? É uma fábrica ou uma montadora? Apesar de os dois termos serem usados, fábrica é mais adequado. Mas usa-se montadora porque é grande o volume de peças, componentes que a fábrica encomenda para terceiros, os chamados fornecedores de peças ou sistemistas. O termo montadora dá a impressão de que a fábrica nada faz, apenas recebe as milhares de peças de seus fornecedores e coloca tudo na linha de montagem.

Por outro lado, quanto maior o número de peças e componentes produzidos pela própria fábrica, mais ela é chamada de ‘verticalizada’. Embora existam alguns componentes que ela não tem condições de produzir, como: pneus, vidros, lâmpadas e outros.

Montadora de carros
(Kia/Divulgação)
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (5 votos, média: 3,40 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário