Carros compactos já estão equipados com EBD, HAC, VSC e outras “letrinhas”

Equipamentos de segurança e tecnologias assistivas não são mais exclusividades de modelos de luxo; conheça o significado de algumas siglas do Toyota Yaris

Por AutoPapo10/04/19 às 08h02
CONTEÚDO PATROCINADO

Os automóveis mudaram muito com a evolução da tecnologia. Está cada vez mais difícil acompanhar a “sopa de letrinhas” dos equipamentos de segurança e das tecnologias assistivas. Mais do que complicar a vida, os dispositivos chegaram para agregar valor, conforto e segurança aos veículos. E fica a questão: será que VSC, EBD, EPS, TRC e HAC, inicialmente disponibilizados em automóveis de luxo, já equipam nossos carros compactos?

A legislação brasileira peca no quesito automóveis, mas exige alguns equipamentos de segurança, como o ABS. Desde 2014, os veículos emplacados no Brasil precisam oferecer o Sistema de Freio Antitravamento (do inglês Anti-lock Braking System), capaz de impedir o travamento das rodas durante uma frenagem de emergência, reduzir a distância para que o carro pare e permitir que, mesmo naquele momento, o sistema de direção obedeça os comandos do motorista.

Outras tecnologias, no entanto, já começam a marcar presença em modelos sofisticados e até em alguns compactos. O Toyota Yaris é um exemplo de compacto que possui uma infinidade de “letrinhas”.

Abaixo, explicamos o que suas siglas significam e por que os equipamentos que estão presente no modelo garantem mais segurança e conforto aos condutores e ocupantes.

1. EBD – Distribuição eletrônica de frenagem

A Distribuição Eletrônica de Frenagem (Electronic Brakeforce Distribution) é um recurso extra para o ABS. Sua função é controlar a distribuição da força de frenagem para cada roda individualmente, garantindo a estabilidade do veículo.

Explicamos o que signifcam algumas das siglas de equipamentos de segurança e tecnologias assistivas. Carros compactos, como Yaris, já as adotam.

2. EPS – Direção Eletroassistida Progressiva

Direção com assistência elétrica (Electronic Power Steering) é o nome dado à tecnologia adotada no compacto da Toyota que garante que a direção, leve, fique mais pesada com o aumento da velocidade.

A direção eletroassistida tem duas vantagens: quase não exige manutenção e reduz o consumo, se comparada com a direção hidráulica.

Explicamos o que signifcam algumas das siglas de equipamentos de segurança e tecnologias assistivas. Carros compactos, como Yaris, já as adotam.

3. HAC – Assistência ao Arranque em Subida

A função controla automaticamente os freios ABS para manter o Yaris parado numa subida mesmo que o motorista tire o pé do pedal do freio. O sistema é desativado quando o acelerador ou a embreagem são acionados.

4. TRC – Controle Eletrônico de Tração

O controle de tração é a tecnologia capaz de identificar se as rodas estão girando em falso durante uma arrancada ou aceleração. Quando a tendência é observada, o carro compacto com TRC é levado a reduzir o torque eletronicamente até que as rodas parem girar sem tração.

5. VSC – Controle Eletrônico de Estabilidade Veicular

O controle eletrônico de estabilidade é outro sistema presente no carro compacto. O VSC mantém o Toyota Yaris sob controle em manobras bruscas e condições adversas, corrigindo sua trajetória.

O item de segurança, apelidado também por outras siglas, como ESC, ESP, DSC e VSA, é um dos mais importantes componentes no que se refere à proteção dos ocupantes de um automóvel. A tecnologia já é exigida nas frotas europeia, argentina e estadunidense. No Brasil, o equipamento só será obrigatório a partir de 2022.

Explicamos o que signifcam algumas das siglas de equipamentos de segurança e tecnologias assistivas. Carros compactos, como Yaris, já as adotam.

Fotos Toyota | Divulgação

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2 Comentários
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    Oswaldo Freire 20 de abril de 2019

    Toda essa parafernália eletrônica e freio a tambor…

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    Valterney 10 de abril de 2019

    Tenho um Toyota Yaris e a direção elétrica é bem pesada, mesmo com o carro parado. Já ouvi reclamação de outras pessoas também que compraram o Yaris. O meu Sandero, mesmo sendo a direção sendo hidráulica, era bem mais leve.

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