Carros de carga até R$ 100 mil: picapes, furgões e vans
Listamos os veículos com foco no transporte de carga com preços abaixo de R$ 100 mil disponíveis no mercado brasileiro
Listamos os veículos com foco no transporte de carga com preços abaixo de R$ 100 mil disponíveis no mercado brasileiro
O negócio deles é pegar no pesado, sem descanso! São os carros de carga, feitos sob medida para empresários ou autônomos que trabalham com transporte. O AutoPapo listou os modelos disponíveis no mercado brasileiro com preços abaixo de R$ 100 mil. Todos eles são comerciais leves: veículos maiores têm valores mais elevados, que superam os seis dígitos. Confira:
Opção tradicional entre frotistas e transportadores urbanos, a Strada se mantém como picape mais vendida do país. O projeto de 20 anos é compensado por uma capacidade de carga de 705 kg. O motor é o 1.4 Fire, capaz de render 88 cv de potência com etanol e 85 cv com gasolina. O torque é de 12,5 kgfm com o primeiro combustível e de 12,4 kgfm com o segundo.
Disponível unicamente com cabine simples, a Fiat Strada Working tem preço sugerido de R$ 51.990. As carrocerias com cabine estendida ou dupla são oferecidas na versão Hard Working, que apesar do nome que sugere maior robustez, tem as mesmas características técnicas. A diferença está na lista de equipamentos, que é mais generosa.
Outra picape compacta com uma versão feita sob medida para frotistas é a Saveiro. A configuração Robust vem com motor 1.6 de oito válvulas, que desenvolve 104 cv e 15,6 kgfm com etanol. Os números caem para 101 cv e 15,4 kgfm com gasolina no tanque. A capacidade de carga, de acordo com a Volkswagen, é de 715 kg.
Na Saveiro Robust custa R$ 52.360 com cabine simples: Esse valor faz dela um dos carros de carga mais acessíveis do mercado brasileiro. O modelo também é comercializado com cabine dupla, mas, nesse caso, o preço sobe bastante: vai para R$ 65.250.
Opção para quem quer uma picape voltada para o trabalho, mas com cabine dupla, a Oroch Express custa R$ 63.090. O habitáculo com espaço para cinco pessoas sacrifica um pouco a caçamba, que é curta. A carga útil, de 650 kg, também é ligeiramente inferior às das caminhonetes compactas. Por outro lado, o motor é mais potente: o 1.6 16V entrega 120 cv com etanol e 118 cv com gasolina. O torque é de 16,2 kgfm com ambos os combustíveis.
A única versão destinada preferencialmente ao trabalho é a Express. As demais, Expression e Dynamique, têm proposta de utilização mais recreativa, embora compartilhem todas as características técnicas.
O mais acessível entre os carros de carga do tipo furgão, com o compartimento fechado, é o Fiorino. Ele traz a mesma mecânica da picape Strada, capitaneada pelo motor 1.4 Fire, de 88 cv de potência com etanol e 85 cv com gasolina, além de 12,5 kgfm de torque com o primeiro combustível e de 12,4 kgfm com o segundo. A capacidade de carga, porém, é um pouco inferior: 650 kg.
Na versão básica, que não tem nome específico (a Fiat chama-o apenas de Fiorino), o modelo tem preço sugerido de R$ 63.490. Mas o furgão também está disponível na configuração Hard Working, mais equipada (e cara).
Partner e Berlingo Furgão são carros de carga idênticos. Na verdade, trata-se do mesmo projeto, mas com logomarcas distintas. Por isso, a opção por um ou outro modelo se dá unicamente por questão de preferência pelo fabricante. No fim das contas, nem isso é tão relevante, já que Peugeot e Citroën integram o grupo francês PSA.
A mecânica é a mesma no Partner e no Berlingo. Equipados com com um motor 1.6 16V, os dois furgões têm 113 cv de potência com etanol ou 110 cv com gasolina. já o torque é de 15,5 kgfm com o combustível vegetal e de 14,2 kgfm com o derivado do petróleo. A capacidade declarada de carga é de 800 kg.
Com a retirada do Fiat Doblò Cargo do mercado, Partner e Berlingo Furgão ficaram sozinhos em seu segmento. Curiosamente, apesar das semelhanças, o modelo da Citroën é ligeiramente mais caro: custa R$ 66.190, ante R$ 64.990 do “irmão” da Peugeot.
A história dos carros de carga “gêmeos” se repete com Expert e Jumpy. Ambos partem do mesmo projeto, mas têm aspecto frontal ligeiramente distinto, com grade e faróis próprios. E, claro, são fabricados por Peugeot e Citroën.
Os dois furgões gêmeos, claro, compartilham toda a parte mecânica. Inclusive o motor, que é a diesel: o 1.6 turboalimentado entrega 115 cv de potência e generosos 30 kgfm de torque. Ambos têm carga útil de 1.500 kg.
Tanto o Expert quanto o Jumpy têm preço sugerido de R$ 95.390. Eles são comercializados também em outras versões. O utilitário da Peugeot dispõe até de uma versão para passageiros, com janelas nas laterais.
Testamos o Citroën Jumpy. Confira o vídeo!
Fotos Divulgação
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