Carros com desenho ‘controverso’: como as montadoras erram?!
É inacreditável como uma grande montadora, com centenas de pessoas envolvidas em um projeto, consegue lançar um carro que não agrada
É inacreditável como uma grande montadora, com centenas de pessoas envolvidas em um projeto, consegue lançar um carro que não agrada
Essas montadoras, quando vão lançar um novo modelo, juntam centenas de especialistas: engenheiros, designers, técnicos disso e daquilo, marqueteiros. Aí chegam ao “veículo ideal” e produzem o carro. E é inacreditável o fato de que, às vezes, o carro sai e ninguém gosta. Quando ele chega ao mercado, não é um fracasso, porque o poder de venda de uma montadora é muito grande.
VEJA TAMBÉM?:
Nos Estados Unidos, na década de 50, teve um caso famoso: o Edsel. A Ford disse que nunca se fez uma pesquisa junto ao mercado tão grande: os consumidores é que definiram como seria o novo carro. E Edsel é o nome do filho do Henry Ford, que criou a fábrica. Olha só a responsabilidade, hein?!
O Edsel foi o maior fracasso da Ford de todos os tempos.
Mais recentemente, no nosso mercado, quem não se lembra de um carro da Toyota que está aí até hoje, o Etios? Quando ele foi lançado aqui, todo mundo torceu o nariz para o estilo. A mecânica é excelente, nada contra o Etios. Mas o carro era mal-acabado e tinha um design mais para lá do que para cá.
E, todo ano, a Toyota foi fazendo “remendinho” daqui e dali – no painel, nos cromadinhos lá fora – até darem um ar melhor ao Etios. Hoje, ele está sobrevivendo com certa dificuldade, porque a Toyota acabou lançando um outro carro no mesmo segmento dele, o Yaris.
Agora mesmo teve o lançamento do HB20, um dos maiores sucessos de todos os tempos do mercado brasileiro. Só que ela lançou uma “meia nova geração”, com uma “boca”, que dizem, é boca de peixe. Pouca gente gostou. Aliás, no lançamento, veio o designer da Europa para explicar… Há quem diga o seguinte: quando tem que explicar demais o design, é porque está sujeito mesmo a chuvas e trovoadas.
A Hyundai, agora, já lançou uma versão com a gradezinha pintada em preto fosco. Ou seja, estão procurando consertar esse design que não agradou a todos, “muito antes pelo contrário”.
A Mitsubishi lançou, no ano passado, o Pajero Sport. Agora, um ano depois, já está a Mitsubishi trocando as lanternas traseiras que praticamente ninguém gostou. Isso para não falar do Eclipse, que já foi nome de carro esportivo da Mitsubishi e voltou, no ano passado, como um SUV com uma traseira que eu nunca vi nada tão controverso – para tentar ser elegante com a Mitsubishi.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Quem disse que o HB20 é feio foi uma caixa de ressonância chamada imprensa (a maioria dela adora e venera porcaria da vw), tenho um hb20 rspec 2018 e o carro é ótimo em todos os sentidos. Vou trocar no final do ano por um hb20s diamond que internamente é o melhor carro desse segmento. Se você também acha o hb20 feio entra num VW e vamos ver o que dirá…
Relamente o HB20 novo nao é feio, É HORRÍVEL!!!! KKKKKKKKKKK
Cara o carro ficou horrível…
Prefiro mil vezes a hyundai que a vê mas esse HB20 foi decepcionante
A mecânica dos japoneses é muito boa. Mas o visual, seja Honda ou Toyota, cada ano pior. O Fit agora é um puxadinho de lanternas e vincos. E conseguiram matar o estilo do Civic também, que tinha uma linha sóbria. Toyota economizando na parte interna do Yaris. Tem que comprar tudo em “pacotes especiais”. O brasileiro precisaria ser respeitado, mas é difícil para um povo que chega a pagar ágio, para ter um carro na frente dos outros, com essa alta taxa de impostos…
Eu acho que Hyundai contatou o designer que saiu da Peugeot. Esse HB20 é feio como um Peugeot.
o hb 20 ficou horrivel a frente e pior ainda a traseira e o designer que estão prometendo para o creta vai matar mais um sucesso de vendas da hiunday.
troca esses designes por favor.
Gente de mau gosto é igual gente de bom gosto… só que com mau gosto.
A reportagem não fala que o HB20 é um carro ruim e sim feio. Não temos como discordar disso.
Comprei o hb20S, estou adorando o carro,só não ganha um 10 por causa do espaço entre os bancos trazeiro é muito apertado p quem vai atrás.
Seria por causa do visual triste do atual HB20 que a Hyundai trouxe ao Brasil seu primo Kia Rio? Se sim, ao ver suas vendas fluirem, nunca investiu forte em marketing em terras tupiniquins.
EU COMPREI UM HB20 2020 E ESTOU MUITO FELIZ COM ELE.
É vdd. Ótima matéria. Também acho duvidoso o visual do new civic para nosso mercado. MEIO JASPION.
O Hb 20 abusou. Conseguiram a proeza de deixar o carro feio, frente e atrás. A Mitsubishi L200, tb com aquela grade cromada de carro coreano da década 90.
Sou a voz contrária a tantas criticas. O HB20 pode não agradar a todos mas quem agrada? Por outro lado vende muito bem pois tem excelente mecânica e razoável conforto.
Então, o HB20 vende mais para locadoras, por isso o alto volume de vendas, se for pra contabilizar as vendas para pessoa física, ela fica mto atrás… Em comparação com a geração anterior, perdeu mto nas vendas de pessoa física!
HB20 vende pouco para locadoras porque não dá descontos… Quem vende muito são as grandes montadoras que monopolizavam o mercado.
A Hyundai Motor Brasil não errou no projeto hb20, vemos em todos os seus projetos mundiais que a nova tendência chegou pra ficar. Esse estilo vai forçar as outras montadoras sair da mesmice, os carros geladeira. Aguardem o novo Creta, excepcional.
Creta excepcional, tá de brincadeira.kkkkkk
Concordo com sua opinião, comprei um 2020 e estou super feliz com ele.
kkkkkkkkkkkkkkkkkk o novo creta é mais feio que o hbagre 20
O NOVO CRETA É BIZARRO!!!
REPITO: BIZARRO!!!
KKKKKK
Cara esses carros apresentados,são feios demais,
A estranheza, é como virou produção?
carros quais já tinham colocação estável,
Como diz o ditado quem muito quer, nada tem!
Grande Mr. Fieldman. hb20 ficou feiinho mesmo.
designer
O padrão sempre recai sobre o principal mercado: cara de asiático, cara de turco, cara de árabe, cara de peixe, boca de peixe, chapel mexicano e outros absurdos processados por estagiários de designe na Indústria Automobilística como se estivessem inventando a roda. É ora de ouvir profissionais de carreira responsáveis, eficientes e inteligentes !
A chamada da matéria parecia ser super interessante, me fazendo pensar que teria a resposta para uma pergunta de vários, porém, saí do mesmo jeito que entrei. Tempo perdido.
Da de perceber que tem uma aliança de marcas para carro popular ……não pode lançar no mercado designe fantástico porque vai matar a concorrência…..portanto proposital.
Deve ter um entre marcas -NÃO ultrapasse a linha senão…..
Penso exatamente a mesma coisa.
A frente do hb20 ficou, na minha opinião, meio parecida com o último Fiesta. A traseira do hatch ficou horrível com as lanternas que simulam estar quebradas, faltando um pedaço.
O sedan é um pouco melhor, mas aparenta ser menor que a geração anterior…
O título traz uma.iinterrogação e dá a ideia de haveria alguma explicação.
Mas, o texto relata alguns “cases” de erros, sem apresentar uma resposta.
Esperava mais.