Carros equipados, só que não: 5 itens básicos que ainda são opcionais
Acredite: preparação para som, conta-giros, limpador, lavador e desembaçador traseiros, brake light e ar quente não vêm de fábrica em alguns modelos
Acredite: preparação para som, conta-giros, limpador, lavador e desembaçador traseiros, brake light e ar quente não vêm de fábrica em alguns modelos
Lembra-se da época em que praticamente tudo em um automóvel era opcional? Até não muito tempo atrás, era comum que itens hoje considerados banais, como aparelho de som, vidros elétricos e até espelho retrovisor do lado direito, não viessem de fábrica. Todavia, apesar da evolução do mercado, carros equipados ainda não são comuns em todos os segmentos.
Pois nós listamos 5 equipamentos aparentemente banais que, inacreditavelmente, ainda são cobrados à parte. Claro, também revelamos quais carros não vêm de fábrica com eles. E olha que nem estamos nos referindo a sistemas de ar-condicionado ou de direção assistida: os itens da relação são muito mais banais, já incorporados até nos veículos mais populares. Bem, pelo menos na maioria deles…
VEJA TAMBÉM
Pois é, o item em questão aqui nem é o sistema de som inteiro, mas apenas alto-falantes e cabeamento. Mesmo nos (atualmente poucos) modelos que não trazem o aparelho de rádio, costuma existir o restante da estrutura. Esse, porém, não é o caso das versões de entrada de Fiat Mobi e Uno, Chevrolet Montana e Volkswagen Gol.
No caso da Fiat, os carros podem ser equipados opcionalmente com 4 alto-falantes, 2 tweets e antena, mas os pacotes variam. No Mobi Easy (cujo preço sugerido é de R$ 34.990), ambos são vendidos em kit chamado Funcional, que agrega outras comodidades e adiciona R$ 2.240 ao valor final. Já o Uno Attractive (R$ 44.190) traz os mesmos itens separadamente no kit Predisposição para Som, ao custo extra de R$ 670.
Já o Volkswagen Gol 1.0 (R$ 48.090) só traz a preparação para som se o comprador optar pelo aparelho de áudio “Media Plus”, com rádio, bluetooth, MP3 e entradas USB, por R$ 1.080. Ou pelo sistema Composition Touch, que traz central multimídia com tela sensível ao toque e conectividade com celulares e ainda acrescenta computador de bordo, por R$ 2.150.
Por sua vez, a Chevrolet Montana LS (R$ 57.150) não disponibiliza essa comodidade nem opcionalmente. Para tê-la, é preciso pular para a versão Sport (R$ 68.490), que a traz junto com rádio com MP3/WMA player, Bluetooth e entrada USB. Em todos esses casos, para ter um carro equipado, muitos vão preferir ir a uma loja de acessórios.
Comuns até os anos 90, os painéis de instrumentos sem conta-giros entraram rapidamente em extinção a partir da década seguinte. Porém, ainda seguem vivos no Renault Kwid.
Não apenas a versão de entrada Life (R$ 34.990), como também a segunda do catálogo, a Zen (R$ 39.990), são desprovidas desse marcador. A Renault só disponibiliza tal item para as configurações Intense (R$ 43.190) e Outsider (R$ 45.990) do subcompacto.
Carros com determinados tipos de carroceria precisam ser equipados com limpador, lavador e desembaçador traseiros, pois o vidro posterior suja bastante devido ao efeito aerodinâmico. Porém, esse não é o caso dos Fiat Mobi Easy e Uno Attractive e do Ford Ka S.
No caso do Mobi Easy, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro estão incluídos no já citado kit Funcional (R$ 2.240), que adiciona ainda a preparação para som, além de vidros elétricos dianteiros e travas elétricas. Por outro lado, o Uno Attractive e as versões Like e Way do Mobi disponibilizam só os equipamentos para o vidro traseiro em um kit específico, chamado Visibilidade: custa R$ 670 para o primeiro modelo e R$ 620 para os demais.
Já o Ford Ka S (R$ 47.430) não permite adquirir esses itens nem pagando à parte. A única solução é optar pela versão seguinte, a SE (R$ 48.240), que traz limpador, lavador e desembaçador traseiros de série.
Enquadradas como veículos comerciais, as picapes compactas disputam um mercado à parte. Nas versões de entrada, elas são adquiridas, principalmente, por frotistas e utilizadas estritamente para o transporte de carga. Desse modo, é comum serem menos equipadas que hatches e sedãs. Mas alguns modelos exageram: a Volkswagen Saveiro Robust, por exemplo, não vem de fábrica sequer com terceira luz de freio.
Também conhecido pelo termo em inglês brake light, esse recurso é bastante simples, mas tem eficiência comprovada para evitar colisões traseiras. Porém, quem fizer questão dele em uma Volkswagen Saveiro Robust (R$ 54.370) terá que desembolsar R$ 7.610 por um pacote opcional que inclui anda ar-condicionado, chave do tipo canivete, direção hidráulica, grade protetora da janela traseira, iluminação da caçamba, travas e vidros elétricos.
Veja bem: o caso aqui nem é de ausência de ar-condicionado e, consequentemente, da possibilidade de ajustar o aparelho para baixas ou altas temperaturas. A questão é a falta de ar-quente, que está presente (ou melhor, deveria estar) mesmo em carros que não são equipados com o climatizador.
Pouca gente sabe, mas o ar quente tem função importante: conjugado à ventilação do veículo, é o recurso mais eficiente para desembaçar o para-brisa em dias chuvosos. Isso, sem falar na sua utilidade em regiões mais frias, como no Sul do Brasil.
Entretanto, há dois carros vendidos no país que não são equipados com o ar quente. Um deles é o Fiat Fiorino, que na versão de entrada (chamada apenas de 1.4 Evo, tabelada em R$ 66.290), cobra R$ 600 pelo item.
Já parece exagero vender esse recurso opcionalmente em um furgão comercial, certo? Pois saiba que isso ocorre ainda com um hatch subcompacto: o Mobi Easy (R$ 34.990), também da fabricante italiana, que exige o desembolso de R$ 690 extras por ele.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Qual Saveiro tem ar quente?
Ar quente pra desembaçar vidro????????? Essa pra mim é nova. É o ar FRIO que desembaça vidro.
Pelo contrário… o ar frio ainda vai causar mais condensação. Logo, sim tem de usar o ar quente, se possível com o ar condicionado ligado para obter ar QUENTE e SECO.
Tweets ou tweeters kkk. Vá aprender um pouco de Inglês!
Faltou falar do marcador de temperatura da água do sistema de arrefecimento. Pois caso de pane devido a superaquecimento ou a válvula termostatica travar aberta (superresfriamento) o motorista vai saber.
Isso tudo porque o “brasileiro’
É apoixonado por carro, fala sério! Apaixonado por status até porque se paga muito para pouco, tá na hora de acordar e não aceitar essas empresas.
Att
Ar quente deveria ser obrigatorio ate por motivo de seguranca,um absurdo carro vir com sistema de ventilacao sem o ar quente.em dia chuvoso o embacamento dos vidros gera uma inseguranca enorme ainda mais em rodovia
Pode agregar tbm desembacador e limpador traseiro
Alex o q desembaça é o ar frio direcionado para o parabrisa dianteiro e não o ar quente. Só p esclarecimento!! Sem querer ofender ok!!
Renault kwid na versão básica também não tem limpador de vidro traseiro
Eduardo
…e a polícia não sabe quem está dentro do carro, fora a (in)visibilidade à noite, na chuva etc.
Querem um carrinho completo,o ARGO,eu tenho um argo 1.0 drive,tem isso tudo,o motor não é potente,mas a economia é muito boa!!!
Na minha humilde opinião, o cara que paga 40 mil em um mobi, é muito desprovido de inteligência.
Com 40 mil vc compra um Civic, Corolla entre outros tops de linha é questão de raciocínio.
Bom dia a todos.
Qual o ano desse Civic de 40mil? ?
2009 pelo jeito
2012
Um Civic com quase 10 anos de uso deve estar com 100 mil rodados, exigindo manutenção muito rigorosa (além de ter sorte do dono anterior não ter deixado o abacaxi pronto pra ser saboreado pelo próximo dono). Quem compra carro popular zero é pq não quer dor de cabeça por pelo menos 3 anos.
Só fabricam essas marmotas, porquê o brasileiro compra. Isso é fato, agora duvido se o povo brasileiro desse um gelo de 5 anos nessas montadoras sem comprar. Podem ter certeza que alem de baixar o preço astronômico eles procurariam vender qualidade.
É um absurdo estes preços dos “opcionais”!!!! Estes fabricantes acham que nos achamos dinheiro aonde????
Pois eu que queria entender. Eles vendem porque tem gente que compra. O problema é esse existe gente em sã consciência que paga uma bica por esses carros pelados. Se eu fosse montadora eu também venderia caro e com o custo mais baixo possível, já que tem um trouxa pra comprar né
Por isso eu deixo os trouxas comprar carro zero. Depois de um ano ou dois de uso, o carro já perdeu 30% do valor, está pouco rodado e aí é a hora de eu comprar. Hehehe. Carro completo, com 20 mil km rodados e mais barato que um zero pelado.
Eu acho que brasileiro não tem de reclamar de preço de carro. Mano sabendo que o preço está alto, faz folga de espera para comprar. Nós EUA, Honda e carro popular, no Brasil é considerado carro de luxo e precificado como tal. O City fabricado no Brasil é vendido mais barato no México, para onde é exportado, do que no Brasil. Será que o transporte para o México tem preço negativo?
É por isso que so curto carros antigos,tenho um omega 2.0 e é completao de tudo além de barato e manutençao barata,nao dou 55,60 mil nesses pé de boi que vendem por aí.
Resumindo, os carros brasileiros são uma carroça. E o pior de tudo: o povo compra e ainda paga um preço absurdo. Carro compacto no Brasil, só presta alguns como: Toyota Corolla, Honda Civic, o resto é lixo!!!
O meu Peugeot 208 active pack de entrada tem isso tudo que foi citado e muito mais, roda de alumínio, multimídia 7′ com Bluetooth, GPS, vidro elétrico 4 portas, retrovisor elétrico, direção elétrica com controle de som e telefone no volante, volante com altura e profundidade, porta malas elétrico! Acho que tá bom neh! Lembrando que é o de entrada active pack! Motor 1.5 só pra lembrar, não é esses 1.0.mancos por aí!
Mano não fique botando defeitos ai nos 1.0 cada um escolhe nos lê convém ja tiver varios carosde 2.0 pra cima agr estou com um 1.0 opsional fica a dica nao chame nenhum d manco
Única coisa que não tem é valor de comércio kkkkkkkk.
Legal, hein.
E os veículos de exportação, são todos muito completos. E ainda pagam menos.
Muito bom pra nossa cara; aceitamos tudo…
Resumindo, FIAT e VW, como sempre, são as mais muquiranas das montadoras. Miserinha pouca é bobagem…
Muquirana é Chevrolet que vende um Onix por 60.000,00 sem simplesmente um comando de abertura interno do porta malas, tem que desligar o carro tirar a chave pra abrir o pota malas, sem cntar que não tem regulador de altura do cinto de segurança dianteiro lado direito, sem um simples filtro do ar condicionado, ridículo.
O Fiat Mobi easy também não tem conta vírus!!!
Depende o modelo do uno, porque eu tenho esse mesmo modelo atractive 2017 e vem com limpador e desembaçador traseiro sim.
Leia a matéria, ser humano.
O Mobi like zero também vem sem a preparação para o som. Eu gastei bastante, eles ainda praticam a venda casada que comigo não fizeram porque eu comprei o rádio fora. Por favor falem sobre garantia porque o carro vem com garantia de três anos mas as borrachas só tem 8 meses e o chicote só um ano. Ora, esses itens não fazem parte do carro? Pagamos um dinheirão para termos nossas coisas direitinho e esses caras não ajudam em nada. Concessionária é fogo viu?
Um absurdo carros saírem de fabrica sem um simples sensor de ré.
Sabe estacionar nao?
É por causa de pessoas como vc que o mundo não vai pra frente! Para que inventar carros se as carroças não gastam combustível? É a mesma lógica! Gente que é travada ao passado. A montadora não gasta nem 50reias com o sensor!
No caso do Gol, a matéria deu uma escorregada. Ele vem sim com a preparação para o som já na versão de entrada. Já no caso da Saveiro ROBUST, não vem mesmo o Break Light, porém trata-se de um veículo voltado especificamente para produtor rural na modalidade de venda direta.
Acredito que a matéria poderia ter colocado outros modelos populares que têm venda comum de show room, como é o caso da leitora que citou o caso do Mobi dela que tal linha não entrou na reportagem.
Caro Antônio, não há erro. Na versão de entrada do Gol, a preparação para som só é oferecida em um pacote opcional, que inclui o próprio aparelho de áudio. Essa informação, inclusive, está no site comercial da Volkswagen: basta entrar no configurador do modelo.
Abraço e obrigado por acessar o AutoPapo.
O gol vem com a preparação para som com antena no teto mas sem alto falantes.
Versao mobi like ,tbm não tem os descritoa acima . Qdo comparado ao mobi eaay.
Qdo comprei falaram que tinha,gastei uma grana pra fazer a prepau pra central multimídia…comprei auto falante…paguei cabeamento.
Limpador, desembaçador tb n tem.
Estas montadoras destas marcas não respeitam os clientes vendem estes lixos e o pior alto custo.
Disse-o bem Willian, alem de pararem no tempo, ainda acham que fazer a um favor de comprar seus carros. A Fiat com suas trazeiras ridículas, uma mais feia que a outra, a Ford os únicos carros que prestam são as pickups, a Chevrolet os carros parecem um aparelho eletrônico de rodas, além de que o atendimento na concessionária é a vergonha, a VW a única que se mantinha presa a suas origens, desconfortável mas resistente e de confiança, agora um lixo, um amontoado de plástico com rodas. O dia que uma montadora escutar mais seus clientes vai ficar milionária enquanto isso um lidera numa categoria aqui outro noutra e assim a vida segue até que alguém crie um carro pra nossa realidade.
Se há quem pague,então tera a venda
E ridículo carros tão caros e sem p básico ar quente ou até mesmo os conectores que ligam as portas a carroceria como alguns veículos básicos que não tem e vem um adesivo tampando a passagem
A Saveiro Robust básica não tem ar quente nem como opcional.
Carros que pararam no tempo…
Achei o maior absurdo foi o Onix vir sem o filtro do ar condicionado,comprei um a dois anos e veio sem, lá queriam cobrar 290,00 para colocar, saí com o carro sem filtro, comprei um por 16,00 e o rapaz cobrou 10,00 para colocar.
Cara tudo q se faz em autorizada é foda meu palio do modelo novo, queimou a lâmpada do painel de ar condicionado na autorizada 280$ p trocar, olhei no YouTube como troca, comprei a lâmpada por 6$ e troquei
Deveriam vender carros equivalentes ao preço pra começar a conversa
Considero a 3a. luz de freio totalmente dispensável, uma vez que perdeu a sua função diante da infestação das películas “protetoras”: não se enxerga mais o segundo carro à sua frente! Em alguns veículos o brake light é até integrado ao design, porém poderia ser substituído por um acessório mais importante, como a luz de rodagem diurna em todos os carros, independentemente de sua categoria.
Acho que o que você está propondo, também é dispensável. Acho que todos os carros deveriam sair de fábrica com faróis auxiliares, ou “de milha” como se falava antigamente. Esse acessório é muito útil para pessoas que enxergam mal à noite, como eu, ou que transitam em ruas esburacadas, como eu.
Não consigo entender porquê é permitido películas desse nível de escurecimento, acho um absurdo e fico indignado em não conseguir ver o segundo carro a frente. Se o carro que está à minha frente entrar na traseira de outro carro que esteja parado, eu, mesmo mantendo distância de segurança, muito provavelmente também irei me envolver em um acidente. Quem usa película assim está cometendo um crime, uma completa irresponsabilidade e falta de consciência coletiva.
Que um crime mané? Cada um faz o que quer,a película serve ate de proteção contra roubos, pois o bandido não sabe quem está lá dentro do carro e fica com receio, se vc não gosta tudo bem, mais fala merda tbm não