Os 10 carros híbridos mais baratos do Brasil em 2024: preço e análise
Modelos de marcas chinesas, sempre eles, sacudiram o segmento nos últimos meses; confira como ficou a listaatualizada
Modelos de marcas chinesas, sempre eles, sacudiram o segmento nos últimos meses; confira como ficou a listaatualizada
Onde os automóveis chineses entram, costumam fazer bagunça. E no ranking dos carros híbridos mais baratos não foi diferente. A estreia de modelos da BYD que combinam motores de combustão e elétricos mexeu com o segmento. Inclusive nas primeiras posições dos carros híbridos mais baratos do Brasil.
Bom ressaltar que nesta relação separamos apenas os híbridos regulares ou plenos (HEV) e plug-in (PHEV) de marcas generalistas – ou seja, fabricantes premium ficaram de fora. Assim como também estão de fora os chamados híbridos leves (MHEV) – em que o motor elétrico funciona como gerador.
VEJA TAMBÉM:
Os preços foram levantados na segunda quinzena de outubro de 2024 com base na tabela das montadoras.
A chegada do BYD King ao mercado de carros híbridos causou o mesmo impacto que o Dolphin em relação ao segmento de elétricos. O sedã médio apareceu já como o mais barato da categoria, com boa lista de equipamentos e sistema plug-in, ou seja, promete ser mais eficiente da categoria – embora ainda não tenha sido submetido às aferições do Inmetro.
Nesta opção mais em conta, o King é equipado com baterias com 8,3 kWh de capacidade. A autonomia no modo elétrico é de 37 km – essa já pelos padrões do PBEV. Vale lembrar que seu principal rival, o Corolla, o segundo entre os carros híbridos mais baratos, não é plug-in e o alcance estimado do Toyota em modo zero combustão não chega a 5 km.
Entre os equipamentos, o BYD King oferece seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, assistente de partida em rampa, câmera 360, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e monitoramento de pressão dos pneus. O maior pecado fica em não oferecer qualquer item de auxílio à condução.
No conforto, ar-condicionado com saídas de ar para o banco traseiro, retrovisores rebatíveis eletricamente, carregador de celular por indução, entre outros. O quadro de instrumentos é eletrônico em tela de 8,8”, enquanto a multimídia é naquela tela giratória de 12,8” com o qual não temos maturidade para lidar.
O primeiro híbrido flex do mundo foi lançado em 2019 juntamente com a 12ª geração do Corolla no Brasil. Voltou à segunda colocação entre os carros híbridos mais baratos do país com a debandada dos coreanos, e ainda é o eletrificado bicombustível mais em conta do mercado.
O sedã médio ficou R$ 5 mil mais caro nos últimos meses. O Corolla híbrido combina o motor 1.8 16V capaz de beber gasolina ou etanol com outro elétrico. O que lhe confere um dos melhores consumos do país pelos padrões do Inmetro para o PBEV.
O conjunto eletrificado equipa as versões mais caras do Corolla por aqui. Desde a Altis, o modelo tem o Toyota Safety Sense, o pacote de auxílio ao motorista, com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática, assistente de pré-colisão, farol alto automático e sistema de alerta de mudança de faixa com controle de direção.
Completam a lista de itens de segurança sete airbags, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, retrovisor eletrocrômico e controles de estabilidade, tração e subidas. No mais, couro, rodas de liga leve 17″, chave presencial, ar-condicionado automático e multimídia com conexão Android Auto e Apple CarPlay.
Se o King chegou para perturbar a vida do Corolla, o Song Pro mira no Corolla Cross. O SUV médio da BYD leva a vantagem de ser plug-in o que, pelos padrões do Inmetro, lhe garante uma autonomia em modo puramente elétrico de 49 km na versão GL. Segundo a marca chinesa, a autonomia combinada do carro passa dos 1.000 km.
O modelo tem um bom espaço interno e lista de equipamentos interessante até a página 19. São seis airbags, câmera 360°, central multimídia com tela giratória de 12,8”, quadro instrumentos eletrônico, ar-condicionado automático, banco do motorista com regulagens elétricas e abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas.
Agora, explico: o Song Pro não tem qualquer item de assistência à condução. Nem mesmo na versão topo de linha GS, que custa quase R$ 200 mil e tem autonomia elétrica maior (68 km, segundo o ciclo do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular – PBEV).
O SUV médio passou por uma atualização no desenho, mas a Toyota manteve o conjunto híbrido e ainda baixou os preços para garantir seu carro entre os híbridos mais baratos de 2024. Além disso, ganhou painel de instrumentos digital em tela de 12,3” e trocou o freio de estacionamento por pedal por um sistema eletrônico – por fora, continua com o abafador do escapamento aparente…
A despeito de continuar com menos espaço e acabamento inferior ao do sedã que lhe empresta o nome, o Corolla Cross XRV traz os mesmos equipamentos do Corolla segundo colocado do ranking dos carros híbridos mais baratos de 2024. Inclusive, o pacote de itens de assistência à condução, que recebeu o reforço do controle de cruzeiro adaptativo nesta linha 2025.
Com o fim da promoção do Niro e a chegada dos chineses, o modelo da Kia perdeu algumas posições na relação de carros híbridos mais baratos do Brasil em 2024. O modelo chegou em novembro de 2023 e se destaca por ser um SUV médio com design futurista e feito sobre a nova plataforma K3 do grupo coreano Hyundai-Kia.
O conjunto reúne o motor Kappa aspirado com injeção direta e propulsor elétrico, que resulta em um dos automóveis mais econômicos do país. Além disso, oferece uma lista de equipamentos recheada, mesmo nesta versão de entrada.
Destaque para os equipamentos de auxílio ao motorista, como piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente ativo de permanência na faixa, farol alto automático, entre outros.
Ar automático bizona, retrovisores com aquecimento e rebatíveis eletricamente e painel de instrumentos integrado à central multimídia em duas telas de 10 polegadas também fazem o Niro se diferenciar no segmento.
A Great Wall Motors (GWM) iniciou os trabalhos por aqui com a linha de SUVs Haval, totalmente eletrificada. A configuração de entrada é a que figura entre os carros híbridos mais baratos do Brasil em 2024, com um conjunto convencional, já que as demais versões usam sistema plug-in – e passam dos R$ 260 mil.
O modelo vem com um robusto pacote de itens de auxílio à condução. Controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência com detecção de veículos à frente e tráfego cruzado dianteiro e traseiro, assistente ativo de manutenção e centralização de faixa e alerta de ponto cego são alguns dos equipamentos.
Ainda vem com câmera 360, seis airbags, central multimídia com tela de 12,3” e GPS nativo, wi-fi 4G a bordo, head-up display, reconhecimento de placas de velocidade, retrovisor eletrocrômico, faróis de neblina com função de conversão estática e ar automático bizona.
A BYD baixou o preço para valer do Song Plus nos últimos meses e avançou casinhas no ranking – três posições de julho de 2023 para cá. Além disso, o primeiro híbrido da marca chinesa no país se revela como um dos carros mais baratos e eficientes. Graças ao sistema eletrificado, que permite três modos de condução.
Tem o EV, em que o motor elétrico traciona as rodas, o híbrido paralelo – para acelerações mais fortes e retomadas – e o híbrido “normal”, para velocidades de cruzeiro ou moderadas. Desta forma, a autonomia prometida no modo “Eco” passa dos 1.000 km – dados da BYD. Já o motor elétrico oferece até 51 km de alcance.
O Song Plus chama a atenção pelo custo benefício. É um híbrido plug-in com pacote de condução semi-autônoma (ACC, frenagem autônoma, câmera 360, sensor de ponto cego, assistente de faixa e reconhecimento de sinais de trânsito), seis airbags, quadro de instrumentos eletrônico em tela de 12,3” e tela multimídia rotativa em display de 12,8”.
A nova versão chegou para ser a primeira picape híbrida do mercado e figurar entre os carros híbridos mais baratos do Brasil. Ainda teve redução de R$ 10 mil no preço depois do lançamento e custa quase o mesmo que a opção a combustão – com consumo até melhor que o de muito SUV presente nesta relação.
No recheio de segurança, tem alerta de colisão com frenagem automática de emergência, seis airbags, sensor de ponto cego, detector de fadiga, câmera de ré e assistente de farol alto, mas deve um piloto automático adaptativo. Ar automático bizona, grade dianteira ativa, bancos de couro, acionamento remoto do motor e chave presencial estão entre os itens de série.
O Caoa Chery Tiggo 8 chegou a ter o preço reduzido em R$ 40 mil em 2023 para melhorar sua posição na lista de carros híbridos mais baratos do Brasil com a chegada de marcas chinesas como GWM e BYD. Mas nos últimos meses já voltou a sofrer reajuste que o deixou R$ 20 mil mais caro.
O SUV de 7 lugares esbanja imponência, tecnologia e eficiência. Com dois motores elétricos, propulsor turbo a combustão, câmbio automático com 11 marchas, o modelo é um dos híbridos mais econômicos, com médias acima dos 30 km/l, segundo os padrões do Inmetro.
O Tiggo 8 Pro Hybrid ainda promete autonomia de 77 km apenas em modo 100% EV. Isso porque os motores elétricos se alternam: podem tracionar juntos as rodas ou de forma isolada, com o outro funcionando como gerador.
Na parte de equipamentos, o SUV híbrido tem tudo a que tem direito. Além dos itens de auxílio à condução já listados aqui em outros modelos, recebe bancos dianteiros com ajustes elétricos e ventilação, teto solar, seis airbags, retrovisores rebatíveis eletricamente e com aquecimento, painel de instrumentos eletrônico, entre outros.
A 11ª geração do Civic surgiu no Brasil importada, eletrificada e com preço salgado. E ficou mais cara nos últimos meses, mas ainda se segura entre os carros híbridos mais baratos do país em 2024 com um sistema bastante moderno e diferente. Chamado e:HEV, une um motor a combustão com injeção direta a dois elétricos que têm funções distintas.
Desta forma, o novo Civic pode rodar de três formas. Como um EV, como um híbrido no qual o segundo propulsor elétrico alimenta as baterias para que o motor elétrico tracione as rodas ou como um puramente a combustão.
O sedã médio também traz um belo pacote de equipamentos em sua configuração única importada da Tailândia. Tem o Honda Sensing, com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, farol alto automático e o detector de ponto cego com imagens na central multimídia.
Oito airbags, quadro de instrumentos eletrônico, bancos dianteiros com regulagens elétricas, multimídia com tela de 9”, carregador de celular por indução, chave presencial com partida remota do motor, ar automático bizona e teto-solar completam a lista.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Se os chinês/coreanos… fazem carros e demais produtos… c/ valor baixo aqui no Brasil, de navio do outro lado do mundo, eh simples, algo errado , está aqui… máquina pública inchada, políticos, judiciário, ganhando furtunas… impostos p arcar c/ isso e suas benesss… vamo aonde?
Carro Híbrido é um caça-níquel para consumidores otários. Não é possível que a indústria automobilística ofereça veículos de mais de 2T para transportar indivíduos de 80kg, e mesmo para os obesos de 130kg que estão predominando no ambiente.
Com a diminuição dos combustíveis fósseis, o 100% elétrico seria o futuro. Já os híbridos seriam uma transição. O correto seria investirem nos híbridos ao mesmo tempo em que se investe na infra-estrutura de carregamento dos carros 100% elétricos. O Híbrido seria uma necessidade e transição para o totalmente elétrico enquanto essa infra-estrutura não estivesse pronta, pois o maior medo de um totalmente elétrico é justamente ficar a pé se não encontrar locais de carregamento. Mas no Brasil, sabe-se lá quando vão fazer esse investimento, se fizerem.
Toda vantagem na economia de combustível vai embora quando der manutenção. São 2 sistemas, então…
barato para quem?
Ficou faltando aí na lista o Caoa Arrizo 6 Pro que tbm é híbrido e custa R$139.990 sendo o “mais em conta” destes.
SO NAO ENTENDI POR QUE UM SITE TAO RENOMADO “ESQUECEU” OU NAO MENCIONOU O CHERY Arrizo 6 Pro que custa R$ 139.990,00 SEDÃ MEDIO QUE NA MINHA OPNIAO TEM UM EXPETACULAR CUSTO BENEFICIO EM COMPARAÇÃO AS OPÇÕES DE HIBRIDO NO NOSSO MERCADO BRASILEIRO.
De vdd, abri a matéria super interessado no conteúdo mas nenhum desses carros podemos considerar BARATOS né
Haha nesses preços esquece não sei aonde pessoal acha q híbridos é o futuro do Brasil vamos cair direto no elétrico.
Os preços ainda estão muito elevados se comparados com os veículos tradicionais a combustão pura. Mas são sem sombra de dúvidas as melhores alternativas do mercado. Talvez os preços fiquem melhores quando as demais montadoras começarem a produzir os seus veículos hibridos, caso do novo Yaris híbrido que está chegando e dos chevrolet que queriam partir direto para somente elétricos e estão vendo que não é o futuro eletrificar 100% sua frota.
de barato não tem nada!!!