Japoneses não fazem motores de três cilindros? Muito pelo contrário

Quem usa o argumento de que esse tipo de motorização é bomba por não ser usada pelos japoneses, provavelmente não conhece o mercado deles

motor 1 5 3 cilindros toyota yaris hibrido europeu
Esse 1.5 de três cilindros da Toyota é o sucessor do motor usado pelo Yaris nacional (Foto: Toyota | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 22/09/2023 às 08h02
Atualizado em 22/09/2023 às 11h10

Nesse ano parece que o tema das caixas de comentários nas redes sociais do AutoPapo é criticar os motores de 3 cilindros, principalmente os turbinados. Um argumento muito usado é dizer que “se esses motores fossem bons, os japoneses usariam”.

Então, querido leitor, sabia que motores de três cilindros são o “arroz com feijão” do Japão? Os principais carros vendidos por lá são os kei cars, veículos pequenos que seguem normas estritas de tamanho, eficiências energética.

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Hoje, todos os kei cars possuem motores de 660 cm³ com três cilindros. Existem variantes com aspiração natural e turbinadas, sendo usados em hatches, vans e mini caminhões.

honda n one rs amarelo frente
Os carros mais populares do Japão são todos movidos por motores tricilindros, muitos com turbo (Foto: Honda | Divulgação)

A durabilidade desses carros segue o padrão dos maiores. Devido aos benefícios tributários e não ter exigência do proprietário possuir uma garagem, os kei cars com motores de três cilindros são bastante populares no mercado de usados do Japão.

Os mini caminhões hoje estão ganhando uma segunda vida nos EUA. O país norte-americano permite importação de veículos usados com mais de 25 anos e a frugalidade dos kei-trucks vêm agradando em fazendas ou pequenos negócios.

Japoneses também fazem 1.0 turbo de três cilindros

Os kei cars não são os únicos carros japoneses com motor de três cilindros. O primeiro tricilindrico de quatro tempos a ser usado em um carro de passeio veio de lá, foi o 1.0 da primeira geração do Daihatsu Charade.

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O Swift 1.0 que foi vendido por aqui trazia esse tipo de motor (Foto: Suzuki | Divulgação)

Esse carro chegou a ser cotado para ser feito no Brasil, pela Puma, porém o projeto não chegou à fase final. O Brasil só foi ver um motor japonês nessa configuração com a abertura das importações, sendo usado pelo Suzuki Swift 1.0.

Atualmente, Honda, Toyota e Suzuki possuem motores 1.0 de três cilindros turbinados. Esses propulsores são focados em mercados asiáticos onde existe tributação pesada com base no deslocamento volumétrico do motor.

Um tricilindrico japonês que pode chegar ao Brasil em breve é o novo 1.5 aspirado da família M15. Ele é o sucessor do 2NR que é usado atualmente pelo Yaris.

honda p10a6 motor 1 0 turbo 3 cilindros city thailandia
A Honda tem um 1.0 turbo no City vendido na Tailândia por motivos fiscais (Foto: Wikimedia)

Essa configuração nova ajuda a priorizar o torque em baixas rotações. O M15 conta com as mesmas tecnologias que vemos no 2.0 do Corolla nacional, como a taxa de compressão alta (14:1) e o uso de injeção direta combinada com a tradicional multiponto.

Outro três cilindros da marca japonesa é o 1.6 turbo, usado pelo GR Yaris e pelo GR Corolla. Essa pequena joia da engenharia rende entre 261 e 305, dependendo do carro. Ele possui a maior potência específica já vista em um carro da Toyota.

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60 Comentários
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Marcelo Farias 2 de outubro de 2023

O mal é comprar 1.0 3 cilindros turbo. 1.0 não foi feito para andar a 150 no asfalto. Se quer correr compre um 1.8 ou 2.0. Quando á vibração dos 3 cilindros não é coisa que vá matar o incauto tupiniquim. Saindo da lenta, não dá para sentir mais, fica macio como qualquer motor. Normal, para um projeto que é para ser mais econômico. Tenho um 3 cilindros. Como qualquer motor, tem que cuidar água, óleo (especificado pela fábrica), evitar aquecimento, etc. e não achar que tá andando num bugatti veryon.

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Akira 29 de setembro de 2023

Melhor carro da minha infância, dkw vemaguete 57, 3 cilindros, 3 bobinas, 3 platinados, econômico, andava muito bem e na época era um dos melhores carros.

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Rafael 28 de setembro de 2023

Não seu Boris, quem está dizendo que esses três cilindros são maiores bombas são os mecânicos que estão sorrindo a toa pois a cada tem um desses motores “modernos” com problemas entrando na oficina, e se estragou é só comprar um motor novo pois dificilmente admite retifica. Enquanto existir 4 cilindros vou continuar comprando.

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José 28 de setembro de 2023

Muitos comentaram que os motores de 3 cilindros não permitem a retífica.
Com que base dizem isso?
Qual a dificuldade de se usinar um virabrequim numa retífica?
Idem para as camisas dos cilindros se eles fizerem parte do bloco do motor?
Alguns motores possuem camisas de cilindros substituíveis que facilitam a manutenção?
Gostaria que alguém que realmente conhece, me explicasse.

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Rodolfo 28 de setembro de 2023

O “X” da questão é a taxa de compressão que é elevadíssima para poluir pouco. Se o motor superaquecer e por azar o cabeçote ou o bloco do motor empenar não vai poder dar um passe para plainar as referidas peças, pois vai alterar a taxa de compressão e a central eletrônica do motor terá dificuldades quando se usar gasolina comum. Talvez seria questão de alguém saber haquear a central e dar a nova taxa de compressão, fazendo o mapa adequado de ignição, ou se colocar uma injeção programável, porém é cara.
Outro problema é que alguns motores tem uma carenagem de peça única que une o cabeçote e o bloco, quando se dá o passe se passa ter uma maior dificuldade de fixar os parafusos da mesma.
Outra questão é o mercado de reparação fornecer uma junta de cabeçote de sobremedida compensando assim o passe dado no cabeçote ou bloco. E por fim ainda não são todos os carros que tem em sobre medida (0,25, 0,50 e 0,75) bronzinas, casquilhos, pistões, anéis de segmento.

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José 29 de setembro de 2023

Minha opinião .e um pouco diferente da sua.
A taxa de compressão dos novos motores flex são mais elevadas até nos motores de 4 cilindros como do Corolla e Yaris, que também possuem blocos e cabeçotes de alumínio. Nos Toyotas, as taxas sÃo de 13:1, portanto maiores que de muitos motores flex de 3 cilindros turbinados.
Os outros fabricantes, independente do número de cilindros, também utilizam motores com blocos e cabeçotes de alumínio e altas taxas de compressão em seus novos motores flex.
Qualquer motor, independente de ser 3 ou 4 cilindros terá problemas se sofrerem superaquecimento. Um superaquecimento pode causar danos nas sedes da válvulas e, até o empenamento dos cabeçotes.
Resumindo. O reparo de qualquer motor moderno de 3, 4 ou mais cilindros, com turbo ou sem turbo, que sofrer um superaquecimento resultará em altos custos para reparação. Hoje em dia com veículos equipados com sistemas de diagnóstico eletrônico fica muito fácil manter uma boa manutenção, seguindo as instruções dos manuais dos fabricantes.

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Rodolfo 29 de setembro de 2023

José,
Você está certo! Eu te respondi apenas falando dos 3 cilindros, mais isso também se aplica aos 4 cilindros com alta taxa de compressão.
Mas convenhamos que se devia ter para todos os tipos de motores atuais, seja 3 cilindros ou 4 cilindros, no mínimo junta de cabeçote em sobremedida, assim como pistões, camisas e bronzinas. Tomara que com o tem surja essas opções.
E a dica que eu dou é:
1. Checar o nível dos fluidos uma vez por semana;
2. Só usar fluido de arrefecimento especificado no manual do veículo;
Na quilometragem ou tempo recomendado troque o fluido do arrefecimento, verifique o estado da bomba d’ água se está roncando o rolamento, teste o funcionamento da tampa do reservatório de expansão e cheque o funcionamento da válvulas termostática com termômetro laser digital. Pois prevenir é melhor que remediar.

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Polvo 25 de setembro de 2023

A diferença dos motores japoneses para os demais (independente do número de cilindros) é o projeto e a qualidade da construção, pois são feitos para darem pouca manutenção. Um exemplo é o uso de corrente de comando, outro ponto é a qualidade de agregados do sistema de arrefecimento. É muito difícil ver um Toyota ou Honda com problemas de arrefecimento, troca de bomba d’água ou carcaça da válvula termostática também é raro. Isso só se vê em modelos muito velhos. Também é difícil ver esses carros empenando cabeçote ou bloco de motor. Se pegar como exemplo a VW, é comum o motor 1.0 TSI baixar líquido de arrefecimento, “estourar” a carcaça do termostato e a bomba d’água começa a vazar depois de 30 a 40mil km. Pra piorar a troca dá um certo trabalho, pois a mesma é acionada por uma segunda correia dentada, ou seja, coisas que depois de 3 a 4 anos de uso começam a incomodar.

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Ricardo 25 de setembro de 2023

Brasileiro gosta de criar mito, nego compra motor tsi e enche de turbo, aí quebra a culpa e do 3 cilindros.
Se fosse nessa lógica, no passado era motor 8 e 6 cilindros, aí quando veio o 4 então devia ser uma merda….

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Rogério 24 de setembro de 2023

Esses kei car depois de 2010 evoluiu muito !!os antigos bebia muito os novos e modelos mais completo custa tanto quando um normal em valor !!a vantagens sao imposto mais barato e shaken (inspeção 2 anos obrigatório) sobre quebra joga fora isso depende do valor de concerto pode custa mais que o carro se for numa concessionária!!por isso os japa troca se for em uma oficina menor a diferença e bem grande do valor !mesmo 660cc dura muito o motor se cuidar direito !fora isso sao bem econômicos. os modelos mais novos !! Dependente o modelo faz mais de 14 na cidade e na espresso acima dos 20 !!

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Rodrigo 23 de setembro de 2023

O sr já resumiu tudo; japoneses só fazem estas porcarias pq são obrigados: “Esses propulsores são focados em mercados asiáticos onde existe tributação pesada com base no deslocamento volumétrico do motor”. É por isso que não trazem estas bombas para cá!

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GT 27 de setembro de 2023

Engano seu, o local onde mais vende esses tri-cilindricos é justamente no Japão e eles ja foram trazidos para cá pela Suziki nos anos 90 e não davam problemas. A nissan tb equipou o march com um motor 3 cilindros.

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Mister Gasosa 27 de setembro de 2023

Carro popular 3 cilindros não é bom no quesito vibração., ou seja, conforto. Só uma dica: Você prefere esse carro japonês urbano de 600cc e tal ou um Jetta 2.0 TSI GLI 2023? É sabido que quantos mais cilindros em pares, mais balanceado e estável é o motor em qualquer faixa de rotação inclusive de marcha-lenta. Por fim, mas não menos importante tem muita gente como eu que odeia a vibração no volante e em outros lugares, e a indústria atenua isso em motores 4 cilindros de luxo com eixo balanceador e coxia hidráulico, por exemplo, é alguns poucos 3 cilindros, 1.0 aspirados, tem esse artifício no Brasil.

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Osmar 23 de setembro de 2023

Tenho um UP aspirado 320 mil km troquei correia dentada agora o demais 100%

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Reinaldo Bonifácio 23 de setembro de 2023

Tenho carro,comprado 0desde 2000.sempre 4cilindros, sempre Volkswagen e depois GM,1.8e 2.0caso do astra,hj.estou com Onix 1.4 4 cilindro.jamais compro um carro,3 cilindros.motor descartável.bomba.

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Leandro 24 de setembro de 2023

A mecânica básica nos motores vem perdendo sua força, em compensação utiliza-se mais tecnologia embarcada compensando essa perda. Isso é uma tendência…. acaba que motores menores vem sendo projetados, fazendo com que motores menores (mas com uma eficiência maior) sejam projetados e fabricados em maior escala, com custos menores “acalorando” o mercado capitalista. É um pouco espantoso, mas acostumen-se…. a tendência é que os motores se tornem menores. Acreditem, é possível um motor 3 cilindros ser tão bom quanto um de 4 cilindros, por ter mais tecnologia embarcada… se é legal ou não, bom ou ruim, não sei… mas é o que está acontecendo!! ??‍♂️

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Leandro 24 de setembro de 2023

oi Reinaldo, quando respondi não foi diretamente para vc, agora que vi que ficou como resposta do seu comentário. É apenas um comentário aleatório meu sobre a matéria.

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Alencar Novais 23 de setembro de 2023

Eu mesmo tenho um swift 3 cilindros ano 1993 e ainda roda perfeitamente e com ar gelando!
Eu mesmo faço a manutenção dele
É um clássico

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Jorge Luiz Pinheiro da Rocha 23 de setembro de 2023

Show,meus parabéns.

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Jose Alberto 23 de setembro de 2023

Por que então não fazem um motor 2 cilindros? Resolveria todos os problemas. Concordam?

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Gustavo 23 de setembro de 2023

O problema é que as pessoas não fazem manutenção correta destes 3 cilindros, os antigos e indestrutíveis gm, ap, não quebravam nunca, mas hoje estes motores se não seguir a risca o manual de manutenção, eles realme te não duram nada, retifica fica difícil pois as engenharias já tiraram material de todos os lugares possi dia do motor, ou seja, fundiu por outro novo. Mas ainda penso que o tradicional 4 cilindros é melhor em vários aspectos principalmente em durabilidade.

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Marcos 23 de setembro de 2023

Pois é amigo da matéria. Enquanto esses “maravilhosos e confiáveis motores da toyota” não desembarcam aqui no Brasil, continuamos a ter dor de cabeça com os 3 cilindros das outras montadoras. Porque a fama dos 3 cilindros da toyota não tem nada a ver com os projetos das outras montadoras: frágeis, descartáveis, e muito delicados, além de ter um alto custo de manutenção.

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Polvo 26 de setembro de 2023

O sistema de arrefecimento dos motores 3 cilindros da VW é problemático. Se não tiver uma manutenção rigorosa, é prejuízo na certa.

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MARCELO PEREIRA DE ALBUQUERQUE 23 de setembro de 2023

Só tem fera nos comentários que pagar + de 100 mil nestas latas de sardinha com motor (cheio de tecnologia) primeira chuva deu ruim isto aqui é Brasil é lama,buraco, asfalto péssimo, óleo aditivo do radiador e filtros falsificados,mecânicos em todo lugar e por aí vai e quem hj em dia tem que meter a mão no bolso para pagar 10 mil num motor tá sobrando dinheiro no bolso,bando de duro metido a besta pq quem tem dinheiro nem está aí pra estas bostas de carro

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Antonio Cicero Pereira 23 de setembro de 2023

O Japão faz motor três cilindros , é claro que lá dá certo quebrou joga fora , por isso que dá certo , o brasileiro tem condições disso, os motores de três cilindros até dá retifica mas não presta mais.

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Jp 23 de setembro de 2023

A mesma pergunta se faça com antigos motores 4 cilindros e 1.0.

Claro que um motor que tá tendo maior saída? Tem mais em reparo.

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Alberto 23 de setembro de 2023

Já estou no meu quarto carro três cilindros,amo de paixão.
Tive KA, Polo TSI, hb20 , e agora uma Tracker LT.

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Israel Antonio da Silva 22 de setembro de 2023

Tenho um ka 3cc 2015 com 300 mil km motor nunca aberto pois antes tinha um uno 2012 vivace com 200mil km deu vários problemas e muito ruins de tork aerodinâmica péssima e gastava muito combistivel

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Ênio 22 de setembro de 2023

Quando o marketing “pega” é difícil mudar… brasileiro é fanboy de marca oriental já faz algum tempo e vivem dizendo bobagens do tipo “são carros indestrutível” “que nunca dão problema”… mas na prática, em termos de qualidade não são melhores do que uma marca americana ou europeia… já em termos de design ainda estão na década de 90.

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José Altair 23 de setembro de 2023

Concordo

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Rodolfo 22 de setembro de 2023

Esta é a última vez que escrevo neste site e a última que o leio. Chamam do leitor em várias matérias nos chamando indiretamente de ignorantes no assunto. Vai aqui uma pergunta que não quer calar:
O que é melhor um carro confortável ou um econômico?
Pois 4 cilindros vibra menos a carroceria, o volante e faz menos ruído o motor. E existe sim motor 4 cilindros com comando variável e turbo compressor, e vejam que são Audi, BMW e etc, ou seja marcas de luxo, se tiver 3 cilindros é carro popular dessas marcas.
Fui!

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Jp 23 de setembro de 2023

Só mostrou ser o ignorante citado.

Hoje existe balanceadores, existe coxins hidráulicos, polias e etc que basicamente somem com a vibração gerada pelo motor.

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Leandro 23 de setembro de 2023

Sim existe e a indústria colocas mas não robustos o suficiente para deixar a carcaça sem tremer. Como é desbalanceado. Conjunto força mais que os carros com 4 cilindros e quebra antes! 3 cilindros com Coreia banhada a óleo, não obrigado!

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Rodolfo 23 de setembro de 2023

Sou tão ignorante que sou Engenheiro Mecânico. Não queria achar brechas no que eu disse… o recado foi dado. Se você é hipócrita em dizer que três cilindros é melhor do que 4 cilindros no que tange a vibração e ruído do motor o problema é seu. Eu falo a verdade…

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Rodolfo 23 de setembro de 2023

Já que você é o sabe tudo, me diz porque o ford ka 3 cilindros vibram tanto?
Será porque colocar coxia hidráulico, eixo contra-balanco, etc, sai caro?
Carro popular a gente tem que engolir o que a indústria faz.
Só você mesmo pra preferir 3 cilindros… você deve ser do tipo que compra carro 0 km e vende antes de acabar a garantia, então que preocupação terá?
Nem perca mais tempo me escrevendo que não leio mais o que você diz, Sr. Sabe Tudo!

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João Vitor 24 de setembro de 2023

Rapaz só os 3 cilindros top de linha porque se não for parece mais uma batedeira

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Victor Hugo 22 de setembro de 2023

Esse povo tem tanto mimimi com retífica como se fosse barata e como se ficasse bom… É igual pneu recauchutado, ou remold.
Uma retífica custa entre 2 e 8 mil dependendo do caso.. E um bloco ou um cabeçote novo desses motores, também custa entre 2 a 8 mil ou seja tanto faz dar retífica ou simplesmente trocar por um bloco ou um cabeçote novinho em folha… E um carro desses tá valendo 80 mil a 100 mill zero km então gastar de 2% a 10% do valor do carro nem é tão caro assim e os caras falam como se fossem gastar 20 a 40 mil reais pra consertar um motor francamente com 10 mil a 20 mil você compra um motor novo. O fato é que esses motores não dão problema nenhum se estiver sempre verificando e trocando o óleo e água do radiador corretamente, e sempre que você verifica precisa ver mesmo se o óleo está em bom estado, ou contaminado, e trocar logo antes de virar pudim, a água do radiador, idem, se estiver suja, oxidada, tem que trocar. Ou você acha que botar óleo 40 mineral vai dar bom e completar radiador com água de torneira é o suficiente??

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Rodolfo 23 de setembro de 2023

Vejo que você não estende nada de retifica. Existe a retifica de passe no cabeçote e de assentamento das válvulas. Na família tivemos um Gol 1.8AP que fez esses trabalhos no cabeçote e ficou excelente, co.provado com teste de compreensão dos cilindros, coisa que creio que você não sabe o que é.
Muito fácil debochar de quem não tem dinheiro pra comprar um carro 0 km e passar pra frente antes que acabe a garantia, coisa que creio que seja o seu caso.
Estamos na era dos carros descartáveis, pois imagine perder um motor quando o carro tem 10 anos de uso e depreciou, já omotor que você diz bato sempre terá reajuste de preço pois é novo.
Seu problema é que você só pensa em você, não pensa nos donos futuros do seu carro. Acabou a garra do seu carro 0 km creio que você vende e compra outro 0 km.

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Daniel 29 de setembro de 2023

Onde assino Rodolfo?

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Fábio 22 de setembro de 2023

Vivemos tempos de obsolescência programada em todos os níveis. As coisas não são mais feitas para durarem, principalmente os eletrônicos q carregam em seus chips o mal da vida útil dos objetos. Com os motores não é diferente. Às montadoras realmente não interessam a retífica de motores e sim, o “usou, quebrou, joga fora e compra outro”. Ainda assim, o brasileiro não se importa com a manutenção correta, ora seja por descuido ou desconhecimento tanto do motorista quanto do mecânico,, ora seja por questões econômicas, daí une-se o inútil ao desagradável mas, na dúvida, eu ficaria mesmo com o velho e bom motor de funcionamento em pares.

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Joel Nascimento Faria da Silva 22 de setembro de 2023

Cadê os engenheiros do YouTube que vivem criticando.Se e descartável ou não , não há problema. Aliás carro no Brasil com mais de dez anos de uso deveria virar sucata. Há sucatas aí na rua com 25 anos ou mais poluindo o meio ambiente e causando transtorno para os seus donos. A frota velha já saturou o país.

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Paulo henrique Guedes 22 de setembro de 2023

Desculpe amigo o cara tem um.carro com 25 anos de uso não porque ele acha bonitinho não é porque a realidade do brasileiro é outra é falta de dinheiro mesmo para ter um.carro melhor.eu tenho um carro ano 2013 vc acha seu tivesse dinheiro tava com.um carro desse ano claro que não.

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Joel Nascimento Faria da Silva 22 de setembro de 2023

Concordo plenamente com você amigo, países que descartam carros nessa idade que citei ou até menos, todas,as classes que lá vivem tem condições de usufruir, enquanto aqui somos explorados.Falta,vontade política. O atual governo só citou, e a oposição já caiu de pau. Você sabia,que só aqui pagamos IPVA com carros de 15 anos, provavelmente vc paga. Bando de exploradores.

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Edgard Sayeg 23 de setembro de 2023

Sua resposta está excelente, o Brasil tem a maior carga tributária em todo o mundo e ainda por cima a Lei Ferrari para complicar ainda mais.

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Rodolfo 23 de setembro de 2023

Não seja egoísta, se você precisa de carro outras pessoas também necessitam. É muito lógico que quem tem um carro de 25 anos de uso não tem dinheiro pra faze-lo rodar todos os dias, logo a grande maioria só usa em finais de semana na grandes cidade e vai ao trabalho de ônibus ou metrô.
Por fim se você se preocupasse de verdade com o meio ambiente moraria perto do seu trabalho e iria até ele a pé ou de bicicleta.

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João Vitor 24 de setembro de 2023

Acontece que nem todo mundo tem condições de comprar um carro novo os carro com mais de 10 20 anos aguentam desaforo,hoje é tudo milimetricamente calculado pra ficar estremamente barato pra ganhar dinheiro em cima de tudo então não tem nem o que se discutir

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Daniel 29 de setembro de 2023

Aprenda a diferenciar carro velho de carro antigo tem muito carro com menos de 10 anos uso pior que muito carro com mais de 30 anos de uso. O que mais importa é o cuidado do Dono com o seu patrimônio. Eu tenho o mesmo carro há 21 anos, é carro ano modelo 1978 , que me leva a todos os lugares e não me deixa na mão porque é feito a manutenção preventiva.

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Os chineses fazem mas não estão conseguindo vender 22 de setembro de 2023

E sim são fracos demais basta visitar uma retifica de motores ou um mecânico profissional, na retifica já te fala, esse papo de burocráticos, nada vale

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Alex 23 de setembro de 2023

Eu tenho um Nissan Versa 2016, 1.0 três cilindros. Comprei usado com 76.000 Km rodados e hoje, depois de dois anos e oito meses, já estou com 223.000 Km. O carro é muito bom.

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Rodolfo 24 de setembro de 2023

Dirija um Versa 1.6, 4 cilindros dos e 116 CV, e depois me diz se ainda prefere o seu 1.0.

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Antonio 22 de setembro de 2023

É muito bom saber disso, tenho Onix 3 cilindros turbo, nada a reclamar ,carro bem tranquilo. O povo gosta de colocar problema, isso sim. Pra quem não não é chegado a tecnologia, sugiro q volte pra maquina de escrever e deixe o computador.

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Fábio 22 de setembro de 2023

Os motores de 3 cilindros não são ruins. O brasileiro que não tem compromisso com a manutenção do veículo e, quando tem, não existem profissionais à altura para realizar as devidas manutenções, ainda se aliando ao fato de serem motores descartáveis, que trabalham no limite do limite, por conta da emissão de gases e da eficiência energética, talvez por isso, impedindo uma possível retífica. Não há medida para uma reparação e, se houver, o valor pode chegar a um terço do valor do veículo, não justificando a sua retífica. Eis a questão…..

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Paolo Xavier 22 de setembro de 2023

Montadora não quer que se faça retífica, assim como as placas eletrônicas são todas soldadas, não se tem mais parafuso para abrir carcaças… enfim, impera a filosofia de trocar e não reparar. A vida útil dessas máquinas mais do que nunca depende do cuidado, da manutenção correta. Como você bem disse, o brasileiro médio não tem histórico de dar a devida manutenção. Na verdade, o orçamento do brasileiro médio é tão apertado que chegam a pensar duas vezes antes de trocar um simples filtro de óleo. Resta ficar chorando com saudade do motores de antigamente, que não voltam mais.

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Gabriel 22 de setembro de 2023

Otima matéria Boris, parabéns! Mas que realmente os motores atuais sacrificam a durabilidade e robustez pelo desempenho e emissões, disso não tem como fugir! Uma orientação a todos…combustível de qualidade, “pé leve” e manutenção em dia…assim duram muito! Abs a todos!

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Paolo Xavier 22 de setembro de 2023

Não se vê durabilidade e robustez há muito tempo, seja em eletrônicos, eletrodomésticos ou automóveis. Não adianta ficar chorando que AP, CHT, Família I e II não vão voltar. Tem mais é que cuidar da manutenção. Se não tiver condições de manter como se deve, venda o carro e use uber.

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Marcos 23 de setembro de 2023

Ou compre um Toyota Etios com motor tradicional de 4 cilindros, que por sinal muito confiável, muita durabilidade, baixo custo de manutenção e ate mais economico que esses 3 cilindros, felizmente ainda há opções no mercado.

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Geraldo 22 de setembro de 2023

Sou um dos críticos. O problema não é ter 3 cilindros. O problema é q não aceita retífica, são motores descartaveis. Já sabia sobre os motores do artigo, se dá para fazer retífica ok. Caso contrário é bomba pura.

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Andre 22 de setembro de 2023

Pior que 3 cc é correia lubrificada a óleo.. em torno de 3 mil.. para substituir… melhor colocar um motor de traineira de 1 cc… Índia não aceita mais… porcaria sempre no Brasil

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Denis 23 de setembro de 2023

Vc prefere pagar 8 mil em um motor zero no palete ou gastar 8 mil em retifica de um motor usado? Pois saiba que esses são os custos do motor ea211 3 cilindros que equipam alguns veículos vw, no caso aspirado. Tenho um gol ano 17 com 83 mil km, nunca foi aberto pra nada, apenas troca de correia dentada. Água por exemplo, não me recordo quando completei pela última vez, óleo quase não baixa nada a cada troca, não grila, não bate, silencioso, anda muito bem. Na minha opinião está bem a frente dos antigos motores que se descuidar fica sem água e óleo e o fumo entra.

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Edgard Sayeg 23 de setembro de 2023

Qualquer motor de alumínio não aceita retifica pois não tem margem para fazer. Igual motor de motos Esportivas de alta cilindrada. Hoje muitos dão problema devido a deixar frentista de posto de combustível verificar o nível do líquido de arrefecimento. Se abrir com um motor moderno quente dá problema, não importando a quantidade de cilindros

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