Saiba quais carros têm os menores porta-malas do país
Lista inclui jipes, subcompactos, subcompactos e um modelo esportivo; se você precisa de espaço para bagagem, é melhor pensar em outro modelo
Lista inclui jipes, subcompactos, subcompactos e um modelo esportivo; se você precisa de espaço para bagagem, é melhor pensar em outro modelo
Você precisa de espaço para bagagem? Então é melhor evitar os modelos a seguir, pois eles possuem os menores porta-malas entre todos os automóveis à venda no Brasil. A lista inclui veículos com diferentes categorias: a ideia é mostrar quais são os carros com os menores espaços destinados a pertences disponíveis no mercado de maneira absoluta, e não segmentada.
O ranking leva em consideração o volume do bagageiro, em litros, declarado pelos fabricantes dos veículos. Vale salientar que nem todas as marcas informam o método de aferição utilizado, que pode ser o o VDA (sigla para Verband der Automobilindustrie, instituição alemã que normatiza as medidas dos automóveis), que consiste em encher o porta-malas com blocos de isopor de diferentes tamanhos, ou ainda o preenchimento com água, que permite maior aproveitamento do espaço.
Quem esperava só por modelos subcompactos terá uma surpresa. Sim, vários dos automóveis relacionados na lista pertencem a essa categoria, mas os recordistas na falta de espaço são jipes. Além disso, há representantes de outros segmentos, como compactos e até esportivos. Confira:
O menor porta-malas do Brasil é o do Suzuki Jimny. Pode parecer surpreendente, mas, na verdade, trata-se de uma consequência das características do projeto: além de ser pequeno, com apenas 3,64 m de comprimento e 2,25 m de distância entre-eixos, as caixas de rodas volumosas, necessárias para acomodar pneus off-road, roubam área que, em um veículo comum, seria dedicada ao habitáculo e ao porta-malas. Além disso, há o sistema de tração 4×4, que reduz a altura do bagageiro.
Outro veículo off-road com pouquíssimo estaço para bagagem é o T4: são apenas 134 litros. Faz sentido, já que, devido a sua proposta de utilização, ele tem várias características parecidas com as do Jimny. Porém, vale destacar que o utilitário da Troller tem dimensões significativamente maiores que as de seu similar de origem asiática: tem 4,09 m de comprimento e 2,58 m de entre-eixos. Como os dois modelos com os menores porta-malas do país são jipes, o jeito é não se afastar muito de casa para fazer uma trilha, ou então adquirir um bagageiro de teto.
Dois veículos com características distintas empataram no terceiro lugar, com 160 litros de volume no porta-malas. O QQ é um modelo popular, enquanto o Cooper Cabrio é um conversível com interior sofisticado. Ambos são pequenos, mas o hatch da Chery é ainda menor: subcompacto, tem 3,56 m de comprimento e 2,34 de distância entre-eixos. O modelo da Mini tem 3,85 m e 2,49 m, respectivamente.
O 500 é um subcompacto: tem 3,55 m de comprimento e 2,3 m de entre-eixos. Além de pequeno, tem uma carroceria cheia de estilo, com linhas arredondadas que remetem a seu homônimo da década de 50, mas que não aproveita tão bem o espaço interno. Pronto, estão aí as razões para o seu porta-malas ter apenas 185 litros.
Superesportivo, o Camaro é um carro emocional, que prioriza o desempenho. Nesse tipo de produto, o espaço no porta-malas não é prioridade, certo? Verdade, mas o detalhe é que o bólido da Chevrolet tem dimensões externas dignas de sedã médio, com 4,78 m de comprimento e 2,81 de distância entre-eixos. Por isso, mesmo diante de sua proposta, os 208 litros do porta-malas talvez fiquem abaixo das expectativas.
A versão hatch do Mini Cooper pode não ter lá um porta-malas muito espaçoso, mas já comporta um pouco mais de bagagem que o irmão Cabrio: são 211 litros, o que significa um acréscimo de 51 litros em relação ao conversível.
O Mobi é outro subcompacto que dispõe de pouco espaço para bagagem, com um porta-malas de 215 litros. Seu comprimento de 3,57 m, associado ao entre-eixos de 2,3 m, ajuda a explicar o espaço reduzido. Mas também há o fato de a Fiat não ter previsto a aplicação do motor Firefly 1.0 de três cilindros desde o início: como hatch utiliza esse propulsor só nas versões mais recentes, Drive e Drive GSR, enquanto as demais ainda são movidas pelo Fire, de quatro cilindros (que é maior), foi preciso desenvolver um capô mais volumoso, que requer uma área cujo destino poderia ter sido o habitáculo.
Na atual geração, o porta-malas do Kia Picanto cresceu: são 255 litros, enquanto o modelo anterior dispunha de apenas 200 litros. Ainda assim, o bagageiro está longe de ser amplo. Todavia, considerando o tamanho do carro, com 3,59 m de comprimento e 2,4 m de distância entre-eixos, o espaço destinado à carga até pode ser considerado razoável.
Entre os compactos com proposta popular, o Ka é o dono do menor porta-malas. Apesar de medir 3,89 m de comprimento e 2,49 m de entre-eixos, seu bagageiro tem apenas 257 litros de capacidade. Verdade seja dita, ele não fica muito distante da média do segmento, que é de cerca de 280 litros. Porém, quando não há muito espaço, qualquer ganho, ainda que pequeno, pode fazer a diferença.
O BMW i3 é tecnológico e ecológico. Sua propulsão é elétrica e, por isso, o modelo não emite gases poluentes na atmosfera. Mas a BMW poderia ter caprichado mais no espaço do porta-malas, que tem 260 litros. E olha que, devido ao comprimento de 3,99 m e ao entre-eixos de 2,57 m, o modelo não é tão pequeno assim.
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