Os 10 carros que menos desvalorizaram em 2020
Separamos os modelos - com valor até R$ 100 mil - que menos depreciaram nos últimos doze meses; Onix foi o campeão
Separamos os modelos - com valor até R$ 100 mil - que menos depreciaram nos últimos doze meses; Onix foi o campeão
A desvalorização do veículo é quase tão importante para o consumidor brasileiro quanto o valor final do carro. Perder pouco dinheiro na hora de repassar o seminovo é um fator de compra importante para muita gente. A KBB Brasil, empresa especializada em preços de automóveis novos e usados, fez um levantamento exclusivo para o AutoPapo com os carros que menos desvalorizaram em 2020.
A lista, porém, reúne veículos mais “pé no chão”. Estabelecemos um limite de preço e só trouxemos nesse ranking os carros até R$ 100 mil que menos perderam valor ao longo dos últimos 12 meses. O estudo da KBB levou em consideração o chamado Preço de Revendedor, que se refere ao preço que os lojistas praticam ao revender o veículo no mercado.
LEIA MAIS
Ser o carro mais vendido do país traz vantagens, como a boa revenda. Além de ser fácil de passar pra frente, o hatch compacto da General Motors foi o carro que menos desvalorizou. Aliás, nem desvalorizou: ele valorizou. Em média, um Onix 0 km comprado no ano passado pôde ser negociado com preço 1,84% maior em 2020, segundo o levantamento da KBB Brasil.
O modelo é comercializado atualmente em sete versões de acabamento, com motor 1.0 aspirado ou turbo. Os preços ficam entre R$ 58.590 e R$ 82.090.
O veterano compacto é um projeto já com quase duas décadas, mas em termos de desvalorização é um dos destaques – e um dos muitos Volkswagen que você verá nesta lista. Sempre apontado como carro com chances de sair de linha, o hatch altinho perdeu só 0,54% do valor este ano na comparação com 2019.
Bom ressaltar que o Fox só é vendido em duas opções no mercado brasileiro atualmente. Os preços ficam em R$ 54.890 e R$ 60.490, sempre com o velho motor EA 111 1.6 de 104/101 cv e câmbio manual de cinco marchas.
O modelo se destacou como o SUV compacto com a menor desvalorização do mercado e o terceiro veículo entre todos os carros até R$ 100 mil que menos depreciaram no ano que passou. Com vendas em alta em 2020 – é o utilitário mais vendido da categoria e chegou a ser o carro mais emplacado do país em um mês -, se vale da reputação da marca alemã para manter a baixa perda, com índice negativo de apenas 0,66%.
O T-Cross é vendido em três configurações de acabamento. Parte de R$ 95.550 na 200 TSI com motor 1.0 turbo de 128/116 cv e chega a R$ 125.690 na Highline 250 TSI com o 1.4 turbinado de até 150 cv.
Quem disse que carro chinês desvaloriza demais? Pelo menos o T50 está aí para provar o contrário. O utilitário esportivo compacto da JAC Motors foi um dos carros que menos desvalorizou em 2020. Perdeu apenas 1,08% em 12 meses.
Tudo bem que o modelo teve apenas 90 unidades emplacadas no Brasil entre janeiro e novembro, mas quem comprou pode ter certeza de que não vai perder muito dinheiro – pelo menos na hora de repassar o SUV.
E olha que o carro nem é, assim, tão barato. O T50 é vendido em versão única por R$ 99.990, com motor 1.6 e câmbio automático do tipo CVT (continuamente variável).
Mais um Volks na lista dos carros que menos desvalorizaram em 2020, e que mostra que volume de vendas também não é garantia de baixa depreciação. O hatch, que figura ali entre os chamados compactos premium, teve perda de 1,63% no último ano – bem melhor até mesmo que o Gol, seu companheiro de concessionária, que vende duas vezes mais e é mais barato.
O Polo é ofertado pela marca alemã em seis versões com preços a partir de R$ 60.090. Há opções com motores 1.0 e 1.6 aspirados, e 1.0 e 1.4 turbos, com caixas manuais ou automáticas de seis velocidades.
O três-volumes da Volkswagen é o primeiro desta lista de carros que menos desvalorizaram em 2020 a ultrapassar a barreira dos 2% de perda. De um ano para o outro, o Virtus, em média, apresentou depreciação de 2,54%. Terceiro sedã mais vendido do país, o modelo se vale de bom espaço, seguro com valor controlado e do fato de as versões automáticas respondem por quase 90% das vendas – equipamento que hoje faz muita diferença no mercado de seminovos.
A única opção manual é justamente a mais barata, a 1.6 MSI de R$ 76.050 – a versão Sense, mais em conta e automática, é exclusiva para PcD. Nas outras quatro variantes é equipado com câmbio automático de seis marchas e motor 1.6 aspirado, ou 1.0 e 1.4 turbos.
O exemplar da marca italiana que menos deprecia no mercado é o sétimo colocado neste ranking. Mas isso não desmerece o Argo, que desvalorizou, em média, 2,85% de 2019 para 2020.
Oitavo carro mais vendido do país, pesa a favor do hatch o fato de a Fiat fazer promoções agressivas para o modelo na rede, onde é fácil encontrá-lo por preços abaixo dos R$ 50 mil.
Na tabela oficial, o Argo é vendido por R$ 54.290 na versão de entrada 1.0. Ao todo, são sete opções de acabamento, com motores 1.0 e 1.3 da família Firefly, ou 1.8 da veterana linha E.torQ.
Outro modelo que também se beneficia das ofertas da marca italiana e está entre os carros que menos desvalorizaram em 2020 é o Fiat Cronos.
É fácil encontrar o sedã mais barato (1.3) por cerca de R$ 58 mill, enquanto o preço oficial sugerido pela fábrica é R$ 63.090. Isso contribui para que o Cronos tenha uma desvalorização bastante moderada de 3,40%, de acordo com o levantamento da KBB Brasil
A linha do Cronos reúne cinco versões. Além do motor 1.3 de até 109 cv, há opções com o 1.8 E.torQ de 139/135 cv, estas sempre com o câmbio automático de seis marchas e com preço de R$ 84.190 para a topo de linha HGT.
Estava com saudade de um Volkswagen nessa lista, né, meu filho? Pois a marca alemã volta ao ranking dos carros que menos desvalorizaram em 2020 com o subcompacto que, segundo fontes, está pela hora da morte. Bem, se o up! sobreviveu ao ano que passou foi pela boa aceitação do carro entre os seminovos, onde costuma ter ótima liquidez, o que se refletiu em uma depreciação de 3,41%, bem próxima à do Cronos.
O modelo foi ofertado em 2020 em três versões, tudo linha 2019/20 devido à nova Resolução do Contran que obriga, desde janeiro, a todos os carros terem encostos de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes. Mas agora, só tem uma versão.
Em dezembro, a Volks lançou a linha 2021 do Up! Apenas na opção Xtreme, por R$ 60.090 e configurado para quatro passageiros.
Quem mudou de geração foi a líder Fiat Strada, mas a picape compacta que menos perde valor no mercado é a Saveiro. Em 12 meses, foram 3,83% de desvalorização, o que faz a Volks fechar esse Top 10 com mais um carro. Contribui para a perda moderada a fama de robusta e de custo baixo de manutenção do modelo.
A Saveiro é vendida em quatro versões de acabamento, com cabine simples ou dupla e preços a partir de R$ 59.990. O motor é sempre o 1.6 16V MSI de até 120 cv de potência.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Porque não entrou nessa lista a Honda? Para mim são os carros que menos desvaloriza.
Matéria estranha
Saiba quê não tem mais otários
Todos nós estamos ligados no mercado
…. já foi o tempo quê acreditávamos em lorotas…
Por que o toyota etios xls 1.5 sedan não entrou na pesquisa, será que esta tão desvalorizado, eu pretendo trocar o meu por outro da mesma marca não troca nunca, tem que ser outra marca convincente.
Entendi que a matéria trata do assunto carros seminovos de “até” R$ 100.000,00. Qual Corolla seminovo custa até R$ 100.000,00? Agora, se fosse “usadão” até R$ 100.000,00 certamente ia ter Corolla 2017, Civic 2016/17, Cruze 2018… E por aí vai…
Os carros como Toyota Corolla,Honda fit alguns deles que eu tenho certeza que não se desvaloriza,alguns vende até acima da tabela Fipe,sem choro
O JAC essa é a maior piada!
Também pensei isso,eu amigo!
Também pensei isso,meu amigo!
vcs estão entrando na onda e vendo só preço de carro, tanto usado quanto novo, não é exatamente esses (e outros) carros q menos desvalorizaram e sim essa coisa estranha de inflação no mercado, se vcs observarem está TUDO CARO, ESTA TUDO SENDO SUPERVALORIZADO e a porra do dinheiro cada vez mais desaparecendo, olhem em volta…é alimentação vestuário, imóvel, COMBUSTÍVEIS etc, então se for assim, nada está sendo desvalorizado no mercado, só O DINHEIRO E O EMPREGO.
Matéria comprada e muito suspeito ter tantos carros
ultrapassados VW
Concordo plenamente, esses carros da vw estão pra lá de ultrapassados ninguém quer, que matéria mentirosa, kd os hondas e Toyota?
Concordo e piada
Realmente você tem razão o custo de vida está alto demais com a desvalorização da moeda e o brasileiro perdendo poder de compra cada vez mais, sem a mínima preocupaçao dos nossos DESGOVERNANTES que só pensam em garantir e aumentar os seus privilégios!
O cara q fez a matéria n manja de nada. Comprei ha 1 ano e meio atrás um fusca tsi 2013 por 70k vendi mes passado por 82k. Aprenda a comprar carro e a vender meus caros.
Essa matéria tá muito estranha mesmo, corola e Civic são os menos que desvalorizam no mercado e não aparecem em posição nenhuma
Vergonha nenhuma, foi encomenda com certeza.
Que matéria mais encomendada meu Deus,
Tbem acho uma mentira isso porque tem carros muito mais valorizados no mercado um deles são os Toyota,Honda, Hyundai,etc… São marcas que caem muito pouco o preço.
Eu trabalho vendendo e comprado carro isso é uma mentira
MENTIRA DESLAVADA
MATÉRIA TENDENCIOSA PARA CONSUMIDOR SE ILUDIR E COMPRAR CARRO ENCALHADO.
Matéria totalmente falsa. Não colocaram nenhum modelo da Honda e da Toyota, as duas marcas que menos desvalorizam.
O onix e tao quente no mercado que ate pega fogo! Kkk mais um pegou fogo esse mes, e nem turbo era. Os turbos ja sabemos do fiasco. GM pagando forte marketing indireto.
Essa matéria é totalmente mentirosa , pois tanto garagistas como concessionárias pagam entre 10 e 30 % abaixo do preço de tabela em qualquer um dos modelos citados acima , e esse índice considera a Km ( menos 10.000) no ano .
A pesquisa é baseada no preço de venda no mercado de seminovos e nao no preço de conpra pelo revendedor!
Você queria que um lojista comprasse seu carro seminovo, revendesse, tivesse yodo trabalho, assumir a garantia de 3 meses obrigatório por lei e nao tivesse lucro?
Pra nao perder os 15% a 20% é só você realizar a revenda particular.
O polo subiu tanto de preço que valorizou muito o preço do usado! A vw perdeu a noção do valor dos seus produtos: 60 mil up, 70 mil gol, 80 mil voyage, 100 mil no polo, 110 num virtus, 170 mil num jetta, 150 mil “suv” genérico da mesma plataforma… perdeu totalmente a noção de realidade.
Verdade
Se for essa a análise, as outras tbm perderam a noção…
Exemplo os preços da GM.
Joy, Onix, Onix Plus, Tracker, etc.
Os tops ficaram de fora Honda, Toyota, Hyundai? ??
Tenho meu HB20S 2019, e o bichão ta todo em cima. Será que as marcas acima aprenderam a fabricar carros? Acho que não. A VW como sempre matando todo mundo no preço com seus quadradoes, e desconfortáveis veículos ??
quadradoēs desconfortáveis, VERDADE e olha q a concorrência a obriga a melhorar, e eles ainda pensam q estão na época do Fusca.
vcs estão entrando na onda e vendo só preço de carro, tanto usado quanto novo, não é exatamente esses (e outros) carros q menos desvalorizaram e sim essa coisa estranha de inflação no mercado, se vcs observarem está TUDO CARO, ESTA TUDO SENDO SUPERVALORIZADO e a porra do dinheiro cada vez mais desaparecendo, olhem em volta…é alimentação vestuário, imóvel, COMBUSTÍVEIS etc, então se for assim, nada está sendo desvalorizado no mercado, só O DINHEIRO E O EMPREGO.
E o pior é que ainda vende! Carros com PÉSSIMO acabamento caríssimos com vários problemas de mecânica, infelizmente. Volkswagen que foi lider por muitos anos no Brasil com pouco investimento e vendendo sucatas, só melhorou um pouco com a chegada das outras marcas após a liberação da importação, fez escola no Brasil onde as marcas superfaturam com PÉSSIMOS PRODUTOS A PREÇO DE OURO! E o brasileiro trouxa compra e ainda se acha o rei da p**** toda!
Isso não é autopapo e sim papo furado kkkkk eles deve ganhar alguma coisa por fora da Volkswagen
O Corolla não aparecer nem entre os 10, é a primeira vez que vejo isto. O Jac T50(ching ling) em 5 lugar, é brincadeira…aí tem.
Onix em primeiro .lugar.carro sem acabamento interno.sem design.1.0 sem força no motor.sou mais o HB20 Argo.ou picape Strada.nova série.
Precisam estudar mais o mercado ! Deem uma olhada na tabela Fipe do Honda Civic. Subiu 8 mil reais em menos de 1 ano !
Pessoal não sabe ler não???? Brasileiro está com um grande problema, déficit de interpretação!!! Leiam primeiro antes de fazer esses comentários idiotas…… O estudo é feito pegando-se o valor do carro 0km há um ano e comparando com a tabela KBB atual…. Aí vem um asno falar de desvalorização de carro usado… Affff…..
Sai dessa inocente, KBB é tendenciosa, feira nas coxas, vc é movido pela emoção, deve ser dono de concessionária, por causa desses sistemas que se metem no mercado que as concessionárias te oferecem metade do valor do seu carro pra revenda, a FIPE e a Molicar a muito tempo estão ficando desacreditadas no mercado automotivo.
Bom, o carro foi usado por um ano. Então é usado e o seu preço no comércio varejista de usados comparado com o preço dele de quando era novo, há um ano atrás.
Mesmo assim!!!! Claro que todos estão lendo. Claro que isso que isso está muito estranho. O fato de só ter Volkswagen e um chinês é que só pode ser piada.
Piada mesmo
Concordo plenamente com vc Fábio kkkkk
Acho que o Onix não valorizou, mas sim o preço aumentou para quem compra carro 0 km. Se comprar carro 0 km já era caro agora piorou um pouco mais.
A Maioria desses carros desvaloriza e é Muito … quem fez essa dos 10 carros que menos desvaloriza está Completamente por Fora…..
Sem comentários. Só pelo fato de não constar Civic e Corolla. Tem algo estranho aí. Ne
Engraçado…ou a matéria é paga ou quem fez não tem conhecimento nenhum de carro. O meu HB 20 S 2019 valorizou do meio do ano pra cá. Paguei 41K nele em junho e hj vale 45K. Se o HB 20 não tá nessa lista depois da valorização, não é um conteúdo de informações confiáveis!
Tá bom Zé
Deve ser mesma empresa disse Haddad ia ser presidente
Ranking totalmente errado, pois os veículos da VW desvalorizam muito, tem mercado ruim, com raras excessões dos lançamentos. Veículos Toyota, Ford KA, Fiat Strada tem mercado excelente, baixa desvalorização em alguns casos com preço de mercado mais de 10% acima da FIPE.
Engraçado, sempre ouvimos falar que os carros da Honda e da Toyota são os que menos desvalorizam no mercado. Surpreendentemente os carros da VW dominaram a lista. Fica uma dúvida no ar. Será que esta matéria foi paga pela VW? Onde estão os Fits, Civics, Corollas? Fiquei 6 anos com um New Fit e perdi praticamente só mil reais por ano. Para mim foi uma ótima desvalorização. Não acredito nessa lista.
Nem eu!!!
A matéria fala em carros abaixo de 100k, aí vem vc Honda e Corolla.
O Onix nem da tempo de desvalorizar ta pegando fogo antes ?????
Como virtus desvaloriza apenas 2,54 % ao ano ? Comprei um tsi em 2018 por 77 mil. Agora querem pagar 50 mil por ele.
Realmente se comparar o que foi dito na matéria e o que se vê no mercado as informações não coincidem.
Pago 55