10 carros que saíram de linha e ainda deixam muita saudade
Eles fizeram sucesso enquanto foram fabricados e deixaram uma legião de consumidores "viúvos" quando se despediram do mercado
Eles fizeram sucesso enquanto foram fabricados e deixaram uma legião de consumidores "viúvos" quando se despediram do mercado
Este listão é para você, que gosta tanto de automóvel quanto dos tempos passados: enumeramos 10 carros que saíram de linha, mas ainda fazem muita gente suspirar de saudade. Afinal, eles marcaram época e acabaram fazendo parte da memória afetiva de algumas gerações.
VEJA TAMBÉM:
Todos os modelos selecionados foram produzidos no Brasil, por diferentes fabricantes, ao longo de um período que vai dos anos 60 à última década. Confira o listão dos carros que já saíram de linha, porém ainda deixam um sentimento de nostalgia no ar!
O Opala é um dos mais longevos carros do Brasil: ficou no mercado por 24 anos, entre 1968 e 1992. Nesse período, sofreu diversas modificações estéticas somou quase 1 milhão de unidades fabricadas, incluindo a perua Caravan. Na década de 80, mesmo com projeto já defasado, tornou-se o mais luxuoso automóvel nacional. Com tal histórico de aceitação e de sofisticação, não fica difícil entender porque tanta gente tem saudade dele.
Outro atributo sempre lembrado quando o assunto é Opala é o motor de seis cilindros. Inicialmente, o bloco tinha 3,8 litros, mas já em 1971 a cilindrada foi aumentada para 4,1 litros. Essa mecânica, modernizada, chegou a ser utilizada no sucessor Omega, que, apesar dos bons predicados técnicos, nunca atingiu o sucesso comercial do antecessor.
Outro antigo carro da Chevrolet que deixou saudade é o Monza. Lançado em 1982, com carroceria hatch, impressionou o mercado brasileiro devido ao projeto global e bastante moderno. O desempenho do motor 1.6 é que deixava a desejar, mas naquele mesmo ano já surgiu o 1.8 como opção, que tornou a dirigibilidade bem melhor. O sedã veio em 1983 e, quatro anos depois, foi disponibilizada a motorização 2.0.
Para 1991, a gama sofreu uma plástica, que rendeu o apelido de “tubarão”. A saída do mercado aconteceu somente em 1996, quando o modelo já convivia com a segunda geração de seu substituto, o Vectra: este, aliás, também é um dos carros da Chevrolet que saíram de linha, mas deixaram saudade. O Monza é um inegável sucesso comercial: chegou a ser o carro mais vendido do país entre 1984 e 1986. Do início ao fim da vida, 857.810 unidades foram comercializadas por aqui.
O início da trajetória do Corcel é um dos mais curiosos da indústria nacional: o projeto foi desenvolvido pela Willys Overland, com base na plataforma e na mecânica do Renault 12. Porém, em 1967, quando o veículo estava quase pronto, o fabricante foi encampado pela Ford. A marca de origem norte-americana finalizou o produto e o lançou em 1968.
A medida da Ford foi acertada, uma vez que o modelo foi um sucesso, com cerca de 1,4 milhão de unidades produzidas até 1986. Embora tenha ganhado uma carroceria inteiramente nova em 1977, o Corcel sempre manteve-se fiel à plataforma e à mecânica originais: só a cilindrada foi sendo sucessivamente ampliada passando de 1.3 para 1.4 e, finalmente, para 1.6. Os derivados do modelo, entre os quais a perua Belina e a picape Pampa, também obtiveram ótimos números de vendas.
A nacionalização do Escort causou uma revolução dentro da gama Ford. Apesar da defasagem de três anos em relação ao similar europeu, ainda era um dos automóveis mais modernos do país quando foi lançado, em 1983. Naquele mesmo ano, veio ainda a versão esportiva XR3 e, em 1985, a opção de carroceria conversível, que logo se tornou sonho de consumo. Para a linha 1989, a novidade foi a adoção do motor 1.8 de origem Volkswagen, por meio da associação entre as duas empresas, que originou a Autolatina.
A “família” ainda deu origem ao sedã Verona, também em 1989, antes de chegar à segunda geração, em 1992. O modelo antigo manteve-se no mercado com motor 1.0, na versão Hobby. O Escort continuou sendo fabricado no país até 1996, quando a Ford transferiu a produção para a Argentina. Ainda houve mais uma atualização, em 1997, quando foram adotados motores Zetec e foi lançada a versão Wagon, até o fim da linha, em 2003. No mundo todo, o modelo teve cerca de 4,1 milhões de unidades produzidas.
A história do Fusca está entrelaçada à da própria indústria automobilística brasileira. A nacionalização data de 1959, quando o setor ainda engatinhava no país. O modelo foi líder de vendas durante as décadas de 60 e 70 e motorizou diferentes gerações. O motor de quatro cilindros opostos, refrigerado a ar, teve a cilindrada sucessivamente aumentada: de 1.2, cresceu para 1.3, 1.5 e, finalmente, 1.6. Em 1986, já bastante ultrapassado, ele enfim saiu do mercado.
Porém, a história não acaba aí. Em 1993, a pedido do então presidente Itamar Franco, no intuito de fomentar os automóveis populares, o Fusca voltou a ser produzido. Essa segunda safra foi até 1996, quando a fabricação foi encerrada de vez. Ao todo, nada menos que 3,1 milhões desses carros saíram da linha de montagem da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP).
A longa trajetória do Santana no mercado brasileiro inicia-se em 1984. Naquele ano, o modelo era lançado para ocupar a posição de top de linha da Volkswagen e competir diretamente com Ford Del Rey e Chevrolet Monza. A gama cresceu já em 1985, com a chegada da Quantum. Em 1988, veio o motor 2.0 como opção ao 1.8 oferecido até então. O sedã sofreu uma extensa reestilização em 1991, mas a perua só ganhou tais atualizações no ano seguinte.
Para 1999, a gama sofreu outra intervenção cirúrgica, dessa vez mais leve. A linha diminuiu em 2002, quando a Quantum foi descontinuada. Em 2006, foi a vez do sedã, que, nos últimos anos, já estava muito ultrapassado e tinha vendas focadas em frotistas e taxistas. A produção local chegou a 548.494 exemplares. Uma curiosidade é que, na Europa, o projeto correspondia à segunda geração do Passat: o nome Santana designava apenas a configuração sedã. Por aqui, os dois conviveram até 1988.
Há quem diga que a Fiat nunca conseguiu se dar bem fora das categorias de veículos compactos. Quem afirma isso desconhece ou ignora a trajetória do Tempra, que teve 204.795 unidades emplacadas entre 1991 e 1998, período em que foi fabricado no Brasil. Em 1995, foi o líder do segmento de sedãs médios. O hatch Tipo chegou a ter vendas ainda maiores naquele ano, mas decaiu bruscamente no mercado após protagonizar casos de incêndio, que deram origem a dois recalls.
Na Europa, Tempra e Tipo compartilhavam a mesma plataforma. Porém, por aqui, o sedã adotou uma base própria, originária do modelo Regata, tornando-o diferente do similar europeu no ponto de vista do projeto. O modelo entrou para a história por ter sido o primeiro nacional a oferecer motor de quatro válvulas por cilindro (16 válvulas). Também foi um dos primeiros a adotar turbocompressor, antecedido apenas pelo Uno.
Diante de outros veículos do listão, o Punto é até recente: foi fabricado de agosto de 2007 a janeiro de 2017. Apesar de a partida ter ocorrido há relativamente pouco tempo, já existem viúvas em luto por ele. Não é para menos, pois, nos quase 10 anos em que esteve no mercado brasileiro, o hatch tornou-se um dos produtos mais bem-aceitos do fabricante e somou cerca de 280 mil exemplares comercializados.
O Punto foi vítima de uma renovação de gama promovida pela Fiat: nos últimos anos, vários carros da marca italiana saíram de linha. Embora o sucessor Argo tenha porte semelhante e algumas modernidades, como direção elétrica e central multimídia, os saudosistas sentem falta, em especial, do design arrojado e da versão esportiva T-Jet, equipada com motor 1.4 turbo.
O segmento de peruas pertence ao passado. Atualmente, só há dois modelos desse gênero, ambos de marcas premium: Audi A4 Avant e a Porsche Panamera Gran Turismo. Porém, em um passado relativamente recente a situação era outra, com múltiplas opções. A Toyota chegou a participar dessa categoria entre 2004 e 2008, com a Fielder, derivada do Corolla.
Apesar da trajetória breve, a Fielder se deu muito bem no mercado. Não se engane pelo total de unidades comercializadas , que é de aproximadamente 35 mil: parece pouco, mas esse volume fez da perua líder de categoria entre as médias. O modelo chegava a vender mais até que algumas wagons compactas. Porém, a Toyota achou mais conveniente ofertar só o sedã a partir da geração seguinte. Teria sido a marca japonesa uma visionária da extinção do segmento?
Nenhum listão sobre saudade de carros que saíram de linha no Brasil fica completo sem os “Dojões”. Embora a Chrysler tenha comercializado diferentes modelos, como Charger, Magnum e Le Baron, todos eram variações do Dart. Essa gama foi fabricada por aqui entre 1969 e 1981 e, ao longo desse período, totalizou 93.008 unidades emplacadas. A maioria é dos primeiros anos de produção: a partir de meados da década de 70, a crise do petróleo atingiu em cheio esses veículos.
Ironicamente, o que fez os grandes Dodges decaírem no mercado foi algo que, no início de carreira, era o maior atrativo: o motor V8 de 5,2 litros. Esse “coração” dava aos modelos ótimo desempenho, mas às custas de um alto consumo de combustível. Contudo, após o tombo, o modelo se recuperou. Hoje, exemplares em bom estado são negociados por preços de três dígitos no mercado de antigos. Sinal que o Dart e seus derivados deixaram, sim, muita saudade.
Boris Feldman apresenta um Dodge Dart 1970 100% original: assista ao vídeo!
Fotos: Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Carai bixo.Esqueceram do VW Passat!!!!!!
Na opiniao de comentaristas tem ate ausencia do Marea. Me poupe!
Bha… Materia sem noção…
Nada a ver
Não colocar o Gol GTI nessa lista faz ela perder a credibilidade. Colocaram um Toyota que quase não saiu e o Punto e deixaram o Gol de fora aí não dá.
Ri muito agora, sobre as opinioes sobre carro, meus caros amigos apaixonados por carros eu posso dizer apenas que cada carro do passado como dito aqui tem a sua istoria suas lembranças e tiveram os seus momentos de auge entre os apaixonados, na verdade verdadeira é que todos esses carros nos serviram em algum momento principalmente daqueles que ja passaram dos 50….um grande abraço a todos apaixonados
Como não citar o Fiat Palio,um dos maiores sucessos da Fiat, inclusive um dos mais vendidos! Ficou faltando os Vectras, Astras e Corsas que foram muito bons e fizeram grande sucesso,assim como a boa vw Parati que vendeu muito e o próprio Ford Ka da primeira geração que com seu desenho controverso não deixou de inovar e revolucionar o seu segmento!
Todo carro tem sua história, seja ela boa ruim. Porém carros bom mesmo no custo X benefício não tem pra bater os que carregavam os imortais motores AP. Infelizmente o que não tem manutenção sai de linha. Todos os mecânicos que conheço (grandes nomes) saem pela porta dos fundos quando chega na frente da oficina deles um destes carros da reportagem, salvo se for pra transformar em uma gaiola pra correr em pistas de estrada de chão. E preparem o bolso.
Saudades do xsara Picasso, tive 4.
Faltou o Vectra 98 tenho um é uma nave… carro perfeito
Sinceramente…
estou com 50 anos e conheci todos os carros dessa lista. O opala da primeira foto minha tia, já falecida, teve um, herança do seu saudoso marido… Meu pai teve vários: alguns Opalas, Corcel I, Corcel II, Dodge Polara. O Maverick eu conheci de perto porque um vizinho tinha um. Monza foram dois e um Santana da 1a. geração. Galaxy também tinha. Meu primeiro carro foi um Chevette e o segundo um Fusca 81 (deste eu tenho saudade!). O Dodge Dart só andei uma vez.
Enfim… tirando o Fusquinha, não tenho saudade de nada dessa velharia. Tudo um bando de carroça!
Sério que o fusquinha (carro do povo) não é carroça, mas comodoro, Maverick, Monza e vários outros são carroça?
?????
Essa mulher aí não entende nada de carros. Elogiou a porcaria do Fusca ( esse sim uma terrível carroça ) e detonou os outros carros ! Isso eh ridículo. Chamar carros como Opala, Monza, Galaxie e Dodge Dart de carroças eh coisa de ignorante mesmo
Na verdade a única carroça dessa lista eh o Fusca. Os outros carros são todos bons. Agora, o Fusca eh a maior carroça do mundo, eh um dos piores carros de todos os tempos em tido o mundo. Eu odeio Fusca. Se alguém me der 10 motivos para eu gostar de Fusca eu dou a essa pessoa 20 motivos para odia-lo.
Carroça eh teu passado oh imbecil
Essa reportagem me fez lembrar de um belíssimo Escort GL ano 92 que eu possuí há muito tempo atrás. Um carro excelente, do qual eu sinto saudades até hoje
Na verdade a única carroça dessa lista eh o Fusca. Os outros carros são todos bons. Agora, o Fusca eh a maior carroça do mundo, eh um dos piores carros de todos os tempos em tido o mundo. Eu odeio Fusca. Se alguém me der 10 motivos para eu gostar de Fusca eu dou a essa pessoa 20 motivos para odia-lo.
Muito bom rever estes carros gue fazem sucesso egue marcaram épocas muitas lembranças
Como já falei. Carroças
Carroça eh teu passado oh imbecil
Compre um veículo 2.00 para encarar os limites de velocidade exigindo pelas regras atuais.
Não vi o Fiat 147 o potente carro da Fiat nunca tera um carro tão bom como esse e o maverique v8 sem comentário pra falar de um carro tão bom como esse ?
Faltou o fiat 147 pensei que ia ver ele também mais não vi,tenho um amigo que tem um e gosta muito,pois é uma relíquia.
Com muito prazer tenho um cavalinho 1976 que puxa muito bem a carroça e não fica devendo para nenhum outro modelo, porque é filé para mim
Pra mim coisa velha e pra ficar no museu ,com tantos carros novos hoje etambem.a tecnologia nao.da saudade alguma desses ditos carros
sua cara que nqo da saudade
O melhor é o s8.v8 4.2 Audi….de 1998…esse carro é uma nave
TEM CADA COMENTÁRIO MAIS ESTAPAFÚRDIO QUE O OUTRO: CARAMBA!
INFELIZMENTE, NÃO VI NENHUM DOS MEUS PUBLICADOS.
SEM CONCORRÊNCIA: escrevo a pedido e para amigos no meu blog.
Sou fã do chimcaxambo…esse sim tem história heim….ate camisa de Vênus fez uma música desse carro.
Eu adoro carros antigo, isso e
viajo no tempo. Muito bom.
Faltou o Vectra
Apenas o Dart. O resto é carroça.
sua cara bom sim e o opala escort e fusca
Como já falei. Carroças
Carroças e seu carro , essas merdinha de carroças mais novinha entra numa enchente já pifa os coponente eletrônico , fica encalhado que nem você na vida não consegui compra nenhum carro na vida kkkk
Com toda fabricação de Hoje fico com o marverike
Carro do No No Correia.
Eu tenho um Astra 2000 eu gosto de mais de carro antigo
Faltou o Passat Pointer , GLS completo, banco recaro…etc
Tive 5 Passat. Saudades até hoje, mas de todos os 10 apenas o Dart deixa saudades.
Essa reportagem me fez lembrar de um belíssimo Escort GL ano 92 que eu possuí há muito tempo atrás. Um carro excelente, do qual eu sinto saudades até hoje
Fusca e o carro que esta na cultura do brasileiro, um carro que jamais ira ser esquecido em nossas memórias
sem duvidas
Os carros antigos como o Dodge Dart a Simca Samborja, Aero Willis, enfim nós dias de hoje chamaria muito a atenção do público, pela qualidade e textura do material rústico existe alguns exemplares nas mãos de colecionadores, que valem uma fortuna.
Fiat Idea saiu de linha e na minha opinião foi um excelente carro em relação a conforto e espaço interno! Perfeito para pessoas que gostam de espaço e viagens confortáveis.
Carros que aguentavam, qualquer, trepidação. Com
Bancos de molas,que ajudavam no amortecimento, em caso de buracos e calçamentos.Hoje, são os buracos e quebra-molas. As correias do motor, eram fortes. Não existiam fitas dentadas. Maçanetas de metal. Podiam dormir, no Tempo. Carros que tinham chassis, independentes,com mais Segurança. Não Monoblocos.
Passat gts pointer, sonho!
Kd o gole gts e gti,também uno 1.5 R e 1.6 R.
Concordo…
Cadê o vemaguet, fissore, gordine DKV candango? Foi amnésia do articulista
Todo mundo esqueceram da Parati 1.8 motor ap caburado eu ainda tenho uma
Tenho um corcel 1 ano 75 lindo.
E o Palio, nem ao menos foi lembrado. Reportagem fraca viu.
O cara falou de carro, não de carroça.
Essa lista está muito fraca. Tem muitos clássicos excelentes que ficaram de fora. Por exemplo : Passat, Vectra, Kadett, Del Rey, Gol GTS e Gol GTI, Landau e muitos outros
Outro carro excelente que ficou de fora dessa lista eh o Corsa. Eu já tive um Corsa Hatch Maxx 1.4 ano 2010 e foi um dos melhores carros que eu ja possuí. Simplesmente excelente
Estes carros deixam muitas
saudades,apesar de muitos
que faltam nesta lista se tiver uma próxima.,coloquem o brava
e Marea (Fiat)
Tenho um (2015) e sinto saudade do fim do Fusion… carrão!
….nessa lista faltou a vw Kombi, quem não andou numa das tantas que foram fabricadas no Brasil e ainda hoje ama de paixão essa maravilha…..kkkkk
Eram carros, que aguentavam, qualquer, trepidação. Com bancos de mola, que ajudavam no amortecimento,em caso de buracos e calçamentos. As correias, do motor, eram fortes.
Saudade pra quem? Que lista e essa? Perderam a oportunidade!
Saudades nenhuma !
Eram carros, que aguentavam trepidação. Com bancos de molas, que ajudavam no amortecimento, em caso de buracos e calçamentos.
Era melhor não ter feito essa reportagem, os melhores carros deixaram de fora..
cadê meu comentário?
Rabos de Peixe, com vidros verdes. As pick-ups: Ford F75- 4×4; GMC; Chevrolet Brasil; Fargo; Whillis-4×4;e Rural Whillis – opcional 4×4 e Jipe Whillis, tinham suas suspensões dianteiras e traseiras, com feixes de molas e Amortecedores.
Pois é faltaram vários carros principalmente os 8 cilindros charge rt/galáxie 500/ Mavericks em v canadense entre outros de médio porte,e tbm os mais antigos da época do sinca, willis,DKW,Playmonth,R&R,e outros tantos,Que se for listar não da espaço,isto também depende de cada época e situação da pessoa!
Um bem atual que saiu de linha e jamais deveria ter saído e o VECTRA, sou fã incondicional deste modelo, tive quatro versões do modelo, uma pena….
Boa noite!
Faltou o Kadett, o Gol e o tanque de guerra o Uno que também foram carros de deixaram época e foram muito bem vendidos!
Nessa lista fica o meu voto para 02 carros
O Santana e a Toyota o resto é meia boca
Faltou a robustez e luxo do Alfa Romeo 2300 e do Galaxi 500 ou Landau
Ofereciam, mais segurança, aos passageiros.
Vectra cd gls e gsi 94 95.
cadê meus comentários?
Parece que se esquecerem do melhor automóvel feito no Brasil: FORD Galaxie- LTD e Landau. Conforto e acabamento melhor do que qualquer Mercedes,BMW, etc, só perdia para CADILLAC, LINCOLN, ROLLS ROYCE…
Verdade,Ford Landau, LTD,galáxia
Só perdia para Cadillac, Lincoln
Mais nada
Carros Inesquecíveis!
Carros Inesquecíveis!
Esqueceram do Fiat 147 e do Chevette tive os dois na época gostei muito
Realmente o Fiat 147 era um compacto muito legal. Não o esqueço que tive.
cadê meu comentário?
Gol gts 1.8 a álcool
cadê meus Comentários?
Não podia faltar o Passat,esse tem mais fãs que o Toyota Fielder.
Verdade o passat até.hoje e lembro pelo o seu motor AP.ate hoje você vê muita gente dizer tem o motor do Passat
Carros Inesquecíveis!
O Passat não pode ficar de fora de jeito nenhum belo carro rápido e econômico
Esqueceram do ze do caixão
Verdade Clemente esse é máquina rs
Carros Inesquecíveis!
O Escort Europeu e u carro excelente
Esqueceram da Ferrari 355.
Carros Inesquecíveis!
Vocês esqueceram o carro que fez a era de ouro da chevrolet
O Astra!
Esqueceram da Brasília, minha mãe teve uma ,comprou em 1974
E o uninho primeira versão? Tenho um 2006. Meu xodó
Verdade! Faltou o tanque de guerra Uno ! Tenho também um 2006 em estado de zero! Muita gente me perturba perguntando se quero vender mais de jeito nenhum por que o carro é um. Sossego! Nunca dar problema!
Doginho polara
Esqueceram do corsinha
Dodge Dart de 1975 tive um que maravilha de carro hoje tenho um omega 4.1 que é meu xodó adoro carros antigos
Vocês esqueceram do Marea
Ok
Kkkkk vdd.. marea e o brava ??
…e o Tipo 1.6 MPFI !?
Faltou o Ford Del Rey que foi sem dúvidas um grande carro brasileiro. Confortável, econômico, suntuoso e acima de tudo, um carro extremamente confiável. Marcou história na indústria automobilística do Brasil
Faltou o Chevette Tubarão e o Ford Maverick, duas maravilhas do mundo antigo
Concordo plenamente! ???
Faltou o Fiat Stilo Sporting,o Astra Gsi e SS,o Ômega 6 cc
Sim, o Fiat Stilo…lindo carro!!!
Comprei um atlas Agile Class recente estou amando, faço almoço rápido. amei. Parabéns a Atlas.
Que lista mais sem noção!!
Como ñ listar carros como o kadett,o Maverick, o Voyage, a Kombi, o Puma, o Karman Guia, o SP 2,…DISCORDO DESS LISTA!!
Boa tarde,gostaria de sinalizar e lembrar do GOL GT, 1984….MOTOR AP 1.8 CARBURADO….muito ágil…
Rapaz já tive opala fusca corcel pasat Brasília chevete vectra saudades daqueles carros viu a já tive gol 1.8 também carros que deixaram saudades
Vdd , esqueceram. Dos gols , os carros mais vendidos do Brasil e Voyage , tão por fora
Esquecerem dos gols e voyaged foi um fiasco a reportagem no, o gol foi o mais vendidos no Brasil. Por décadas
Faltou o magnífico Maverick , esse eram show, até hoje e um carro antigo e com desagne moderno.
Coloca carro aí… Brasília. Variant, Variant II, carro bom igual a variantinha eu nunca vi…
Deus me livre e guarde, kkkkk
Tirando o tempra e o punto e o dodge resto já foi tarde kkk
Faltou o Ford corcel GT que era conhecido pelo pelo lindo painel interno com vários reloginhos uma faixa preta nas laterais e seu Carburador de dupla saída de gasolina
Desculpe gente meu comentário foi errado, porque os fogões veio em seguida a propaganda pensei que era pra fazer o comentário. Desculpe mesmo. Meu nome é Jaidete Gomes.
E o Polar. , Que a VW tirou por causa do Passat. Tive um , já naquela época 1.8
Pelo amor de Deus, corcel 2/ Santana/ Scort/ Tempra , isso nunca deveriam ter existido
Valdir, tu não sabe nada sobre carros, o mais fraco que tu pos na lista, o corcel dois foi testado e elogiado por um piloto de fórmula 1 , se informe antes de querer aparecer.
Deixar o vectrao de fora é falta gravíssima.
Faltou o Passat, muito antes do Santana os Passat TS de quatro farois redondos ou os últimos GTS Pointer são ícones.
o Passat foi um dos melhores carrros ja produzidos no Brasil
Belas lembranças, eu incluiria na lista o Passat pointer também.
Pra mim ,sei q está um pouco fora aí ,por ser utilitário ,mas inesquecível Toyota bandeirante
Toyota bandeirantes e o símbolo de carro resistente.
Faltando aí na lista o ford Maverick V8
Santana, uma pena que a mentalidade do fabricante na epoca nao o fez com cambio automatico. Eu pelo menos nao conheço.
O mundo civilizado andava para frente e no Brasil andava para traz.
Existiu sim, teve o câmbio automático nas versões GLS e EX (executive). Bem raro. Inclusive nos modelos quadrados
Sim, existiram Santanas com câmbio automático, desde a primeira geração.
Quanta Nostalgia!!!
Alguns carros aí que foram top na sua época, mas que hoje são extremamente ultrapassados.
Os carros, não podem ser fortes. É por causa de Atropelamentos.
Existia a transmissão automática de 3 marchas no Santana EX e no GPS e anteriormente no CD.
existe sim automatico
Mais nova que esses aí da lista mas também importante foi a saída da Fiat Idea de linha, que deixou órfãos vários clientes fiéis a um carro que não era apenas uma Minivan, mas era um excelente carro de família que comportava com muito espaço no banco de trás 3 pessoas adultas ainda sobrando um espaço excelente para os ocupantes da frente e ainda sim um porta-malas em que podia-se viajar com a família que de tão alto e profundo que era cabiam todas as malas. Uma pena a Fiat ter deixado morrer esse carro sem direito a uma revitalização interna completa a qual poderia dar uma sobrevida a esse carro excelente carro de família.
Muitos comentários medíocres que nem serem expostos, a lista é boa tem muita gente falando de veículos recentes. Os opalas, caravana, dodges, galáxias em todas as versões, Chevette, puma, vou colocar aqui Camaros é Buick continental. Qriam carros novos.
Ótima reportagem, mas tenho a minha lista.
Saudade da época que podíamos escolher o tipo de carro para comprar: Hatch, Sedan, Perua, Conversível, Picape, Crossover, SUV, Minivan ou Esportivo, seja ele Pequeno, Médio ou Grande.
1) Hatches Médios: Astra, Vectra GT, Cruze Sport 6, Brava, Stilo, Bravo e Novo Tipo Europeu, Escort e Focus, 307 e 308, Megane Hatch, C4 Hatch, Golf e Civic Hatch.
2) Sedans: Focus, Tempra, Marea, Novo Tipo Sedan Europeu , C4 Lounge, 405, 406, 407, 408, Passat, Fusion.
3) Peruas: Quantum, Parati, Palio Weekend, Marea Weekend, Novo Tipo SW Europeu, 307 SW, Fielder, Megane Grand Tour
4) Minivans: Idea, Meriva, Zafira, Scenic e C4 Picasso
5) Conversiveis: Escort XR3, Kadett GSi, 206, 307, Megane Cabriolet, Civic DelSol…
Não sou contra SUV, sou contra essa imposição do mercado e a falta de respeito com o direito do consumidor de escolher o que quer comprar.
FIAT Punto nessa lista é uma afronta aos outros 9. Era melhor ter colocado o Uno Mille como representante da marca italiana.
Até o Palio foi melhor.
Olá boa tarde vocês esqueceram dos Alfas Romeo 2300 fabricado pela Fiat em Xerem rio de Janeiro os Fiat 147 as Vemaget abraço
Faltou a camionete Chovrolet com cámbio de marchas no volante 1959.delícia meu irmão tinha uma.dirigí muitas vezes
Os carros, não podem ser fortes, por causa de atropelamentos.
Ipanema alguém lembra.
Essa lista não pode ter certos tipos de carro que saíram a pouco tempo.
Fica aí , os melhores
Santana , Fusca , Kombi , Passat ,opala , , Escort xr3 , Kadett vai , gol gt , GTI . Na minha opinião
Passat , opala , Santana , Escort xr3 , Kadett gsi , gol gt e GTI , Monza , na minha opinião
É so ler e entender o autor acima,gosto não se questiona,cada um tem o seu ponto final…