Carteira de motorista específica para automáticos é aprovada

PL foi aprovado por comissão e prevê mudança nos exames de direção e multas para habilitados que dirigirem outros tipos de veículos

Por AutoPapo07/12/17 às 12h29

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou proposta que permite tirar carteira de motorista específica para condução de veículos com câmbio automático. O texto (Projeto de Lei 7746/17) prevê multa em caso de infração.

O relator na comissão, deputado Hugo Leal (PSB-RJ), apresentou um substitutivo ao analisar a sugestão originalmente feita pela deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), que tratava apenas da condução de motocicletas.

“Propomos estender essa possibilidade a todos os tipos de veículos. Afinal, além das motocicletas, motonetas e ciclomotores, a tecnologia do câmbio automático está presente também em automóveis, ônibus, micro-ônibus e caminhões”, disse Leal.

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

carteira de motorista específica para automáticos

A proposta prevê a possibilidade de que os candidatos a tirar a carteira façam seus exames práticos em carros automáticos. Se for aprovado, ele só poderá dirigir modelos com esse tipo de transmissão.

Mas não fique alarmado. Se você possui um carro automático, não precisará tirar uma nova carteira de motorista. E ainda continuará existindo a possibilidade de ser habilitado para dirigir veículos independentemente do tipo de transmissão (manual ou automática). O que passaria a existir, segundo o projeto original, é uma subcategoria.

Carteira de motorista específica

Quando foi proposto, em agosto, o Projeto de Lei (PL) 7746/17,  da deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), permitia tirar carteira de motorista específica para condução de motocicletas com câmbio automático. O PL estabelece duas subcategorias: A1, para motocicletas com transmissão de câmbio automática; e A2, para todos os modelos de motocicletas independentemente do câmbio de transmissão. A mesma lógica seria aplicada aos carros de passeio: para automóveis automáticos, categoria B1; para todos os tipos, B2.

Segundo a autora, a alteração da legislação se faz necessária devido ao princípio da livre escolha dos cidadãos, “que poderão optar por somente tirar a carteira de habilitação para conduzir motocicletas com transmissão de câmbio automático”. Mariana Carvalho lembra ainda que esses modelos são os preferidos por iniciantes e mulheres.

Com Agência Câmara

15 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Jonatan Dias Botelho 27 de outubro de 2018

    Muito bom, agora menos pessos vão perder dinheiro tendo tirar cnh. O que é bom tbm para os iniciantes.

  • Deise 18 de agosto de 2018

    Essa lei pra mim veio a calhar, tenho uma honda lead que uso pra ir trabalhar só faço o trageto casa/trabalho. Não tenho habilitação pq não pego moto com embreagem não consigo e não posso, rezo todo dia pra não ter nenhum blitz no meu caminho e nem ser parada pela guarda municipal. Com essa habilitação A1 vou poder me tranquilizar.

  • Eneumar 15 de julho de 2018

    Uma palhaçada esse Brasil, tantas coisas para melhorar. As estradas brasileiras precárias e eles querendo ganhar dinheiro com mais um tipo de CNH.

    • Isso não é palhaçada não. Muito importante para o desivouvimento do país. 21 de outubro de 2018

      Estou de acordo com está nova lei. Vai abrir muitas possibilidades para todos os Brasileiros.

  • JOSE P 19 de junho de 2018

    Acho que o governo deveria investir mais em programas de educação no trânsito e acabar com essas maneiras de tirar dinheiro do cidadão através de multas e novas leis para os motoristas.

  • Alexsandro 1 de junho de 2018

    Você elege a pessoa, lhe dá regalias, privilégios e um enorme salário para que debata ações interessantes ao povo, daí ela vem e faz uma porcaria dessas!!!

  • Carla 6 de maio de 2018

    Gente interpretação de texto passou longe. Para quem ja tem carteira não muda NADA. Para quem vai tirar, NAO PRECISA TIRAR DUAS. Ou Vc faz a só de cambio automático (b1) ou faz a normal B2 QUE OBVIAMENTE INCLUI AS DUAS, POIS SE VC SABE DIRIGIR COM CAMBIO MANUAL, EH OBVIO QUE VAI SABER COM AUTOMATICO. Essa é uma lei feita para beneficiar quem NAO CONSEGUE dirigir com o manual, e ninguém ira sair lesado por isso.

  • Luciano 30 de abril de 2018

    Ola! Agúem sabe me dizer? Quem tem Habilitação para carro manual poderá dirigir um automático? Ou terei que tirar uma especifica só para carro automático?

    • Luís Carlos Fonseca 15 de julho de 2018

      Luciano… Quem tem Habilitação para carro manual poderá dirigir um automático?
      Poderá sim tranquilamente… como disse a Carla… INTERPRETAÇÃO DO TEXTO PASSOU LONGE! risos….

  • andressa 14 de fevereiro de 2018

    Eu sou a favor no Japão já existe esta possibilidade. Agora quem tem a intenção de dirigir os dois certamente irá fazer a carteira para câmbio manual. Isso não muda nada.
    Somente facilita para aqueles que querem dirigir somente automático.
    Existem pessoas que tem dificuldades com as trocas de marchas e que já entram na auto escola somente para tirar habilita. Mas a intenção é ter um automático. Neste caso por que sofrer está pessoa optaria pelo câmbio automático.
    Não seu porque tá gerando tanta confusão ninguém vai tirar dinheiro de ninguém.
    Opta pelo manual dirige os dois
    Opta pelo automático dirige somente automático

  • Marcos 28 de janeiro de 2018

    Interessante está lei, pois assim se vc quiser ter outro carro pela liberdade de ter o prazer de dirigir um carro manual não vai poder a menos que pague por outra carta de habilitação isso é fantástico e o que falar para que já tem os dois tipos de carros ? Oi seja mais uma lei burra e onerosa ao cidadão.

  • carlos 8 de janeiro de 2018

    muito bom , tomara q seja aprovado, se vc quer dirigir somente a moto automatica porq teria q aprender a pilotar a outra, uma otima opção

  • Franco Vieira 8 de dezembro de 2017

    Em vez dessa idiotice, pq não fiscalizam e aumentam as punições a quem bebe e dirige.

  • Joao Leopoldo Wessler 8 de dezembro de 2017

    Fazem lei que preste não querem, só querem saber de tirar dinheiro dos trouxas ! bando de canalha

    • Deise 18 de agosto de 2018

      Essa lei pra mim veio a calhar, tenho uma honda lead que uso pra ir trabalhar só faço o trageto casa/trabalho. Não tenho habuki

Deixe um comentário