Carteira de motorista específica para automáticos é aprovada

PL foi aprovado por comissão e prevê mudança nos exames de direção e multas para habilitados que dirigirem outros tipos de veículos

iStock 473507208
Por AutoPapo
Publicado em 07/12/2017 às 12h29
Atualizado em 23/10/2018 às 11h58

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou proposta que permite tirar carteira de motorista específica para condução de veículos com câmbio automático. O texto (Projeto de Lei 7746/17) prevê multa em caso de infração.

O relator na comissão, deputado Hugo Leal (PSB-RJ), apresentou um substitutivo ao analisar a sugestão originalmente feita pela deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), que tratava apenas da condução de motocicletas.

“Propomos estender essa possibilidade a todos os tipos de veículos. Afinal, além das motocicletas, motonetas e ciclomotores, a tecnologia do câmbio automático está presente também em automóveis, ônibus, micro-ônibus e caminhões”, disse Leal.

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

carteira de motorista específica para automáticos

A proposta prevê a possibilidade de que os candidatos a tirar a carteira façam seus exames práticos em carros automáticos. Se for aprovado, ele só poderá dirigir modelos com esse tipo de transmissão.

Mas não fique alarmado. Se você possui um carro automático, não precisará tirar uma nova carteira de motorista. E ainda continuará existindo a possibilidade de ser habilitado para dirigir veículos independentemente do tipo de transmissão (manual ou automática). O que passaria a existir, segundo o projeto original, é uma subcategoria.

Carteira de motorista específica

Quando foi proposto, em agosto, o Projeto de Lei (PL) 7746/17,  da deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), permitia tirar carteira de motorista específica para condução de motocicletas com câmbio automático. O PL estabelece duas subcategorias: A1, para motocicletas com transmissão de câmbio automática; e A2, para todos os modelos de motocicletas independentemente do câmbio de transmissão. A mesma lógica seria aplicada aos carros de passeio: para automóveis automáticos, categoria B1; para todos os tipos, B2.

Segundo a autora, a alteração da legislação se faz necessária devido ao princípio da livre escolha dos cidadãos, “que poderão optar por somente tirar a carteira de habilitação para conduzir motocicletas com transmissão de câmbio automático”. Mariana Carvalho lembra ainda que esses modelos são os preferidos por iniciantes e mulheres.

Com Agência Câmara

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
47 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Moraes 22 de outubro de 2022

Já deveria ter sido aprovado pois a tendência é cada vez mais automáticos. Eu tenho um problema na perna esquerda que me impede de dirigir um manual.

Avatar
Mirtes 1 de fevereiro de 2023

ÉEu tb tenho problema na perna esquerda e fiz carteira de habilitação em 1995 e foi pra carro automático
Quem tem problemas como os nossos pode fazer a qualquer momento

Avatar
Jean carlo Albiquerque 31 de agosto de 2022

58 % Dos veiculos que saem da fábrica já saem com câmbio automático, isso significa que daqui a muito pouco tempo vai acabar a roubalheira das autoescolas, autoescolas no Brasil e uma mafia que banca até políticos ,detran e policiais .

Avatar
Tutty 17 de agosto de 2022

Aí a resposta é mais q simples “quem não tem manhas não entra não” absurdo alguém incapaz de fazer marchas ter a condição de por vidas em risco no trânsito ,se é manco vai de Uber e nós poupe de mi mi mi

Avatar
Mirtes 6 de julho de 2023

Vc é muito idiota por falar tanta besteira……
Eu só dirijo carro automático desde 1995 por causa da minha deficiência e nunca me envolvi em qq espécie de acidente
Vai tratar essa sua cabeça doente

Avatar
Tutty 6 de julho de 2023

Perdão, pelo meu infeliz comentário mas realmente o que eu quis dizer ao falar” manco” não foi me referindo a nenhum tipo de deficiência , e sim que eu achava besteira haver outro tipo de habilitação para pessoas que não soubessem fazer marchas, mesmo assim reitero meu pedido de desculpas pois realmente não se referia a isso ,na minha região (manco) significa alguém que não tem as manhas do trânsito mesmo que “barbeiro”

Avatar
Mirtes 6 de julho de 2023

Por acaso quem dirige carro automático não é ” motorista de verdade “?
Ach melhor vc dá uma olhadinha na lei de trânsito no Brasil e no mundo.
Que perda de tempo argumentar com pessoas tão obtusas

Avatar
Fabio 14 de julho de 2022

Sou plenamente a favor. E eu vou rir horrores quando tiverem que escolher entre alguém que só aprendeu a dirigir carros automáticos, e um motorista de verdade, digo, completo. Eu, por exemplo, tirei CNH de moto mesmo sabendo que nunca vou comprar uma moto na minha vida. Mas sei pilotar se algum dia precisar.

Avatar
Mirtes 6 de julho de 2023

Por acaso quem dirige carro automático não é ” motorista de verdade “?
Ach melhor vc dá uma olhadinha na lei de trânsito no Brasil e no mundo.
Que perda de tempo argumentar com pessoas tão obtusas

Avatar
Cesar 22 de março de 2022

Eu dirigi , 16 anos no exterior ,carro automático , pra quem fica no volante o dia todo e ótimo .
Tem gente que gostaria que voltasse a charrete .
Povo reclama de tudo . A tendência e baratear o custo no pagamento da CNH , preço absurdo no Brasil .
.

Avatar
Rcesar 22 de março de 2022

Eu dirigi , 16 anos no exterior ,carro automático , pra quem fica no volante o dia todo e ótimo .
Tem gente que gostaria que voltasse a charrete .
Povo reclama de tudo . A tendência e baratear o custo no pagamento da CNH , preço absurdo no Brasil .
.

Avatar
Erika 26 de fevereiro de 2022

É isso que eu chamo de um deservisso com tanta coisa pra fazer pelo o país vem com um projeto desses não basta a CNH ter um preço absurdo mais essa

Avatar
Alexandre Navarro 28 de dezembro de 2021

Lendo os comentários entendo o porquê de tanto carro novo amassado e com motor batendo biela,o pessoal não sabe dirigir, não sabe engatar uma marcha no carro! E ainda tem gente que acha a ideia maravilhosa ?

Avatar
Guy Ben 7 de fevereiro de 2022

Nem todo mundo tem a sua destreza ou teve a oportunidade de treinar no carro do papaizinho. Eu tenho 35 anos e não sei dirigir e é obvio que vou optar pela automatica, pois ate hoje, tirar chn é um absurdo de caro, alem de na auto escola os instrutores te tratam sem paciencia para voce aprender a trocar marcha e te humilham. Geralmente nestes casos tu precisa comprar mais aulas ainda. Minha familia nunca teve carro, sempre foram muito pobres de nao ter geladeira. Sai de casa com 18 anos, fui estudar pra ter uma carreira e profissao para comprar meu apartamento e ajudar minha mae e irmas. Nunca me sobrou tempo ou money para tirar a Cnh. Nunca tive um pai, tio ou primo que tivesse carro e pudesse me ensinar a dirigir. Hoje porém, tenho 3 faculdades, e agora condiçoes para comprar um carro e dirigir. Nem por isso eu venho aqui, me achar superior a ponto de menosprezar a capacidade dos outros. Se voce se acha o melhor porque aprendeu a trocar umas marchas parabens! Era isso que tu queria um trofeuzinho? Conta pra gente no que mais tu é bom, bonzão da boca.

Avatar
Cristiano 20 de março de 2022

Guy Ben, concordo plenamente. Ja tenho meu carro automatico e nao preciso aprender o manual. Nao tenho tempo para isso. Voce sabe se a CNH de carros automaticos ja esta disponivel?

Avatar
Paulo Martins 27 de dezembro de 2021

Brasil é mesmo uma palhaçada sem tamanho.

Avatar
Maria 15 de dezembro de 2020

Já é válido essa nova lei de carteira de motorista para carro com câmbio automático? Quais Estados? ótima opção para quem vai comprar um carro e não tem carteira vai tirar no carro que vai usar

Avatar
Maria 14 de dezembro de 2020

Certo comprei um carro automático e só pretendo dirigir o câmbio automático com a tecnologia em alta o correto é essa lei ser aprovada o mais rápido possível.mmesmo porque isso pode ser opcional quem quiser tirar pode sim o manual o automático ou os dois vai depender da opção ou necessidade.

Avatar
nazia 2 de outubro de 2020

gostaria muito de tirar minha carteira pois não consigo dirigir carro manual aqui no RS será que já tem essa possibilidade …..

Avatar
Juliane souza 20 de setembro de 2020

Nossa seria muito bom, não consigo dirigir carro manual só o automático queria muito tirar minha CNH mas tenho muito medo de pegar carro manual no alto escola se aprovar essa lei vou ir correndo tirar

Avatar
Janete 18 de abril de 2020

Eu dirigo carro automático, ja 8 anos
Gostaria de saber se ainda posso tirar a minha carteira?
De motorista? Até com quandos anos pode tirar a cardeira
Com carro automático? é aceitavel no Brasil?
Eu nunca tirei??agradeço obg

Avatar
Jessica 23 de março de 2020

Mais Todas As Autos Escolas São Obrigadas A Terem Como Tirar A CNH Pra Carro Automático?. Todas As Pessoas Tem Direito A Tirar A CNH Pra Carro Automático? Ou Só Pode Tirar Quem Tem Algum Tipo De Deficiência? Porque Perguntei Em Uma Auto Escola E Eles Me Falaram Que Só Podem Tirar Quem Tem Algum Tipo De Deficiência.

Avatar
Aparecida de Jesus Fonseca Silva 31 de janeiro de 2020

Nossa pra vai lindo demais, porquê não tenho a mínima habilidade em carro manual,vai ser mais uma opção e oportunidade pra pessoas como eu iniciante e não vai atrapalhar quem optar em dirigir os dois modos de direção e só tirar a carteira B e vai dirigir os dois modos,por favor seu presidente coloca logo essa lei em prática.por favor quero tirar minha CNH pra carros automático.!!!!

Avatar
Isa Gasparim 9 de julho de 2020

Acho ótimo aprovem essa lei ja 2020 por favor! Vai ser bom para todos né! Precisam evoluir autoescolas

Avatar
Joacy Freire Torres 8 de agosto de 2020

Será que tem auto escolas com carro automático?

Avatar
Jonatan Dias Botelho 27 de outubro de 2018

Muito bom, agora menos pessos vão perder dinheiro tendo tirar cnh. O que é bom tbm para os iniciantes.

Avatar
Deise 18 de agosto de 2018

Essa lei pra mim veio a calhar, tenho uma honda lead que uso pra ir trabalhar só faço o trageto casa/trabalho. Não tenho habilitação pq não pego moto com embreagem não consigo e não posso, rezo todo dia pra não ter nenhum blitz no meu caminho e nem ser parada pela guarda municipal. Com essa habilitação A1 vou poder me tranquilizar.

Avatar
Fernanda Maria Nack 20 de janeiro de 2021

Infelizmente um condutor de carro sem chn se envolveu em acidente. Sorte que não aconteceu nada grave.
Eu fiz provas com carros cambio manual não passei. Agora quero fazer do automático. Só um olho enxergo. Esquerdo. Mas descobri só na escola naqueles testes de colher no olho. Mas a professora achou que eu eu estava mentindo. Complicado. Meu primeiro óculos fundo de garrafa. Foi roubado nk colegio dnunca mais visto

Avatar
Eneumar 15 de julho de 2018

Uma palhaçada esse Brasil, tantas coisas para melhorar. As estradas brasileiras precárias e eles querendo ganhar dinheiro com mais um tipo de CNH.

Avatar
Isso não é palhaçada não. Muito importante para o desivouvimento do país. 21 de outubro de 2018

Estou de acordo com está nova lei. Vai abrir muitas possibilidades para todos os Brasileiros.

Avatar
JOSE P 19 de junho de 2018

Acho que o governo deveria investir mais em programas de educação no trânsito e acabar com essas maneiras de tirar dinheiro do cidadão através de multas e novas leis para os motoristas.

Avatar
Alexsandro 1 de junho de 2018

Você elege a pessoa, lhe dá regalias, privilégios e um enorme salário para que debata ações interessantes ao povo, daí ela vem e faz uma porcaria dessas!!!

Avatar
Carla 6 de maio de 2018

Gente interpretação de texto passou longe. Para quem ja tem carteira não muda NADA. Para quem vai tirar, NAO PRECISA TIRAR DUAS. Ou Vc faz a só de cambio automático (b1) ou faz a normal B2 QUE OBVIAMENTE INCLUI AS DUAS, POIS SE VC SABE DIRIGIR COM CAMBIO MANUAL, EH OBVIO QUE VAI SABER COM AUTOMATICO. Essa é uma lei feita para beneficiar quem NAO CONSEGUE dirigir com o manual, e ninguém ira sair lesado por isso.

Avatar
nazia 28 de setembro de 2020

bom eu gostaria de tirar a carteira pra carro automático será que tem aqui no RS alguma escola que permite …

Avatar
Odilia 29 de abril de 2021

Meu amigo foi obrigado a pagar 1200 reais pela carteira automático, e tem q fazerb5 aulas, em Uberlândia

Avatar
Luciano 30 de abril de 2018

Ola! Agúem sabe me dizer? Quem tem Habilitação para carro manual poderá dirigir um automático? Ou terei que tirar uma especifica só para carro automático?

Avatar
Luís Carlos Fonseca 15 de julho de 2018

Luciano… Quem tem Habilitação para carro manual poderá dirigir um automático?
Poderá sim tranquilamente… como disse a Carla… INTERPRETAÇÃO DO TEXTO PASSOU LONGE! risos….

Avatar
Aparecida 1 de fevereiro de 2020

Vai sim com certeza

Avatar
andressa 14 de fevereiro de 2018

Eu sou a favor no Japão já existe esta possibilidade. Agora quem tem a intenção de dirigir os dois certamente irá fazer a carteira para câmbio manual. Isso não muda nada.
Somente facilita para aqueles que querem dirigir somente automático.
Existem pessoas que tem dificuldades com as trocas de marchas e que já entram na auto escola somente para tirar habilita. Mas a intenção é ter um automático. Neste caso por que sofrer está pessoa optaria pelo câmbio automático.
Não seu porque tá gerando tanta confusão ninguém vai tirar dinheiro de ninguém.
Opta pelo manual dirige os dois
Opta pelo automático dirige somente automático

Avatar
Marcos 28 de janeiro de 2018

Interessante está lei, pois assim se vc quiser ter outro carro pela liberdade de ter o prazer de dirigir um carro manual não vai poder a menos que pague por outra carta de habilitação isso é fantástico e o que falar para que já tem os dois tipos de carros ? Oi seja mais uma lei burra e onerosa ao cidadão.

Avatar
Maria De Fátima Sineiro 19 de março de 2019

Oi Marcos, as tecnologias esyao mudando e câmbio manual vai sair de linha.

Avatar
Rosangela 28 de julho de 2021

Desculpa mas você não entendeu nada! A nova opção de cnh será apenas para as pessoas que querem dirigir somente carro automátic(provavelmente por alguma dificuldade em dirigir carro com câmbio manual)quem dirigi carro manual automaticamente estará habilitado a dirigir um carro automático! Não há nenhum tipo de prejuízo para quem tem cnh, quem tem dirige o carro que quiser. A nova modalidade é específica para quem quer dirigir apenas carro automático e tem dificuldade de fazer os testes do detran em carro manual!

Avatar
carlos 8 de janeiro de 2018

muito bom , tomara q seja aprovado, se vc quer dirigir somente a moto automatica porq teria q aprender a pilotar a outra, uma otima opção

Avatar
Franco Vieira 8 de dezembro de 2017

Em vez dessa idiotice, pq não fiscalizam e aumentam as punições a quem bebe e dirige.

Avatar
Joao Leopoldo Wessler 8 de dezembro de 2017

Fazem lei que preste não querem, só querem saber de tirar dinheiro dos trouxas ! bando de canalha

Avatar
Deise 18 de agosto de 2018

Essa lei pra mim veio a calhar, tenho uma honda lead que uso pra ir trabalhar só faço o trageto casa/trabalho. Não tenho habuki

Avatar
Aparecida 1 de fevereiro de 2020

Concordo viu tô numa luta danada pra conseguir dirigir o manual não tenho nenhuma habilidade com embreagem

Avatar
Deixe um comentário