Chery New QQ: contradições e surpresas

O QQ, na versão topo de linha, traz curiosidades na nova geração, como apenas rádio com mp3 e entrada USB e regulagem elétrica de facho de faro

IMG 0748
Por Paulo Eduardo
Publicado em 28/11/2017 às 10h36
Atualizado em 23/10/2018 às 10h03

O QQ, na versão topo de linha, traz curiosidades na nova geração, como apenas rádio com mp3 e entrada USB e regulagem elétrica de facho de farol. Além de retrovisores com acionamento elétrico, vidros com um toque na descida também nas portas traseiras e luz diurna na parte inferior do para-choques dianteiro, onde ficam normalmente os auxiliares de neblina. Curiosamente, ela se apaga se baixos estiverem ligados. Direção leve tem assistência hidráulica, que tira potência do motor e tem manutenção mais cara em relação à elétrica.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

As linhas da carroceria do subcompacto da Chery são harmônicas na dianteira e traseira, com destaque para faróis e lanternas enormes sem serem desproporcionais em relação ao pouco comprimento de 3,56 metros. Porém, a silhueta do carro se altera completamente quando observado de lado. O New QQ tem uma elevação na parte central da carroceria, que parece espichada visualmente, para cair em seguida no sentido da traseira. E, óbvio, é alto por dentro. Esbarrar a cabeça no teto é privilégio de ocupante com estatura bem elevada. Entrar ou sair do carro é fácil. Ponto em ergonomia perdido com comandos dos vidros dianteiros e traseiros posicionados indevidamente no console central. Economia no projeto. E entre eles, está uma tomada de 12 volts.

Chery QQ

No banco traseiro há dois apoios de cabeça, apesar de o carro estar homologado para cinco ocupantes. Na prática, o conforto é para duas pessoas, com bom espaço para as pernas. Segurança das crianças foi lembrada com dois pontos de fixação Isofix. Porta-malas é minúsculo e tampa traseira de vidro, pequena. Tarefa ingrata é tirar o estepe temporário lá de dentro. Praticidade foi esquecida.

O painel central é de plástico duro, mas tem aparência convincente para o segmento – e até superior a modelos mais caros. Outra curiosidade é o porta-objetos central na parte superior do painel. De pouca utilidade, pois objetos podem cair e atrapalhar o motorista. Mais: tem formato que se assemelha a frigideira. A posição de dirigir agrada, com comandos de vidros e faróis nas pequenas alavancas. O quadro de instrumentos é digital, com velocímetro, conta-giros e indicador de nível de combustível. Porta-luvas sem tampa é uma pequena fresta no lado direito do painel. Coluna de direção não tem regulagens. Pedais não ficam na posição ideal.

Chery QQ

Ao ligar o QQ, percebe-se a vibração do pequeno e eficiente motor de três cilindros. Acima de 4.000 rpm emite zunido semelhante aos carrinhos de brinquedo de fricção. Mas responde rápido aos comandos e eleva a rotação rapidamente. Engates do câmbio são leves, com engates bem definidos, mas a alavanca tem curso longo. A direção é leve em manobra e muito direta em velocidade mais alta. Ao menor movimento muda a trajetória do carro – e retorna rapidamente ao centro depois das curvas de quarteirão. O diâmetro de giro pequeno (9,5 metros) é suficiente para manobrar bem em espaço limitado. Suspensão não é desconfortável em piso irregular. Ruídos no habitáculo não são exagerados e os bons ângulos de ataque e saída evitam que o QQ esbarre em rampas.

Desempenho

É um destaque. O QQ anda bem em qualquer situação pelo baixo peso (935 kg) e relações de transmissão curtas na primeira e na segunda marcha. Por isso, sai fácil da inércia, arranca em subida com ar ligado e por aí vai. O fabricante insiste que se trata de carro urbano, sem vocação para estrada. Acima de 100 km/h fica vulnerável às forças laterais. Pode-se rodar na estrada respeitando as limitações. Pedal de freio não é imediato, com curso maior, mas acostuma-se logo. Visibilidade é boa e retrovisores são grandes. Se a palheta do limpador do vidro é simples, spray do lavador espalha melhor a água. Muito bom.

Chery QQ

Curiosidade na garantia

O New QQ tem garantia total de três anos sem limite de quilometragem. Reforçando a confiança no produto, a Chery traz curiosidades. Amortecedores garantidos por um ano ou 40 mil quilômetros rodados; embreagem por seis meses ou 10 mil quilômetros, correia dentada por 12 meses ou 40 mil quilômetros. E motor tem o mesmo tempo de garantia do carro, sem limite de quilometragem. O QQ é o legítimo urbano por vocação. Ainda não foi submetido ao teste de impacto do Latin NCAP para saber o nível de segurança da carroceria. O preço sugerido da versão testada, a ACT, é de R$ 32.290.

Fotos: Marlos Ney Vidal

Ficha técnica do Chery New QQ

Motor: três cilindros em linha, 998cm³ de cilindrada, flex, 75 cv (etanol)/74 cv (gasolina) de potência a 6.000 rpm e 10,1 kgfm (e)/9,7 (g) de torque a 4.500 rpm

Transmissão: tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

Direção: tipo pinhão e cremalheira com assistência hidráulica

Freios: disco na dianteira, e tambor na traseira

Suspensão: dianteira, independente, do tipo McPherson, barra estabilizadora; traseira, eixo rígido

Rodas/pneus: 5×14”de liga leve/175/65R14

Peso: 936 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem): 375 kg

Dimensões: 3,56 m de comprimento;1,6 m de largura; 1,52 m de altura e 2,34 m de entre-eixos

Altura do solo: 13 cm; ângulo de ataque/saída/rampa: 21°/29°/22°

Porta-malas: 160 litros

Tanque de combustível: 35 litros

Velocidade máxima: 150 km/h (e/g)

Consumo (km/l): cidade – 12,9 (g)/8,9 (e); estrada – 14,4 (g)/9,9 (e)

Compare o subcompacto chinês com outros modelos usando nossa ferramenta

Chery QQ comparativo

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário