Chevrolet Cruze 1.4 LTZ: preço, desempenho e tecnologias

Modelo atualizado é equipado com uma nova motorização 1.4 capaz de entregar 153 cv de potência e 24,5 kgfm de torque

Cruze 1
Por Sérgio Melo
Publicado em 13/09/2016 às 14h29
Atualizado em 19/12/2019 às 13h02

A Chevrolet acaba de lançar o novo Cruze 1.4. Saiba como anda o sedã, que sofreu alterações no design e agora tem motorização capaz de gerar 153 cavalos (cv) de potência.

No passado recente, os carros tinham que ser equipados com grandes motores para produzir razoável potência. Na década de 1970, um motor beberrão 2.5l gerava 80 cv e 18 kgfm de torque. Com as novas tecnologias, um 1.4 produz 153 cv e 24,5 kgfm de torque.

A mágica tem nome: downsizing (encolhimento). A tendência permite veículos mais leves e eficientes, para o bem do bolso e do meio ambiente; é o caso do Chevrolet Cruze 1.4.

Preço do Chevrolet Cruze 1.4

E quanto custa o veículo que entrega mais por menos peso? A versão testada LTZ parte de R$ 96.990 e, com pintura metálica e um pacote que inclui a maioria dos recursos mais modernos, como controle de tração e estabilidade, assistente de partida em aclive, alerta de colisão frontal, alerta de ponto cego e assistente de permanência na faixa, entre outros, chega aos R$ 109 mil.

Chevrolet Cruze

O Cruze 1.4 é importado da Argentina e na atual geração está mais baixo, com aspecto musculoso e pegada esportiva. Até a antiga grade dianteira de dois andares, bastante controversa, foi trocada por uma nova, que parece uma grande boca, bem mais harmônica.

O entre-eixos cresceu 2,7cm, o que aumentou o espaço interno e deixou os joelhos de quem vai no banco de trás mais confortáveis. As colunas laterais próximas ao para-brisa ficaram mais estreitas, o que aumentou a visibilidade. Aliás, o carro inteiro perdeu peso. Uma dieta que enxugou 113 kg.

Desempenho do Cruze 1.4

No motor, apesar da redução de cilindrada, de 1.8 da versão anterior para 1.4, tudo melhorou. A potência do Chevrolet Cruze subiu de 144 cv para 153 cv. E, muito mais importante do que isso, já que a potência máxima você só usa em raras oportunidades em que o conta-giros vai ao limite, a força em médias rotações aumentou muito.

No lugar dos 18,9 kgfm a 3.800 rpm, agora são 24,5 kgfm a partir de baixíssimas 2.000 rpm. O resultado é muito mais conforto ao dirigir, menos reduções de marchas e economia de combustível.

A turbina de baixa inércia permite respostas rápidas e muita agilidade. Na estrada, há uma ligeira sobra de potência, porém com comportamento tranquilo devido ao acerto voltado para a economia de combustível.

A Velocidade máxima do novo Cruze 1.4 é de 214 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos. Muito mais rápido que o modelo anterior, que precisava de 11,2 segundos para tal.

A transmissão automática de seis marchas é suave, inteligente nas reduções e rápida nas mudanças, mas a falta de borboletas para trocas sequenciais no volante do Cruze 1.4 (vendido como esportivado) é imperdoável.

Chevrolet Cruze

Mesmo vigoroso nas arrancadas e retomadas, o rodar é suave e silencioso. A suspensão traseira é do tipo semi-independente, mas com um acerto que dá impressão de ser multilink, com reações muito equilibradas e ótima aderência nas curvas.

Consumo

A média de consumo do Cruze 1.4 é de 13,4 km/l dirgindo a 110 km/h na estrada. Na cidade, a média combinada é de 8,8 km/l.

O interior do novo Chevrolet Cruze é moderno e bem acabado. Mas há alguns pecados. Os botões do volante, por exemplo, são parecidos com teclas de celulares baratos e faltam saídas de ar condicionado e tomadas USB para os passageiros traseiros.

Na frente, motorista e passageiro se ajeitam bem no banco e seguem com conforto. Atrás, o espaço é mais do que normalmente se tem na categoria dos sedãs compactos. Entretanto, falta espaço para bagagens. O porta-malas com 440 litros é o menor entre os concorrentes diretos.

Tecnologia

O sistema de controle automático da velocidade de cruzeiro é um item elogiável, mas falta, no Cruze 1.4, ação adaptativa para manter automaticamente a distância de veículos lentos à frente.

O assistente de manutenção de faixa consegue enxergar a pista por meio de uma câmera na parte superior do para-brisas e aciona alerta sonoro, assim como realiza pequenas correções na trajetória ao perceber eventual saída involuntária da faixa de rolamento.

O alerta de colisão frontal pisca luzes sobre o painel e aciona alarme sonoro em caso de aproximação perigosa em relação ao veículo da frente, mas não é tão completo como em outros veículos que além de anunciar o perigo freia para você.

O alerta de pontos cegos informa da aproximação traseira de outros veículos por meio de luzes nos retrovisores, para que você não resolva mudar de faixa em momento inadequado.

Chevrolet Cruze

O sistema auxiliar de estacionamento, baseado em radares instalados ao redor da carroceria, analisa se o veículo cabe em determinada vaga e cuida do volante durante a manobra, enquanto você só terá que se preocupar com acelerar e frear conforme as instruções do painel, tanto em vagas paralelas quanto perpendiculares.

O farol alto inteligente do Chevrolet Cruze 1.4 comuta automaticamente o facho baixo quando vem alguém em sentido contrário, depois volta para o alto. No console central tem um nicho dotado de sistema de indução, para carregar celulares compatíveis sem precisar conectar nenhum fio.

O sistema OnStar da Chevrolet vai além do viva-voz ou dos sistemas de infotenimento dos concorrentes. Além da função de segurança, que atende aos seus pedidos de socorro e até envia resgate automaticamente em caso de indícios de colisão, age como se fosse uma secretária 24 horas por dia ao seu dispor.

Ao toque de um botão, um atendente humano (não é gravação) entra em conversação por meio de um sistema de telefonia embutido no carro e pode fazer reservas em hotéis, informar sobre notícias ou enviar qualquer rota para o GPS do veículo.

Outras funções podem ser acionadas por aplicativo no celular, como limite de velocidade e raio máximo de funcionamento ao entregar o veículo para o manobrista e alerta de região de rodízio ou restrição de tráfego.

Resta saber o quanto esse serviço vai custar, pois após o primeiro ano gratuito a marca não informa o preço da anuidade.

O sistema multimídia do novo Cruze 1.4 LTZ, além de incorporar som HiFi, câmera de ré e GPS, permite conexão com o celular para utilizar as funções mais importantes através dos botões do volante, sem ter que manusear o aparelho.

Outras modernidades são: chave presencial, controles eletrônicos de tração e estabilidade, direção elétrica, monitoramento da pressão dos pneus e start/stop do motor.

Segurança no novo Cruze

O Cruze LTZ 1.4 conta com airbags complementares laterais para motorista e acompanhante e proteção por cortina para as cabeças de todos.

Em ensaio americano de um modelo melhor equipado, com airbags laterais traseiros e para os joelhos do motorista e acompanhante, o Cruze 2017 recebeu nota máxima em crash test da IIHS – Insurance Institute for Highway Safety.

Chevrolet Cruze
Foto Chevrolet | Divulgação

Concorrentes do Chevrolet Cruze 1.4

O sedã compacto de quatro portas para cinco ocupantes, com características de cupê pela caída contínua da carroceria desde o teto até próximo do final da tampa traseira, é importado da Argentina e concorre (na versão topo de linha LTZ) com:

Fotos AutoPapo | Marlos Ney Vidal

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário